Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Iêmen diz que matou clérigo americano ligado à al-Qaeda

Anwar al-Awlaki

INTERNACIONAL -- NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.



Publicada em 30/09/2011 às 07h50m
O GloboCom agências internacionais
Anwar al-Awlaki teria um papel importante na célula da al-Qaeda na Península Arábica/Reuters

|:|*-=-*|:| SANAA - Forças iemenitas mataram Anwar al-Awlaki, um clérigo americano ligado à rede terrorista al-Qaeda, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa. A informação foi mais tarde confirmada por autoridades de Washington, mas as circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas, o terrorista teria sido vítima de um bombardeio.

"O terrorista Anwar al-Awlaki foi morto juntamente com alguns de seus companheiros", informou o Ministério da Defesa em um comunicado a jornalistas.

Forças da segurança do Iêmen disseram que houve um ataque aéreo na manhã desta sexta-feira no leste do país, entre as regiões de al-Jawf e Marib, que tinha como alvo um comboio da al-Qaeda, mas não confirmou se o ataque foi comandado por autoridades locais ou americanas. A embaixada dos EUA em Sanaa se negou a comentar o episódio, aumentando rumores de que a CIA estaria envolvida na ação.

Awlaki estaria ligado à, pelo menos, quatro tentativas de ataques terroristas nos EUA, nos últimos anos, entre eles o ataque frustrado na Times Square.O americano seria responsável pela unidade de operações internacionais da célula da al-Qaeda na Península Arábica, onde a rede vem se fortalecendo.

Awlaki nasceu no estado americano do Novo México em 1971 numa família de imigrantes iemenitas. Na infância, ele chegou a retornar ao país árabe, mas voltou aos EUA para cursar faculdade em 1991. 

Autoridades americanas acreditam que ele tenha pregado para pelo menos dois dos sequestradores do 11 de Setembro em uma mesquita de San Diego, Califórnia.
____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário