Objetivo:
“Projetando o futuro e o desenvolvimento autossustentável da sua empresa, preparando-a para uma competitividade e lucratividade dinâmica em logística e visão de mercado, visando sempre e em primeiro lugar, a satisfação e o bem estar do consumidor-cliente."
Equipamento vai passar por obra de R$ 7 milhões a partir de janeiro. Confira curiosidades sobre a criação do elevador. <<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>> Por g1 BA e TV Bahia Postado em 09 de dezembro de 2023 às 11h20m #.*Post. - N.\ 11.038*.#
Confira o especial 'Elevador Lacerda - 150 anos'
Basta R$ 0,15 para fazer uma viagem de 30 segundos no transporte mais famoso da Bahia: o Elevador Lacerda, em Salvador.
O meio que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa completa 150 anos de
serviço e história com soteropolitanos e turistas na sexta-feira (8).
Para celebrar a data, a TV Bahia fez um programa especial sobre o
cartão postal de Salvador, que foi exibido no sábado (9). Nele, a
repórter Andréa Silva conta a história e revela curiosidades sobre o
meio de transporte. [Assista o programa completo acima]
O Elevador Lacerda é um dos pontos turísticos de Salvador — Foto: Divulgação/Semob
Confira curiosidades sobre o elevador:
👉O elevador tem vista para a Baía de Todos-os-Santos, amaior do Brasil e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Baía de Bengala, na Ásia.
👉Criado entre 1869 e 1873, o equipamento é o primeiro elevador urbano
do mundo e compõe a beleza arquitetônica do Centro Histórico. Para 2024,
a promessa é de modernidade.
👉O elevador não tem esse nome à toa. Dois "Lacerda" fazem parte de sua
formação — o engenheiro Antônio, que idealizou o projeto, e seu irmão
Augusto, que assina a construção.
👉Inicialmente, a estrutura era chamada de Elevador Hidráulico da
Conceição, porque o maquinário usava uma bomba óleo, movida a vapor,
para fazer o transporte de pessoas ao longo dos 63 metros de altura. Só
em 1896, 23 anos após a inauguração, se tornou Lacerda.
👉Com quatro cabines, a estrutura atual tem 72 metros de altura. Cabem 32 passageiros por viagem em cada uma.
👉Como é característico dos projetos em Salvador, o equipamento tinha
que ser superlativo. Quando construído, foi considerado o elevador
urbano mais alto do mundo. No Brasil, detém o título de primeiro
edifício modernista.
Elevador Lacerda à época da inauguração, em dezembro de 1873 — Foto: Divilgação/Secom
👉Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(Iphan) desde 2006, o Elevador Lacerda era caracterizado pela art déco,
representada pelo uso do concreto armado, linhas retas e formas
retangulares.
Vista de baixo do Elevador Lacerda — Foto: Jefferson Peixoto/Secom
👉Em janeiro, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura de Salvador prevê o início de uma obra de revitalização.
👉O espaço vai ganhar varandas na parte alta, sistema renovável de
ar-condicionado, nova pintura e ajustes nas áreas elétrica e mecânica.
Com investimento de cerca de R$ 7 bilhões, a reforma deve ser concluída
em cinco meses.
Imagem do projeto de revitalização do Elevador Lacerda, em Salvador — Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador
Constatação é de um estudo de pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido. "Pontos de inflexão representam uma 'ameaça para a humanidade de uma magnitude sem precedentes", alerta líder de estudo sobre o tema. <<<===+===.=.=.= =---____-------- ----------____---------____::____ ____= =..= = =..= =..= = =____ ____::____-----------_ ___---------- ----------____---.=.=.=.= +====>>> Por Roberto Peixoto, g1 09/12/2023 05h01 Atualizado há 02 horas Postado em 09 de dezembro de 2023 às 07h15m #.*Post. - N.\ 11.037*.#
O mundo está perto de atingir 5 pontos de não retorno
que podem desencadear catástrofes ambientais irreversíveis. E o
aquecimento global tem culpa nisso, alertaram cientistas nesta semana.
Ou seja, se não controlarmos o aumento global da temperatura, eventos como o colapso de corais de águas quentes, odegelo do permafrost e oderretimento de grandes porções de gelo no Árticoe na Antártida se tornariam cada vez mais prováveis(entenda mais abaixo).
A constatação é de um estudo de pesquisadores da Universidade de
Exeter, no Reino Unido, e financiado pelo Fundo Bezos Earth, do
empresário norte-americano Jeff Bezos.
"Esses
pontos de inflexão [como também são chamados] representam uma 'ameaça
para a humanidade de uma magnitude sem precedentes', alertou à AFP o
chefe do relatório, Tim Lenton, especialista em sistemas terrestres da
Universidade de Exeter.
2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu
Abaixo, entenda por que a preocupação com os 5 sistemas abaixo:
Corais de águas quentes
Manto de gelo da Groelândia
Manto de gelo da Antártida Ocidental
Permafrost - solo congelado do Ártico
Circulação do Atlântico Norte
1. Corais de águas quentes
Ao todo, o relatório descreve 26 pontos de inflexão, porém os mais
dramáticos são os 5 que vamos explicar aqui. Segundo os cientistas, esses processos parecem já estar atingindo seu limite.
No caso dos corais de águas quentes não é difícil entender o motivo.
Francyne Elias-Piera, PhD em Ciência e Tecnologia Ambiental pela
Universitat Autònoma de Barcelona, explica que os recifes de corais de
águas quentes são ecossistemasaltamente sensíveis às mudanças climáticas, sendo particularmente vulneráveis ao aumento da temperatura da água e à acidificação dos oceanos.
Eles estão localizados em áreas ao redor do equador onde a água é mais quente e, como mostram dados globais(veja o gráfico abaixo), eventos moderados e severos de branqueamento estão acontecendo cada vez mais nos últimos anos.
Isso porque devido ao aumento da temperatura da água, desencadeado pelo
aquecimento global, os corais expulsem as algas simbióticas que vivem
em seus tecidos, resultando na perda da coloração que ameaça a saúde dos
recifes.
Um estudo de 2020 inclusive, publicado pela Rede Global de
Monitoramento de Recifes de Coral (GCRMN), revelou que o mundo perdeu
cerca de 14% de seus recifes de coral desde 2009. Este relatório,
pioneiro em sua categoria, baseou-se em dados coletados em mais de
12.000 locais de coleta em 73 países ao longo de um período de mais de
40 anos (1978-2019).
Por isso, Francyne sugere algumas ações práticas que no futuro podem salvar os corais, como por exemplo:
Monitoramento eficaz: o uso de tecnologias como drones e satélites para observar de perto a temperatura da água e a saúde dos corais.
Cooperação entre cientistas e comunidade:
compartilhamento de informações sobre práticas sustentáveis de pesca,
evitando poluição e práticas prejudiciais ao ambiente marinho.
Apoio a iniciativas existentes:suporte a projetos que já trabalham no plantio de corais e na recuperação de recifes danificados.
Estabelecer áreas protegidas:a criação de zonas onde a pesca é controlada, permitindo a recuperação dos ecossistemas.
"A comunidade científica necessita estar unida com a comunidade local,
para que passe as informações dos estudos científicos para a população e
para que a população local também passe informações do que está
acontecendo no ecossistema", diz.
Coral embranquecido é visto no local onde redes de pesca abandonadas o
cobriram em um recife na área protegida de Ko Losin, na Tailândia,
depois que um grupo de mergulhadores voluntários e o Centro de Pesquisa
de Recursos Costeiros, auxiliado pela Marinha Real da Tailândia,
removeram 2.750 m² de rede, no dia 20 de junho de 2021. — Foto: Jorge
Silva/Reuters
2. Circulação do Atlântico Norte
Adriana Lippi, mestranda em ciência e tecnologia do mar na Unifesp,
explica que temos no nosso planeta um grande distribuidor de calor, a
chamada circulação termohalina, que é movida principalmente pelas
diferenças de temperatura e salinidades entre regiões equatoriais e
polares.
"Com
o aquecimento global, todo o oceano tem se aquecimento [veja gráfico
abaixo] e as regiões mais frias estão cada vez mais aquecidas e isso
desacelera a circulação termohalina", diz.
Como cerca de 90% do calor global está armazenado nos oceanos, as
mudanças nessas correntes influenciam o clima em diversas regiões do
globo.
E alguns estudos indicam que já estamos tendo uma desaceleração de 15%
no sistema de correntes atlânticas desde meados do século 20,
especialmente na corrente do Giro Subpolar do Atlântico Norte,
localizada perto das costas da Groelândia e Labrador.
Segundo o IPCC, tanto nesse Giro Subpolar, no Mar do Labrador e nos
Mares Nórdicos, foram observadas grandes mudanças na salinidade que
foram associadas a alterações nas entradas de água doce (derretimento do
gelo, circulação oceânica e escoamento fluvial).
Por isso, de acordo com os cientistas, a única maneira de impedir a
paralisação desse sistema é reduzir as emissões de gases do efeito
estufa e o consequente aquecimento do planeta.
3. Manto de gelo da Groelândia
O planeta está esquentando, e isso já é sabido há algum tempo. Desde a
Revolução Industrial, a temperatura média subiu em torno de 1,1°C a
1,2°C. Contudo, os impactos não se limitam à nossa atmosfera; eles
alcançam os oceanos, gerando transformações significativas.
Francyne explica que correntes atmosféricas e marinhas agora estão mais
quentes. Por isso, quando atingem áreas como a Groenlândia, causam o
derretimento do manto de gelo. E esse processo é uma peça-chave no
aumento do nível do mar, podendo atingir proporções alarmantes.
"Nesses
locais, as montanhas e as rochas são de uma cor escura, e sem o gelo,
ficam expostas. As rochas escuras absorvem o calor do sol, esquentando
ainda mais o local", diz a pesquisadora.
No relatório, os pesquisadores citam ainda um ponto crítico a
considerar nessa questão. Se o manto de gelo da Groenlândia se
desintegrar, isso pode levar a uma mudança abrupta na Circulação Meridional Atlântica,
uma corrente crucial que fornece a maior parte do calor à Corrente do
Golfo. Esse evento, por sua vez, pode intensificar o fenômeno El Niño,
um dos padrões climáticos mais poderosos do planeta, que já está
trazendo diversas transformações ao nosso clima nos últimos meses.
E em 2023, a Groenlândia perdeu gelo pelo 27º ano consecutivo. O
derretimento foi alto em julho, com chuvas e neve acima do normal na
primavera e início do verão no Hemisfério Norte (veja gráfico abaixo).
Por isso os cientistas alertam que a possibilidade de chegarmos a um
ponto de não retorno na Groelândia não está tão longe, onde o
desaparecimento do manto de gelo se torna irreversível. É um cenário
desafiador que exige atenção imediata, considerando as implicações não
apenas para o nível do mar, mas também para padrões climáticos globais.
4. Manto de gelo da Antártida Ocidental
Na Antártida a situação é bem parecida, como evidenciado pelo recorde
de menor extensão do gelo marinho em julho de 2023, desde que os
registros por satélite contínuos começaram em 1978 (veja gráfco abaixo).
E isso também é resultado do aquecimento global, que está fazendo a água do oceano aquecer e o gelo derreter.
E há algum tempo os cientistas alertam em específico sobre o
derretimento acelerado da camada de gelo na Antártida Ocidental,
impulsionado pelo aquecimento do Oceano Austral, especialmente na região
do Mar de Amundsen.
Icebergs no Mar de Amundsen, na costa oeste da Antártida, em foto de outubro de 2015. — Foto: ESA
5. Permafrost - solo congelado do Ártico
O permafrost é um tipo de solo congelado que geralmente é encontrado em
regiões muito frias, como o Ártico, incluindo lugares como a
Groenlândia, o estado norte-americano do Alasca, Rússia, China e a
Europa Oriental.
O descongelamento desse solo, que cobre cerca de23 milhões de km² no norte do planeta, não é facilmente visível, pois ele fica abaixo da superfície, mas representa um problemão.
Isso porque, segundo estudos mais recentes, o permafrost como um todo
armazena uma enorme quantidade de carbono, aproximadamente 1.700 bilhões de toneladas.
"O
descongelamento do permafrost pode levar a uma série de impactos
significativos, incluindo a liberação de gases de efeito estufa
armazenados, mudanças na hidrologia local e instabilidade do solo",
alerta Francyne.
E por causa do aquecimento global, as temperaturas do permafrost estão
subindo mais rápido que a temperatura do ar no Ártico, aumentando entre
1,5 a 2,5 graus Celsius nos últimos 30 anos. Isto é, as camadas de
permafrost já estão derretendo.
E um aumento de 3 graus Celsius nas temperaturas globais pode derreter
cerca de 30 a 85% das camadas superiores de permafrost no Ártico,
causando danos à infraestrutura e mudanças irreversíveis nas paisagens e
ecossistemas únicos do mundo.
"Entre as estratégias preventivas a abordagem mais eficaz é a redução
global das emissões de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento
global e, assim, reduzir o descongelamento do permafrost", acrescenta.
Aquecimento global é natural? Não tem nada que a gente possa fazer?