Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nasa estende missão do Atlantis em um dia

CIÊNCIA E SAÚDE


Nova data de retorno ficou para 21 de julho.
Pouso será noturno, o último da frota.


Do G1, em São Paulo
 
 
Header matérias Atlantis (Foto: arte / G1)


!"*=||=*"! A agência espacial americana (Nasa) estendeu em um dia a missão do ônibus espacial Atlantis. Com isso, o retorno à Terra fica marcado para às 6h56 (horário de Brasília), da manhã de 21 de julho. Como o horário da Flórida está uma hora atrás do Brasil, isso significa que o pouso será noturno, alguns minutos antes do amanhecer.
O controle de missão também informou os astronautas que não foram detectados danos na nave durante a inspeção feita no sábado e que não há necessidade de uma nova análise.

A nave leva quatro toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês -- o suficiente para mais de um ano.

A missão é a
última do Atlantis, da frota dos ônibus espaciais e da Nasa. Não há previsão de quando ocorrerá outro voo tripulado em um veículo da agência.

O astronauta Rex Walheim olha pela escotilha do Atlantis em direção à Terra (Foto: Nasa)
O astronauta Rex Walheim olha pela escotilha do Atlantis em direção à Terra (Foto: Nasa)

Entenda

A decisão de aposentar a frota veio após o desastre com o Columbia. A orientação do então governo Bush era finalizar ISS, aposentar a frota até 2010 e desenvolver uma nave nova que deveria estar em operação em 2014.

De lá para cá, o governo Obama confirmou a aposentadoria do programa, mas permitiu um ano a mais de voos, até 2011. As operações na ISS foram estendidas até pelo menos 2020.

E o programa de naves da administração Bush, o projeto Constellation, foi cancelado. Em seu lugar, o atual presidente ordenou que a parte de desenvolvimento e construção de espaçonaves fosse delegada à iniciativa privada, enquanto a Nasa se dedicaria a pensar as próximas fronteiras da exploração espacial.

“Vamos começar a estender as fronteiras que temos para que não fiquemos fazendo a mesma coisa repetidamente. Vamos pensar sobre qual é o próximo horizonte. Qual é a nova fronteira? Mas para fazer isso, vamos precisar de avanços tecnológicos que ainda não temos”, disse Obama em uma entrevista com usuários do Twitter.

O presidente americano afirmou que a “nova fronteira” pode ser Marte e que, para chegar lá, “um asteroide é um bom ‘pit stop’”.

Missão

O Atlantis leva quatro astronautas experientes: o comandante Christopher Ferguson, em sua terceira missão; o piloto Doug Hurley, em sua segunda; e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim, ambos com três missões cada.


É a menor tripulação desde 1983. A razão para a equipe reduzida é que os outros ônibus espaciais foram aposentados: por isso, não há nenhum que possa ser usado em uma missão de resgate.

Caso haja algum problema com a nave, os tripulantes serão transferidos para a estação espacial e retornarão, um por vez, nas naves russas Soyuz – um processo que pode levar até um ano.

O Atlantis

O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter.


Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial (Foto: Nasa/Divulgação)
Insígnia da missão com a letra grega ômega
simboliza o fim do programa do ônibus
espacial (Foto: Nasa/Divulgação)
 

A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.

Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacial Hubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.

No voo seguinte, ele bateu o recorde do Discovery de menor número de problemas técnicos em uma missão: 54. Em 2010, bateu seu próprio recorde e baixou o número para 46.

A missão de 2010 estava prevista para ser a aposentadoria oficial do ônibus espacial. A atual era apenas uma missão de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na época, estava previsto para fazer a missão final da frota. Com a decisão de tornar o voo de resgate em uma missão oficial, a nave foi recolocada em serviço.

Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.

Cirurgião espanhol realiza 1º transplante no mundo de 2 pernas

 

CIÊNCIA & SAÚDE


Médico também foi o responsável pelo primeiro transplante bilateral de antebraços e mãos, em 2006

 




Efe
 
*!!>.<!!* Valência (Espanha) - O cirurgião espanhol Pedro Cavadas concluiu nesta segunda-feira no Hospital La Fe de Valência o primeiro transplante bilateral de pernas realizado no mundo, segundo informaram fontes do centro médico.

A intervenção realizada por Cavadas, com apoio da equipe de profissionais do hospital público La Fe, começou na noite de domingo e terminou na manhã desta segunda-feira.

Trata-se da primeira vez no mundo que se realiza um transplante destas características e para realizá-lo foi fundamental a coordenação entre a Organização Nacional de Transplantes (ONT) e as equipes de profissionais da Fundação Pedro Cavadas e de médicos da rede pública valenciana.

Para realizar a intervenção, de "alta complexidade", não havia antecedentes nem experiências prévias, segundo as fontes, que não divulgaram dados sobre o paciente operado.

Segundo as fontes, Cavadas avalia ser necessário esperar pelo menos 48 horas para poder divulgar mais informações e apelaram à confidencialidade da doadora e do paciente.

O Diário Oficial da Comunidade Valenciana publicou em 4 de maio de 2010 a autorização concedida ao Hospital La Fe de Valência pela Secretaria de Saúde para o transplante de membros inferiores por um período de quatro anos.

Em 18 de agosto de 2009, o cirurgião Pedro Cavadas já havia realizado o primeiro transplante do mundo de rosto que incluiu mandíbula e língua, em um homem de 43 anos que recebeu alta cerca de um mês depois da intervenção.

O cirurgião é também o autor do primeiro transplante bilateral de antebraços e mãos em uma mulher colombiana, Alba Lucía, que foi operada em novembro de 2006 e que recebeu alta um ano e meio depois.

Além disso, em novembro de 2008, o médico conseguiu reimplantar a perna direita em um jovem de 20 anos que havia sido amputada em um acidente de trabalho.


Bancos sofreram 838 ataques em todo País no 1º semestre, diz balanço

 

BRASIL -- INFORMAÇÃO


Pesquisa aponta SP como o estado onde mais ocorreu esse tipo de crime, com 283 casos


Agência Brasil
 
 
%$-*-$% CURITIBA - No primeiro semestre de 2011 foram registrados 838 ataques a bancos em todo o país, média de 4,63 ocorrências por dia. Deste total, 301 foram assaltos (incluindo sequestro de bancários e vigilantes) e 537 arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos (incluindo uso de maçaricos e explosões por dinamite). Em decorrência desses crimes, 20 pessoas foram mortas, incluindo 11 vítimas da chamada "saidinha de banco", quando o cliente é rendido por bandidos após sacar dinheiro em agências ou caixas eletrônicos. 

Estes dados constam da primeira Pesquisa Nacional de Ataques a Banco, divulgada nesta segunda-feira, 11, em Curitiba, pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

A pesquisa aponta São Paulo como o estado onde mais ocorrera esse tipo de crime, com 283 casos. A maioria dos assassinatos também foi registrada em São Paulo, com 12 mortos. Em segundo lugar em número de assaltos está a Bahia (61 casos), seguida do Paraná (56). O Amazonas foi o único estado que não registrou ataques a bancos ou a clientes.

Os sindicalistas responsáveis pela pesquisa esperam que os bancos invistam mais em segurança. "A segurança bancária é tema mais importante até mesmo que questões salariais, porque envolve vidas. Os bancos não podem transferir essa responsabilidade para os clientes, proibindo, por exemplo, o uso de celulares dentro das agências", disse o presidente da CNTV, João Boaventura.

As confederações apresentaram algumas propostas para melhorar a segurança nos bancos. Uma delas é a isenção de tarifas de transferência de recursos como forma de desestimular saques em dinheiro vivo e a instalação de biombos ou tapumes entre a fila de espera e os balcões dos caixas.

O Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, que apresentou um estudo relativo apenas ao Paraná , mostrou que o número de ataques no primeiro semestre deste ano, 52, já é bem maior do que o registrado no mesmo período de 2010 (29).

Caças antigos colidem no ar durante apresentação na Inglaterra


NOTÍCIAS



Piloto de um dos aviões conseguiu saltar de paraquedas; piloto do segundo caça conseguiu pousar.





+#-*-#+ Dois caças clássicos americanos colidiram no ar durante uma apresentação aérea, perto de Duxford, na Inglaterra.
Uma das aeronaves, que seria um P-51 Mustang, caiu depois que as asas dos dois caças se tocaram, forçando o piloto a pular de paraquedas. O piloto do outro avião, um Skyraider, conseguiu aterrissar.
Ninguém ficou ficou ferido no acidente, que teria ocorrido no momento em que três caças faziam manobras aéreas durante o show Flying Legends (Lendas Voadoras).
Mark Brown, um piloto que assistia à apresentação disse que ter visto um "pedaço grande" da ponta da asa do Skyraider ser quebrada durante a colisão.
"Ele começou a mergulhar e aí se ajeitou", ele disse.
"A outra aeronave caiu longe da pista. Naquele momento, elas estavam a apenas 30 metros de altura. Aí vimos alguém saltar e um paraquedas se abrir."
O P-51 Mustang caiu no chão a sudoeste do Museu Imperial da Guerra, em Duxford, após a colisão.
Um porta-voz do museu confirmou que os pilotos foram tratados por paramédicos no local e passam bem.
"A causa do incidente será agora investigada pela Organização de Investigação de Acidente Aéreo e o museu não pode, portanto, comentar prováveis causas", ele disse. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Bienal do Livro do Rio vai homenagear o Brasil

 

EDUCAÇÃO


Plantão | Publicada em 11/07/2011 às 11h56m

Agência Brasil

 
##=.=## RIO - A 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai homenagear o Brasil. Em função do momento econômico e cultural do país, a gerente de Negócios da empresa organizadora da bienal, Tatiana Zaccaro, disse à Agência Brasil que "não tinha por que homenagear outro país que não fosse o Brasil". O encontro ocorrerá no Riocentro, no período de 1º a 11 de setembro. Cerca de 950 expositores participarão da bienal, que deverá receber entre 120 e 150 autores nacionais e estrangeiros. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) é um dos idealizadores da bienal.


Esta semana, a bienal bateu um recorde. As inscrições para o programa Visitação Escolar, abertas na última segunda-feira (4), esgotaram-se em apenas três horas. Foram oferecidas 170 mil vagas para estudantes das redes pública e privada de ensino do estado.
O programa foi implantado na bienal em 1999, visando a organizar a participação dos estudantes. Nessa época, ao constatar que os alunos das escolas públicas saíam da bienal sem um livro, ao contrário do que ocorria com os estudantes das escolas particulares, a organização da mostra lançou a Nota da Bienal.


Buscou-se, assim, patrocínio dos governos municipal e estadual de modo a garantir aos estudantes o direito de não só participarem da bienal, conhecerem os autores e manusearem os livros, mas também adquirirem alguma obra, no valor de R$ 5.


A finalidade é estimular o hábito da leitura entre as crianças e adolescentes na faixa dos sete aos 14 anos de idade.
 

Pouso de emergência deixa pelo menos cinco mortos na Sibéria

Acidente aéreo

 |.\O/:|


INTERNACIONAL  - - - NOTÍCIAS


O Globo





Aivão depois da queda em lago da Sibéria/AFP


#*!!*# MOSCOU - Pelo menos cinco pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas após o pouso de emergência de um avião na Sibéria, nesta segunda-feira. De acordo com o Comitê Investigativo da Rússia, a aeronave modelo Antonov-24 da Angara Airlines levava 33 passageiros e fazia o trajeto de Tomsk para Surgut, quando teve de pousar às margens do rio Ob. 

Aparentemente, o avião foi forçado a pousar depois que um de seus motores pegou fogo, informou fontes oficiais do governo russo. Peritos estão no local e a causa do acidente será investigada.

Americano faz sucesso com réplicas de construções feitas com baralho


PLANETA BIZARRO

Bryan Berg bateu 1º recorde com o castelo da Cinderela em 2004.
Em 2010, ele recriou o cassino Venetian Macao Resort Hotel, em Macau.


Do G1, em São Paulo

!"#=#"! O norte-americano Bryan Berg tem um talento incrível. Ele consegue fazer réplicas de construções em escala menor usando cartas de baralho. Em 2010, ele reproduziu o famoso cassino Venetian Macao Resort Hotel, em Macau (China), com 218.792 cartas de baralho.


Em 2002, ele recriou o prédio do Capitólio do Estado de Iowa, localizado em Des Moines.  Berg ao alcançou seu primeiro recorde mundial em 2004, em Orlando, na Flórida, quando usou cartas para construir uma réplica do castelo de Cinderela.

Bryan Berg conseguiu seu primeiro recorde ao fazer uma réplica do castelo da Cinderela. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)Bryan Berg conseguiu seu primeiro recorde ao fazer uma réplica do castelo da Cinderela. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)


Em 2010, Bryan Berg reproduziu o famoso cassino Venetian Macao Resort Hotel, em Macau (China), com 218.792 cartas de baralho. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
Em 2010, Bryan Berg reproduziu o famoso cassino Venetian Macao Resort Hotel, em Macau (China), com 218.792 cartas de baralho. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)


Em 2002, ele recriou o prédio do Capítólio do Estado de Iowa, localizado em Des Moines. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
Em 2002, ele recriou o prédio do Capitólio do Estado de Iowa, localizado em Des Moines. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)


Site registra recorde de incidentes de perda e roubo de dados

TECNOLOGIA & GAMES



‘DataLossDB’ registrou 90 incidentes em junho.
Roubo de dados pode ocorrer com invasão ou perda de dispositivos.


Altieres Rohr Especial para o G1*
                   

Header Coluna Altieres - Segurança Digital (novo nome - ATENÇÃO) - VALE ESSE - ULTIMO - FINAL (Foto: Editoria de Arte/G1)
 

":://*\\::" Noventa incidentes de roubo ou perda de dados foram registrados no mês de junho pelo DataLossDB, uma página especializada em catalogar esse tipo de ocorrência. Dois dos 10 maiores incidentes de roubo de dados ocorreram esse ano – os dois envolvendo registros de usuários de serviços da Sony.

Mas aconteceram outros casos de roubos de dados - alguns deles resultantes do crescimento recente do “ativismo hacker” – e é preciso iniciativas para reduzir esse tipo de problema.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.


 

Dados pessoais são úteis para a elaboração de ataques que enganam o cidadão (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)Dados pessoais são úteis para a elaboração de
ataques que enganam o cidadão
(Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)
 
A Sony sofreu pelo menos 21 invasões desde o ataque, ocorrido em abril, à rede Playstation Network, que habilita os jogos on-line do Playstation 3. Nesse primeiro ataque, 77 milhões de registros de usuários foram obtidos por hackers. Um segundo ataque à Sony, que chegou ao conhecimento público em maio, resultou em mais 24 milhões de registros roubados. Segundo o DatalossDB, esses incidentes são, respectivamente, o 4° e o 9° maiores da história.

Desses dez maiores vazamentos de dados, apenas um ocorreu antes de 2005 – uma invasão relacionada ao processamento de cartões de crédito em 1984. Mas o DatalossDB não considera para essa lista os incidentes em que apenas nomes e e-mails foram perdidos. O vazamento de dados da empresa de marketing Epsilon, também ocorrido em 2011, é considerado o maior dessa categoria.

Em 2010, uma companhia de blogs, a Skyblog, foi invadida e 32 milhões de cadastros foram vazados. O site de empregos sofreu um ataque que resultou no vazamento de 1,27 milhão de registros, mais uma vez com nomes e e-mails.


: Em 2008, 802 incidentes de roubo de dados foram identificados. Em 2011, já são 346. Mas esse número não considera apenas o roubo de e-mails e nomes como um “vazamento” – o que significa que o número real é maior (Foto: Reprodução/DataLossDB)
: Em 2008, 802 incidentes de roubo de dados foram identificados. Em 2011, já são 346. Mas esse número não considera apenas o roubo de e-mails e nomes como um “vazamento” – o que significa que o número real é maior (Foto: Reprodução/DataLossDB)
 
 
No lado do ativismo hacker, o grupo Lulzsec roubou dados pertencentes à polícia do Arizona, à companhia de telefone AT&T e ao provedor de internet norte-americano AOL. A empresa de segurança HBGary também sofreu uma invasão, levando seus e-mails particulares à público. Agora sob o rótulo “Anti-Sec”, novos dados devem ser liberados pelo grupo.

Imagem usada pelo Lulzsec. Grupo vazou dados da polícia do estado do Arizona (EUA), da companhia de telefone AT&T e do provedor AOL (Foto: Reprodução)
Imagem usada pelo Lulzsec. Grupo vazou dados
da polícia do estado do Arizona (EUA), da
companhia de telefone AT&T e do
provedor AOL (Foto: Reprodução)
 
 
No Brasil, existem ataques ao exército e à polícia que já mostraram que algumas informações dessas instituições, embora limitadas, podem ser obtidas sem autorização devido a falhas nas aplicações web. E-mails particulares da atual presidente Dilma Rousseff também teriam sido acessados por hackers em 2010.

Outros roubos de dados relevantes que caíram na rede são relativos ao censo do Reino Unido e às eleições australianas.

No entanto, pensar que apenas invasões são o problema seria incorreto. Novamente de acordo com os dados do DatalossDB, praticamente metade dos incidentes de vazamentos (49%) ocorre devido a roubo de computadores portáteis, perda de discos, documentos e mídias de backup. Pessoas ligadas à instituição são responsáveis por 37% dos incidentes, seja de forma maliciosa ou por descuidado durante as operações.

Uso dos dados

Os dados roubados podem ser usados por criminosos para realizar ataques. Um simples conjunto de nomes, usuários e endereços de e-mail pode ser muito útil para isso: o criminoso pode enviar um e-mail se passando pela empresa cujos dados foram obtidos, facilitando enganar internautas e convencê-los a executar arquivos maliciosos que podem ser úteis para outras fraudes.


Já a utilidade de dados envolvendo autoridades, cartões de crédito e contas bancárias é mais óbvia: serve para fins diretamente políticos ou financeiros.

O “hackativismo” (manifestações envolvendo ações contra sistemas de computador) pode obter dados desse tipo para expor práticas das quais discordam – sejam elas justificadas ou não.

Também em 2011 uma operação de hackers supostamente chineses teria roubado de dados de diversas multinacionais do petróleo – espionagem industrial serve para que empresas obtenham vantagens competitivas.

Software de criptografia TrueCrypt: um dos meios de proteger dados em notebooks (Foto: Reprodução)Software de criptografia TrueCrypt: um dos meios
de proteger dados em notebooks
(Foto: Reprodução)
Soluções

Celulares e dispositivos portáteis como notebooks precisam ser adequadamente protegidos para que a perda ou o roubo do computador não resultem no roubo de dados sensíveis. Se o seu notebook exige senha para entrar no sistema, isso não significa que os dados nele armazenados estão seguros caso um criminoso venha a roubá-lo. É só uma questão de iniciar o computador com outro sistema operacional que não verifique a senha.

Apenas a criptografia pode garantir que os dados mantenham seu sigilo. O TrueCrypt é uma solução possível. Ele permite a criação de volumes protegidos para armazenar dados sensíveis, ou mesmo a proteção do disco rígido inteiro. No entanto, isso pode causar uma redução no desempenho do computador.

Considere ainda as senhas armazenadas no navegador e outras conveniências que podem tornar muito mais fácil alguém descobrir tudo sobre sua vida roubando seu computador do que de qualquer outra forma.

O Android 3.0 – usado em tablets como o Xoom, da Motorola – já tem um recurso que vai criptografar todos os dados no dispositivo.

Mas a palavra “criptografia” não resolve nada sozinha. Ela só será útil quando uma chave for configurada. No caso de problemas – por exemplo, o aparelho foi relatado como “roubado” pelo seu dono – o dispositivo pode apagar a chave, impedindo assim que os dados sejam acessados.

O iOS, usado no iPhone e no iPad, também possui uma criptografia completa dos arquivos. No entanto, a empresa especializada em criptografia Elcomsoft afirmou que consegue quebrar a senha em 20 a 40 minutos – considerando-se que as chaves criptográficas ainda estão presentes no dispositivo.

Mecanismos de proteção precisam eliminar essas chaves para serem eficazes.

Já as empresas devem considerar soluções que protejam os dados depois que eles já foram obtidos – como criptografia e banco de dados mais segmentados. Isso hoje não é feito, o que às vezes permite que uma invasão a uma parte de um site consiga resultar no roubo de informações pertencentes à outra parte da página ou mesmo aos sistemas internos alojados no servidor.

E, claro, todos precisam ficar atentos a golpes que usam seus dados. Com as invasões constantes, está bastante difícil saber quais informações ainda podem ser consideradas sigilosas e invioladas.


*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página

http://twitter.com/g1seguranca.

Flamengo vence o Fluminense e segue na cola do Corinthians


ESPORTES - FUTEBOL  ---- Brasileirão 2011


Williams fez o gol do 1 a 0 e time rubro-negro soma quatro vitórias seguidas



Leonardo Maia - Agência Estado



!!#***#!! RIO - Em jogo de baixo nível técnico, como tem sido os últimos confrontos entre Flamengo e Fluminense, o clube rubro-negro venceu por 1 a 0, neste domingo, no Engenhão, e segue na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos, na cola do líder Corinthians, que tem três pontos a mais. O Flu permanece com 12 pontos.



Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE

Williams comemora o gol da vitória do Fla com Ronaldinho
A quarta vitória seguida do time da Gávea foi marcada por muita luta e pouco brilho de Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho. 


O jogador mais efetivo em campo foi o volante Willians, voluntarioso como sempre. "É importante vencer, se manter no grupo da frente. Estamos no caminho certo. Valeu a persistência", comentou Renato.


O clássico evidenciou a carência tricolor no meio de campo, com a venda de Conca. Souza e Marquinho não conseguiam criar e no banco não havia quem pudesse entrar e mudar o panorama do jogo.


Jogo. As equipes buscavam o gol, mas os erros de passe faziam com que a bola não saísse das intermediárias. Não pode se dizer, porém, que era um jogo desprovido de emoções, apesar de a arbitragem não contribuir para a evolução da partida, marcando qualquer lance de contato como falta.


Aos 22, Deivid tocou para as redes, depois de lançamento de Ronaldinho Gaúcho, mas o lance foi invalidado corretamente por impedimento. Dois minutos depois, o Flu respondeu com uma bola na trave de Rafael Moura, em conclusão na pequena área.


O gol veio nos acréscimos. Uma boa trama ofensiva rubro-negra, com a bola rodando da direita para a esquerda, encontrou Thiago Neves, que cruzou de primeira na cabeça de Willians, sozinho e em posição legal, testar para o gol: 1 a 0.


"Estava no lugar certo na hora certa. Agora não podemos descuidar para não sermos surpreendidos pelo Fluminense", comentou Willians.


O segundo tempo seguiu a mesma receita. Muita luta, passes errados, faltas em demasia e pouca inspiração. Melhor para o Flamengo, que apenas administrava a vantagem.


O técnico Abel Braga tentou como pôde e terminou o jogo com quatro atacantes: Rafael Moura, Ciro, Rodriguinho e Matheus Carvalho. Mas faltava quem lhes passasse a bola em boa situação. O Fluminense teve duas boas chances de empatar. Rodriguinho chutou cruzado para fora aos 33 e Ciro desperdiçou sozinho de cabeça, aos 41.


Por fim, fica evidente que o Flamengo tem suas limitações, mas tem boas opções no banco. Ao Flu, resta ir ao mercado e tentar arranjar um nome ou dois capaz de fazer às vezes do argentino que partiu para a China.


FLUMINENSE - 0 - Diego Cavalieri; Diogo (Matheus Carvalho), Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Fernando Bob), Marquinho (Rodriguinho) e Souza; Ciro e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.


FLAMENGO - 1 - Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves (Diego Maurício); Ronaldinho Gaúcho (Bottinelli) e Deivid (Negueba). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Gols - Willians, aos 46 minutos do primeiro tempo; Árbitro - Rodrigo Nunes de Sá (RJ); Cartões amarelos - Márcio Rosário, Diguinho, Carlinhos e Airton; Renda - R$ 656.500,00; Público - 18.884 pagantes; Local - Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Inadimplência do consumidor tem maior alta em 9 anos, diz Serasa


ECONOMIA


Alta foi de 22,3% no 1º semestre deste ano ante mesmo período de 2010.
Crescimento é justificado pelos efeitos da política para controle da inflação.



Do G1, em São Paulo



$#$%$# A inadimplência do consumidor no primeiro semestre deste ano teve o maior aumento em nove anos, de 22,3%, na comparação com o mesmo período de 2010, aponta nesta segunda-feira (11) a Serasa Experian, por meio do indicador de inadimplência do consumidor.

    Foi registrado também o maior crescimento nas comparações mensal e anual. Em junho, o índice perdeu o fôlego e registrou alta de 7,9%, na comparação com maio.

    Na análise anual, o indicador apontou crescimento de 29,8% (em maio o percentual foi de 21,7%), representando o maior aumento desde maio de 2002.

    O crescimento da inadimplência no semestre é justificada pelos efeitos da política monetária para controle da inflação, alta dos juros, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e encarecimento do crédito, avaliam os economistas da Serasa.

    Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos foi a principal responsável pela alta do índice mensal, com aumento de 8,1%. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), e os cheques sem fundos também colaboraram para a alta com variação de 5,4% e 18,9%, respectivamente. Os títulos protestados não permitiram que o índice subisse pouco mais, com queda de 11,7%.

    Valor médio das dívidas não bancárias

    No primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas não bancárias caiu 20,2%. As dívidas com os bancos também apresentaram queda de 2%. Os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram alta de 14,9% e 7%, respectivamente.

    Acidentes de trens deixam 69 mortos na Índia


    INTERNACIONAL --- Notícias


    #*# Ao menos 200 pessoas ficaram feridas nos acidentes, que aconteceram no final de semana
     
     
    Mortes em Assam teriam sido provocadas por um atentado terrorista, segundo autoridadesFoto: Strdel/ AFP
    #_#^^# Ao menos 69 pessoas morreram e 200 ficaram feridas no descarrilamento de dois trens de passageiros na Índia, no fim de semana.

    No estado de Uttar Pradesh (norte), um trem de 12 vagões descarrilou no domingo. No estado de Assam (nordeste), uma composição saiu da ferrovia após a explosão de uma bomba.

    No primeiro acidente, 150 km ao norte da capital estadual Lucknow, morreram 69 pessoas, incluindo dois suecos, informou o chefe de polícia A.K. Pathak. Cem pessoas ficaram feridas e foram levadas para os hospitais da região.

    Em Assam, a polícia informou suspeitar de um grupo separatista tribal, a Frente Nacional Democrática de Bodoland (NDFB), que teria colocado uma bomba na ferrovia e provocado o descarrilamento de um trem de quatro vagões. Ao menos cem pessoas ficaram feridas e 20 delas estão e
    m situação crítica.

    Após 170 anos, cogumelo que emite luz é encontrado no Brasil

     

    Ciência e Tecnologia


     

    Descoberta inédita, cogumelo que emite luz é encontrado no Piauí...



    ||=$#$=|| Pesquisadores brasileiros encontraram, no Piauí, um tipo de cogumelo que não se via há 170 anos. Sob a nomenclatura científica de Neonothopanus gardneri, o fungo chama atenção por ser bioluminescente. A pesquisa, feita por um grupo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e das universidades americanas de São Francisco e de Hilo, no Havaí, será publicada na revista Mycologia.

    Em entrevista à BBC Brasil, o professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química da USP revelou que, do grupo de cogumelos que emite luz, este é o maior e mais ‘brilhoso’ já encontrado no Brasil.

    A ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz
    A ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz
    Há 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 delas no Brasil. Ainda que os cientistas não saibam qual é o processo químico que permite que o cogumelo emita luz, uma das teses é de que seja uma estratégia para atrair insetos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução.

    Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil
    Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil
    O pesquisador conta que descobriu a existência dos fungos em 2001 e, desde então, recebe fotos e relatos de Tocantins e Goiás a respeito de um ‘cogumelo grande, amarelo, que emitia uma luz’. Stevani acrescentou que já participou de expedições noturnas para a coleta do cogumelo, e que as buscas acontecem em noites “escuras, de lua nova, com as lanternas desligadas”.

    Conhecido popularmente como ‘Flor de coco’, o fungo foi descoberto em 1840 por um botânico britânico, que viu garotos brincando com o que pensou serem vagalumes, na cidade de Natividade, em Tocantins. Este cogumelo, no entanto, foi classificado como Agaricus gardeni e não tinha sido visto até então.

    Equipes de resgate encontram 110 corpos em barco que afundou no rio Volga

    Internacional


    Tragédia de embarcação em rio na bulgária!...quase sempre anunciada, pois a culpa é sempre da superlotação!


    Agência AFP



    ]\\:://[ Equipes de resgate localizaram nesta segunda-feira cerca de 110 corpos, sendo 30 deles de crianças, no interior do barco "Bulgaria", que afundou neste domingo no rio Volga, na república russa do Tartaristan. A embarcação levava quase 200 pessoas a bordo.

    "Foram encontradas muitas pessoas na área do bar e do restaurante do barco. No momento do naufrágio havia algum tipo de atividade naquele local", disse à agência "Interfax" um porta-voz do centro regional de Emergência.

    Segundo ele, as equipes de resgate rastreiam as margens do rio e as ilhotas da área onde o "Bulgaria" afundou na busca de sobreviventes.

    As autoridades locais informaram que 50 passageiros, 23 tripulantes e outras seis pessoas que não figuravam na lista de viajantes foram resgatados com vida.

    Ao menos 11 pessoas morrem em explosões em base naval no Chipre


    INTERNACIONAL  - - -- Notícias




    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


    !!*=*!! Ao menos onze pessoas morreram nesta segunda-feira após uma série de explosões em uma base naval na cidade de Limassol, no sul do Chipre, informou nesta segunda-feira a agência de notícias cipriota CNA.

    Segundo as primeiras informações, a explosão ocorreu após um incêndio em alguns depósitos de pólvora.

    Um porta-voz policial citado pela CNA indicou que no porto estavam armazenados 98 contêineres de pólvora, dos quais dois se incendiaram e explodiram pouco antes das 6h (horário local, 0h de Brasília).

    Entre os onze mortos estão cinco bombeiros, quatro soldados da guarda nacional e dois marinheiros, indicou a agência CNA, citando fontes militares.

    Uma central de eletricidade localizada nos arredores da base foi afetada pelas explosões, causando um corte no fornecimento de energia no sul da ilha, segundo informações da televisão pública.

    A detonação também causou graves danos a propriedades próximas à base naval.

    O chefe da Guarda Nacional , Petros Tsangalides, foi para o local da explosão para coordenar a unidade de crise criada após o fato.

    ** Com France Presse e Efe