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quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Terceira aparição de arara-canindé de cor diferente instiga pesquisadores no Tocantins

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Registro feito em Aliança se soma a casos anteriores em Brejinho de Nazaré e Porto Nacional e reforça a necessidade de estudos genéticos sobre a população do estado.
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Por Fernanda Machado, Terra da Gente

Postado em 30 de Janeiro de 2.025 às 09h00m

#.* Post. - Nº.\  11.490*.#

Explicação para terceira aparição de arara-canindé com lutinismo no Tocantins pode estar na genética das populações locais — Foto: Clóvis Cruvinel
Explicação para terceira aparição de arara-canindé com lutinismo no Tocantins pode estar na genética das populações locais — Foto: Clóvis Cruvinel

Um registro raro e impressionante chamou a atenção de um fotógrafo de natureza em Aliança (TO). O geógrafo Clóvis Cruvinel flagrou um indivíduo de arara-canindé (Ara ararauna) com lutinismo, uma condição genética que resulta na ausência parcial ou total de melanina, conferindo à ave uma coloração esbranquiçada.

O encontro aconteceu ao entardecer, quando ele avistou uma árvore com galhos secos e repleta de araras.

Eu percebi algo branco entre elas e vi que era uma ave com lutinismo. Fiquei super entusiasmado, pois sabia que estava diante de um registro muito raro e um dos mais importantes da minha carreira, conta o fotógrafo e também professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Arara-canindé com lutinismo foi registrada pelo geógrafo Clóvis Cruvinel em Aliança (TO) — Foto: Clóvis Cruvinel
Arara-canindé com lutinismo foi registrada pelo geógrafo Clóvis Cruvinel em Aliança (TO) — Foto: Clóvis Cruvinel

A arara-canindé com lutinismo foi observada em um grupo de outras araras da mesma espécie. De acordo com o fotógrafo, ela não apresentava comportamento diferente ou sinais de rejeição por parte das companheiras.

Provavelmente estava em casal com uma arara sem lutinismo e voou junto com outras duas na revoada. Ela pareciaaceita pelo bando.

Arara-canindé lutina estava em meio a um grupo de araras comuns em árvore de galhos secos — Foto: Clóvis Cruvinel
Arara-canindé lutina estava em meio a um grupo de araras comuns em árvore de galhos secos — Foto: Clóvis Cruvinel

Registro raro

Este foi o primeiro registro do fotógrafo de uma ave com lutinismo, e o terceiro caso documentado no estado. Em 2012, houve uma aparição de um indivíduo com lutinismo em Brejinho do Nazaré. Dois anos depois, observadores começaram a avistá-la em Porto Nacional.

Aparições em Brejinho do Nazaré, Porto Nacional e agora em Aliança chamam a atenção de pesquisadores — Foto: Clóvis Cruvinel
Aparições em Brejinho do Nazaré, Porto Nacional e agora em Aliança chamam a atenção de pesquisadores — Foto: Clóvis Cruvinel

Segundo Wanieulli Pascoal, biólogo que registrou e estudou o indivíduo com lutinismo, na época, pela raridade, eles trataram que a ave de Brejinho do Nazaré era a mesma que aparecia em Porto Nacional.

Infelizmente ela foi encontrada morta embaixo de um pé de acerola e hoje está no Museu de Zoologia José Hidasi, em Palmas. Não se sabe a causa da morte, mas não era um indivíduo com idade avançada. O lutinismo, apesar de não ser uma doença, pode acarretar numa redução da idade, afetando indiretamente a imunidade do animal, por exemplo.

De acordo com o biólogo, a explicação para o surgimento de tantas araras com essa condição no Tocantins pode estar na genética das populações locais.

Vejo isso como uma predisposição genética na população de araras daqui do Tocantins. O lutinismo acontece por causa de um gene recessivo, que só se manifesta quando o filhote herda uma cópia desse gene de cada um dos pais. Se muitos indivíduos da população carregarem esse gene de forma oculta (o que chamamos de heterozigoto, quando a ave tem apenas uma cópia do gene recessivo), é possível que, ocasionalmente, nasçam indivíduos com lutinismo, explica Wanieulli.

Apesar disso, o especialista reforça que casos de lutinismo são mais comuns em aves criadas em cativeiro.

Casos de lutinismo são mais comuns em aves criadas em cativeiro — Foto: Clóvis Cruvinel
Casos de lutinismo são mais comuns em aves criadas em cativeiro — Foto: Clóvis Cruvinel

A fotografia de natureza como ferramenta de conscientização

A importância de registros como esse vai além da fotografia. Eles fornecem informações valiosas para estudos sobre a genética, a propagação do lutinismo e a interação social das aves.

Fotografar uma ave assim em seu habitat natural, integrada ao bando, nos lembra da importância de preservar o meio ambiente e estudar esses fenômenos genéticos, que ajudam ornitólogos a compreender mais sobre as espécies e seus comportamentos, reforça Clóvis.

Para o fotógrafo, que começou sua trajetória em 2010 como um hobby e hoje alia a prática à vida acadêmica, a fotografia de natureza é uma forma poderosa de destacar a riqueza da biodiversidade brasileira.

O lutinismo acontece por causa de um gene recessivo, que só se manifesta quando o filhote herda uma cópia desse gene de cada um dos pais — Foto: Clóvis Cruvinel
O lutinismo acontece por causa de um gene recessivo, que só se manifesta quando o filhote herda uma cópia desse gene de cada um dos pais — Foto: Clóvis Cruvinel

"Ela nos permite desacelerar e perceber a beleza ao nosso redor, algo que muitas vezes ignoramos na correria do dia a dia. Além de transmitir paz e alegria, a fotografia de natureza fomenta conhecimento e reforça a importância de preservar a vida que nos cerca, conclui.

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Acidente nos EUA: conheça o helicóptero militar Black Hawk e o jato comercial que colidiram no ar

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Avião com 64 pessoas e helicóptero militar com 3 soldados bateram na noite de quarta-feira (29), em Washington, D.C., nos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, não há sobreviventes.
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Por Ederson Hising, Wesley Bischoff, g1 — São Paulo

Postado em 30 de Janeiro de 2.025 às 05h40m

#.* Post. - Nº.\  11.489*.#

Black Hawk UH-60 sobrevoando área de enchente, nos Estados Unidos, em 2011 — Foto: AP
Black Hawk UH-60 sobrevoando área de enchente, nos Estados Unidos, em 2011 — Foto: AP

Um avião comercial e um helicóptero militar colidiram no ar em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (29). Segundo as autoridades, o jato transportava 60 passageiros e quatro tripulantes. Três soldados estavam no helicóptero.

Em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (30) autoridades informaram que investigam o acidente e que estão sendo feitas buscas pelos corpos, pois não há sobreviventes.

O helicóptero militar envolvido é um modelo Black Hawk, usados pelas forças armadas dos EUA. Já o avião comercial da American Airlines é um jato Bombardier CRJ700. Veja mais sobre as aeronaves abaixo.

Avião comercial e helicóptero militar colidem nos EUA

Helicóptero Black Hawk

🗺️ Sucesso global: modelos Black Hawk, fabricados pela empresa norte-americana Sikorsky, são usados há mais de 40 anos pelos militares norte-americanos.

  • Além dos Estados Unidos, forças de mais de 30 países possuem helicópteros Black Hawk.
  • Atualmente, são mais de 4 mil aeronaves do tipo em serviço em todo o mundo, sendo 2.135 apenas no Exército dos Estados Unidos.
  • A Força Aérea Brasileira (FAB) também tem helicópteros deste modelo — usados, inclusive, nas enchentes do Rio Grande do Sul.
Black Hawk UH-60 voando na região do Pentágono, nos Estados Unidos, em maio de 2022 — Foto: Alex Brandon/AP
Black Hawk UH-60 voando na região do Pentágono, nos Estados Unidos, em maio de 2022 — Foto: Alex Brandon/AP

🚁 Características: o UH-60 Black Hawk pesa quase 6.000 kg e pode transportar 11 pessoas sentadas, além de 4 tripulantes.

  • O modelo permite o transporte de cargas de até quatro toneladas.
  • Em voo, o helicóptero pode atingir quase 300 km/h.
  • A cabine dos pilotos possui quatro monitores, além de radar para tempestades e mapa digital.
  • Segundo a fabricante, o helicóptero foi desenvolvido seguindo os padrões das Forças Armadas dos Estados Unidos.
  • O modelo é considerado o mais seguro e com melhor custo-benefício em operação atualmente.

🫡 Multifunção: veja, a seguir, como o modelo pode ser usado.

  • 💥Ataque: pode ser usado em missões militares, inclusive em guerras, com o transporte de tropas e escolta. Uma das variações do helicóptero possui um sistema avançado de armas, permitindo que os pilotos ataquem alvos com metralhadoras, foguetes e mísseis.
  • 🚨Resgate: outra função bastante comum é o uso do modelo para operações de busca e resgate. Um guincho pode ser instalado para içar pessoas em cenários de desastre. Além disso, sensores e radares meteorológicos podem ajudar nas buscas.
  • ⛑️Transporte médico: outra variante do modelo, conhecida como "Medevac", substitui assentos das tropas por macas. Desta forma, o helicóptero pode transportar pacientes para hospitais ou locais seguros.
  • 🔥Combate a incêndios: existe a opção de instalação de tanques de água ou do "Bambi Bucket", que é uma espécie de balde gigante. Ele já foi usado, por exemplo, para combater incêndios florestais nos Estados Unidos.
  • 📦Entrega de equipamentos: o helicóptero permite o transporte de cargas de até quatro mil toneladas de forma externa ou interna. O modelo, por exemplo, tem capacidade para transportar veículos leves.
  • 🎖️Transporte de autoridades: o helicóptero também tem uma cabine que pode ser transformada em uma espécie de escritório com equipamentos de comunicação. Isso ajudaria, por exemplo, no transporte de chefes de Estado.
Black Hawk UH-60 combatendo incêndio florestal, nos Estados Unidos, em maio de 2022 — Foto: New Mexico National Guard via AP
Black Hawk UH-60 combatendo incêndio florestal, nos Estados Unidos, em maio de 2022 — Foto: New Mexico National Guard via A
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Jato Bombardier CRJ700

O avião comercial envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.

Avião comercial Bombardier CRJ700. — Foto: KMHT Spotter, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Avião comercial Bombardier CRJ700. — Foto: KMHT Spotter, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

✈️ Características: o Bombardier CRJ700 pesa mais de 19,7 mil kg e pode transportar até 70 pessoas, a depender das divisões em classes.

  • O modelo permite peso bruto carregado de até 30 mil kg.
  • Em voo, o jato pode atingir até 876 km/h.
  • Segundo a fabricante, o avião foi lançado com o nome Canadair RJ 700 e teve o primeiro voo realizado em 1999.

Este tipo de aeronave é considerada segura, apesar de antiga. O modelo é um dos principais concorrentes de aviões da Embraer. A aeronave, que tem turbinas na parte traseira e não nas asas, é usada por diversas companhias aéreas pelo mundo.

O Bombardier CRJ700 é um carro-chefe da aviação comercial regional. Existem cerca de 260 aeronaves desse modelo em serviço, de acordo com a Cirium, uma empresa de dados de aviação.

O avião que se envolveu no acidente foi fabricado em 2010, de acordo com a Administração Federal de Aviação. O jato foi registrado na American Airlines, mas operado por sua subsidiária integral, a PSA Airlines. A produção de novas aeronaves do modelo foi encerrada em 2020.

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