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quarta-feira, 6 de abril de 2022

Após primeiro voo no país, dois caças Gripen F-39E pousam em Gavião Peixoto para testes

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As primeiras aeronaves ficarão em centro de ensaios para obter certificado militar. Brasil assinou contrato para desenvolvimento e produção de 36 caças da empresa sueca Saab, em 2014.
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Por g1 São Carlos e Araraquara

Postado em 06 de abril de 2022 às 19h10m

Post.- N.\ 10.280

Caça Gripen fez primeiro voo no país, saindo de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP) — Foto: Saab do Brasil
Caça Gripen fez primeiro voo no país, saindo de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP) — Foto: Saab do Brasil

Os primeiros caças Gripen F-39E pousaram em Gavião Peixoto (SP), na tarde desta quarta-feira (6), após o primeiro voo no país. Eles chegaram ao Brasil na última sexta-feira (1º).

As aeronaves saíram do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, onde passarão por testes em ambientes controlados para garantir máxima segurança do piloto e da máquina.

Os novos caças permanecerão no interior de SP até que obtenham o certificado de tipo militar. O Brasil assinou contrato para desenvolvimento e produção de 36 aeronaves da empresa sueca Saab, em 2014, por US$ 4,5 bilhões.

Voos

Os voos, que duraram cerca de 50 minutos, foram conduzidos por dois pilotos brasileiros da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizaram treinamentos na Suécia.

Dois caças Gripen F-39E saíram de Navegantes e pousaram em Gavião Peixoto para testes — Foto: Saab/Divulgação
Dois caças Gripen F-39E saíram de Navegantes e pousaram em Gavião Peixoto para testes — Foto: Saab/Divulgação

Após a obtenção do certificado de tipo militar, as aeronaves serão transferidas para Anápolis para as etapas finais da fase de entrega.

O Brasil participa ativamente do desenvolvimento, da campanha de ensaios em voo e da produção dos caças, como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira. A chegada das duas aeronaves de produção em série é resultado dessa grande colaboração, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da unidade de negócios Aeronautics da Saab.

 Piloto da FAB conduziu primeiro voo do gripen para Gavião Peixoto — Foto: Saab/DivulgaçãoPiloto da FAB conduziu primeiro voo do gripen para Gavião Peixoto — Foto: Saab/Divulgação

Trajetória do Gripen no Brasil

  • Em dezembro de 2013, a Saab foi selecionada para o início das negociações contratuais do programa F-X2, que tinha por objetivo substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
  • Em outubro de 2014, a Saab e Governo Brasileiro assinaram o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F, incluindo suporte logístico, armamentos, simuladores, equipamentos e treinamento.
  • Em 2015, a Saab deu início ao programa de transferência de tecnologia do Gripen, um dos maiores já realizados para a Aeronáutica e o maior já feito pela Saab para outro país. O programa visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução de diversas atividades de desenvolvimento, produção e manutenção dos caças no Brasil. Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.
  • Cerca 300 profissionais brasileiros de empresas parceiras da Saab já foram treinados e estão de volta ao país. A maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, localizado na planta da Embraer em Gavião Peixoto, e na fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo, ambos no estado de São Paulo.
  • Como parte do programa de transferência de tecnologia, em 2018, a Saab apresentou sua planta em São Bernardo do Campo, concebida para realizar a montagem de aeroestruturas do Gripen. Dois anos depois, a unidade agregou outros serviços de suporte ao mercado de defesa e civil. Além disso, é no local que será realizada a manutenção dos radares e sistemas de guerra eletrônica do F-39 Gripen.
  • primeiro Gripen chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realizar a campanha de ensaios em voo no país no GFTC. A atividade é integrada ao programa de testes em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais.
Transferência de tecnologia
Caças Gripen decolam de aeroporto em Navegantes (SC) em abril de 2022 — Foto: Saab/Divulgação
Caças Gripen decolam de aeroporto em Navegantes (SC) em abril de 2022 — Foto: Saab/Divulgação

Os aviões do projeto Gripen foram comprados no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O contrato com a empresa sueca, assinado em 2014. Em agosto dE 2019 foi realizado o voo inaugural na Suécia.

A transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo optar pelo Gripen e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).

Seis empresas brasileiras foram escolhidas para trabalhar na montagem da nova geração do Gripen e receber conhecimentos tecnológicos da montadora.

Os projetos incluem treinamento teórico, pesquisa, desenvolvimento de sistemas de aviões e treinamentos práticos na fábrica da Saab, na Suécia.

Desde o início do contrato, tem havido intercâmbio de funcionários brasileiros na Suécia. Até agora, cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos já estiveram em Linkoping, e os treinamentos variam de 3 meses a dois anos, dependendo da função.

O programa também prevê que os últimos 15 aviões serão produzidos e montados em solo brasileiro.


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