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As primeiras aeronaves ficarão em centro de ensaios para obter certificado militar. Brasil assinou contrato para desenvolvimento e produção de 36 caças da empresa sueca Saab, em 2014.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por g1 São Carlos e Araraquara
Postado em 06 de abril de 2022 às 19h10m
Post.- N.\ 10.280
Caça Gripen fez primeiro voo no país, saindo de Navegantes (SC) para Gavião Peixoto (SP) — Foto: Saab do Brasil
Os primeiros caças Gripen F-39E pousaram em Gavião Peixoto (SP), na tarde desta quarta-feira (6), após o primeiro voo no país. Eles chegaram ao Brasil na última sexta-feira (1º).
As aeronaves saíram do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, onde passarão por testes em ambientes controlados para garantir máxima segurança do piloto e da máquina.
Os novos caças permanecerão no interior de SP até que obtenham o certificado de tipo militar. O Brasil assinou contrato para desenvolvimento e produção de 36 aeronaves da empresa sueca Saab, em 2014, por US$ 4,5 bilhões.
Voos
Os voos, que duraram cerca de 50 minutos, foram conduzidos por dois pilotos brasileiros da Força Aérea Brasileira (FAB), que realizaram treinamentos na Suécia.
Dois caças Gripen F-39E saíram de Navegantes e pousaram em Gavião Peixoto para testes — Foto: Saab/Divulgação
Após a obtenção do certificado de tipo militar, as aeronaves serão transferidas para Anápolis para as etapas finais da fase de entrega.
“O Brasil participa ativamente do desenvolvimento, da campanha de ensaios em voo e da produção dos caças, como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira. A chegada das duas aeronaves de produção em série é resultado dessa grande colaboração”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da unidade de negócios Aeronautics da Saab.
Piloto da FAB conduziu primeiro voo do gripen para Gavião Peixoto — Foto: Saab/Divulgação
Trajetória do Gripen no Brasil
- Em dezembro de 2013, a Saab foi selecionada para o início das negociações contratuais do programa F-X2, que tinha por objetivo substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).
- Em outubro de 2014, a Saab e Governo Brasileiro assinaram o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F, incluindo suporte logístico, armamentos, simuladores, equipamentos e treinamento.
- Em 2015, a Saab deu início ao programa de transferência de tecnologia do Gripen, um dos maiores já realizados para a Aeronáutica e o maior já feito pela Saab para outro país. O programa visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução de diversas atividades de desenvolvimento, produção e manutenção dos caças no Brasil. Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.
- Cerca 300 profissionais brasileiros de empresas parceiras da Saab já foram treinados e estão de volta ao país. A maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, localizado na planta da Embraer em Gavião Peixoto, e na fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo, ambos no estado de São Paulo.
- Como parte do programa de transferência de tecnologia, em 2018, a Saab apresentou sua planta em São Bernardo do Campo, concebida para realizar a montagem de aeroestruturas do Gripen. Dois anos depois, a unidade agregou outros serviços de suporte ao mercado de defesa e civil. Além disso, é no local que será realizada a manutenção dos radares e sistemas de guerra eletrônica do F-39 Gripen.
- O primeiro Gripen chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realizar a campanha de ensaios em voo no país no GFTC. A atividade é integrada ao programa de testes em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais.
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Caças Gripen decolam de aeroporto em Navegantes (SC) em abril de 2022 — Foto: Saab/Divulgação
Os aviões do projeto Gripen foram comprados no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O contrato com a empresa sueca, assinado em 2014. Em agosto dE 2019 foi realizado o voo inaugural na Suécia.
A transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo optar pelo Gripen e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).
Seis empresas brasileiras foram escolhidas para trabalhar na montagem da nova geração do Gripen e receber conhecimentos tecnológicos da montadora.
Os projetos incluem treinamento teórico, pesquisa, desenvolvimento de sistemas de aviões e treinamentos práticos na fábrica da Saab, na Suécia.
Desde o início do contrato, tem havido intercâmbio de funcionários brasileiros na Suécia. Até agora, cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos já estiveram em Linkoping, e os treinamentos variam de 3 meses a dois anos, dependendo da função.
O programa também prevê que os últimos 15 aviões serão produzidos e montados em solo brasileiro.