Total de visualizações de página

domingo, 18 de novembro de 2018

Por que em 2019 1 kg não pesará 1 kg

==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==


Além do quilo, outras unidades de medidas básicas, como ampere, kelvin e mol, serão redefinidas.
==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==
Por BBC, G1 

Postado em 18 de novembro de 2018 às 17h35m 
Gipope-Marketing


É que o quilo consiste em uma das quatro unidades de medida básicas - juntamente com ampere, kelvin e mol - que serão redefinidas nesta sexta-feira, em Paris, pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas (CGPM), no que representa a maior revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI) desde a sua criação em 1960.

O objetivo da mudança é relacionar essas unidades a constantes fundamentais e não arbitrárias, como tem sido até agora.

Embora as mudanças não afetem nosso dia a dia, elas são de grande importância para pesquisas científicas que exigem um alto nível de precisão em seus cálculos.
Imagem criada por computador mostra protótipo utilizado para calcular 1 kg — Foto: BBCImagem criada por computador mostra protótipo utilizado para calcular 1 kg — Foto: BBC

O novo quilograma
O novo sistema, que entrará em vigor em maio de 2019, permitirá que os pesquisadores realizem várias experiências para relacionar as unidades de medida com as constantes.
Tome, por exemplo, o caso do quilograma.

Atualmente, essa unidade de medida é definida por um objeto: um quilograma é a massa de um cilindro de 4 centímetros de platina e irídio fabricado em Londres que é guardado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em um cofre na França desde 1889.
Mas esse quilo original perdeu 50 microgramas em 100 anos.

Isso ocorre porque os objetos podem facilmente perder átomos ou absorver moléculas do ar, então usar um para definir uma unidade SI é complicado.

Como todas as balanças do mundo são graduadas de acordo com esse quilo original, quando calculam o peso, acabam gerando dados incorretos.

Mesmo imperceptíveis na vida cotidiana, essas diferenças mínimas são importantes em cálculos científicos que exigem extrema precisão.

A nova unidade, no entanto, será medida com a chamada balança de Kibble (ou de Watt), um instrumento que permite comparar energia mecânica com eletromagnética usando duas experiências separadas.

Como o novo sistema funciona
Eletroímãs geram um campo magnético. Eles costumam ser usados em guindastes para levantar e mover grandes objetos de metal, como carros, em ferro-velhos. A atração do eletroímã, ou seja, a força que ele exerce, está diretamente relacionada à quantidade de corrente elétrica que passa por suas bobinas. Existe, portanto, uma relação direta entre eletricidade e peso.

Ou seja, a princípio, os cientistas podem definir um quilograma, ou qualquer outra unidade de peso, em termos da quantidade de eletricidade necessária para neutralizar sua força.

Há uma grandeza que relaciona peso à corrente elétrica, chamada constante de Planck - em homenagem ao físico alemão Max Planck, representada pelo símbolo h.

Mas h é um número incrivelmente pequeno e, para medi-lo, o cientista Bryan Kibble criou uma balança de alta precisão. A balança de Kibble, como ficou conhecida, tem um eletroímã que pende para baixo de um lado e um peso - digamos, um quilograma - do outro.

A corrente elétrica que passa pelo eletroímã é aumentada até que os dois lados estejam perfeitamente equilibrados.

As vantagens
Essa maneira de medir o quilo não muda, tampouco pode ser danificada ou perdida, como pode acontecer no caso de um objeto físico.
Além disso, uma definição baseada em uma constante - não um objeto - resultaria na medida exata do quilo, pelo menos em teoria, disponível para qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta e não apenas para aqueles que têm acesso ao quilo original guardado na França.

Mas alguns cientistas, como Perdi Williams, do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, têm sentimentos contraditórios sobre a mudança.

"Não estou nesse projeto há muito tempo, mas sinto um apego estranho com o quilograma", diz ele.

"Estou um pouco triste com a mudança, mas é um passo importante, e o novo sistema vai funcionar muito melhor. É um momento muito emocionante, e mal posso esperar para que aconteça."

Outras unidades
A maneira de definir o ampere (unidade de corrente elétrica) também mudará.
Passará a ser medido com uma bomba de elétrons que gera uma corrente mensurável, na qual os elétrons individuais podem ser contados.

O kelvin (unidade de temperatura) será definido a partir do novo sistema com termometria acústica.
A técnica permite determinar a velocidade do som em uma esfera cheia de gás a uma temperatura fixa.

O mol, a unidade usada para medir a quantidade de matéria microscópica, é atualmente definido como a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas partículas quantos átomos existem em 0,012 kg de carbono-12.

No futuro, será redefinido como a quantidade precisa de átomos em uma esfera perfeita de silício puro -28.
      Post.N.\8.520  
                      <.-.-.-  Atendimento Personalizado com recepção Vip!  -.-.-.>
    .__-______________________________________________________________________________________-__.
++++====================================================================================++++
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches. Logística & Solutions with Intelligence for 2.018

  Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98215 - 9520  
.__-______________________________________________________________________________________-__.

Navio e drones subaquáticos ajudaram a encontrar submarino argentino desaparecido

==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==


O governo da Argentina contratou a empresa de exploração Ocean Infinity para empreender a busca pelo submarino, ARA San Juan, que desapareceu em novembro de 2017 com 44 tripulantes.
==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==
Por BBC 

Postado em 18 de novembro de 2018 às 14h45m 

Gipope-Marketing





O navio Seabed Constructor tinha uma tripulação de 60 pessoas, além de oficiais Marinha e parentes de desaparecidos — Foto: Ocean Infinity/BBC O navio Seabed Constructor tinha uma tripulação de 60 pessoas, além de oficiais Marinha e parentes de desaparecidos — Foto: Ocean Infinity/BBC

A empresa de exploração submarina Ocean Infinity foi contratada pela Marinha da Argentina para realizar as buscas do submarino ARA San Juan, que desapareceu em novembro de 2017 com 44 tripulantes. Neste sábado, a Marinha argentina anunciou que o submarino foi encontrado a mais de 800 metros de profundidade, no Oceano Atlântico.

Segundo as autoridade, ele pode ter "implodido".
As buscas no fundo do Oceano Atlântico começaram a cerca de 300 milhas náuticas da cidade portuária de Comodoro Rivadavia, no sul da Argentina.

A operação envolveu o navio Seabed Constructor, construído nos estaleiros de Bergen, na Noruega, onde a empresa tem sua base de operações.

O navio tem 115 metros de comprimento e 22 metros de largura. Além de um heliporto, ele possui tecnologia de ponta.

Ele também tem um laboratório com computadores de última geração, braços mecânicos, lanchas rápidas, guindastes de 250 toneladas e uma velocidade de exploração de 1.200 quilômetros, segundo o site da Marinha da Argentina.

No entanto, os equipamentos cruciais usados para encontrar o San Juan foram os veículos submarinos autônomos (AUV, na sigla em inglês), também conhecidos como "drones subaquáticos".

A empresa Ocean Infinity diz que seus "drones" são os mais avançados do mundo, como uma capacidade de operar em uma profundidade de até 6.000 metros.
Drones subaquáticos da Ocean Infinity 'são os mais sofisticados do mundo', diz empresa — Foto: Marina da Argentina/BBCDrones subaquáticos da Ocean Infinity 'são os mais sofisticados do mundo', diz empresa — Foto: Marina da Argentina/BBC

Como o nome indica, esses veículos são autônomos e não estão ligados ao navio por nenhum cabo, o que permite aos "drones" mergulhar em águas mais profundas e coletar dados de maior qualidade.

Eles podem se mover a uma velocidade de 2 a 6 nós (cerca de 4 a 11 km por hora) e ter reservas de 400 horas de bateria.

A tecnologia dos drones
Entre as tecnologias utilizadas pelos navios e pelos drones estão um scanner sonar de varredura lateral, sondas de ecolocalização multifeixe, câmeras de alta definição e sensores de condutividade, temperatura e profundidade.

O navio Seabed Constructor tem capacidade para carregar 102 pessoas, mas nessa operação ele tinha apenas 60 tripulantes a bordo, segundo a empresa.

Além dos funcionários, oficiais da Marinha da Argentina também participaram das buscas. Quatro familiares da tripulação do submarino também estavam a bordo.

A operação da Ocean Infinity também teve apoio de várias entidades para determinar a zona de busca do submarino, como a Marinha Argentina e a Marinha Real do Reino Unido.

Cada diária do Seabed Constructor custou 50 mil dólares por dia (R$ 186 mil) ao governo da Argentina. Toda a operação saiu por 7,5 milhões de dólares (cerca de R$ 28 milhões).
Cada diária do Seabed Constructor custou 50 mil dólares por dia (R$ 186 mil) — Foto: Marina da Argentina/BBCCada diária do Seabed Constructor custou 50 mil dólares por dia (R$ 186 mil) — Foto: Marina da Argentina/BBC

Como foi a descoberta do ARA San Juan
Após dois meses de buscas, a Ocean Infinity havia anunciado que abandonaria a expedição nesta semana - ao menos, temporariamente.

Porém, na noite de quinta-feira, no mesmo dia em que se completava um ano desde as últimas comunicações com o ARA San Juan, a Ocean Infinity comunicou sobre a descoberta de um novo ponto de interesse - o 24ª desde que a empresa começou a rastrear o fundo o mar em busca do submarino.

O "ponto de interesse" é um local onde se suspeita que possa estar o submarino e que, por isso, deve ser investigado.

Ante este sinal, o navio Seabed Constructor se dirigiu à área onde estava o drone que fez a descoberta. O robô, então, forneceu a "identificação positiva" do submarino.

Andrew D. Bowen, principal engenheiro do centro de estudos oceanográficos Woods Hole Oceanographic Institution, explicou para a BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, por que a busca de um submarino pode ser tão complicada.

Segundo ele, 80% do oceano segue sendo um enigma. "E isso está relacionado à dificuldade de encontrar não apenas o ARA San Juan, mas também o M370 (avião da Malaysia Airlines, que desapareceu com 227 passageiros) e o K-141 Kursk (submarino russo desaparecido em 2000 com 118 tripulantes a bordo)".
      Post.N.\8.519  
                      <.-.-.-  Atendimento Personalizado com recepção Vip!  -.-.-.>
    .__-______________________________________________________________________________________-__.
++++====================================================================================++++
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches. Logística & Solutions with Intelligence for 2.018

  Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98215 - 9520  
.__-______________________________________________________________________________________-__.