Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Queda populacional de formigas indica apocalipse global de insetos

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Estudo identificou redução populacional em 79% das espécies endêmicas de formigas em Fiji. Pesquisadores veem relação com problema global que afeta ecossistemas menos isolados.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
TOPO
Por Deutsche Welle

Postado em 09 de Outubro de 2.025 às 10h00m
Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
#.* --  Post. - Nº.\  11.889 --  *.#

Redução da população de formigas coincide com avanço da colonização em Fiji (Imagem de referência) — Foto: Reprodução/Pexels
Redução da população de formigas coincide com avanço da colonização em Fiji (Imagem de referência) — Foto: Reprodução/Pexels

Ao menos 79% das espécies endêmicas de formigas do arquipélago de Fiji vivem um forte declínio populacional, uma decadência que coincide com a chegada do ser humano na região, há 3 mil anos, e que se intensificou nos últimos séculos com o avanço da colonização das ilhas do Pacífico Sul.

Os dados foram publicados por cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, do Museu de Zoologia Comparativa de Harvard e da Universidade Maryland na revista Science, em meados de setembro.

A tendência, segundo os pesquisadores, é representativa de um processo que pode incidir sobre insetos endêmicos de diversas partes do mundo e sobre seus habitats.

Isso porque a abundância e a biodiversidade dos insetos são cruciais para manter ecossistemas saudáveis, já que atuam desde a polinização das flores até a decomposição e o apoio aos ciclos de nutrientes.

Em Fiji, por exemplo, espécies nativas são responsáveis até mesmo por cultivar pés de café na casca de árvores a fim de colher seu néctar.

O declínio populacional de insetos já é identificado em todo o mundo, mas sua extensão é de difícil mensuração. A maioria dos estudos se baseia em pesquisas de campo realizadas no século passado, deixando lacunas na compreensão das tendências de longo prazo, dizem os pesquisadores.

O novo estudo, porém, usa uma abordagem genômica comunitária para delimitar com maior precisão as tendências demográficas de espécies que existem exclusivamente em Fiji.

Graças a coleções existentes em museus, eles puderam rastrear as relações evolutivas das formigas para explorar sua chegada às ilhas e reconstruir a história populacional da espécie.

As formigas são realmente inteligentes?
As formigas são realmente inteligentes?

Resultado é 'alarmante'

Segundo comunicado da Universidade de Maryland, o resultado é "alarmante". "O fato de as espécies endêmicas estarem em declínio é motivo de grande preocupação, tanto para o futuro dessas espécies em Fiji quanto pela possibilidade de que seja um fenômeno muito mais generalizado, afetando outros tipos de insetos e outras ilhas", disse um dos entomologistas responsáveis pela análise, Evan Economo.

A pesquisa indica que a maior proporção de declínios parece ter ocorrido nos últimos séculos, coincidindo com o contato europeu, a colonização, o comércio global e a introdução de técnicas agrícolas modernas.

Enquanto isso, as espécies de formigas introduzidas recentemente pelos humanos estão experimentando um crescimento explosivo em sua população.

"E, nas ilhas, espécies de formigas não nativas são um grande problema, pois perturbam os ecossistemas locais, levando espécies nativas de todos os tipos à extinção e causando problemas para a saúde humana e a agricultura", disse Economo.

"É provável que o aumento das espécies de formigas não nativas seja um dos fatores pelo qual as espécies endêmicas estão diminuindo como um grupo, juntamente com outras pressões."



'Apocalipse global de insetos'

Os pesquisadores apontam que as ilhas funcionam como microcosmos das tendências globais, pois são ecossistemas isolados que sentem os efeitos do impacto humano mais rapidamente.

"Determinar se as observações recentes fazem parte de tendências mais longas pode ajudar a orientar os esforços de conservação e identificar fatores que contribuem para o apocalipse global de insetos", diz o comunicado da Universidade Maryland.

O próximo passo dos pesquisadores será recuperar dados moleculares ocultos em amostras de museus para esclarecer o declínio de outras espécies de insetos globalmente importantes.

++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------  -----------====-++---- 

László Krasznahorkai ganha Prêmio Nobel de Literatura 2025

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Romancista húngaro é conhecido por livros com temas distópicos, como 'Sátántangó' e 'Melancolia da resistência'. Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9) pela Academia Sueca.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1

Postado em 09 de Outubro de 2.025 às 09h05m
Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
#.* --  Post. - Nº.\  11.888 --  *.#

Húngaro é o vencedor do Nobel de Literatura de 2025
Húngaro é o vencedor do Nobel de Literatura de 2025

O húngaro László Krasznahorkai venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2025. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9) pela Academia Sueca.

Segundo o comitê, o escritor venceupor sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte.

O valor do Prêmio Nobel para 2025 foi definido em 11,0 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

László Krasznahorkai nasceu em 1954, em Gyula, na Hungria. Ele é conhecido por romances exigentes e distópicos, com tom filosófico, como "Sátántangó" e "Melancolia da resistência".

Especializado em latim, ele se formou em direito na Universidade József Attila (JATE) (atual Universidade de Szeged) e na Universidade Eötvös Loránd (ELTE) (anteriormente Universidade de Budapeste)

László Krasznahorkai, Nobel de Literatura em 2025 — Foto: Matt Dunham/AP
László Krasznahorkai, Nobel de Literatura em 2025 — Foto: Matt Dunham/AP

Em 1985, publicou "Sátántangó", obra que o "revelou" como escritor. O romance retrata um grupo de moradores desamparados em uma fazenda na zona rural da Hungria, pouco antes da queda do comunismo. O livro foi uma sensação literária entre os húngaros, transformado em um filme de Béla Tarr, em 1994.

Ao longo da carreira, Krasznahorkai viveu períodos fora da Hungria: em 1987 esteve em Berlim Ocidental, e viajou pelo Leste Asiático nos anos 90. Ele também residiu em Kyoto e por um tempo em Nova Iorque. Essas experiências influenciaram bastante sua obra a partir dos anos 90.

O autor recebeu diversos outros prêmios de prestígio, entre eles o Man Booker International Prize em 2015 pelo conjunto da obra.



Nobel da Literatura em números

Desde 1901, foram 122 laureados em 118 premiações. Isso porque em quatro delas, dois nomes foram anunciados como vencedores no mesmo ano. Até hoje, ninguém foi premiado mais de uma vez.

Não houve premiação em sete ocasiões: 1914, 1918, 1935, 1940, 1941, 1942 e 1943.

Rudyard Kipling foi o mais jovem vencedor do prêmio. Em 1907, quando foi nomeado, tinha 41 anos de idade. Já a mais velha foi Doris Lessing, que estava com 87 anos quando foi premiada em 2007.

Ao longo dos mais de cem anos de premiação, duas pessoas declinaram ao Nobel: Boris Pasternak, em 1958, e Jean Paul Sartre, em 1964. Boris foi obrigado pelas autoridades de seu país a recusar o prêmio. Já Sartre, historicamente, sempre recusou todas as homenagens oficiais.

Os últimos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura

Em 2024, Han Kang, escritora sul-coreana, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. De acordo com a academia, o prêmio foi concedidopor sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana". Ela é autora de "A vegetariana", entre outros títulos.

Han Kang nasceu em 1970 na cidade sul-coreana de Gwangju, e se mudou para Seul aos nove anos. Ela vem de uma formação literária, e seu pai é um renomado romancista. Junto à sua escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.

  • 2024: Han Kang (Coreia do Sul)
  • 2023: Jon Fosse (Noruega)
  • 2022: Annie Ernaux (França)
  • 2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)
  • 2020: Louise Glück (Estados Unidos)
  • 2019: Peter Handke (Áustria)
  • 2018: Olga Tokarczuk (Polônia)
  • 2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)
  • 2016: Bob Dylan (Estados Unidos)
  • 2015: Svetlana Alexievich (Belarus)
O que é o Prêmio Nobel

A láurea foi criada pelo químico e empresário Alfred Nobel. Inventor da dinamite em 1867, o sueco doou a maior parte de sua fortuna em testamento para a criação de prêmios de física, química, medicina, literatura e paz (o prêmio de economia foi criado anos mais tarde).

O documento dizia que os prêmios deveriam ser concedidos "àqueles que, durante o ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade".

Contudo, hoje em dia, conforme explica Juleen Zierath, membro do Instituto Karolinska - o júri do Nobel de Medicina-, essa regra não é mais tão levada à risca.

"Você pode ter feito essa descoberta em um estágio muito inicial de sua carreira de pesquisa, ou pode ter feito essa descoberta em um estágio muito avançado de sua carreira de pesquisador", ressalta a pesquisadora.

Veja o cronograma dos próximos anúncios do Prêmio Nobel em 2025:

  • Paz: sexta-feira, 10 de outubro
  • Economia: segunda-feira, 13 de outubro
++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------  -----------====-++----