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quinta-feira, 20 de março de 2014

Corte no Orçamento adia pesquisas do IBGE


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Ficará para 2016 a contagem da população. O instituto ainda decide se adiará a POF ou não fará a Pnad
RIO - Com o corte de 50% no orçamento do Ministério do Planejamento, o IBGE, que é vinculado à pasta, vai ter que adiar pesquisas. A Contagem da População, que atualiza o Censo Demográfico, ficou para 2016.

Estava previsto para 2015, cinco anos após o Censo ter ido a campo. O custo total da pesquisa é de R$ 1,7 bilhão. Para este ano, estava previsto gasto de R$ 200 milhões, valor maior que o orçamento do próprio instituto, que é de R$ 170 milhões. A Contagem é uma demanda recorrente dos prefeitos, pois baliza a repartição do bolo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

— Uma pesquisa desse tamanho precisa de muito tempo de planejamento. São 200 mil pessoas em campo para contar a população. Os R$ 200 milhões são para organizar essa estrutura — afirmou a presidente do IBGE, Wasmália Bivar.

Diante do corte, o instituto terá que fazer uma escolha de Sofia: ou deixar de fazer a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o maior levantamento socioeconômico depois do Censo Demográfico, ou adia o início da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) para o ano que vem.

A Pnad do jeito que vem sendo feita vai acabar de qualquer jeito. Mas a expectativa era que este ano ainda fosse a campo. O levantamento será substituído pela chamada Pnad contínua, que trará resultados nacionais sobre o mercado de trabalho de todo o país a cada trimestre.

Até agora, o desempenho desse mercado era medido mensalmente, mas restrito a seis regiões metropolitanas. A Pnad trazia o quadro nacional, mas os resultados só eram divulgados um ano depois.

— Ainda estamos decidindo qual a melhor saída. Ou fazemos a última Pnad e adiamos a POF para o início do ano que vem ou desistimos da Pnad e começamos a POF este ano — diz Wasmália.

Questionário maior
A POF é feita de cinco em cinco anos e atualiza a estrutura de gastos das famílias para o cálculo dos índices de inflação. É um levantamento aprofundado do consumo familiar.

É realizado durante um ano, com os domicílios sendo visitados diversas vezes, para apurar o consumo sazonal das famílias e as condições de vida. Também são feitas medições antropométricas (de peso e de altura).

A Pnad custa entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões, e a POF exige uma despesa em torno de R$ 14 milhões.
Não é a primeira vez em que a Contagem da População é adiada por corte no orçamento. A última vez foi em 2005. A pesquisa só foi feita 2007, ainda assim restrita a pequenos municípios.

— Chegamos a pensar em não fazer mais a Contagem, pois ela acrescentava pouco por só pesquisar sexo e idade da população, mas as demandas se avolumaram — afirma a presidente do instituto.

Dessa vez, a contagem será mais rica, segundo Wasmália. Algumas informações sobre o domicílio e as pessoas serão incluídas no questionário:
— Vamos fazer um pequeno questionário. Cada vez mais cresce a demanda por informações municipais, como acesso à energia elétrica.

Como o serviço está praticamente universalizado, somente com levantamento censitário é possível saber onde ainda não há luz. É um instrumento importante para dimensionar público alvo e políticas de infraestrutura.

Casais gays incluídos na contagem
Os pesquisadores vão a campo em 2016, ano em que também vai acontecer o Censo Agropecuário. A estrutura desse censo será usada pela Contagem.

A Contagem da População de 2007 foi o primeiro levantamento que informou o número de casais gays no país. Como foi restrita a pequenos municípios, só captou 17 mil arranjos familiares desse tipo naquela época. Com o Censo Demográfico de 2010, esse número subiu para 60 mil.

Bentley traz novo sedã ao Brasil por R$ 1.485.000


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Com opcionais, Flying Spur pode chegar a R$ 1,9 milhão.
Motor é um 6.0 W12 biturbo, de 625 cavalos de potência. 


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19/03/2014 14h19 - Atualizado em 19/03/2014 17h36
Postado em 20 de março de 2014 às 16h55m
Rafael Miotto Do G1, em Sorocaba (SP)

Bentley Flying Spur 2014 (Foto: Divulgação)Bentley Flying Spur 2014 (Foto: Divulgação)

A Bentley lança nesta quarta-feira (19) no mercado brasileiro o novo Flying Spur, que estreou no Salão de Genebra de 2013 com LEDs de funcionamento diurno nos faróis, lanternas com inédito contorno, rodas e para-choque reestilizados e, segundo a marca inglesa, 600 novas peças no interior. O preço inicial é de R$ 1.485.000, mas pode chegar a R$ 1,9 milhão com todos os opcionais.

Bentley Flying Spur 2014 (Foto: Divulgação)
Bentley Flying Spur 2014 (Foto: Divulgação)

De acordo com a empresa, apenas 6 unidades do carro devem desembarcar no país este ano, sendo que uma delas já foi comercializada.
Entre os equipamentos, destaque para o sistema multimídia para os passageiros de trás (que ainda contam com bancos com massageadores), cortinas traseiras com acionamento elétrico, refrigerador de nove litros, entre outros.

Sob o capô, o sedã traz um motor 6.0 W12 biturbo, de 616 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas – que, segundo a Bentley, levam o modelo aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos e à velocidade máxima de 322 km/h de velocidade máxima, fazendo deste o sedã de quatro portas mais potente da marca.

Seu câmbio é da marca ZF, com 8 velocidades, e, segundo a fabricante, o consumo está 13% menor em relação ao modelo anterior.
Com tração do tipo integral, a divisão de força padrão é de 40% para as rodas da frente e 60% para o eixo traseiro. No entanto, é possível que esta divisão altere para até 85% no trem traseiro e 65% na parte da frente.

600 peças novas
Em sua renovação, o Flying Spur recebeu 600 peças novas, informa a fabricante. Somente os para-sóis, barras de apoio, descansos para os braços, parte do console dianteiro e controles são iguais aos da versão antiga.


Como é tradicional nos carros da empresa, diversos itens do acabamento interno são feitos de forma artesanal. Cada unidade utiliza quase dez metros quadrados de lâminas de madeira dentro da cabine.
Bentley Flying Spur 2014 (Foto: Divulgação)Bentley Flying Spur 2014 (Foto: Divulgação)

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Barco chega a área onde objetos que podem ser de avião foram detectados


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Embarcação norueguesa vai participar das buscas.
Satélites avistaram objetos no sul do Oceano Índico, segundo a Austrália.


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20/03/2014 08h20 - Atualizado em 20/03/2014 11h34
Postado às 16h10m
Da France Presse

Imagens de satélite divulgadas pelo governo australiano mostram objetos achados no oceano que poderiam ser os destroços do voo MH370 da Malaysian Airlines, desaparecido desde 8 de março (Foto: Australian Government's Department of Defence via the Australian Maritime Safety Authority/AFP)Imagens de satélite divulgadas pelo governo australiano mostram objetos achados no oceano que poderiam ser os destroços do voo MH370 da Malaysian Airlines, desaparecido desde 8 de março (Foto: Australian Government's Department of Defence via the Australian Maritime Safety Authority/AFP)

Um barco norueguês, o "St Petersburgo", chegou nesta quinta-feira (20) à região do Oceano Índico onde foram detectados objetos que poderiam pertencer ao desaparecido Boeing 777 da Malaysia Airlines, anunciou o armador Hegh Autoliners.

"O barco chegou ao local para participar na busca", declarou à AFP Cecilie Moe, porta-voz da empresa norueguesa.
Segundo outro porta-voz da empresa, Chreistian Dall, a margem de busca nesta quinta-feira, no entanto, é reduzida. "Nesta região, o sol se põe dentro de uma hora mais ou menos", afirmou às 11h GMT (8h de Brasília).

O St Petersburgo, barco de transporte de veículos que seguia para Melbourne, foi desviado a pedido das autoridades australianas para tentar identificar os objetos no mar detectados por satélite no sul do Oceano Índico.

Os satélites mostraram imagens de dois objetos, um deles com 24 metros de comprimento, que podem estar relacionados ao voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu há 12 dias com 239 pessoas a bordo.

Um navio de vigilância da Marinha britânica também seguia para a região. O "HMS Echo" está na área e participará nas operações de busca, informou o ministério da Defesa.

O anúncio da descoberta foi feito nesta quinta pelo primeiro-ministro australiano, Tony Abbot. A Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA) recebeu informações "novas e críveis", "baseadas em dados de satélites, sobre objetos que poderiam estar relacionados com a busca", disse Abbot no Parlamento.

Um avião Orion foi enviado ao local para examinar tais objetos - que seriam partes da fuselagem - e outros três aparelhos de vigilância e dois navios seguem para a zona.
mapa avião desaparecido malásia - 20.03 (Foto: Arte/G1)
Segundo John Young, funcionário da AMSA, um dos objetos "eventualmente ligado" ao voo MH370 e detectado por satélite mede 24 metros.
"Os objetos são relativamente leves. 

São objetos de certo tamanho, mas que flutuam de forma intermitente". "O maior tem 24 metros, o outro é menor", revelou Young em entrevista coletiva.

A Austrália se encarregou das buscas do Boeing no sul do Oceano Índico e, segundo a AMSA, os objetos estão nesta região, a cerca de 2.300 km da costa australiana, onde o tempo não está bom no momento.

Apesar da descoberta, Abbot pediu para não haver conclusões precipitadas: "Devemos ter em conta que o trabalho de encontrar estes objetos será muito complicado e que, no final, podem não ter qualquer relação com o voo MH370".

Autoridades da Malásia
As autoridades malaias afirmaram que os dois objetos detectados por satélite no Oceano Índico representam um "indício crível" na busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines.


Mas o ministro de Defesa e interino de Transportes, Hishamudin Hussein, disse em entrevista coletiva em Sepang que é preciso se "corroborar e verificar" a informação para não dar "falsas esperanças" às famílias.

As autoridades malaias explicaram que, mesmo que se trate de restos do avião, não sabem quanto tempo demorariam para encontrar a caixa-preta do aparelho, que contém a informação necessária para explicar o ocorrido.

Segundo o ministro de Defesa, se os destroços avistados pertencerem ao MH370, serão consultados os investigadores do voo da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009, devido às condições similares do mar.

Hussein disse que as autoridades estão fazendo todo o possível para informar as famílias dos passageiros, mas, no entanto, "a informação que mais desejam saber não a temos: a localização do MH370", afirmou.

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