Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2013

Moradores de cidade inglesa se chocam com caça à 'Viúva Branca'

Gipope®- Informations.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional --\\-- FATOS & FOTOS -.=.- ATENTADOS & TERRORÍSMO --..-- GUERRAS & CONFLITOS -:.:- ][ Religiões & Fanatísmo ][


|_________________________________________________________            _________________   |
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|
|_________________________________________________________            _________________   |
29/09/2013 - 02h35 --..-- Atualizado e Postado  às 15h15
LEANDRO COLON
ENVIADO ESPECIAL A AYLESBURY


O dono de um mercadinho na News Street, avenida na pequena Aylesbury, a 58 km de Londres, tomou um susto na noite da última quinta-feira. Pela TV, descobriu que a Interpol está à caça da "Viúva Branca", apelido dado a Samantha Lewthwaite, 29, por seu envolvimento com o Al Shabbab.

O grupo baseado na Somália, ligado à Al Qaeda, é o autor do massacre em um shopping no Quênia que resultou em 72 mortos --embora a participação direta dela no planejamento da matança ainda esteja sendo investigada.

Quênia foi avisado por inteligência sobre ataque a shopping
Resgate de reféns pode ter causado mais mortes no Quênia

Leandro Colon/Folhapress
Recado colocado por atual morador do sobrado onde viveu Samantha Lewthwaite diz: 'Foda-se (para imprensa), desculpe
Recado colocado por atual morador do sobrado onde viveu Samantha Lewthwaite diz: 'Foda-se (para imprensa), desculpe'
O "alerta vermelho" foi recebido por 190 países. A imprensa britânica agora a trata como "a mulher mais procurada do mundo".
"Quando vi a foto dela, lembrei na hora daquela moça que vinha aqui toda semana com os filhos comprar comida", disse à Folha Imtiaz Ahmed Khan, 61.

Filha de um ex-soldado britânico, Samantha morou na Northern Rd., a poucas quadras do mercadinho, no pequeno sobrado de número 10, de tijolos à vista.

Vivia neste endereço em 7 de julho de 2005 quando o marido, Germaine Lindsay, então com 19 anos, saiu de casa para se juntar a um grupo que se explodiu em vagões de metrô e em um ônibus em Londres. Foram 56 mortos.
Na época, grávida do segundo filho, ela condenou a ação do marido.

Samantha disse na época que o marido teve a mente "envenenada" por radicais e garantiu não saber do plano.
Sem provas contra ela, a polícia não tinha o que fazer, e ela continuou vivendo em Aylesbury.

"A última vez que a vi foi em 2008 ou 2009, caminhando na rua, com os filhos, naturalmente", disse Niknam Hussain, 49, ex-prefeito.
Foi por volta dessa época que ela, já simpatizante do islamismo, deu uma guinada rumo ao radicalismo. Mudou-se com os filhos para a África do Sul, de onde foi para o Quênia e, depois, a Somália.

Segundo a polícia, ela chegou a se casar com outro terrorista, o também britânico Habib Saleh Ghani, e teve um terceiro filho.
Já era parte, então, da Al Shabaab. Da imprensa, ganhou o apelido de "Viúva Branca".
Associated Press
Imagem sem data divulgada pela Interpol mostra a britânica Samantha Lewthwaite, conhecida como "viúva branca" e procurada pelo Quênia
Imagem sem data divulgada pela Interpol mostra a britânica Samantha Lewthwaite, conhecida como "viúva branca" e procurada pelo Quênia
O alerta da Interpol não a vincula especificamente à ação no shopping. A polícia internacional quer prendê-la sob acusações referentes a atos de 2011, como posse de explosivos, conspiração para crime e ligações com outros casos de terror.

Para fugir, Samantha, diz a Interpol, tem usado várias identidades, sendo "Natália Webb" a mais conhecida. Dentro do grupo terrorista, seria "Sherafiyah".

"Estou chocado. É inacreditável. Aqui é uma pequena cidade, nada acontece. Ela era uma mulher tranquila, cresceu aqui, amiga das pessoas. Conheci inclusive seu marido, era um casal normal, nada diferente", afirmou Hussain.

CIDADE ASSUSTADA
Aylesbury tenta compreender como uma jovem um tanto calada, que estudou numa escola tradicional e levava uma vida normal para muitas britânicas de sua idade, hoje é ligada ao terror.

"Eu a conheço desde a adolescência, dos 12, 13 anos. A Samantha que falam agora não é a que conheci, uma moça supergentil, que passava confiança, séria", disse o morador Raj Khan, 47.

Anteontem, o silêncio imperava na rua onde ela morou. Abordados pela reportagem, vizinhos bateram a porta. Outros atenderam, mas pediram para não falar sobre Samantha. Uma senhora até conversou um pouco, disse se lembrar dela, mas logo encerrou o papo.

O morador atual do sobrado onde ela viveu deixou um recado na porta: "fuck off (for press), sorry" --"foda-se (para a imprensa), desculpe".

Na escola onde Samantha estudou na adolescência, a Grange School, a direção disse que não poderia dar informação porque destrói os arquivos dos estudantes dez anos após eles deixarem a escola --o que seria o caso da "Viúva Branca".

Teria sido nessa época que ela passou a se interessar pelo islamismo, religião cuja presença é forte no Reino Unido, com 3 milhões de adeptos --segunda maior do país.

Filha de mãe católica, Samantha tinha contatos com o islamismo desde 1994, segundo as autoridades britânicas, após a separação dos pais. Com eles, chegou criança a Aylesbury, vinda da Irlanda do Norte, onde nasceu.

Mas a conversão viria mesmo ao conhecer Germaine Lindsay pela internet, numa sala de bate-papo em 2002, quando ela fazia um curso de história política e religiosa em Londres.


Casaram-se e foram morar em Aylesbury, onde frequentavam a única mesquita da cidade.

|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________ __________             _______ |
Rodovia BA 120 , Bairro Santa Cruz, ao lado da oficina de Zezinho.

{[ Rua Décio Monte Alegre, 20 - Valente - Bahia. ]}

Funcionamento das 05:00 às 00:00 - ( Meia Noite )

Atendimento personalizado com recepção Vip!

Celular. 075 - 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117
075 - 9163 - 9259

Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________ ___________             ______ |