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segunda-feira, 24 de novembro de 2025

BYD Atto 8: maior SUV e híbrido de maior autonomia da BYD chega por R$ 399.990; veja detalhes

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Modelo acomoda sete lugares e tem mais de cinco metros de comprimento e quase dois metros de largura. O conjunto híbrido permite mais de 150 km de autonomia somente no modo elétrico.
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Por André Fogaça, g1 — São Paulo

Postado em 24 de Novembro de 2.025 às 19h15m
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BYD Atto 8: maior SUV e híbrido de maior autonomia da BYD chega por R$ 399.900
BYD Atto 8: maior SUV e híbrido de maior autonomia da BYD chega por R$ 399.900

A BYD anunciou nesta segunda-feira (24), durante o Salão do Automóvel em São Paulo (SP), seu segundo lançamento inédito de Brasil em um ano: o SUV de grande porte BYD Atto 8 - o primeiro foi o BYD Sealion 7, lançado em agosto.

Por R$ 399.990, o modelo se junta à linha de híbridos da BYD e chama atenção pelo tamanho. São mais de cinco metros de comprimento e quase dois metros de largura. O espaço amplo tem razão de ser: ele acomoda sete passageiros.

Atto 8 é revelado no estande da BYD no Salão do Automóvel 2025, em São Paulo — Foto: Fábio Tito/g1
Atto 8 é revelado no estande da BYD no Salão do Automóvel 2025, em São Paulo — Foto: Fábio Tito/g1

O único carro da BYD com essa configuração já disponível no Brasil é o Tan. O modelo é um SUV 100% elétrico e foi um dos primeiros da marca a chegar ao país — antes mesmo do BYD Dolphin.

Assim como o primoelétrico, o Atto 8 traz um interior luxuoso, condizente com sua posição entre os modelos mais caros da BYD. A cabine combina materiais macios ao toque em dois tons e reúne ainda o pacote tecnológico Olho de Deus, que opera o sistema de assistência DiPilot 300.

O conjunto amplia a capacidade de leitura do ambiente, habilitando o Atto 8 para condução semiautônoma. São 12 câmeras e 18 radares espalhados pela carroceria, além de um sensor a laser (LiDAR) no topo do veículo.

BYD Atto 8, chamado de Tan L na China — Foto: divulgação/BYD
BYD Atto 8, chamado de Tan L na China — Foto: divulgação/BYD

Com isso, o veículo reage de forma mais precisa em diferentes cenários, como ao desviar de outro carro ou de uma moto que se aproxima.

Entre os itens de série, o acabamento refinado se mistura a algumas extravagâncias e equipamentos comuns de modelos mais caros, como:

  • Geladeira;
  • 21 alto-falantes;
  • Central multimídia de 15,6 polegadas;
  • Câmeras em 360 graus.

Sob o capô, o Atto 8 traz um sistema híbrido plug-in formado por um motor 1.5 turbo a gasolina que trabalha com dois motores elétricos, um por eixo, alimentados por uma bateria de 35,6 kWh. Somando as potências, o modelo alcança 488 cv.

De acordo com a BYD, ela garante mais de 150 km de autonomia no modo totalmente elétrico, tornando o modelo o híbrido da marca que vai mais longe sem consumir combustível — superando, com bastante folga, os 87 km do Song Plus Premium.

Somando o tanque de combustível, com uma carga completa da bateria, o BYD Atto 8 percorre até 900 km sem parar.

Salão do Automóvel 2025

Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 21 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX.

A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.

Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.

O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.

A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.

O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4x4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.

Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.

Essa reportagem está em atualização.

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Vulcão entra em erupção pela 1ª vez em 12 mil anos, desde o fim da Era do Gelo

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Vulcão Hayli Gubbi, no nordeste da Etiópia, estava inativo desde o fim da Era do Gelo. Cinzas chegaram ao Iêmen, Índia e Paquistão.
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TOPO
Por RFI

Postado em 24 de Novembro de 2.025 às 15h50m
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Vulcão na Etiópia que estava inativo desde a Era do Gelo entra em erupção em 23 de novembro de 2025. — Foto: Governo de Afar via AP
Vulcão na Etiópia que estava inativo desde a Era do Gelo entra em erupção em 23 de novembro de 2025. — Foto: Governo de Afar via AP

Depois de 12 mil anos de silêncio, o vulcão Hayli Gubbi despertou. Localizado no nordeste da Etiópia, o vulcão entrou em erupção no domingo (23) pela primeira vez desde a Era do Gelo, segundo o Programa Global de Vulcanismo mantido pela organização norte-americana Smithsonian Institution. 

A última vez que o Hayli Gubbi mostrou sinais de vida foi no final da Era do Gelo — um intervalo tão longo que torna este evento histórico e surpreendente.

O vulcão Hayli Gubbi está situado na região de Afar, a aproximadamente 800 quilômetros a nordeste da capital Addis Abeba, próximo à fronteira com a Eritreia. Ele se encontra no Vale do Rift, uma área de grandes perturbações geológicas devido ao encontro de duas placas tectônicas, e marcada por intensa atividade vulcânica.

O Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution afirmou não ter registro de erupções do Hayli Gubbi desde o Holoceno, período iniciado há cerca de 12 mil anos.

Imagem de satélite mostra fumaça de vulcão Hayli Gubbi, na Etiópia, que entrou em erupção pela 1ª vez desde a Era do Gelo, em 24 de novembro de 2025. — Foto: Nasa via Reuters
Imagem de satélite mostra fumaça de vulcão Hayli Gubbi, na Etiópia, que entrou em erupção pela 1ª vez desde a Era do Gelo, em 24 de novembro de 2025. — Foto: Nasa via Reuters

O vulcanólogo Simon Carn, professor da Universidade de Michigan, confirmou na plataforma Bluesky que o Hayli Gubbi não registrou nenhuma erupção durante o Holoceno.

De acordo com o Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC), o Hayli Gubbi, que atinge cerca de 500 metros de altitude, entrou em erupção no domingo, liberando espessas colunas de fumaça que chegaram a 14 quilômetros de altura.

O fenômeno durou várias horas e terminou ainda no mesmo dia. Cinzas sobrevoaram o Iêmen, o Omã, a Índia e também o norte do Paquistão, segundo o VAAC.

Em vídeos divulgados nas redes sociais é possível ver uma espessa coluna de fumaça branca se elevando em direção ao céu (veja imagem do topo).

Não havia registro de feridos ou danos até a última atualização desta reportagem, mas o vulcão está localizado em uma área remota e pouco povoada.

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