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domingo, 2 de agosto de 2015

A história do navio nazista que hoje serve ao governo dos EUA

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Horst Wessel combateu em favor de Hitler, mas hoje está na ativa na costa de Connecticut; essa trajetória é recontada por alemão que serviu no barco e virou prisioneiro de guerra.

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Da BBC
02/08/2015 20h47 - Atualizado em 02/08/2015 20h47
Postado às 23h20m
Construído nos anos 1930, o Horst Wessel/Eagle combateu em favor dos nazistas. (Foto: BBC)Construído nos anos 1930, o Horst Wessel/Eagle combateu em favor dos nazistas. (Foto: BBC)

Com um mastro de altura equivalente a um prédio de 15 andares e comprimento similar ao de um campo de futebol, o barco Eagle é a principal escola para cadetes da Guarda Costeira americana.

Mas o barco tem um passado significativo: construído pelos nazistas, o Eagle (na época batizado de Horst Wessel) combateu em favor de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial hasteando uma bandeira com a suástica.

A história é recontada pelo alemão Tido Holtkamp, de 89 anos. Certo dia, em 1959, ele passeava de carro pela costa leste americana quando viu um navio que, com seus três grandes mastros, lhe pareceu familiar.

"É o meu navio!", gritou ele na ocasião. "O que ele está fazendo aqui nos Estados Unidos?" O navio foi construído em 1936, quando os nazistas estavam no poder e a Marinha alemã crescia rapidamente. Hitler inclusive esteve presente no batismo da embarcação, que em 1942 partiu em serviço ao Mar Báltico.

Marinha
Um ano depois, em uma pequena cidade alemã perto da fronteira com a Holanda, um adolescente se preparava para ser convocado às Forças Armadas. Trata-se justamente de Tido Holtkamp.


"Eu provavelmente seria chamado ao Exército, o que significaria ir para a frente leste (da guerra)", lembra Holtkamp. "Eu não queria ir, então me voluntariei à Marinha."
Hitler (à dir.) participou da cerimônia de batismo do navio. (Foto: BBC)Hitler (à dir.) participou da cerimônia de batismo do navio. (Foto: BBC)

Após a guerra, navio e restante do espólio da Marinha alemã foram divididos entre países aliados. (Foto: BBC)Após a guerra, navio e restante do espólio da Marinha alemã foram divididos entre países aliados. (Foto: BBC)

E assim que ele foi parar no Horst Wessel e ali serviu, até que, com o fim da guerra, em 1945, o navio foi tomado pelas tropas britânicas.

Holtkamp primeiro tornou-se prisioneiro de guerra dos Estados Unidos, até mudar-se ao país em definitivo como imigrante.

E anos depois, em 1959, o acaso colocou-o novamente frente à frente com o barco que havia ajudado a comandar. Holtkamp dirigiu-se à Academia da Guarda Costeira e pediu para entrar na embarcação, pedido que foi concedido quando os guardas notaram seu entusiasmo.

"Fui ao velho deck, onde eu costumava dormir. E, adivinhe só? Havia uma máquina de Coca-Cola ali." Holtkamp decidiu reconstruir a história do Horst Wessel e passou anos na missão, até lançar o livro A Perfect Lady ("Uma dama perfeita", em tradução livre).

Sorteio no chapéu
Ele descobriu que, após o final da Segunda Guerra, quando os líderes dos países aliados - EUA, Reino Unido e Rússia - se reuniram em 1946 para dividir o espólio da frota alemã, o fizeram sorteando nomes recortados e tirados de um chapéu.


O Horst Wessel foi sorteado para os russos. Mas secretamente, sob a mesa, Moscou concordou em trocá-lo com o representante americano, que queria levar o grande navio aos EUA.

E assim, em junho de 1946, uma tripulação americana auxiliada pelo capitão original e marinheiros alemães levaram o barco - agora chamado Eagle - a Nova York.

No ano que vem será celebrado o 70º aniversário dessa viagem, que será marcada com uma ida do Eagle à Alemanha e uma reforma de US$ 28 milhões.

"Os alemães criaram (o Eagle), em 1936, como um barco-escola. E aqui estamos, 80 anos depois, e ele está desempenhando a mesma grande função para a qual foi projetado", diz o capitão Ernst Cummings, um dos ex-comandantes americanos do navio.
Tido Holtkamp redescobriu o navio por acaso e reconstruiu sua história. (Foto: BBC)
Tido Holtkamp redescobriu o navio por acaso e reconstruiu sua história. (Foto: BBC)

Escola
O Eagle é hoje o único navio de seu porte ativamente a serviço das Forças Armadas americanas. Desde 1946, todos os cadetes em treinamento começaram suas carreiras a bordo dele.


"Pode parecer um barco antiquado, mas as lições que você pode aprender aqui a respeito do mar, dos ventos, das correntes e de si mesmo - e seus colegas de navio - você não aprenderia melhor em nenhuma outra plataforma", diz Cummings.

A bordo do navio já estiveram os ex-presidentes americanos John Kennedy, Richard Nixon e Harry Truman. O Eagle também já navegou o planeta como uma espécie de embaixador diplomático dos EUA.

Ao longo dos anos, Holtkamp se tornou um visitante frequente da embarcação. "Fico feliz que ele esteja com a Guarda Costeira, porque antes éramos treinados para a guerra. Já a Guarda Costeira serve para ajudar as pessoas", diz. "E sim, Eagle é um imigrante também - outro imigrante que se saiu bem."
Eagle virou barco-escola da Guarda Costeira (Foto: BBC)Eagle virou barco-escola da Guarda Costeira (Foto: BBC)

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Yamaha YZF-R3 será rival da Kawasaki Ninja 300 no Brasil

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Moto começa a ser vendida em novembro partindo de R$ 19.990.
Pequena esportiva tem motor de 2 cilindros e 42,01 cavalos.

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Do G1, em São Paulo
02/08/2015 16h41 - Atualizado em 02/08/2015 17h09
Postado às 21h35m

Yamaha YZF-R3 (Foto: Mario Villascusa / Divulgação)Yamaha YZF-R3 (Foto: Mario Villascusa / Divulgação)

A Yamaha anunciou neste domingo (2) que vai vender a pequena esportiva YZF-R3 a partir de novembro no Brasil. O modelo chegará para ser a principal rival da Kawasaki Ninja 300 e terá valor de R$ 19.990, para a versão de entrada, e R$ 21.990, equipada com freios ABS.
Lançada mundialmente em 2014, a R3 é uma versão de baixa cilindrada da esportiva YZF-R1 e tem como base motor de 2 cilindros e 320,6 cc de cilindrada.

De acordo com a empresa, este bicilíndrico rende 42,01 cavalos de potência a 10.750 rpm e 3,02 kgfm de torque a 9.000 rpm.

Outra rival da YZF-R3 é a Honda CBR 250R, mas esta possui motor de 1 cilindro

A Dafra também disponibiliza uma pequena esportiva monocilíndrica no Brasil, a Roadwin 250R.

Para o lançamento da R3 no Brasil, a Yamaha trouxe Jorge Lorenzo ao Brasil, bicampeão mundial de MotoGP, e atula piloto oficial da marca, ao lado de Valentono Rossi.
Yamaha YZF-R3 (Foto: Divulgação)Yamaha YZF-R3 (Foto: Divulgação)

Yamaha YZF-R3 (Foto: Mario Villascusa / Divulgação)Yamaha YZF-R3 (Foto: Mario Villascusa / Divulgação)

Jorge Lorenzo veio ao Brasil para o lançamento da Yamaha YZF-R3 (Foto: Mario Villascusa / Divulgação)Jorge Lorenzo veio ao Brasil para o lançamento da Yamaha YZF-R3 (Foto: Mario Villascusa / Divulgação)

VEJA COMPARATIVO ENTRE A NINJA 300 E A HONDA CBR 250R:

G1 JÁ AVALIOU A KAWASAKI NINJA 300, ASSISTA AO VÍDEO:

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Jovem é premiado por criar fertilizante a partir de resíduos de couro em SP

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Adubo é livre de substâncias tóxicas, mais barato e eficiente na lavoura.
Pesquisador de 17 anos busca parceria para produção em escala industrial.

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Do G1 Ribeirão e Franca
02/08/2015 09h00 - Atualizado em 02/08/2015 09h00
Postado às 11h50m

Um jovem de 17 anos foi premiado pelo Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo após desenvolver um fertilizante a partir de resíduos de couro. 

Alexandre Migliorini é estudante de agropecuária na Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Junior, em Franca (SP), e pesquisou o tema por dois anos até chegar aos resultados.

O adubo produzido em laboratório é livre de susbtâncias tóxicas e, segundo Migliorini, o custo de produção chega a ser 10 vezes menor, se comparado aos fertilizantes convencionais.

Além disso, o uso do produto na lavoura também se mostrou mais eficiente, uma vez que as plantas se desenvolveram em tempo menor em relação ao cultivo com adubo tradicional.
Migliorini conta que a pesquisa partiu da busca pela redução dos impactos ambientais causados pelo descarte dos resíduos de couro na natureza. Pólo calçadista brasileiro, Franca deposita cerca de 218 toneladas do material em aterro sanitário todos os dias.

"Os produtos são prejudiciais porque contém contaminantes. A água da chuva causa um processo chamado lixiviação, que é a infiltração dessa água. Em contato com o resíduo do couro, pode gerar danos a àgua subterrânea", explica.

A produção dos fertilizantes em laboratório é feita a partir da mistura dos resíduos de couro com produtos químicos, responsáveis por separar a matéria orgânica dos componentes tóxicos.

"O preparo é feito com enzimas específicas e, a partir delas, temos um agregado de massa e líquido. Separamos ambos por um processo de decantação e assim obtemos o produto", diz o estudante, que já busca parcerias para produzir os fertilizantes em escala industrial.
Resíduo de couro passa por decantação para se tornar fertilizante (Foto: Márcio Meirelles/EPTV)Resíduo de couro passa por decantação para se tornar fertilizante (Foto: Márcio Meirelles/EPTV)

O produto criado no processo contém mais nitrogênio que os fertilizantes tradicionais, o que gerou resultados expresivos na lavoura, segundo Migliorini. Em plantações de café, por exemplo, o tempo de colheita da primeira safra caiu de três para dois anos e meio.

Segundo a orientadora da pesquisa, a professora Joana D'arc Felix de Souza, a liberação lenta do nitrogênio é responsável pelo desenvolvimento mais eficiente. "Isso melhora a planta, acelera o crescimento, e com a vantagem do cultivo com menor número de adubação", afirma.

A professora também destaca o baixo custo de produção dos fertilizantes obtidos através dos resíduos de couro. "Enquanto os fertilizantes [comuns] custam de R$ 1,40 a R$ 1,50 o quilo, esses fertilizantes são extraídos a um custo de R$ 0,12 a R$ 0,15 o quilo", diz.

A expectativa é de que em até 60 dias a Etec feche contrato com empresas do setor calçadista para a transferência da tecnologia. Assim, os fertilizantes poderão ser produzidos em escala industrial.
Fertilizantes produzidos a partir de resíduos de couro são livres de substâncias tóxicas e mais eficientes na lavoura (Foto: Márcio Meirelles/EPTV)Fertilizantes produzidos a partir de resíduos de couro são livres de substâncias tóxicas (Foto: Márcio Meirelles/EPTV)

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