Gol histórico em campeonato distrital português
O jogo já aconteceu há duas semanas mas, pedimos desculpas aos nossos diletos e sempre bem informados leitores, a informação chegou somente hoje à redação do Planeta que Rola (uma vergonha nesses tempos de globalização, foi mal). Ainda assim, apesar do atraso, vale a pena divulgar um dos gols mais rápidos da história do futebol, com cerca de três segundos de partida. Aconteceu no dia 3 de abril na decisão de um torneio regional em Coimbra, Portugal e você pode conferir no fim do post.
O autor da façanha se chama Carlos Almeida, meia de 26 anos do Futebol Clube Oliveira do Hospital. Dada a saída, ele mandou lá do meio do campo na gaveta do goleiro, que ainda saltou para sair na foto - um gol muito parecido com um marcado pelo hoje tricolor Fred na Copa São Paulo de Juniores, quando jogava pelo América-MG.
O campeonato em que Carlos Almeida brilhou pode até ser obscuro, mas o jogo era importante, afinal valia o título distrital. No fim, o Oliveira do Hospital venceu o Arganil por 3 a 0, na casa do adversário, e festejou o gol histórico e a taça. O site português A Bola conversou com Carlos Almeida após a partida, e o Planeta que Rola reproduz sua explicação para o lance, no original:
'Durante a palestra antes do jogo o treinador de guarda-redes chamou-nos à atenção para o facto de o guardião do Arganil não ser o habitual titular, o que, de alguma forma, podia-se traduzir em intranquilidade. Quando chegámos ao pontapé de saída disse ao Bruno Cardoso: Dá um toque para a frente, vamos ver se isto vai resultar', declarou o jogador.
Abre parênteses. Para não haver dúvidas, segue um breve tradutor Português-Português: palestra é a tradicional preleção feita pelos treinadores; guarda-redes é goleiro, guardião também; e pontapé de saída é o início do jogo. Fecha parênteses.
Carlos Almeida ainda revelou ao jornal português que já havia feito um gol do meio do campo nas divisões de base, mas reconhece que dessa vez a repercussão está sendo muito maior.
'Tenho facilidades nos remates de longa distância e, felizmente, saiu bem. Fiquei surpreendido, nunca pensei que desse tanto que falar. Todos me dão os parabéns, dizem que foi um golão. Nunca mais me vou esquecer disto. Pelo que sei só houve um golo mais rápido, marcado aos dois segundos pelo Al-Ahly', contou.