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segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Carros voadores? Conheça modelos em desenvolvimento


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Airbus quer produzir veículo autônomo em 2020 para ser táxi.
Em Israel, empresa já testa um carro que decola verticalmente.

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Da AP
30/01/2017 12h42 - Atualizado em 30/01/2017 12h46
Postado às 23h00m
Gipope-Marketing
Carro voador Cormorant desenvolvido pela empresa israelsense Urban Aeronautics (Foto: Urban Aeronautics/Tactical Robotics via AP)Carro voador Cormorant desenvolvido pela empresa israelsense Urban Aeronautics (Foto: Urban Aeronautics/Tactical Robotics via AP)

Estimulados pelos avanços tecnológicos e pela demanda por alternativas de transporte em cidades cada vez mais congestionadas, empreendedores de todo o mundo estão tentando se tornar os primeiros a desenvolver um "carro voador" comercialmente viável. Os projetos variam muito e a maioria ainda não está pronta para a condução em estradas.
Conheça alguns exemplos:

VAHANA

Vahana é aposta da fabricante de aviões Airbus (Foto: Airbus via AP)Vahana é aposta da fabricante de aviões Airbus (Foto: Airbus via AP)

O fabricante de aviões europeu Airbus está trabalhando em seu centro de pesquisa no Vale do Silício, no Estados Unidos, em um táxi voador sem motorista que inicialmente terá um piloto, mas será futuramente autônomo.
Airbus quer produzir o Vahana em 2020 (Foto: Airbus via AP)Airbus quer produzir o Vahana em 2020 (Foto: Airbus via AP)

O veículo faz sua decolagem verticalmente e é elétrico, utilizando um cockpit montado em um trenó e conta com hélices na frente e atrás. A Airbus planeja testar um protótipo antes do final de 2017 e terá os primeiros Vahanas prontos para produção até 2020.

CORMORANT

Carmorant em testes em Israel (Foto: Urban Aeronautics/Tactical Robotics via AP)Carmorant em testes em Israel (Foto: Urban Aeronautics/Tactical Robotics via AP)

A empresa de tecnologia israelense Urban Aeronautics originalmente projetou seu avião de transporte de pessoas como uma "mula aérea" para uso militar. Ele decola verticalmente e tem um motor de helicóptero padrão, mas nenhum grande rotor principal. Sua propulsão vem de dois ventiladores enterrados dentro da fuselagem.
Empresa diz que carro voador pode atingir velocidades de até 185 km, ficar no ar durante uma hora e transportar até 500 kg. (Foto: Urban Aeronautics/Tactical Robotics via AP)Empresa diz que carro voador pode atingir velocidades de até 185 km, ficar no ar durante uma hora e transportar até 500 kg. (Foto: Urban Aeronautics/Tactical Robotics via AP)

Dois "ventiladores" menores conduzidos montados na parte traseira fornecem o movimento dianteiro. Ele pode voar entre edifícios e linhas de energia, atingir velocidades de até 185 km/h, ficar no ar durante uma hora e transportar até 500 kg.

LILIUM JET
A empresa de tecnologia alemã Lilium Aviation está trabalhando em um avião de dois lugares que decolará verticalmente usando 36 motores de ventiladores elétricos colocados ao longo de suas asas. A aeronave pode pairar e subir até que os ventiladores se virem para trás lentamente. 


Depois disso, voa para frente como um avião usando motores elétricos a jato. A empresa vem testando em voos de pequena escala. A aeronave terá uma velocidade estimada de cruzeiro de até 300 km/h e uma autonomia de também 300 km.

AEROMOBIL 3.0
A companhia eslovaca AeroMobil desenvolveu um carro com asas que se desdobram para o voo. Ele usa gasolina normal e se encaixa em espaços de estacionamento padrão. Ele também pode decolar de aeroportos ou "qualquer faixa de grama ou superfície pavimentada de apenas algumas centenas de metros de comprimento", de acordo com o site da empresa. Licenças de piloto e motorista serão necessárias.


EHANG 184
A fabricantes chinesa de drones EHang está testando um avião de transporte de pessoas em Nevada, nos Estados Unidos. O veículo é um cockpit com quatro braços equipados com rotores. As rotas de decolagem e pouso estão pré-programadas. Uma estação de comando na China será capaz de monitorar e controlar a aeronave em qualquer lugar do mundo, dizem funcionários da empresa.

S2

Modelo S2 seria capaz de levar 2 ocupantes (Foto: Joby Aviation via AP)Modelo S2 seria capaz de levar 2 ocupantes (Foto: Joby Aviation via AP)

A empresa Joby Aviation de Santa Cruz, na Califórnia, está desenvolvendo um avião de dois lugares, totalmente elétrico, com 12 rotores de inclinação dispostos ao longo de suas asas e cauda.
S2 poderia atingir velocidades de até 320 km/h (Foto: Joby Aviation via AP)
S2 poderia atingir velocidades de até 320 km/h (Foto: Joby Aviation via AP)

A aeronave decola e pousa verticalmente e pode atingir velocidades de até 320 km/h, de acordo com o site da empresa.

Transition / TF-X
Terrafugia, com sede em Woburn, Massachusetts, começou a trabalhar há uma década em um carro com asas dobráveis, que pode voar ou ser conduzido em estradas. Seu nome é Transition.


A empresa diz que planeja começar a produção da transição em 2019. Terrafugia também está trabalhando em um "carro voador" chamado de TF-X - um carro com braços dobráveis e rotores para decolagem vertical e pouso.
VOLOCOPTER
Este veículo de dois lugares é elétrico e feito pela empresa alemã e-volo. Ele tem 18 rotores e parece um cruzamento entre um helicóptero e um zangão. É controlado a partir do solo, eliminando a necessidade de uma licença de piloto.

ZEE
Este desenvolvedor de aeronaves patrocinado pelo co-fundador do Google, Larry Page, disse em sua página na Internet que está trabalhando em uma "nova forma revolucionária de transporte" na "interseção da aerodinâmica, fabricação avançada e propulsão elétrica". Os funcionários da empresa se recusaram a fornecer detalhes sobre os projetos da Zee.

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Contas do governo têm rombo de R$ 154,2 bilhões em 2016, o maior em 20 anos

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Esse foi o terceiro ano consecutivo com as contas no vermelho. Resultado, porém, ficou abaixo da meta fiscal para o ano, que era de rombo de até R$ 170,5 bilhões.

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Ana Paula Vescovi, do Tesouro Nacional, comenta o deficit nas contas públicas de 2016
Com a persistência do cenário de recessão na economia brasileira e a queda na arrecadação federal, as contas do governo tiveram forte piora em 2016 e registraram um rombo recorde de R$ 154,25 bilhões, o equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB). As informações foram divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta segunda-feira (30).

Isso significa que as despesas do governo federal no ano passado superaram as receitas (impostos e tributos) em R$ 154,25 bilhões. Apesar de ter sido o terceiro resultado negativo seguido e o maior em 20 anos (a série histórica do Tesouro começa em 1997), o déficit de 2016 ficou abaixo da meta do governo para o ano, que era de um rombo de até R$ 170,5 bilhões.

Em 2015, as contas do governo já tinham apresentado resultado ruim, com um déficit primário de R$ 114,9 bilhões. Em 2014, o rombo somou  R$ 17,21 bilhões. Os valores não incluem os gastos do governo com o pagamento dos juros da dívida pública.

Meta fiscal cumprida
Apesar de alto, o resultado negativo está compatível com a meta fiscal proposta pela equipe econômica do presidente Michel Temer em maio deste ano, posteriormente aprovada pelo Congresso Nacional, que é de um déficit fiscal de até R$ 170,5 bilhões em 2016.

Portanto, mesmo com o déficit recorde, a meta fiscal de 2016 foi formalmente cumprida pela equipe econômica.

"É muito importante esse momento em que anunciamos o cumprimento da meta do Governo Central de 2016. O resultado foi melhor do que o  previsto, pois realizamos um déficit menor do que a meta", disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele está em São Paulo nesta segunda e gavou a mensagem em vídeo, que foi divulgado pelo ministério.

"O teto de gastos agora vai permitir ao Brasil voltar gradualmente a produzir superávits primários, gerando a economia necessária para estabilização e redução da dívida federal", completou Meirelles.
Diferença entre as receitas e despesas do governo (Foto: G1)
Diferença entre as receitas e despesas do governo (Foto: G1)

Repatriação
O governo recebeu uma ajuda no ano passado para cumprir a meta: a receita extra de R$ 46,8 bilhões da chamada "repatriação", que permitiu a brasileiros regularizarem bens mantidos no exterior e que não estavam declarados à Receita.

Para ter direito aos benefícios da repatriação, entre eles deixar de correr o risco de sofrer processo por sonegação, os contribuintes pagaram multa e Imposto de Renda. Os recursos, que ingressaram nos cofres públicos em outubro de 2016, ajudaram a melhorar a arrecadação do governo.

De acordo com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, o governo teria cumprido a meta fiscal do ano passado mesmo sem essa receita extraordinária.

Se não fosse a repatriação, ou se tivesse vindo em valores inveriores, teríamos cumprido a meta porque a programação financeira teria sido outra. Atuamos em função de uma receita que ocorreu. Foi usada como uma receita extraordinária permitindo uma redução mais contundente dos restos a pagar, afirmou ela.

Com o baixo nível de atividade na economia brasileira, a receita total teve queda real (descontada a inflação) de 3,1% no ano passado, para R$ 1,31 trilhão. Sem contar a inflação, houve um aumento nominal de 5,4%. No mesmo período, as despesas públicas totais caíram, em termos reais, 1,2%, para R$ 1,24 trilhão. Em termos nominais, a alta foi de 7,2%.

Rombo da Previdência
A Secretaria do Tesouro Nacional confirmou que o rombo da Previdência Social (sistema público que atende aos trabalhadores do setor privado) avançou de R$ 85,81 bilhões em 2015 para R$ 149,73 bilhões em 2016, um aumento de 74,5%. Os números já haviam sido divulgados na semana passada pela Secretaria de Previdência.

Para 2017, a expectativa do governo é de um novo crescimento no rombo do INSS. A previsão que consta no orçamento já aprovado pelo Congresso Nacional é de um resultado negativo de R$ 181,2 bilhões. Essa conta considera uma estimativa de receitas previdenciárias de R$ 381,1 bilhões e gastos com pagamentos de benefícios e sentenças judiciais de R$ 562,4 bilhões.

A equipe econômica do presidente Michel Temer já encaminhou ao Congresso uma proposta de reforma das regras da Previdência Social. Entre as principais mudanças está a criação de idade mínima de aposentadoria de 65 anos, para homens e mulheres. O objetivo do governo é tentar manter a sustentabilidade das contas públicas, diante de um déficit crescente do sistema previdenciário brasileiro.

Investimentos sobem
No caso dos investimentos, os gastos somaram R$ 64,92 bilhões no ano de 2016, valor que representa uma alta de R$ 9,39 bilhões, ou 17%, frente a 2015 (R$ 55,53 bilhões).

O governo informou que utilizou parte das receitas da "repatriação" para diminuir o montante de restos a pagar - obras já contratadas anteriormente. Apesar do aumento dos investimentos no ano passado, o valor ficou abaixo do patamar de 2014 - quando somaram R$ 77,5 bilhões.

Dividendos, concessões e subsídios
Segundo o governo, as receitas com concessões subiram bastante no ano passado e somaram R$ 21,9 bilhões. Em 2015, foram de R$ 5,89 bilhões. O aumento foi de R$ 16 bilhões.

Ao mesmo tempo, o governo também recolheu bem menos com dividendos (parcelas do lucro) das empresas estatais no ano passado. De acordo com o Tesouro Nacional, os dividendos somaram R$ 2,84 bilhões em 2016, contra R$ 12 bilhões em 2015 e R$ 18,93 bilhões em 2014.
No caso dos subsídios e subvenções, houve forte queda no ano passado.

Em 2015, com o pagamento das pedaladas fiscais, somaram R$ 53,5 bilhões, ou 0,9% do PIB, valor que recuou para R$ 23,32 bilhões em 2016, equivalente a 0,4% do PIB. Ainda assim, está acima da média histórica de R$ 7,25 bilhões.

Segundo o ministro Henrique Meirelles, o governo conseguiu reduzir em mais de R$ 37,5 bilhões o estoque de restos a pagar da União, o que representou o maior volume dos últimos dez anos. 
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Campus Party 2017 apresentará o Hyperloop, novo transporte idealizado por Elon Musk

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Executivo da Hyperloop Transportation Technologies fará palestra sábado (4); evento acontece entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro em SP.

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Hyperloop utiliza tubos com baixa pressão para atingir grandes velocidades (Foto: Reprodução/YouTube/Hyperloop Transportation Technologies)
Hyperloop utiliza tubos com baixa pressão para atingir grandes velocidades (Foto: Reprodução/YouTube/Hyperloop Transportation Technologies)

A Campus Party 2017 trará ao Brasil no próximo sábado (4) um executivo de uma das principais empresas que trabalham para transformar em realidade um novo tipo de veículo, mais eficiente e mais rápido que um avião. 

Andres de Leon, chefe de operações da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), estará no evento de tecnologia para falar sobre mobilidade urbana e, claro, sobre o novo transporte.

Neste ano, o evento de tecnologia, ciência e cultura nerd irá acontecer entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, novamente no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Tudo começou em 2012, quando o fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, divulgou seus planos para um veículo autônomo, com consumo eficiente de energia, que atinge velocidades maiores que as de aviões.

A ideia é utilizar cápsulas de transporte autônomas que "levitam" magneticamente sobre trilhos dentro de tubos com baixa pressão atmosférica.

Ocupado com as empresas de carros elétricos e de transporte espacial, ele publicou toda a sua pesquisa na esperança de que outras mentes assumissem os esforços para desenvolver a tecnologia.

Uma das empresas que aceitaram a missão foi a americana HTT, que reuniu uma equipe de cientistas e pesquisadores através de um projeto de financiamento coletivo.

Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com o governo esloveno para estudar a viabilidade de uma rota entre Viena, na Áustria, Bratislava, na Eslováquia, e Budapeste, na Hungria.

Campus Party 2017
Quando: de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1209, São Paulo, SP
Entradas: R$ 240 (clique aqui)
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