Objetivo:
“Projetando o futuro e o desenvolvimento autossustentável da sua empresa, preparando-a para uma competitividade e lucratividade dinâmica em logística e visão de mercado, visando sempre e em primeiro lugar, a satisfação e o bem estar do consumidor-cliente."
Na época da explosão, a paisagem daquela região do planeta era muito diferente da aridez absoluta atual: havia vegetação abundante, animais gigantes e possivelmente lagoas. ===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +==== Por BBC Postado em 15 de novembro de 2021 às 19h45m Post.- N.\ 10.082
Em um ponto do deserto do Atacama, chamado de pampa do Tamarugal, foram
descobertas em 2008 rochas com formações cristalinas de origem incerta
até pouco tempo atrás. — Foto: Nicolás Blanco (via BBC)
No lugar que hoje é o deserto do Atacama, no norte do Chile, provavelmente um evento apocalíptico ocorreu há pelo menos 11 mil anos. Um cometa teria explodido ao se aproximar da superfície da Terra, gerando um jato de fogo com ventos semelhantes aos de um furacão ou um tornado.
Naquela época, a paisagem daquela região do planeta era muito diferente
da aridez absoluta atual: havia vegetação abundante, animais gigantes e
corpos d'água, possivelmente lagoas.
O inferno gerado pela explosão do cometa no céu não só teria a
capacidade de destruir os seres vivos na Terra, mas também criaria um
mistério para os geólogos até os dias de hoje.
É que em um ponto do deserto do Atacama, chamado de pampa do Tamarugal,
foram descobertas em 2008 rochas com formações cristalinas de origem
incerta até pouco tempo atrás.
Na semana passada, um grupo de cientistas publicou os resultados de um
novo estudo em que concluíram que os campos de vidro foram criados pelo
efeito da explosão de um cometa.
"Esta explosão desceu em direção à superfície do solo como um plasma
muito quente, a cerca de 1.700° C", explica o geólogo Nicolás Blanco à
BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).
Segundo geólogos, os campos de vidro do deserto do Atacama foram
preservados pela hiperaridez do terreno — Foto: Nicolás Blanco (via BBC)
"Esse
plasma foi acompanhado por ventos com força de furacão, semelhantes aos
dos tornados. O calor combinado com os ventos gerou os corpos
derretidos com parte do material do cometa, fundindo e incorporando
essas rochas que também foram derretidas."
Em 2008, o geólogo descobriu os campos de vidro junto com seu colega
Andrew Tomlinson (ambos do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do
Chile, Sernageomin). Isso levou à pesquisa de Blanco, Tomlison, Peter
Schultz, Scott Harris e Sebastián Perroud publicada em 2 de novembro na
revista Geology.
Um mistério do deserto
Essas rochas com formações cristalianas não têm valor comercial, mas
são muito valiosas para os estudos de geologia — Foto: Nicolás Blanco
(via BBC)
Os campos de vidro estão espalhados em uma faixa de cerca de 70 km de extensão nos pampas do Tamarugal.
As formações rochosas que apresentam incrustações cristalinas, após
serem analisadas, foram catalogadas como originárias do Pleistoceno
Superior. Ou seja, teriam pelo menos 10,5 mil anos de idade.
"A rocha é do tipo escória, como são conhecidas na indústria
siderúrgica, com vidros de cor verde escura que não têm valor econômico
em si, porque não possuem uma beleza particular", explica Blanco.
"Dentro desse material fundido, existem pequenos cristais microscópicos
que lhe conferem a característica especial que possui."
As mudanças em nosso planeta que criaram o deserto teriam gerado a
hiperaridez pela qual muitas dessas rochas foram preservadas quase que
no mesmo momento em que foram formadas.
"Isso não é muito comum. Existem algumas evidências em algumas partes
da África e da Austrália, com climas áridos, e é mais fácil observá-las
lá. Mas em áreas com vegetação é muito difícil (de enxergá-las), por
isso é uma descoberta bastante interessante para a ciência ", conta
Alejandro Cecioni, subdiretor nacional de geologia da Sernageomin, à BBC
News Mundo.
Quando
Blanco e Tomlinson encontraram as rochas, se perguntaram como elas
teriam se formado. "O exemplo do impacto de meteoritos na superfície da
Terra já é conhecido: eles formam crateras e deixam vestígios de rocha
derretida que indicam os efeitos da alta temperatura e pressão do
impacto."
"Mas nesta região essas crateras de impacto não existem. Então, como se
explica uma fonte de calor diferente do impacto de um meteorito?"
Por que um cometa?
Esses tipos de formações cristalinas podem ser encontrados em outras
partes do planeta, onde a atividade vulcânica, a colisão de um meteorito
ou a queda de um raio deixaram uma marca no solo.
Mas naquele ponto do deserto do Atacama não há evidências de vulcões ou
vestígios do impacto de um corpo espacial de tal magnitude. O que os
pesquisadores descobriram são três minerais que consideram essenciais.
As análises mostraram que nos vidros ocorre a fusão de cubanita,
trolita e baddeleyita, sendo que os dois primeiros minerais são aqueles
detectados em meteoritos e cometas.
Nos anos 2000, a missão Stardust da NASA trouxe para a Terra amostras do cometa Wild-2 com a presença de cubanita e trolita.
Como não havia evidência de queda de meteorito, os cientistas acreditam
que a fusão de minerais e a formação cristalina foram causadas pelo
impacto de um cometa.
"Esses três elementos eram indicativos de que o processo de formação
estava em altíssima temperatura e era gerado por esse processo térmico
que vinha do espaço", afirma Blanco.
A Teoria do Grande Fogo
Um evento com características semelhantes ao impacto de que falam os cientistas não foi documentado pela humanidade.
O "evento de Tunguska", uma grande detonação na Rússia
no início do século 20, é atribuído à explosão aérea de um meteorito,
uma vez que não deixou uma cratera na superfície da Terra. Mas não
causou tanta devastação quanto se sabe que ocorreu no Atacama, no Chile.
"Os dois eventos coincidem com a destruição da megafauna local. Naquela
época (onde hoje é o Atacama), havia animais de grande porte que
ficavam em um ambiente com vegetação, que também queimou em temperaturas
muito altas, o que não é muito comum", diz Cecioni, que faz parte do
Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile.
Uma teoria anterior aventava a hipótese de que as formações de vidro
eram causadas pelo incêndio na vegetação, mas Blanco afirma que não há
evidências de que um incêndio de superfície possa gerar uma quantidade
de calor superior a 1.700°C, a ponto de derreter os minerais
encontrados.
Em geral, incêndios florestais podem gerar temperaturas de até 500°C.
"Nenhum incêndio florestal em lugar nenhum deixou evidências de vidro
derretido dessa magnitude. Nos grandes incêndios florestais em várias
partes do mundo, nunca foi relatada a existência de fusão de solos", diz
o geólogo.
Por esse e outros motivos, ele e seus colegas consideram que as
evidências da formação das misteriosas rochas com cristais são produto
de um evento de liberação de energia como a explosão de um cometa.
A iniciativa, que começou com 15 domicílios em 2018 utilizando grupos no WhatsApp, envolve hoje 1.500 domicílios. Mesmo prêmio já foi vencido por Greta Thunberg e Malala Yusafzai ===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +==== Por France Presse 15/11/2021 17h55 Atualizado em 3 minutos Postado em 15 de novembro de 2021 às 18h05m Post.- N.\ 10.081
Vihaan e Nav Agarwal, de 17 e 14 anos, o Prêmio Internacional da Paz Infantil 2021 — Foto: Phil nijhuis / ANP / AFP
Dois jovens irmãos indianos incentivaram os líderes mundiais a agirem
contra a mudança climática depois de ganharem um prestigioso por seu
combate à poluição causada pelo lixo doméstico em Nova Délhi.
Vihaan e Nav Agarwal, de 17 e 14 anos, receberam neste sábado (13) o Prêmio Internacional da Paz Infantil 2021 por desenvolver um sistema para separar o lixo reciclável e organizar a coleta de lixo em milhares de residências.
A fundação holandesa KidsRights, organizadora do evento, elogiou a
"coragem e compromisso no combate à poluição em sua cidade natal" de Nova Délhi, a mais poluída do mundo.
Os irmãos indianos começaram em casa, separando materiais recicláveis
de outros resíduos, e então criaram um grupo no WhatsApp em sua
vizinhança para se juntar a várias famílias. — Foto: One Step Greener
Greta e Malala
Os irmãos seguem os passos da ativista ambiental sueca Greta Thunberg e Malala Yusafzai, uma ativista educacional paquistanesa, ambas vencedoras do prêmio em edições anteriores.
Desde 2005, o KidsRights premia um menor a cada ano por seu compromisso com os direitos da criança.
"Nossa
mensagem é que é preciso agir. Muitas crianças no mundo estão agindo",
afirmou Vihaan, ao ser questionado sobre o que diria aos líderes
mundiais na cúpula do clima COP26.
"Outra mensagem seria: não fiquem no nosso caminho", acrescentou ele à AFP em uma entrevista em vídeo.
"Para todos os jovens que podem assistir e ler isto, eles nunca devem temer as mudanças climáticas", continuou.
Crescer em Nova Délhi afetou a saúde de Vihaan, que é asmático, e os
irmãos gostariam de poder brincar ao ar livre com mais frequência e
desfrutar da natureza.
A ideia de sua iniciativa, "One Step Greener"(Um passo mais verde), surgiu após o colapso do aterro de Ghazipur em 2017, que matou duas pessoas e causou aumento da poluição.
Montanha de lixo de Ghazipur prejudica a saúde dos moradores de Nova
Délhi, na Índia, em imagem de 2019 — Foto: Money Sharma/AFP
Os irmãos começaram em casa, separando materiais recicláveis de outros resíduos, e então criaram um grupo noWhatsAppem sua vizinhança para se juntar a várias famílias.
A iniciativa, que começou com 15 domicílios em 2018 - quando tinham 14 e
11 anos -, envolve hoje 1.500 domicílios, além de escritórios e
escolas.
g1 e Fantástico foram a comunidades isoladas geograficamente e de difícil acesso no meio da selva amazônica. Imagens inéditas revelam situação crítica em que indígenas doentes não têm a quem recorrer. ===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +==== Por Valéria Oliveira e Alexandre Hisayasu, g1 RR e Rede Amazônica — Terra Indígena Yanomami 14/11/2021 22h05 Atualizado há 12 horas Postado em 15 de novembro de 2021 às 10h10m Post.- N.\ 10.080
Crianças yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico
No meio da selva amazônica, duas mães Yanomami com os filhos pequenos
no colo deixam a comunidade Macuxi Yano em direção aonde viram o
helicóptero seguir. Debaixo do sol forte, elas remam em uma canoa por
duas horas, em busca de ajuda para as crianças, que ardem em febre.
O esforço, porém, é em vão: quando chegam na comunidade Xaruna, o
helicóptero que poderia levá-los ao posto de saúde em Surucucu já tinha
partido. Encontram apenas um técnico de enfermagem munido de frascos de dipirona, xarope para tosse e uma balança. Era a primeira visita de um profissional de saúde no local em cerca de dois anos.
Desoladas, as duas mães não escondem a angústia. Uma delas chora. Se de
helicóptero a ida até o posto levaria 25 minutos, a pé, são 15 dias de
caminhada pela floresta.
Imagens mostram situação de indígenas na Terra Yanomami, a maior reserva do país em extensão territorial — Foto: Arte/g1
O posto em Surucucu, referência na região por ser a maior unidade de
atendimento dentro da terra indígena, se resume a um barracão de madeira
de chão batido e com estrutura precária.
Na unidade, uma outra mulher e o filho, também de Macuxi Yano, são
atendidos depois de cinco dias atrás de socorro. A mãe, Maria Cláudia
Yanomami, de 20 anos, chora ao relembrar a busca cansativa por
assistência para o filho doente, Leo, de 2 anos. Nem todos conseguem
como eles. Na semana anterior, um pajé da mesma comunidade dela morrera de malária por falta de atendimento.
As cenas evidenciam a precariedade na assistência de saúde nas comunidades na Terra Yanomami, atingida pela desnutrição e malária - situação em grande parte agravada pelo garimpo ilegal.
Terra Yanomami e o abandono na saúde
Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, fronteira com a Venezuela, e o Amazonas, a reserva Yanomami,a maior do país, enfrenta problemas tão grandes quanto a sua extensão territorial.
Ao todo, são 28 mil indígenas que vivem isolados geograficamente em comunidades de difícil acesso, mas que, em grande parte, já sofreram alguma intervenção de fora, com a ocupação de não indígenas, como é o caso dos garimpeiros - estimados em 20 mil.
Durante quatro dias do mês de outubro o g1 acompanhou equipes do Fantásticoepercorreram as comunidadesHeweteu I, HeweteuII eXaruna, que ficam no coração da floresta e estão entre as mais vulneráveis da região.
A viagem foi feita a convite do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana (Condisi-YY), em Boa Vista, e teve o apoio doGreenpeace, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e da Hutukara Associação Yanomami.
O Condisi-YY é um órgão oficial, mas com autonomia, a quem compete
fiscalizar as ações de saúde na região, de responsabilidade do Distrito
Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y). O Dsei, por sua vez, é
subordinado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do
Ministério da Saúde.
Terra Indígena Yanomami é a maior reserva do Brasil e enfrenta problemas na área da saúde — Foto: Arte g1
Saúde em 'colapso'
A comunidade Heweteu II, na Terra Indígena Yanomami, é uma das mais de
370 aldeias isoladas geograficamente na floresta amazônica — Foto:
Valéria Oliveira/g1
Em um cenário dramático, a reportagem registrou cenas inéditas e exclusivas de crianças extremamente magras, com quadros aparentes de desnutrição e de verminose, além de dezenas de indígenas doentes com sintomas de malárianas três comunidades visitadas, como em Heweteu II (na foto acima).
O procurador do Ministério Público Federal em Roraima, Alisson Marugal,
ao analisar o material, classificou as imagens de "chocantes".
"São imagens chocantes e demonstram muito bem a realidade vivida pelo povo Yanomami.
São imagens que não conseguimos observar por documentos, relatórios. Só
o trabalho da imprensa consegue revelar o que acontece no interior da
floresta. Os Yanomami estão sozinhos e invisibilizados."
O presidente do Condisi-YY, Júnior Herukaki Yanomami, que tem contato intenso com as comunidades, resume o drama:
"A saúde Yanomami está em colapso".
No entanto o
coordenador do Dsei-Y, Rômulo Pinheiro, o distrito sanitário
responsável por garantir a prestação de saúde aos Yanomami, minimiza a
situação. Segundo ele, essa "não é uma realidade em toda a reserva".
Indicado pelo Ministério da Saúde para responder aos questionamentos da
reportagem, ele atribui os problemas à complexa logística da Terra
Yanomami e diz que "trabalha para somar". Ele atribui a responsabilidade
a outros entes federados, embora a legislação diga que a saúde indígena
compete exclusivamente à União.
"Sabemos
que temos que melhorar, sim. Muita coisa tem que ser melhorada. Estamos
trabalhando diuturnamente para melhorar essa situação, principalmente
dessas regiões onde a reportagem foi feita. Estamos trabalhando,
solicitando de outros órgãos, porque a saúde como um todo é tripartite, é
competência da União, dos estados e dos municípios. Então, devemos
todos, unidos, tentar combater esses problemas lá instalados", afirma
Pinheiro.
No entanto, segundo o advogado do Conselho Indígena de Roraima (CIR),
Ivo Cípio Aureliano, a responsabilidade da saúde indígena compete apenas
à Sesai. Quando a situação é grave e o indígena precisa receber
atendimento fora da reserva, o hospital para onde ele é levado pode até
estar sob gestão estadual ou municipal, mas ele continua sob a guarda da
Sesai.
"A atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas é um direito
conquistado na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº
9.836 de 1999, conhecida como Lei Arouca, que estabelece o Subsistema de
Atenção à Saúde Indígena do SUS com base nos Distritos Sanitários
Especiais Indígenas, sob a responsabilidade do governo Federal. A
criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no ano de
2010, foi resultado disso", resume Aureliano.
O Ministério da Saúde também afirma ter destinado R$ 216 milhões à
saúde Yanomami desde 2019. O montante foi para aquisição de insumos,
bens, medicamentos, contratação de pessoas, entre outros.
Problemas conectados
A desnutrição infantil, de acordo com servidores da saúde que atuam no polo base de Surucucu, está diretamente ligada à malária e ao garimpo.
O avanço da extração ilegal de ouro contamina rios e destrói recursos
naturais da floresta, afugentando a caça. Doentes, os adultos não
conseguem buscar comida para a família ou cultivar plantações, o que
impacta na dieta das crianças, as mais fragilizadas.
O isolamento geográfico e a falta de comunicação com as autoridades deixam as comunidades ainda mais vulneráveis. Ironicamente, é aos invasores que os indígenas recorrem quando, no limite, precisam de socorro e não o encontram.
Como não falam português, eles se valem de mímicas
para vencer a barreira do idioma e explicar que necessitam de
atendimento. Os garimpeiros, então, usam celular com internet via
satélite para contatar os postos de saúde.
Foi o caso do bebê Leo, atendido em Surucucu:
"Ele
está há dias com tosse, diarreia, febre. Não come direito e não anda
por conta da fraqueza. O socorro demorou muito para chegar, a gente
solicita, solicita e nada. Tive que procurar garimpeiros, que ligaram
para pedir ajuda. Estou muito preocupada sem saber como salvar meu
filho", conta a mãe, Maria Cláudia.
A indígena, a propósito, mesmo não falando uma palavra na língua
portuguesa, tem esse nome por uma razão comum na Terra Yanomami: para
facilitar na identificação, profissionais da saúde ou, às vezes, até garimpeiros, acabam escolhendo, informalmente, nomes em português para os Yanomami, que passam, então, a adotá-los.
Estrutura precária
Maria Cláudia Yanomami com o filho Leo, de 2 anos, ambos estavam com
malária e foram internados em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami —
Foto: Valéria Oliveira/g1
Maria Cláudia e o filho deveriam ter sido atendidos no posto de saúde
de Parima, mais próximo da comunidade onde vivem. No entanto, a unidade estava fechada havia duas semanas. Assim, tiveram que aguardar pela remoção de helicóptero para Surucucu, polo de referência que atende a toda a reserva.
É lá que fica a aeronave, acionada constantemente para buscar indígenas doentes.
Diante de tantos chamados, os profissionais de saúde passam o dia
tentando organizar as remoções entre os casos graves e os que podem
esperar um pouco mais.
"Tinha uma criança de uma comunidade próxima à minha que não conseguiu
chegar a tempo de pegar o helicóptero. Não sei como ela vai ficar", diz
Maria Cláudia, acrescentando que a situação era semelhante à de Leo.
Consultório do posto de Surucucu, na Terra Yanomami — Foto: Valéria Oliveira/g1
Tanto mãe quanto filho foram diagnosticados com malária.
Ela, com falciparum, a forma mais grave da doença. Ele, com malária
mista (vivax e falciparum) e suspeita de pneumonia e pesando 9 Kg,
quatro a menos do considerado ideal para a idade.
Com as costelas aparentes, febre alta e coriza, o menino mal conseguia
ficar em pé. Ambos foram deixados no galpão-enfermaria junto a outros
indígenas. Ali passariam as próximas noites em redes improvisadas que funcionam como leitos -- nenhuma delas com mosquiteiro, o que poderia ajudar a manter longe insetos, como os mosquitos da malária.
Com muitas ripas de madeira empenadas pela umidade e sol, as paredes da
enfermaria de Surucucu têm frestas em vários pontos. No chão do
barracão, uma fogueira ainda termina de arder em meio a cinzas, folhas, poeira e sujeira.
Yanomami internado em Surucucu após ser picado na mão por uma cobra — Foto: Valéria Oliveira/g1
"Esse
é o melhor posto da região. Com a melhor estrutura, é o posto
referência da Terra Yanomami", garante um servidor que havia acabado de
chegar para cumprir a escala de 30 dias na unidade.
Na data da visita da reportagem, o local contava com apenas cinco
profissionais de saúde: um médico, um enfermeiro e três técnicos em
enfermagem. Eles têm que se desdobrar para atender o fluxo de pacientes e
têm que se virar com o que tem de remédio. É comum faltarem itens básicos, como soro, esparadrapo, dipirona e medicamento para malária.
"É tudo improvisado, visando salvar as vidas", desabafa um dos servidores.
A malária, aliás, está entre as principais ocorrências atendidas, ao
lado de casos de desnutrição, verminose, pneumonia, picada de cobra e
covid. Quando o paciente não se recupera e a situação se agrava, ele é
transferido para a capital, Boa Vista.
Comunidade Xaruna, na Terra Yanomami, fica às margens do rio Parima, e
vizinha a garimpo — Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica
O baixo peso de Leo, atendido em Surucucu, reflete a situação de muitas outras crianças Yanomami naquela região. Na comunidade Xaruna, onde há cerca de 150 pessoas, ao menos 30 crianças desnutridas,
com costelas visíveis sob a pele, também carregam no corpo franzino
sintomas da malária: febre alta, anemia e calafrios, além de verminose.
Às margens do rio Parima, a comunidade, que também deveria ser atendida pelo polo base de Parima, não recebia equipe de saúde havia ao menos um ano. Lá, os indígenas têm como vizinhos garimpeiros ilegais que se firmaram em acampamentos bem próximos.
Água do rio se assemelha a lama devido a exploração de garimpo na Terra Yanomami — Foto: Valéria Oliveira/g1
"A
gente sofre aqui com muita malária, falciparum e vivax. Adultos,
crianças, mulheres. Estamos sem assistência de saúde há muitos meses. A
última vez que equipes de saúde estiveram aqui, só fizeram testes de
malária e não retornaram mais. Por causa da falta de saúde, há cinco
dias, perdemos duas crianças. A gente quer saber por que a equipe de saúde não vem até nós. Já sofremos muito", queixa-se o líder de Xauruna, Pedrinho Yanomami.
Os dois óbitos citados por ele, no entanto, até a ida do Considi-YY,
não tinham entrado nas estatísticas do Ministério da Saúde, o que indica
que o problema pode ser maior e mais abrangente.
"As crianças estão magras porque estão muito, muito, muito doentes. Nós temos alimentação, plantações, mas elas não conseguem comer", diz.
Líder indígena da comunidade Xaruna, Pedrinho Yanomami, segura urna
funerária com as cinzas de uma criança — Foto: Valéria Oliveira/g1
Segurando uma urna funerária com as cinzas de uma das crianças e
rodeado por dezenas de pessoas doentes, Pedrinho deixa transparecer uma enorme tristezaao fazer questionamentos para os quais não tem respostas: "Como posso ajudar minha comunidade? A quem posso recorrer? Fico olhando as pessoas doentes e me pergunto se há como melhorar".
Dados da saúde na Terra Yanomami — Foto: Arte/g1
A dor do desalento
Menino Yanomami com costelas aparentes: 7 anos e 11 Kg; o ideal para a
idade é 23 Kg, mais que o dobro — Foto: Valéria Oliveira/g1
Deitada em uma rede instalada na xapona, moradia coletiva onde vivem os
Yanomami, a mãe Arlete Yanomami, de Xaruna, amamenta o filho de dois
anos, a fim de acalentá-lo pela dor no corpo, enquanto embala o mais
velho, de 7 anos, também doente e com febre.
Arlete carrega no olhar a descrença por ver, dia a após a dia, a saúde dos filhos piorar e não ter a quem recorrer. No rosto, a tinta preta simboliza o luto das mães das duas crianças que morreramrecentemente na comunidade.
Arlete Yanomami e os filhos doentes: 'estou sem esperança' — Foto: Valéria Oliveira/g1
"Meus
filhos estão doentes com febre, não conseguem se alimentar porque estão
fracos. Faz muito tempo que espero o pessoal da saúde aqui. Estou sem
esperança para o meu povo e para os meus filhos".
Criança com febre chora no colo da mãe em Xaruna, Terra Yanomami — Foto: Valéria Oliveira/g1
Longe dali, nas comunidades Heweteu I e II, distantes uma da outra
cerca de uma hora de caminhada na floresta, a situação não é diferente.
Os líderes Mineiro e Nádia Yanomami reiteram o abandono em que vivem: "Estamos sobrevivendo sozinhos".
Desnutrição
Crianças Yanomami da comunidade Xaruna, às margens do Rio Parima,
vizinha a um acampamento de garimpeiros ilegais — Foto: Valéria
Oliveira/g1
Até agosto, 54% de crianças Yanomami estavam com baixo peso e muito baixo peso-- com risco de evoluir para a morte,
conforme dados informados pelo Dsei-Yanomami ao MPF em um inquérito
civil que apura ações da Sesai e do Distrito Sanitário "quanto à
subnutrição infantil, ao desabastecimento de gêneros alimentícios nas
Unidades Básicas de Saúde e à falta de profissionais nutricionistas".
Quando há o agravamento do quadro nas comunidades, as crianças são
removidas de avião, geralmente de Surucucu, até a capital, Boa Vista,
para tratamento no Hospital da Criança.
Neste ano, até julho, que são os dados disponíveis, a unidade tinha atendido 49 crianças em situação grave-- o número já quase se equiparava aos 54 casos registrados em todo o ano passado.
No total, de 2016 a 15 de julho de 2021, 485 crianças da Terra Yanomami haviam sido atendidas com desnutrição. Dessas, 400 eram menores de cinco anos (82,47%).
Entre os anos de 2016 e 2020, foram registradas 85 mortes por desnutrição na Terra Yanomami(veja gráfico abaixo). Os dados são do Ministério da Saúde, fornecidos via Lei de Acesso à Informação. Desse total, 60% foram óbitos de crianças de até 10 anos. Este ano, já são três registros oficiais de morte pela doença.
Mortes de Yanomami com desnutrição em cinco anos
Do total de 85 casos, 51 foram entre crianças de até 10 anos
Fonte: Ministério da Saúde
"[A
situação] é gravíssima. Persiste há muitos anos, mas, hoje, encontramos
essa situação extremamente grave, caótica e que requer um grande
compromisso nacional com o povo Yanomami e Ye'kuana", afirma o
procurador Marugal.
Na análise dele, todos os problemas que permeiam a Terra Yanomami têm
relação com o garimpo, em especial doenças como a malária e desnutrição
de crianças.
"A
invasão garimpeira traz um grande prejuízo à saúde, porque o garimpo é
um grande vetor de malária, um vetor que acaba influenciando na
subnutrição e demais mazelas da Terra Yanomami. Então, a primeira lição,
e a mais básica, para que se garanta a proteção à vida e à saúde, é a retirada como um todos do garimpo na Terra Yanomami. Em segundo, precisa investir de maneira inteligente na saúde", sugere.
Mulher Yanomami com sintoma de malária tenta se aquecer sob o sol para
aliviar os calafrios causados pela doença — Foto: Valéria Oliveira/g1
Dados fornecidos ao MPF pela Secretaria de Vigilância em Saúde mostram que, em 2020, ocorreram 140.974 casos de malária no país. Desses, 45.811 diagnósticos foram registrados em área indígena, mais da metade -- 23.292 -- foram na Terra Yanomami.
Neste ano, até agosto, esse número já alcançou os 16.982 casos, o que dá uma média semanal de 472 casos positivos da doença. Caso siga desta forma, o MPF acredita que o ano de 2021 deve fechar com um número muito próximo ao de 2020.
"Pouco
se avançou no combate ao surto de malária que vivencia atualmente a
Terra Indígena Yanomami", afirma o procurador, ao cobrar um plano de
enfrentamento à doença ao Dsei-Yanomami.
Draga de garimpeiros explora o rio Parima bem próxima à comunidade Xaruna — Foto: Alexandro Pereira/Rede Amazônica
O problema da malária é atribuído pelos representantes do Dsei-Yanomami a fatores como presença de garimpeiros nas comunidades,
número insuficiente de agentes in loco, falta de equipamentos para
controle do vetor da doença, tratamento descontinuado, falta de
treinamento dos Agentes de Saúde Indígena e falta de alimentação nos
postos de saúde.
Assim como acontece com a desnutrição, quando o paciente agrava o
quadro de malária, ele é removido a Boa Vista. Dados do Hospital da
Criança indicam que, entre 2016 e de julho de 2021, foram atendidas 178 crianças com malária na unidade --- 138 delas eram menores de 5 anos, o equivalente a 77,5%.
"A
saúde Yanomami está sofrendo muito na floresta. Sem atendimentos nas
comunidades, sem profissionais. Não tem atuação do Dsei, da Sesai. As
consequências disso são as mortes. As doenças que mais nos atingem são
malária, desnutrição e pneumonia. Nessa visitas, o que mais me dói é ver as crianças doentes, sem atendimentos, e as mães chorando, pedindo por socorro", diz Hekurari, presidente do Condisi-YY, que fiscaliza as ações de saúde.
Para o missionário Carlo Zacquini, que atuou por mais de 50 anos na Terra Yanomami, a situação dos indígenas reflete uma dura luta pela sobrevivência frente àmaneira deliberada como o garimpo avança.
"Não tem como dizer que não sabe o que acontece. Os responsáveis
deveriam ser processados. Isto é a mesma coisa que um genocídio",
avalia.
Pista de pouso usada para levar servidores a Homoxi é a mesa usada por
garimpeiros que exploram a região ilegalmente — Foto: Alexandro
Pereira/Rede Amazônica
Em contraste com a dura realidade enfrentada pelos Yanomami, garimpos dentro da reserva contam com estrutura de TV a cabo, internet, energia elétrica, locais de prostituição e até mercados - e avançam como se fossem minicidades no meio da floresta.
Muitas vezes, o entorno das comunidades são dilapidadas pela degradação. É o caso de Homoxi, em que o quintal do posto de saúde são as enormes crateras abertas no solo devido à exploração.
Ainda em outubro, a Polícia Federal deflagrou operação para destruir essas estruturas usadas
pelos garimpeiros ilegais, incluindo em Homoxi, onde um avião e seis
motores foram incendiados no chamado "garimpo do Jeremias".
Houve incursões, ainda, nos garimpos da Adriana, região de Parima, e do
Capixaba, no Alto Mucajaí, a 5 km da fronteira. Nos dias de operação,
foram apreendidas três armas, 40 munições, 1Kg de mercúrio, um GPS
aeronáutico, 54 motores, 14 geradores de energia, quatro antenas de
internet via satélite e 4 mil litros de combustível.
O delegado Luiz Flávio Zampronha, diretor de investigação em combate ao crime organizado da PF, explica que a atividade do garimpo tem por trás "grupos econômicos".
"Geralmente, essas ações [grandes estruturas e exploração] são patrocinadas por grupos econômicos que possuem condição de sustentar a logística da atividade.
A gente sabe que existe, sim, um financiamento, um investimento por
trás dessa atividade ilegal", afirma. Além disso, há suspeita daatuação do crimeorganizado junto aos garimpeiros em serviços de escolta armada e até ataques a comunidades.
Cobranças ao governo federal
Para o gerente de povos isolados da Coordenação das Organizações
Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Luciano Pohl, que acompanhou a
missão conduzida pelo Condisi-YY, da qual a reportagem fez parte, a situação em que vivem os indígenas de comunidades Yanomami reflete a completa ausência do governo federal.
Segundo ele, é um cenário "que necessita de cuidados emergenciais" e
"que a falta do estado está gerando um problema seríssimo para a
população Yanomami".
"O estado está ausente, incapaz e inoperante.
A gente vê uma estrutura do Dsei precária para atender a todas as
comunidades, pouca gente, pouco remédio. A gente não vê a Funai.
Chegamos a perguntar [aos indígenas] sobre a Funai e eles mal a
conhecem. Então, isso é uma grande falta", diz.
Procurada, a Funai ainda não enviou resposta.
A saída para mudar a situação, de acordo com Pohl, seria a retirada do garimpo, causador da desestruturação social, e investimento em projetos que
consigam garantir aos Yanomami o sustento por meio da terra onde vivem.
Durante a ação, a Coiab, com o apoio do Greenpeace, doou cestas básicas
para serem distribuídas a comunidades com pessoas doentes.
O vice-presidente da Hutukara, Dário Kopenawa, também faz críticas ao
governo federal e ao Ministério da Saúde por, segundo ele, "não olharem"
para o povo Yanomami.
"A
Hutukara sempre denuncia, cobra, porque nossos parentes, nossas
crianças estão morrendo, mas não recebemos respostas. É revoltante.
Sinto raiva", diz.
Dário, ao lado do pai, Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena conhecido
internacionalmente, atua à frente da Hutukara na defesa do povo
Yanomami. A luta deles perpassa, principalmente, pelo desejo de que os Yanomami sejam tratados e reconhecidos como os únicos e legítimos donos da floresta onde vivem, com a garantia de direitos como acesso à saúde de qualidade e vida digna.
Indígena Yanomami que vive em um comunidade próxima ao polo base de Surucucu, em Roraima — Foto: Valéria Oliveira/g1