Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Veja avaliação de 4 sistemas de conectividade para carros no Brasil

Gipope® - Intelligence.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil --\\-- AUTOMOBILISMO & INDÚSTRIA -.=.- ECONOMIA & NEGÓCIOS --..-- COMUNICAÇÃO & MÍDIA ->:<- [{ Segurança & Entretenimento }] 

Há modelos com comando de voz e controle de funções como o farol.
Confira pontos fortes e fracos das marcas que mais vendem.

|_________________________________________________________                      ________________   |
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=|
|_________________________________________________________                      ________________   |
 
14/10/2013 07h00 - Atualizado em 14/10/2013 11h51
Postado às 16h40
Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo



 
Desenvolver sistemas que coloquem todas as funcionalidades de um smartphone dentro de um carro — e, importante, sem distrair o motorista — é um investimento tão alto para as montadoras quanto reduzir emissões e consumo de combustível.

A evolução da chamada conectividade nos carros é acelerada e vai atrás do avanço de empresas como Apple, Google, Microsoft, entre outras. A tendência, segundo montadoras e especialistas, é oferecer um ambiente conectado do carro de entrada ao topo de linha (veja reportagem).
 
Para saber o que é oferecido atualmente na maioria dos carros, o G1 avaliou sistemas das 4 marcas que mais vendem no Brasil: Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Ford. Todos se conectam com smartphones e tablets e reproduzem arquivos de música e vídeo (neste último caso, só quando o carro está parado). Fora isso, possuem entradas USB, auxiliar, RCA (para áudio/vídeo) e Bluetooth.

Para quem já está acostumado com tecnologia não há segredos — a conexão é automática. Quem não tem o hábito encontrará dados importantes no manual do carro ou do celular, como o código que o veículo envia ao aparelho (ou vice-versa) na primeira vez que se usa o Bluetooth. Veja abaixo vantagens e desvantagens de cada sistema, em ordem alfabética.
Blue & Me, da Fiat
Fiat Punto T-Jet (Foto: Rodrigo Mora / G1)
Fiat Punto T-Jet é um dos modelos com o sistema (Foto: Divulgação)

Onde está: Punto (opcional no Essence, Sporting e Blackmotion; de série no T-Jet), Linea (como opcional), 500 (opcional) e Bravo (opcional do Essence e de série nos demais)
Ponto forte: comando de voz e controles no volante
Ponto fraco: navegador e
Fiatx Social Drive
Veja detalhes:
fiat blue & me (Foto: Divulgação)
Sistema Blue & Me é parceria com a Microsoft
(Foto: Divulgação)
Telefonia
O comando de voz é o destaque do sistema Blue & Me, fruto da parceria da Fiat com a Microsoft. Conectado ao Bluetooth, é possível ligar para qualquer contato da agenda do celular por dois tipos de comando "chamar + nome memorizado" e "compor número + telefone desejado número por número".


É um sistema muito prático e tem reconhecimento vocal avançado. Ele lê ainda as mensagens SMS recebidas em voz alta, utilizando-se do sistema de áudio do veículo. Embora evite que a pessoa leia a mensagem no celular, ainda sim tira a concentração do motorista. Por outro lado, ele permite por comando de voz ou pelos botões no volante fazer uma ligação para a pessoa que mandou a mensagem.
fiat social drive (Foto: Divulgação)
Social Drive permite que carro 'leia' atualizações
nos perfis dos amigos e notícias (Foto: Divulgação)
Entretenimento O comando de voz também possibilita colocar para tocar músicas em MP3, conectadas através do CD Player no painel de instrumentos ou pela porta USB instalada no porta-luvas do veículo. No caso do Punto, o sistema oferece ainda a plataforma Fiat Social Drive, desenvolvida para manter o usuário informado sobre o que acontece na internet enquanto ele dirige.

O dispositivo permite conectar o carro a redes sociais e lê todas as atualizações de amigos selecionados. Também é possível receber notícias. Basta criar uma conta na plataforma, pelo computador ou celular, conectar-se às redes sociais e escolher o que deseja receber.

No entanto, é o tipo da função que cansa o ouvido de quem está dentro do veículo. É o caso de ouvir uma vez e querer desligar no dia seguinte.

Navegação
O navegador da Fiat é um sistema à parte que agrega todas as funções do Blue & Me. Ele é oferecido apenas no
Bravo, Punto e Linea. Os mapas aparecem no quadro de instrumentos do veículo. Apesar de ser um sistema intuitivo, o mapa vem carregado no pen drive fornecido junto com o kit bordo e, ao ser conectado na porta USB, recebe comando vocal.
fiat bravo (Foto: Divulgação)
Radio NAV está nas versões mais
caras do Bravo (Foto: Divulgação)
No menu navegação é possível selecionar o destino desejado inserindo, através das teclas no volante, as letras iniciais do endereço, que pode ser completado com comandos de voz. Para quem tem um smartphone com aplicativos como Waze e Google Maps, este tipo de GPS fica ultrapassado.

O Bravo oferece o Radio NAV (foto ao lado) como opcional nas versões Absolute e T-Jet, as mais caras. A tela de 6,5 polegadas, colorida, no centro do painel, une as funções de GPS, rádio, CD e MP3 e é opcional no Linea Dualogic e no Punto T-Jet.
controles volante Fiat Bravo (Foto: Divulgação)
Controles ao volante no Bravo (Foto: Divulgação)
Controle de funções Por comando de voz é possível selecionar música e fazer ligações. Além do controle por comando de voz, este sistema oferece botões no volante. O recurso é intuitivamente o primeiro que o condutor usa, especialmente para necessidades simples como aumentar e diminuir o volume ou retornar a ligação de uma mensagem recebida por SMS.

O Punto e o 500 possuem ainda um programa gratuito chamado de eco:Drive, que ajuda o motorista a alcançar a melhor eficiência energética. O sistema analisa rotas, avalia detalhes do desempenho, calcula taxa de emissão de CO2 e o consumo de combustível, convertendo as informações em gráficos simples.

O sistema só funciona através do Blue&Me. Como é gratuito, mesmo que o motorista esqueça que tem esse dispositivo no carro vale a pena ter. Saber o consumo do seu modo de condução é funcional.
Discover Pro, da Volkswagen

Volkswagen Golf (Foto: Caio Kenji/G1)Novo sistema da Volkswagen estreia no Golf (Foto: Caio Kenji/G1)
Onde está: estreia no Brasil no Novo Golf.
Ponto forte: tecnologia modular sensível ao toque (funciona como o iPhone) e controle das condições do carro, como necessidade de manutenção e faróis, vidros, ar-condicionado, etc.


Ponto fraco: por enquanto, está diponível apenas no Golf (atende a plataforma MQB) e a versão de entrada deste sistema não tem nem sistema de navegação e nem comando de voz. Os outros carros da linha têm oferta de sistema de conectividade mais simples, mas com funções de rádio e telefone.


Veja mais detalhes:

Telefonia Como diferencial, este sistema, o mais moderno da Volkswagen, traz a possibilidade de conectar dois celulares por Bluetooth. Enquanto com um é possível ter acesso a toda a lista de contatos, pareando o outro há a possibilidade de acessar, independentemente, arquivos de música, por exemplo.

No caso da telefonia, é possível fazer a ligação por comando de voz (potuguês do Brasil) ou pelo volante, sem tirar a atenção do motorista da via. Quando conectado, as chamadas são transferidas automaticamente para o sistema do carro e, ainda, é possível armazenar na memória do veículo 6 contatos preferenciais.
Novo Golf sistema de conectividade (Foto: Divulgação)
Sistema de rádio (Foto: Divulgação)
Entretenimento
A tela da versão de entrada deste sistema é de 5,8 polegadas, mas, nas configurações mais completas, é de 8 polegadas. Todas são coloridas e sensíveis ao toque. O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD (com o carro em movimento, apenas o áudio do DVD funciona, por segurança), comando de voz, Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, o sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para iPod / iPhone.


A tela tem ainda sensor de aproximação. Assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo a ela, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada, mostrado o menu. É possível mudar os comandos tocando a tela, pelo volante, por comando de voz ou analogicamente, pelos botões no console central.
Novo Golf sistema de conectividade (Foto: Divulgação)
Sistema monitora o veículo (Foto: Divulgação)
Controle de funções
Além do celular e das músicas, todo o carro pode ser monitorado pelo sistema de conectividade. Ar-condicionado, acionamento dos faróis, limpadores dos vidros, luzes de auxílio de curva, sensores de chuva, sistemas de auxílio de estacionamento, monitoramento panorâmico do veículo, tempo para manutenção, problemas mecânicos ou elétricos, consumo de combustível, modo de condução (esportiva, individual, normal ou econômica) e pressão dos pneus são algumas das funções que podem ser controladas ou personalizadas pelo sistema.
Novo Golf sistema de conectividade (Foto: Divulgação)
GPS é convencional (Foto: Divulgação)
Navegação O sistema de navegação é em 3D e a atualização dos mapas pode ser feita pelo site da Volkswagen, gratuitamente, pelos 3 anos da garantia do Golf.

É possível gravar um local específico na memória do sistema e os comandos podem ser feitos por voz. Como no Brasil não há ainda cobertura 4G, o Google Maps disponível não funciona, o que torna este GPS "convencional".
MyLink, da Chevrolet

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)Chevrolet Onix é um dos que contam com o MyLink (Foto: Divulgação)
Onde está: Prisma (opcional na LT, de série na versão mais cara, LTZ), Onix (opcional na LT, de série na versão mais cara, LTZ), Spin (de série na LTZ), Cobalt (de série na LTZ e Advantage),  Trailblazer (de série), Cruze (de série na LTZ), Tracker (de série) e Camaro 2014 (de série).

Ponto forte: navegação pelo BringGo e controle de configurações funcionais do carro
Ponto fraco: sem comando de voz na maioria dos modelos (somente o Cruze tem esta função) e controle no volante restrito a alguns modelos e configurações

Veja detalhes:
Chevrolet Onix (Foto: Divulgação)
Tela é sensível ao toque (Foto: Divulgação)
Telefonia Assim como os demais sistemas avaliados, é possível discar para o número desejado, acessar a agenda de contatos e ainda ver o histórico de chamadas recebidas, realizadas e perdidas. Para isso é preciso parear o celular ou o smartphone com o Bluetooth ativo com o MyLink.

O sistema da GM permite transferir automaticamente uma ligação do modo viva-voz para o celular. Basta pressionar o botão Modo Privado localizado no canto inferior direito da tela. A desvantagem, neste caso, é que tudo é feito pela tela sensível ao toque por não haver comando de voz.
Chevrolet MyLink (Foto: Divulgação)
Sistema tem rádio, mas não CD Player
(Foto: Divulgação)
Entretenimento
O MyLink oferece o Tuneln, aplicativo gratuito que permite aos usuários sintonizarem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via internet. É bem fácil de usar e bem focado. Por exemplo, existem rádios exclusivas para cada estilo musical.

Há ainda o Stitcher, outro aplicativo que permite acessar os podcasts de canais de rádio.  O usuário também pode distribuir o som de forma independente em cada uma das caixas das quatro portas. Apesar dos recursos, o sistema não tem CD Player.

Navegação Outro aplicativo disponível e gratuito é o BringGo, que fornece ao motorista um sistema de navegação completo que além de mapas 3D apresenta atualização do trânsito em tempo real. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros. Quando se procura algo específico, o sistema é prático e bem útil. O único inconveniente é baixar o app, pela demora.
Chevrolet MyLink (Foto: Divulgação)
Tela inicial do MyLink (Foto: Divulgação)
Controle de funções O destaque deste sistema é a tela de 7 polegadas sensível ao toque integrada ao painel, algo inédito, por exemplo, na categoria de modelos compactos de Onix e Prisma. De forma geral, o sistema é bem intuitivo. Por ele, é possível controlar configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros. Tais recursos facilitam muito a vida a bordo.

Por outro lado, botões no volante estão disponíveis apenas nos modelos Spin e Cobalt, na versão LTZ com piloto automático. A ausência do recurso nas outras configurações faz falta, especialmente para quem está dirigindo, já que é obrigado a desviar o olhar da via, mesmo que inconscientemente.
Sync, da Ford

Versão Titanium traz tela de 8 polegadas sensível ao toque (Foto: Caio Kenji/G1)Focus Titanium traz tela de 8 polegadas sensível ao toque (Foto: Caio Kenji/G1)
Onde está: New Fiesta(só nos 1.6), EcoSport, Fusion , Edge e novo Focus
Ponto forte: comando de voz e controles no volante

Ponto fraco: GPS convencional

Veja detalhes:

Ford Sync (Foto: Ford/Divulgação)
Telefonia do Sync (Foto: Ford/Divulgação)
Telefonia O comando de voz é o destaque deste sistema. É possível fazer chamada falando o nome de um contato armazenado na memória do carro. É só sincronizar o celular ou por cabo ou por Bluetooth e, depois, fazer o download. O Sync já está com o português do Brasil; mesmo assim, é preciso falar de forma clara.

O sistema transfere ainda automaticamente a chamada para o Sync ao dar a partida no carro e lê as mensagens de texto recebidas no aparelho celular. Embora seja uma facilidade, a função para SMS pode desconcentrar o motorista, mas é algo pessoal.

Entretenimento Por Bluetooth, todas as músicas do celular ficam disponibilizadas no sistema de áudio do carro. No caso do MP3 player, conecta-se o cabo e ele carrega ao mesmo tempo. A função é muito simples e prática e é possível ter acesso a muitos aplicativos que estão no smartphone. O Sync possui ainda entrada para cartão SD.
ford sync (Foto: Divulgação)
Seleção de funções (Foto: Divulgação)
Controle de funções Por comando de voz é possível selecionar música, estação de rádio, programa ou mesmo a temperatura do ar-condicionado.

Outro destaque é a tela central de 10 cm oferecida no Focus, no Fusion e no Edge, que pode ser customizada para controlar todas as funções do Sync. A vantagem é que o uso se torna ainda mais intuitivo.

Além do controle por comando de voz, este sistema oferece botões no volante. O recurso é intuitivamente o primeiro que o condutor usa, especialmente para necessidades simples como aumentar e diminuir o volume.
Ford Sync (Foto: Divulgação)
GPS do Sync é convencional (Foto: Divulgação)
Navegação Só o novo Focus, o Fusion e o Edge têm essa opção. A navegação é limitada, embora utilize mapas 3D com sistema de navegação em tempo real (“turn-by-turn”), que fornecem instruções a cada mudança de direção, acompanhado de instruções de voz.

O comando de voz agiliza bastante o processo. No entanto, com recursos tão avançados no celular, como o Waze, em que os próprios usuários alimentam a navegação com informações sobre blitz, congestionamento e acidente, esse tipo de GPS se torna ultrapassado.

|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=|
|_________________________________________________________ __________             _______ |
Rodovia BA 120 , Bairro Santa Cruz, ao lado da oficina de Zezinho.

{[ Rua Décio Monte Alegre, 20 - Valente - Bahia. ]}

Funcionamento das 05:00 às 00:00 - ( Meia Noite )

Atendimento personalizado com recepção Vip!

Celular. 075 - 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117
075 - 9163 - 9259

Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=|
|_________________________________________________________ ___________             ______ |
 

Eugene Fama, Lars Hansen e Robert Shiller levam Nobel de Economia

Gipope®- Mercado.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional --\\-- PRÊMIOS & RECONHECIMENTO -.=.- ECONOMIA & PROJETOS --..-- ESTUDOS & PESQUISAS >-:-< }[ 
Status quo & Ranking ]{

Neste ano, 2013, o prêmio foi concedido a três norte-americanos.
Premiação de Economia encerra esta edição dos prêmios Nobel.


14/10/2013 08h03 - Atualizado em 14/10/2013 08h48
Do G1, em São Paulo


Os economistas norte-americanos Eugene F. Fama, Lars Peter Hansen, da Universidade de Chicago, e Robert J. Shiller, da Universidade de Yale, conquistaram nesta segunda-feira (14) o Prêmio Nobel de Economia de 2013 por seu trabalho pioneiro em identificar as têndencias nos mercados financeiros.

Os três foram premiados por "suas análises empíricas dos preços de ativos", segundo indicou a Real Academia de Ciências da Suécia. Schiller ficou conhecido por ter previsto a bolha imobiliária dos Estados Unidos. 

Neste ano, esteve no Brasil e disse que achava preocupante o aumento de preços observado nos últimos anos, nas principais cidades do país, mas afirmou que não era possível "saber com certeza" se havia uma bolha.  
Os três norte-americanos que ganharam o prêmio Nobel de Economia em 2013 (Foto: AFP)
Os três norte-americanos que ganharam o prêmio Nobel de Economia em 2013 (Foto: AFP)
O prêmio
O Nobel de Economia foi criado em 1968. A categoria não faz parte dos prêmios originais criados pelo testamento do empresário inventor do dinamite Nobel, em 1895.

O prêmio de Economia encerra esta edição dos prêmios Nobel, que teve início na segunda-feira passada com a premiação dos cientistas americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof, que dividiram o prêmio de Medicina.

Na terça-feira, o belga François Englert e o britânico Peter Higgs foram anunciados como os ganhadores do prêmio de Física, por terem descoberto a existência da partícula subatômica conhecida como Bóson de Higgs.

Na quarta-feira foi anunciado o último Nobel científico, o de Química, para o austríaco Martin Karplus, o sul-africano Michael Levitt e o israelense Arieh Warshel, os três estabelecidos nos Estados Unidos.

Na quinta-feira, o Nobel de Literatura foi dado à contista canadense Alice Munro.
Na sexta, a Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) foi laureada nesta sexta-feira (11) com o Prêmio Nobel da Paz.

Em 2012
No ano passado, foram premiados os economistas norte-americanos Alvin E. Roth, de 60 anos, da Universidade de Harvard, e Lloyd S. Shapley, de 89 anos, da Universidade da Califórnia. A honraria foi um reconhecimento pelos seus trabalhos sobre os mercados e a maneira de associar seus agentes, para otimizar a oferta e a demanda.


Veja a lista dos últimos ganhadores

2012: Alvin E. Roth (EUA) e Lloyd S. Shapley (EUA)
2011:Thomas Sargent (EUA) e Christopher Sims (EUA)
2010: Peter Diamond e Dale Mortensen (EUA), Christopher Pissarides (Chipre-GB)
2009: Elinor Ostrom e Oliver Williamson (EUA)
2008: Paul Krugman (EUA)
2007: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson (EUA)
2006: Edmund S. Phelps (EUA)
2005: Thomas C. Schelling (EUA) e Robert J. Aumann (EUA-Israel)
2004: Finn Kydland (Noruega) e Edward Prescott (EUA)
2003: Robert F. Engle (EUA) e Clive W.J. Granger (GB)
2002: Daniel Kahneman (Israel-EUA) e Vernon L. Smith (EUA).

|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________ __________             _______ |
Rodovia BA 120 , Bairro Santa Cruz, ao lado da oficina de Zezinho.

{[ Rua Décio Monte Alegre, 20 - Valente - Bahia. ]}

Funcionamento das 05:00 às 00:00 - ( Meia Noite )

Atendimento personalizado com recepção Vip!

Celular. 075 - 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117
075 - 9163 - 9259

Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________ ___________             ______ |

Brasil está entre oito países que subiram juros em 2013

Gipope® - Mercado.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil  .|:|. Mundo --\\-- ECONOMIA & MERCADOS -.=.- JUROS & TAXAS --..-- CRISE & RECESSÃO <-:-> {[  Autoridade Monetária & Política ]}

Maior parte dos 90 países pesquisados não mexeu nos juros neste ano.
Para economista, país não fez a 'lição de casa' no passado.

|_________________________________________________________            _________________   |
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|
|_________________________________________________________            _________________   |

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
 13/10/2013 16h46 - Atualizado em 13/10/2013 16h46
Postado em 14 de outubro de 2013 às 08h30

 
Armênia, República Dominicana, Gâmbia, Gana, Indonésia, Zâmbia, Tunísia e Brasil. Estes foram os oito países, de uma lista total de 90 economias – ou seja, menos de 10% da amostra – que subiram os juros básicos da economia neste ano, de acordo com levantamento do site especializado no assunto "Central Bank News".

Nesta semana, a taxa Selic, referência para a economia brasileira, foi elevada pela quinta vez neste ano, para 9,5% ao ano, o maior patamar desde março do ano passado, o que levou o Brasil, novamente, à liderança do ranking mundial de juros reais – calculados após o abatimento da inflação prevista para os próximos 12 meses – pelo MoneYou.
Selic 9,5 - matéria (Foto: Arte/G1)
Em 2013, os juros básicos do Brasil já subiram 2,25 pontos percentuais para controlar as pressões inflacionárias, de 7,25% para 9,5% ao ano. Segundo a listagem do site especializado, os juros básicos subiram mais, neste ano, somente na Gâmbia, cuja taxa subiu 6 pontos percentuais em 2013. Nos demais países, a elevação não foi superior a 1,5 ponto percentual – caso da Indonésia.

Ao mesmo tempo, outros 36 países reduziram a taxa básica de juros da economia neste ano para estimular a economia, em um momento no qual a conjuntura internacional ainda se ressente dos efeitos da crise financeira. Entre eles, estão economias mais tradicionais, como os países da Zona do Euro, e outras emergentes, como México, Índia, Colômbia e Turquia.

De acordo com o levantamento do Central Bank News, a maior parte dos países pesquisados  (46 economias), porém, manteve a taxa estável em 2013. É o caso da Inglaterra e dos Estados Unidos, por exemplo. Nestas nações, porém, os juros já estão próximos de zero. Por conta disso, o Federal Reserve (BC norte-americano) tem se utilizado da injeção direta de recursos nos mercados – processo que ficou conhecido como “quantitative easing” – e que, de acordo com as sinalizações, tende a ser mantido por mais algum tempo.

'Lição de casa'
Segundo Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências, a subida dos juros no Brasil, neste ano, está relacionada com erros do passado. "O principal ponto é que a gente não fez a lição de casa lá atrás. A gente foi leniente com a inflação. Isso vem desde o finalzinho do segundo mandato do presidente Lula, por causa da eleição", disse ela.


De acordo com a economista, a diretoria do Banco Central no governo Dilma Rousseff também não se empenhou em trazer a inflação para um patamar próximo da meta central, de 4,5%, além de o Tesouro Nacional não ter contribuído por meio da contenção de gastos públicos. Por isso, em sua visão, a inflação continua oscilando ao redor de 6%.

"O BC derrubou dramaticamente a selic para 7,25% ao ano [mínima histórica, que vigorava até abril deste ano]. Essa derrubada total da Selic, a gente não tinha condição de fazer. A política fiscal [gastos públicos] também não ajudou. A política monetária [definição dos juros] e a política fiscal [com aumento de gastos] foram muito frouxas. O resultado foi inflação. Chegou a um ponto que o BC teve de agir para evitar que a inflação estourasse o teto da meta [de 6,5%]", avaliou Alessandra Ribeito.

A economista da Tendências cita outros países em desenvolvimento que fizeram a chamada "lição de casa", controlando a inflação no passado, como a Colômbia, e que, por isso, estão conseguindo baixar os juros e estimular a economia neste momento de crise financeira. "Estamos indo meio na contramão dos outros países", observou ela, acrescentando que, em sua opinião, os gastos públicos continuarão em expansão no Brasil em 2014 - ano eleitoral.

Expectativa do mercado
Após a quinta alta consecutiva dos juros nesta semana, a expectativa dos economistas do mercado financeiro é de uma nova elevação da taxa básica de juro em novembro. A intensidade, porém, ainda não é consensual. A maior parte dos analistas acredita em um aumento de 0,25 ponto percentual, de 9,5% para 9,75% ao ano, mas outros já acreditam em um aumento maior: para 10% ao ano - novamente no patamar de dois dígitos.


Pelo sistema de metas que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente. O presidente da instituição, Alexandre Tombini, porém, tem se comprometido somente com a queda da inflação neste ano, frente ao patamar de 2012 (5,84%) e, também, com novo recuo em 2014.

A subida recente dos juros e o possível retorno ao patamar de dois dígitos, ainda em 2013, segundo analistas, não está em consonância uma das principais marcas, até então, do governo Dilma Rousseff na área econômica. Mesmo defendendo o controle da inflação, a presidente da República destacou, por diversas oportunidades nos últimos anos, a queda dos juros básicos e também pressionou os bancos a reduzirem suas taxas ao consumidor.

|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________ __________             _______ |
Rodovia BA 120 , Bairro Santa Cruz, ao lado da oficina de Zezinho.

{[ Rua Décio Monte Alegre, 20 - Valente - Bahia. ]}

Funcionamento das 05:00 às 00:00 - ( Meia Noite )

Atendimento personalizado com recepção Vip!

Celular. 075 - 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117
075 - 9163 - 9259

Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
|=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-==-=-=|
|_________________________________________________________ ___________             ______ |