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sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Cientistas alertam para asteroides e dizem que Terra está na 'linha de tiro'

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Grupo de mais de 100 especialistas faz evento em Londres para pedir desenvolvimento de sistema de monitoramento e destruição de corpos celestes.

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Da BBC
05/12/2014 18h34 - Atualizado em 05/12/2014 19h52
Postado às 20h40m
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Cientistas alertam para catástrofe global em caso de colisão  (Foto: Thinkstock)Cientistas alertam para catástrofe global em caso de colisão (Foto: Thinkstock)

Um grupo de mais de 100 cientistas, astronautas e líderes empresariais pede às autoridades o desenvolvimento de um sistema de monitoramento e destruição de asteroides que coloquem em risco a vida no planeta Terra.

Reunidos em um evento no Museu de Ciência de Londres para lançar o Dia do Asteroide, a ser celebrado a partir de 2015, os cientistas alertaram para o "catastrófico" risco de um impacto.

"Há um milhão de asteroides no sistema solar que têm o potencial de atingir a Terra e destruir uma cidade inteira. Até agora, localizamos menos de 10 mil - somente 1% - deles. Mas temos tecnologia para mudar esta situação", declarou Martin Rees, professor emérito de Cosmologia e Astrofísica da Universidade de Cambridge.

Ao lado de nomes como o guitarrista da banda Queen, Brian May, também doutor em astrofísica, Rees listou as sugestões do grupo de cientistas:
- Empregar a tecnologia disponível para detectar e monitorar asteroides com traçado próximo à Terra e que representem ameaças à população através da ação de organizações filantrópicas e governos.

- Acelerar em 100 vezes a descoberta e o monitoramento de asteroides que circulem próximos à Terra para um número de cerca de 100 mil (descobertas) por ano nos próximos dez anos.

-Adoção global do Dia do Asteroide, em 30 de junho, para aumentar a consciência sobre os danos que os corpos celestes poderiam provocar e sobre a necessidade de prevenção. Embora diga que este tipo de fenômeno é improvável, o astrofísico afirma que a Terra está "na linha de tiro".

Já o guitarrista e astrofísico Brian May disse que, embora as chances sejam pequenas, "basta um asteroide" em um milhão com risco de acertar a Terra para que ocorra uma tragédia global.

"Um corpo de 200 metros de diâmetro que caia no oceano pode provocar tsunamis que poderiam devastar toda a costa Leste dos Estados Unidos e uma parte da Europa", agregou Martin Rees.

"A cada dez milhões de anos, um corpo de alguns quilômetros de diâmetro - um asteroide ou um cometa - vai acertar a Terra, causando uma catástrofe global equivalente a milhões de bombas atômicas", concluiu Rees.

A declaração com as sugestões foi assinada por cientistas, físicos, artistas, astronautas e homens de negócios de 30 países.

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Primeiras impressões: Nissan GT-R

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Com motor de 545 cavalos, esportivo é apelidado de Godzilla.
Unidade testada é a que apareceu no Salão do Automóvel de SP.

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Peter Fussy Do G1, em Mogi Guaçu (SP)
05/12/2014 14h21 - Atualizado em 05/12/2014 15h55
Postado às 16h30
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Depois de estrelar o estande da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo, onde brilhou ao lado do conceito Kicks, o GT-R ampliou sua estadia no Brasil até dezembro para mostrar por que ganhou o apelido de Godzilla e é o carro preferido do velocista jamaicano Usain Bolt – o atual homem mais rápido do mundo.

O esportivo é o representante moderno de uma tradição de mais de 50 anos, que nasceu com o Skyline. Em sua sexta geração, ele usa muito mais tecnologia que um samurai, mas manteve a bravura e o esmero, marcado pela produção artesanal do motor em Tochigi (Japão) – cada unidade leva placa com o nome do engenheiro responsável.

A obra de arte do “Takumi” (artesão, em japonês) é um propulsor biturbo V6 de 3.8 litros, que desenvolve 545 cavalos de potência e acelera o modelo até 315 km/h, segundo dados da fabricante.

Com tração integral, o torque é de 64 kgfm, disponível entre 3.200 e 5.800 rotações por minuto e distribuído às rodas por meio de transmissão sequencial de dupla embreagem e 6 velocidades.

A aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,3 segundos, uma marca que não fez feio frente aos modelos mais velozes do mundo. Por exemplo, a Ferrari California T, que chegou ao Brasil neste mês por R$ 1,68 milhão, atinge a mesma velocidade em 3,6 segundos.
Concorrentes Nissan GT-R (Foto: Arte/G1)
Equilíbrio
Para balancear o peso, o motor é dianteiro e o câmbio fica na traseira, tudo coberto por uma armadura que remete à de guerreiros japoneses, mas agora feita em aço, alumínio e fibra de carbono. As rodas são de 20 polegadas.


Como um samurai completo não tem só força, o GT-R vem com freios ventilados da marca Brembo, além de ajuste dinâmico dos amortecedores, transmissão e dos sistemas de controle de estabilidade e tração. 

São 3 modos de direção - Normal, Comfort e R - disponíveis para o motorista por meio de seletores no painel central.
Nissan GT-R (Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)
Motor tem produção artesanal e placa com nome
do responsável (Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)

De Tamagochi a Godzilla
Na pista, é possível sentir a diferença entre os modos nos pedais e na direção, que fazem o comportamento do modelo ir de Tamagochi, aquele “bicho” virtual da década de 1990, a Godzilla, quando selecionado o modo R.

No Comfort, ele é facilmente domado, mesmo para quem não tem experiência com esportivos.

Já na seleção mais esportiva, o GT-R entrega o seu máximo de aceleração e força, quase como um carro feito para corridas, com respostas rápidas tanto para arrancar como para parar.

O sistema eletrônico segue ativo no modo R, mas com uma peculiaridade: em vez de desacelerar o carro para corrigir trajetórias erradas, ele manda mais força para as rodas com corretas o mesmo objetivo. Com troca de marchas por aletas atrás do volante, a diversão é garantida em ambiente próprio para isso.
Nissan GT-R (Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)
Volante esportivo é um dos destaques
(Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)

Conforto
Vendido nos Estados Unidos como versão Premium 2015, o modelo testado tinha sistema Bose de cancelamento de barulho, que envia frequência oposta a sons externos para anulá-los. Mas alguma configuração misteriosa permite que o ronco opaco do V6 biturbo chegue aos ouvidos de maneira agradável.


A cabine ainda é equipada com sistema de som de 11 alto-falantes e dois woofers, 6 airbags, bancos esportivos com aquecimento, navegação por GPS e tela com informações sobre a dinâmica do carro. Outro item interessante é o ajuste de altura e profundidade da direção, que mexe junto ao painel, como um bloco único.
Nissan GT-R (Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)
Velocímetro em milhas; carro veio dos EUA
(Foto: Ivan Carneiro/Divulgação)

Importação
Foram apenas 4 voltas na pista, mas o suficiente para perceber que o GT-R tornaria mais difícil a escolha entre os rivais disponíveis no país.


Mas, por enquanto, quem quiser um GT-R no Brasil ainda precisa passar pelo processo de trazer o carro por conta própria.

A Nissan não tem planos para oferecer o esportivo no mercado nacional. O preço e a produção limitada (de 1 mil unidades por mês) são fatores impeditivos.

Nos Estados Unidos, o modelo testado custa a partir de US$ 101 mil. Aplicando-se apenas a conversão do câmbio e tributos, ele não sairia por menos de R$ 500 mil no Brasil.

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Inflação oficial fica acima da meta pelo 4º mês seguido, diz IBGE

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No acumulado de 12 meses, índice ficou em 6,56%.
Carne lidera ranking dos principais impactos, pelo 3º mês consecutivo.

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Cristiane Cardoso e Marta Cavallini Do G1, no Rio e em São Paulo
05/12/2014 09h00 - Atualizado em 05/12/2014 10h36
Postado às 10h45m
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INFLAÇÃO EM 12 MESES
Variação do IPCA, em %
Created with @product.name@ @product.version@5,915,595,686,156,286,376,526,56,516,756,596,56Dez/13Jan/14Fev/14Mar/14Abr/14Mai/14Jun/14Jul/14Ago/14Set/14Out/14Nov/1402468Nov/14 em %: 6,56
Fonte: IBGE
A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ganhou força em novembro – e seguiu acima do teto da meta do governo pelo quarto mês seguido.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA ficou em 0,51% em novembro, acima da taxa de 0,42% do mês anterior.

Em 12 meses, o indicador acumula alta de 6,56%. Desde agosto, esse índice se mantém acima de 6,5%, o teto da meta de inflação estipulada pelo governo. Essa meta, no entanto, só vale para anos fechados – ou seja, o governo só terá descumprido a meta se a inflação em 12 meses seguir acima de 6,5% em dezembro.
No acumulado do ano, até novembro, o índice é de 5,58%.

Carne
A carne lidera o ranking dos principais impactos, com alta de 0,09 ponto percentual, pelo terceiro mês consecutivo. Os preços aumentaram 3,46% em novembro, mais do que em outubro (1,46%) e acumulam alta de 17,81% no ano e 20,56% em 12 meses. No mês, as carnes chegaram a subir 7,51% na região metropolitana de Belém, seguida de Campo Grande (6,03%) e de Goiânia (5,87%). No ano, os preços aumentaram mais em Goiânia, 24,12%, e em Belém, 22,95%.

Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do IBGE, a carne tem peso de 2,7% do IPCA. “Isso é muito coisa”, afirmou. “Durante todo ano a carne exerceu pressão sobre o custo de vida e hoje já estamos perto de 18% de aumento”.

Assim, o grupo alimentação e bebidas foi responsável por 37% do IPCA de novembro, com a maior variação e o maior impacto no mês.

“Este ano foi praticamente marcado pelos alimentos e alguns administrados. Além do sobe e desce das commodities, nós tivemos problemas sérios climáticos que prejudicaram as lavouras como vem prejudicaram, então, os alimentos foram marcantes no sentindo de definir os movimentos da série do IPCA”, explicou Eulina.

“As exportações no Brasil vêm aumentando, especialmente as carnes. Pelo terceiro mês consecutivo a carne vem pressionando o IPCA com principal impacto de cada um desses três últimos meses. E no ano a carne já apresenta aumento 17%. A seca prejudica os pastos, não tem gado suficiente para abate. 


Além disso, as exportações têm sido muito fortes, principalmente da Rússia, que deixou de comprar dos Estados Unidos para comprar do Brasil. Não só carne, mas queijo e frango. Então, é uma pressão de demanda”, diz a coordenadora do IBGE.

Gasolina
Em segundo lugar no ranking dos principais impactos vem a gasolina, com alta de 0,07 ponto percentual de outubro para novembro. De acordo com o IBGE, o preço do litro da gasolina ficou 1,99% mais caro, refletindo, nas bombas, parte do reajuste de 3% nas refinarias, em vigor a partir de 7 de novembro. Goiânia foi destaque, com alta de 7,95% no mês.

Batata
Em seguida vem a batata-inglesa, que variou de -5,95 em outubro para 38,71 em novembro. Em Salvador, chegou a 75,49%. “Mas o peso dela não é tão importante no orçamento da gente quanto a carne”, diz Eulina.

Eletricidade
A seguir vem a energia elétrica, com aumento de 0,05 ponto percentual de um mês para o outro. As maiores variações foram registradas em Fortaleza (10,18%) e Salvador (6,97%), em decorrência de aumentos no PIS/Pasep/Cofins, além do Rio de Janeiro (8,83%), onde ocorreu reajuste de 17,75% em 7 de novembro em uma das concessionárias.

No ano, os principais impactos sobre a alta são a carne e a energia elétrica.

Eulina afirmou ainda que em 2013 a energia elétrica fechou em -15% e foi um dos fatores – se não o principal – que ajudou a conter a inflação no ano. No entanto, de acordo com ela, isso não aconteceu em 2014. “As tarifas que haviam sido contidas lá aumentaram agora por conta de todas as questões que o país está vivendo com a estiagem e o problema da água”, afirma.

“Alimentos e habitação é que estão respondendo pela maior parte do IPCA do ano e dos 12 meses. E o grupo de habitação é onde está o item de energia elétrica que exerceu uma pressão forte neste ano”, afirmou Eulina. “Já podemos dizer que educação este ano influenciou mais o custo de vida das pessoas do que em 2013”, complementa.

Serviços
Os principais impactos do setor de serviços no mês de novembro, segundo o IBGE, são o conserto de automóvel seguido de refeição fora de casa, aluguel e cabelereiro. Em seguida vem empregada doméstica.

Índices regionais
Nos índices regionais, o maior foi o de Goiânia (1,21%), onde os combustíveis (7,84%) foram responsáveis por 0,53 ponto percentual do índice do mês, com alta de 7,95% na gasolina e de 9,70% no etanol. O aumento de 3,28% nos preços dos alimentos consumidos no domicílio também pressionou o resultado. O menor índice foi o de Vitória (0,03%), com as contas de energia elétrica 6,73% mais baratas em função das alíquotas do PIS/Pasep/Cofins.

A aceleração da taxa se deu quase em todas as regiões metropolitanas, segundo o IBGE. “Essa aceleração da taxa foi praticamente em todas as regiões metropolitanas de outubro para novembro. Goiânia liderou passando de 0,78% para 1,21%. Fortaleza foi para 0,81%, e praticamente o responsável por esse avanço foram os alimentos”, diz Eulina Nunes dos Santos.

“Quando a gente olha o resultado no ano e os últimos 12 meses, vê que eles estão chegando perto. As taxas estão tendendo a ficar mais próximas. E o Rio de Janeiro lidera tanto o resultado no ano quanto nos 12 meses, com 6,13% e 7,37% [respectivamente]”, completou.

Inflação pelo INPC
Nesta sexta-feira, o IBGE ainda divulgou o comportamento da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que variou 0,53% em novembro, acima do índice de 0,38% de outubro em 0,15 ponto percentual. 


No ano, o indicador acumula alta de 5,57%, acima da taxa de 4,81% relativa a igual período de 2013. Em 12 meses, o índice é de 6,33%, próximo dos 6,34% relativos aos 12 meses anteriores. Em novembro de 2013, o INPC havia sido 0,54%.

O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos e abrange 10 regiões metropolitanas do país, além de Brasília e dos municípios de Goiânia e Campo Grande.


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