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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Indian planeja chegar ao Brasil em 2015 para briga com a Harley

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Empresa ainda precisa definir como será a montagem em Manaus.
Scout, de 100 cavalos, será a principal moto, com 60% das vendas.

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Rafael Miotto Do G1, em São Paulo
26/11/2014 17h44 - Atualizado em 26/11/2014 17h45
Postado às 21h15m
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Indian Scout (Foto: Divulgação)
Indian Scout (Foto: Divulgação)

Desde 2013, a centenária fabricante de motos Indian não esconde que pretende vender suas motos no Brasil, o que deve se tornar realidade no próximo ano. Nesta quarta-feira (26), durante apresentação do grupo Polaris, dono da marca, em São Paulo, a empresa revelou que o anúncio oficial da operação brasileira está perto de acontecer.


"Os planos da Indian para o Brasil estão a todo vapor, queremos estar aqui até o final de 2015", afirmou Rodrigo Lourenço, diretor geral da Polaris na América Latina.  

"Mas as dificuldades se tornaram maiores para fazermos o anúncio oficial. Para se tornar viável, teremos de produzir em Manaus", acrescentou Lourenço. "Nos próximos 60 dias devemos anunciar algo", disse.

A empresa ainda estuda se terá a própria fábrica no Brasil ou se fará alguma parceria para terceirizar a montagem, como fazem BMW, Ducati, MV Agusta e KTM com a Dafra. Criada em 1901, nos Estados Unidos, a Indian tenta retornar aos tempos de glória do passado, quando foi mais famosa e importante que a rival Harley-Davidson.

Indian Chieftain 2014 (Foto: Rafael Miotto/G1)
Indian Chieftain  (Foto: Rafael Miotto/G1)

Desde 2011, quando foi adquirida pelo grupo Polaris, a Indian vem renovando sua linha. Primeiro mostrou, em 2013, uma linha Chief, composta por Classic, Vintage e Chieftain, remetendo aos modelos mais clássicos da empresa, porém, com projetos 100% novos. Em 2014, o grande lançamento foi a nova Scout, que traz uma dose de modernidade para a marca.

Inclusive, a Scout deve ser o modelo mais vendido da marca no Brasil. "Nossa expectativa é de 60% das vendas para a Scout e 40% para a linha Chief", revelou Lourenço. Ainda sem data exata de início das vendas, a Indian pretende mostrar suas motos na edição 2015 do Salão Duas Rodas de São Paulo.

"A expectativa da empresa é que o Brasil seja o maior mercado internacional da Indian. Queremos brigar de frente com a Harley-Davidson", enfatizou o executivo, ainda sem revelar o volume esperado de vendas no país.
Indian Scout (Foto: Divulgação)
Indian Scout (Foto: Divulgação)

Indian mais esportiva
Apesar de seguir o padrão de uma custom, a Scout rejuvenesceu a linha da fabricante norte-americana, mostrando uma dose de modernidade é até esportividade. Como base, a Scout utiliza motor V2 de 1.133 cc, que é capaz de gerar 100 cavalos de potência e trabalha em conjunto com câmbio de 6 marchas. Vendida a partir de US$ 10.999 nos Estados Unidos, o modelo possui freios ABS de série.

Este nome já foi utilizado no passado pela Indian. Entre os momentos de sucesso da Scout, está a façanha obtida por Burt Munro, um neozelandês, em 1967.


Então com 68 anos, o piloto utilizou uma versão da moto de 1920 para bater um recorde de velocidade no deserto de Bonneville, nos Estados Unidos. Em 2005, a história foi retratada no filme “Desafiando os Limites” (The World’s Fastest Indian), protagonizado por Anthony Hopkins.

Com assento do tipo monoposto, a moto apresenta um conjunto que remete ao passado e ao mesmo tempo mistura com linhas mais contemporâneas.


Polaris expande linha no Brasil
Além de falar sobre o futuro da Indian no Brasil, a Polaris revelou mais um modelo de sua gama de veículos de 4 rodas, os ATVs (quadriciclos) e UTVs. As principais diferenças dos UTVs para os quadriciclos é o fato de estes possuírem voltante, no lugar do guidão dos ATVs, barras de proteções superiores e cinto de segurança.

Nesta quarta-feira, a empresa apresentou o inédito Ace 570, que custa R$ 39.990. O modelo é um misto de ATV e UTV, com motor de 45 cavalos. Apesar de seu conjunto ter dimensões e dinâmica de um quadriciclo, o modelo traz um volante e o habitáculo de proteção.

Polaris Ace 570 (Foto: Divulgação)Polaris Ace 570 (Foto: Divulgação)

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Desmatamento da Amazônia Legal cai 18% em um ano, segundo governo

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Total desmatado entre agosto de 2013 e julho de 2014 foi de 4.848 km².
Dados do Inpe foram divulgados pelo Ministério Meio Ambiente.

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Do G1, em Brasília
26/11/2014 14h39 - Atualizado em 26/11/2014 17h27
Postado às 17h55m
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Maior parte da madeira apreendida estava pronta para transporte numa clareira, segundo a polícia. (Foto: Assessoria / Polícia Civil)
Madeira apreendida em operação em Mato Grosso
no fim de 2013 (Foto: Assessoria / Polícia Civil)
O desmatamento da Amazônia Legal caiu 18% entre agosto de 2013 e julho de 2014 em relação ao período anterior, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, que divulgou os dados nesta quarta-feira (26).

As informações são do sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e representam o índice oficial de desmatamento do governo federal. Ele avalia os meses que integram o chamado "calendário do desmatamento", relacionado com as chuvas e atividades agrícolas.


Em números absolutos, o bioma perdeu 4.848 km² de vegetação. Em 2013, o desmatamento da Amazônia Legal foi de 5.891 km², um acréscimo de 28,8% em relação a 2012, quando o Ministério registrou 4.571 km² desmatados.

Muita gente especulou muita coisa. Sistemas não oficiais que circulam apontaram aumento do desmatamento. A taxa Prodes é a taxa oficial do país. E está aí a taxa. [...] Não posso misturar informações"

Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente
Em outubro, a ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém, havia divulgado tendência de crescimento no desmate em levantamento independente. Segundo a organização, ficou constatada alta de 191% no desflorestamento em agosto e setembro de 2014, em relação ao bimestre de 2013.

Mas para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, não é possível relacionar a informação da ONG com a do governo, já que são metodologias diferentes. “O governo não trabalha com especulação. Eu trabalho com trabalho”, disse. “Muita gente especulou muita coisa. 

Sistemas não oficiais que circulam apontaram aumento do desmatamento. A taxa Prodes é a oficial do país. E está aí a taxa. [...] Não posso misturar informações. Uma coisa é informação do IBGE, outra coisa é pesquisa de um pesquisador", ressaltou.

Diferenças entre sistemas
Existem diferentes sistemas de monitoramento do desmatamento da Amazônia. Todos eles são feitos por técnicos que observam imagens de satélite seguindo diferentes metodologias. O Prodes, divulgado nesta quarta, é o dado oficial anual, mais preciso. 


O Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) é produzido mensalmente pelo Inpe e, como é mais rápido, não se destina a medir áreas, mas detectar focos de derrubadas de floresta para que as autoridades sejam acionadas a tempo.

Um outro sistema, chamado SAD, é feito pelo Imazon, também mensalmente, mas, por ser de uma ONG, não é reconhecido pelo governo. Os números desses três sistemas, por serem gerados com métodos distintos, não podem ser comparados entre si.

Izabella ressaltou a diferença entre o Deter e o Prodes. Entre agosto de 2013 a julho de 2014, o primeiro apontou alta de 9% na perda de vegetação amazônica em comparação com o período anterior. Já o segundo, divulgado nesta quarta, indicou redução.

"São duas metodologias distintas. O Deter não é feito para fazer medição de desmate, mas para gerar alertas de possíveis áreas de desmatamento. A resolução dele é menor em relação ao Prodes", disse Izabella.

De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina, o governo "não segurou" informações sobre o desmatamento. "Fiz absoluta questão de divulgar a informação assim que ela chegasse. Agora, todo mundo pode criticar, sugerir. A equipe do Inpe está aí para isso", afirmou.

Segunda menor taxa
De acordo com o Inpe, órgão responsável pelo levantamento, o Prodes 2014 é o segundo menor índice histórico de desmatamento – atrás apenas da divulgação de 2012, quando o montante registrado foi de 4.571 km².


O número é preliminar. O consolidado do estudo será divulgado no primeiro semestre de 2015, mas o Inpe trabalha com uma possível variação de 9% e - 2% entre "as cenas estimadas" e as "cenas consolidadas". Na prática, o desmatamento ilegal na Amazônia pode ser maior ou menor que os 18% de redução apresentados.

O Pará foi o estado que mais desmatou a Amazônia nos doze meses analisados. Foram 1.829 km² de vegetação perdida. Em seguida vem o Mato Grosso, que registrou o corte raso de 1.048 km². Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com exceção do Acre e Roraima, todos os estados apresentaram redução no desmatamento.

A análise do Prodes não levou em conta o Amapá porque a cobertura de nuvens da região não permitiu que o satélite verificasse o desmatamento no estado. 

O estudo de 2013 havia considerado o Amapá no resultado. Segundo Luiz Maurano, do Inpe, "pode haver diferença, mas ela não é preocupante". No ano passado, o AP registrou perda de 23 km².

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Funcionários de prédio brincam com premonição sobre queda de avião

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Movimento foi atípico nesta quarta-feira (26) na região da Avenida Paulista. 
Dono de restaurante disse que teve prejuízo com as vendas da manhã.

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Tatiana Santiago Do G1 São Paulo
26/11/2014 10h12 - Atualizado em 26/11/2014 10h30
Postado às 10h30m
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Prédio na Avenida Paulista (Foto: Tatiana Santiago/ G1)Prédio na Avenida Paulista recebe pintura de avião (Foto: Tatiana Santiago/ G1)

Lojas fechadas no prédio na região da premonição na Avenida Paulista (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Lojas fechadas no prédio na região da premonição
na Avenida Paulista (Foto: Tatiana Santiago/G1)

Passado o susto da possibilidade da queda de uma aeronave em plena Avenida Paulista, os funcionários que trabalham no edifício comercial Barão de Serro Azul encararam com alívio e até brincadeiras na manhã desta quarta-feira (26) a premonição do vidente Jucelino Nóbrega da Luz.

Ele registrou em um cartório no Centro da capital paulista uma premonição que dizia que uma aeronave partiria do Aeroporto de Congonhas com destino a Brasília, às 8h30 desta quarta, e se chocaria contra um edifício, perto do cruzamento da avenida com a Alameda Campinas, após mudar a rota devido a uma pane.

A premonição levou o síndico do prédio, Severino Alves de Lima, de 67 anos, a distribuir na semana passada um comunicado para informar funcionários e locatários das salas comerciais do prédio, onde funcionam escritórios e consultórios. No aviso, ele deixava aos cuidado de cada um a responsabilidade de liberar ou não os funcionários nesta quarta.

Funcionários das salas comerciais dos andares mais altos do edifício jogavam aviões de papel pelas janelas enquanto davam risadas da movimentação de jornalistas. Por volta das 9h20, o barulho de uma aeronave que sobrevoo o local foi mais um motivo de gozação.

Mauro de Souza, de 55 anos, dono de um restaurante localizado no térreo do edifício, pendurou um aviãozinho de papel dentro do seu estabelecimento enquanto contabiliza seu prejuízo. “Eu nunca acreditei nisso e tinha certeza que isso ia afetar o movimento porque as pessoas têm medo”, disse. 

“Os clientes já falaram que não vem porque o chefe já disse que não vem e os funcionários também não virão”, afirmou. De acordo com Souza, seu faturamento no café da manhã teve redução de cerca de 30%, o que equivale a R$ 150.


A falta de movimentação relatada pelo empresário também foi observada pelos funcionár
ios que trabalham na recepção do edifício. “Hoje o prédio está como se fosse um feriado, bastante vazio. Não é de costume, o prédio é bastante movimentado. A pessoas que vieram estão fora do prédio”, diz a recepcionista Sônia Dias, de 27 anos.

Antes do horário previsto para a queda da aeronave, o movimento na região era atípico. A banca de jornal localizada quase em frente ao prédio nem chegou a abrir. Dentro do edifício, no térreo, a maioria das lojas permaneceu fechada.

Embarque em Congonhas
O vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM, Ruy Amparo, embarcou na manhã desta quarta no voo com destino a Brasília citado na premonição. "Tudo relativo ao voo está na minha responsabilidade. Por isso que estou indo junto. Acho que é uma demonstração de confiança", disse ainda no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.


Por causa da premonição, a companhia deixou de usar, na escala de 26 de novembro, o número JJ 3720 para o voo. Na data e horário, o mesmo voo tem o número JJ 4732. "Mudamos o número para não atrair muito sensacionalismo, não criar uma marca. 

Você vê que a gente não está escondendo. Mas a gente mudou para não ficar atraindo muita atenção porque infelizmente, nessa hora, a gente respeita quem tem superstição", disse Amparo.

Nóbrega da Luz explicou que essa previsão apareceu para ele durante um sonho premonitório em julho de 2005 e disse que, desde então, envia cartas à companhia sobre o fato. Ele afirmou que registrou no 8º Cartório de Títulos e Documentos de São Paulo, em 24 de outubro de 2014, um documento descrevendo o acidente.
Prédio onde síndico distribuiu comunicado sobre acidente (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Prédio onde síndico distribuiu comunicado sobre
acidente (Foto: Tatiana Santiago/G1)

Ruy Amparo não esclareceu nesta quarta-feira se a aeronave prevista inicialmente para o voo foi trocada. "Ele já era um [Airbus] 319. Nós temos 27 desses na frota e com dois dias de antecedência você não sabe nem qual prefixo é porque a malha é muito dinâmica. 

Ontem [terça] nós tivemos chuvarada no Brasil inteiro, então o avião que foi alocado dois dias atrás foi mudando. O piloto é o mesmo porque a escala é mantida. Às vezes muda por causa da chuva, mas não é o caso."

Amparo, que é engenheiro, falou que "respeita todas as crenças", mas que confia na manutenção realizada na aeronave. "Respeitando todas as crenças, mas a gente trabalha dentro de um apuro técnico. 

O que vale para garantir a segurança de voo é todo investimento que você faz em manutenção, treinamento de piloto, em atividades com centro de controle, ou seja, um engenheiro crê muito mais nisso do que em qualquer outra coisa", explicou.

Passageiros
Os médicos Felipe Motta e Sara Jasper, de 26 anos, vão para Brasília no voo 4732 por causa de um congresso. "Eu não sou nem um pouco [supersticioso]. Claro que se a pessoa disser para você que o seu avião vai cair é preocupante, mas...", afirmou Felipe. Ele disse que não avisou para a família que embarcaria no voo citado pelo vidente.


Sara encontrou resistência do marido no embarque. "Ele ficou apreensivo, queria que eu mudasse o voo, mas eu falei que não ia mudar", contou. "Eu acho que as pessoas acreditam muito nisso. Conheço pessoas que desmarcaram esse voo para Brasília porque acreditam. Uma amiga minha que ia fazer conexão desmarcou, mas eu não acredito nessas previsões."
Comunicado enviado aos condôminos do Edifício Barão de Serro Azul sobre a premonição da queda de avião no dia 26 de novembro (Foto: Olivia Florência/ G1)Comunicado enviado aos condôminos de prédio sobre a premonição (Foto: Olivia Florência/ G1)

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