GIPOPE - iNFORMATIONS.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
INTERNACIONAL --\\-- IRÃ --..-- TERREMOTOS & CATASTROFES -:- [[ PLANETA EM FÚRIA ]]
Abalos sacudiram o país no sábado deixando mais de 300 mortos
.*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's.™ 2.012 - Logística & solutions. >.< *.*.*.Divulgando:.----------------------------------------------------------.....--------------------------------------------------------------.Quem pesquisa compra aqui!Rua Antônio Edil , 34 - Valente - Bahia.
Contato: 075 - 3263 - 3207 --\\-- 075 - 8119 - 7016
||_____-----____-______-$._____-___--- ______-___$.$___-______---____-______,$, ____-____-___---=--______||
*** - TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE! - ***
||Xx. _ -____--___--_____---_______-----______--______ ___ __..._____ .. _____....--._ ... _____-- ______--_____-----____ __--_____.xX||
.*.*.* >.< PUBLICIDADE || Gipope® - Gariba's.™ 2.012 - Logística & solutions. >.< *.*.*.
Divulgando:
.----------------------------------------------------------.....--------------------------------------------------------------.
oglobo.globo.com
Publicado:
Atualizado:

— Agora encerramos as operações de busca e resgate e estamos trabalhando para dar abrigo e comida aos sobreviventes — afirmou Mostafa Mohammad Najjar, ministro do Interior do Irã, em entrevista ontem à noite à TV estatal, acrescentando que o total de vítimas fatais ficou em 227, embora números não oficiais indiquem mais de 300.
Os hospitais da área de Tabriz, no entanto, estão lotados, e milhares de pessoas passaram a noite em acampamentos improvisados ou ao relento nas ruas da cidade — a quarta mais populosa do Irã — por medo de novos tremores. Faltam roupas, tendas, cobertores, água e comida, já que os sismos destruíram plantações e dizimaram rebanhos nas mais de mil vilas e cidades afetadas na região. Construídas basicamente de tijolos de lama, cerca de 130 destas pequenas comunidades tiveram mais de 70% de suas edificações destruídas, enquanto ao menos 20 foram totalmente arrasadas.
— A maior parte dos mortos são mulheres e crianças, pois os terremotos aconteceram durante o dia, quando muitos homens estão fora trabalhando — contou Marjan Lagaei, jornalista iraniano que percorreu a área em torno das cidades de Varzaqan, Ahar, Heris e Mehraban, todas ao norte de Tabriz e as mais atingidas pelos tremores.
Najjar também visitou a região e sobrevoou de helicóptero as zonas afetadas, prometendo aos moradores reconstruir suas casas em breve.
— Todos os locais destruídos serão reconstruídos o mais solidamente possível e tudo que está faltando será fornecido rapidamente — afirmou.
A interrupção das buscas foi recebida com ceticismo pelas pessoas na região, assim como as promessas de ajuda .
— As equipes de resgate e auxílio ainda não chegaram em muitas vilas, já que mesmo em condições normais algumas estão a horas de viagem — disse o advogado Mohammad Hassan-Nejad à agência de notícias Isna, acrescentando que, se os esforços não forem retomados e acelerados, a quantidade de mortos deve crescer .
— Agora, então, é ainda pior: as estradas estão fechadas e a única forma de chegar a estas vilas remotas é pelo ar.
Abbas Falahi, integrante do Parlamento iraniano pelas cidades de Ahar e Harees, também criticou a demora no auxílio às vítimas dos terremotos:
— Apesar das promessas das autoridades, muito pouca ajuda foi distribuída na região e a maior parte das pessoas está ao relento. Se a situação continuar assim, o número de vítimas certamente vai aumentar.
Entre os desabrigados está Vahideh Porebadi, de 40 anos. Assim como muitos de seus vizinhos, ela passou a noite num parque de Tabriz e contou que mesmo os que não perderam suas casas estavam com medo de voltar devido aos tremores secundários — desde sábado já foram registrados mais de 60.
— Mesmo os mais velhos disseram nunca terem visto terremotos tão fortes — afirmou. — Tive sorte de conseguir dormir num banco do parque.
Localizado sobre falhas geológicas, o Irã é palco de frequentes terremotos. Em 2003, um abalo em Bam, no Sul do país, deixou 25 mil mortos.
POSTO ALTO BONITO - Rodovia BA - 120 , Km 28 , N. 977 -Valente - Bahia.
16 Anos de bom atendimento e qualidade de combustível Shell.
.__________________________________________________-________________________________________________________.
®