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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

S&P mantém Brasil abaixo do grau de investimento e reafirma perspectiva negativa

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Agência cita incertezas políticas e fraqueza da economia para a manutenção do rating.

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A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) anunciou nesta sexta-feira (10) que decidiu manter a nota de crédito soberano do Brasil em "BB" - dois degraus abaixo do grau de investimento, espécie de selo de país bom pagador da sua dívida. 

Ao mesmo tempo, a S&P reafirmou a perspectiva negativa para o rating do país.
Já a nota da Petrobras foi elevada de "B+" para "BB-", um nível abaixo da nota do Brasil, com perspectiva estável.

"Os consideráveis desafios fiscais e econômicos no Brasil implicam na necessidade de um comprometimento mais firme nas políticas", disse a agência em nota. 

"Apesar do progresso do ajuste fiscal no médio prazo sob o governo Temer, a continuidade de incertezas políticas, maiores pressões fiscais dos governos locais e a fraqueza da economia implicam em um ajuste mais lento e prolongado", acrescentou.

Em nota, o Ministério da Fazenda se manifestou após a decisão: "A manutenção faz parte de um processo normal para um rating soberano nesta fase do ajuste da economia brasileira. Com a aprovação da reforma da Previdência, trabalhista, da Agenda Microeconômica e com a recuperação da economia em 2017 este quadro vai mudar."

A S&P foi primeira a tirar o selo de bom pagador do Brasil, em setembro de 2015, ação que foi seguida pelas outras duas grandes agências internacionais: Fitch e Moody´s. Em sua última revisão, feita em fevereiro de 2016, a Standard and Poor's rebaixou novamente a nota do Brasil, apontando perspectiva negativa.
 Classificações das agências de risco (Foto: )
Classificações das agências de risco (Foto: )

Segundo a agência, a perspectiva negativa foi mantida devido aos riscos de que a estratégia do governo para estabilizar a economia e sua posição fiscal pode ser diluída após três anos de recessão e desdobramentos das investigações envolvendo corrupção.

A expectativa é um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baixo nos próximos anos, em torno de 2,5%, segundo a S&P. A agência espera ainda um déficit fiscal médio de 7% entre 2017 e 2019, enquanto a dívida pública líquida deve elevar-se de 52% do PIB em 2016 para 67% do PIB até 2019.

Em janeiro passado o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em entrevista à Bloomberg, em Davos, que o Brasil está no caminho para reconquistar o grau de investimento. Espero que seja antes de 2018, disse à agência de notícias.

Perda do grau de investimento

O Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais Fitch Ratings e Standard & Poor’s pela primeira vez em 2008. Em 2009, conseguiu a classificação pela Moody’s.

Atualmente, a nota do Brasil está na mesma posição nas escalas das 3 agências: dois degraus abaixo do grau de investimento.
Segundo analistas de mercado, historicamente, países costumam levar cerca de 5 a 10 anos para recuperar o selo de país bom pagador. 

Entenda o que é grau de investimento
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'Boom' dos carros de luxo no Brasil chega ao fim com queda de 28% em 2016

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Depois de 3 anos seguidos vendo de longe o declínio no mercado geral de automóveis, modelos mais caros não escaparam da crise em 2016. 

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Postado em 10 de fevereiro de 2017 às 10h15m
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Venda de carros premium no Brasil (Foto: Arte/G1)
Venda de carros premium no Brasil (Foto: Arte/G1)

O Brasil emplacou 48.141 carros de luxo, aqueles acima de R$ 100 mil, considerando as 8 principais desse segmento no país. Esse volume é 28% menor do que o de 2015, quando 68,8 mil unidades foram vendidas, segundo levantamento do G1 com base em dados da associação das fabricantes (Anfavea) e das importadoras (Abeifa).

É a primeira queda desde 2012. A partir de 2013, quando o mercado de carros em geral começou a encolher, esse nicho descolou dos modelos populares e só crescia. O avanço foi impulsionado por novos produtos de "entrada", estratégia agressiva de preços, expansão da rede e construção de fábricas no Brasil.

Isso até o ano passado. Logo no início de 2016, as principais marcas consideradas premium elevaram os preços de seus veículos em até R$ 58 mil, com a pressão do dólar mais alto. Em dezembro de 2015, a moeda americana chegou a R$ 3,94, com a maior alta anual em quase 13 anos.

Ao longo do ano, o dólar foi caindo e chegou a R$ 3,24 em dezembro último, mas isso não foi suficiente para reverter a trajetória de baixa do segmento de luxo, que também sente os efeitos da crise econômica e da produção local ainda em fase inicial, após grandes investimentos, segundo analistas.

A consequência foi uma queda nas vendas ainda maior do que a registrada pelo mercado em geral, incluindo caminhões e ônibus. As vendas de veículos no Brasil encolheram 20,1% em 2016, no 4º ano seguido de queda.

De volta ao nível de emplacamentos de 2013, o mercado de carros de luxo representou 2,42% do total de carros de passeio novos vendidos. Em 2015, a fatia era um pouco maior, de 3%.
Marca lançou em 2015 o primeiro monovolume com sete lugares. Fotografia: REUTERS/Fabrizio Bensch/Files

Resultado de imagem para BMW volta à liderança
BMW volta à liderança
Com os impactos negativos, o "reinado" dos carros de luxo voltou para a BMW, que era a tradicional líder do segmento até 2015, quando a Audi surpreendeu e tomou a "coroa", com diferença de algumas unidades para a Mercedes-Benz, que ficou em segundo. Naquele ano, as duas marcas registraram um crescimento fora da curva, de mais de 40%.

Na época, a BMW não entrou muito na briga de preços com a Audi, que chegou a anunciar o A3 Sedan por R$ 97.990.

Com isso, a marca bávara cresceu menos, mas também caiu menos que as rivais no ano seguinte. Em 2016, a BMW vendeu 25% menos carros que no ano anterior, enquanto a Audi encolheu 33% e a Mercedes-Benz, 35%.

Como as vendas no Brasil não somam grandes números, o desempenho negativo não afetou tanto o resultado global, que foi de novo recorde  histórico para as 3 marcas. Em comparação com 2015, as vendas globais da Mercedes-Benz subiram 11,9%; as da BMW cresceram 5,2%; e as da Audi avançaram 3,8%.

Tirando as 3 grandes alemãs, as demais marcas "premium" tiveram números contrastantes no Brasil. A inglesa Land Rover, que já foi segunda colocada, em 2013, teve seu terceiro ano seguido de queda.

O tombo foi de 24% no ano marcado pela inaguração da fábrica em Itatiaia (RJ), que produz os modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport.

A sueca Volvo, controlada por chineses, registrou pequena variação negativa de 9%, enquanto a Mini, que faz parte do Grupo BMW, perdeu  27% dos emplacamentos com relação a 2015.

Por outro lado, duas marcas puderam comemorar os resultados do ano passado: Porsche e Jaguar.

Em seu primeiro ano cheio como subsidiária brasileira -até meados de 2015 as vendas eram feitas por importadora oficial- a Porsche abriu 3 novas concessionárias e renovou boa parte da gama. Lançou o novo 911, o 718 Boxster e o 718 Cayman. E os "queridinhos" Macan e Cayenne lideraram as vendas da marca e impulsionaram uma alta de 36%, embora o volume total seja de apenas 997 unidades.

Já a Jaguar surfou na onda do XE, seu sedã compacto que corresponde a quase 60% das 796 unidades emplacadas em 2016, com alta de cerca de 35% em relação ao ano anterior. 
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