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quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Petrobras é marca valiosa que mais perdeu valor em 2015, aponta ranking

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Valor da marca caiu 39%, para R$ 4,12 bilhões, segundo Interbrand.
Itaú, Bradesco e Skol seguem como as marcas mais valiosas do Brasil.

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Do G1, em São Paulo
03/12/2015 15h23 - Atualizado em 03/12/2015 15h34
Postado às 22h20m
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Setor financeiro lidera e concentra a maior fatia do valor total de marcas do ranking da Interbrand (Foto: Divulgação/Interbrad)Setor financeiro lidera e concentra maior fatia do valor total do ranking da Interbrand (Foto: Divulgação/Interbrad)

Itaú, Bradesco e Skol seguem como as marcas mais valiosas do Brasil, segundo ranking 2015 divulgado esta quinta-feira (3) pela consultoria Interbrand.

Em ano de recessão econômica, 11 das 25 marcas do ranking perderam valor. A Petrobras foi a que registrou a maior queda, com redução de 39% na comparação com 2014. Na sequência, estão as marcas Oi e Casas Bahia, que registraram, respectivamente, queda de 36% e 32%.

A Petrobras permaneceu na 7ª posição do ranking, mas o seu valor de marca encolheu em um ano de R$ 6,76 bilhões para R$ 4,12 bilhões.
O valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu pouco em 2015, o portifólio, que valia R$ 101 bilhões no ano passado, passou a valer R$ 104 bilhões, segundo o ranking da Interbrand.

A líder do ranking, Itaú, viu seu valor de marca crescer 13% em 2015, para R$ 24,5 bilhões. O Bradesco, 2º colocado, teve aumento de 7%, para R$ 16,2 bilhões. Já a Skol, terceira colocada, teve alta de 17%, para R$ 13,6 bilhões. As 3 também foram as primeiras colocadas do ranking 2014.

O maior salto foi registrado pela Porto Seguro, com alta de 27%, subindo da 20ª para a 16ª posição. Outros destaques do ano foram Lojas Americanas (21%) e Renner (22%) e Ipiranga (25%).

As novidades do ano são as marcas Bohemia e Localiza, que passaram a integrar o ranking, respectivamente nas posições 24 e 25.

"As grandes vencedoras deste ano têm uma característica comum: apostaram no relacionamento com o consumidor, time-to-market, fidelização e conquista da lealdade - atributos fundamentais em momentos de crise, quando os consumidores precisam ser mais seletivos na hora da compra", diz o relatório.

Os setores financeiro e de bebidas continuam concentrando a maior fatia do valor de marca total da tabela. Juntos, os dois segmentos representam 77,95% do valor total do ranking, com 8 marcas.

O ranking leva em conta principalmente os resultados financeiros da empresa, a influência da marca no processo de escolha do cliente e a capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo.
Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2015 (Foto: Divulgação/Interbrand)
Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2015 (Foto: Divulgação/Interbrand)

Patrocínios na construção de marca
Outro estudo da Interbrand, realizado em parceria com a Provokers, mostra que 40% do esforço de patrocínio acaba não gerando lembrança.


"O patrocínio ao esporte atrai mais a atenção do público, representando 54% das ações lembradas pelos pesquisados. O patrocínio do Campeonato Brasileiro de futebol foi a ação mais lembrada pelos respondentes, com 11% das respostas espontâneas. Apenas 5% da amostra lembra das marcas patrocinadoras dos Jogos Olímpicos 2016", informa a pesquisa.

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Produção da indústria tem 5ª queda mensal seguida, de 0,7% em outubro

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Frente a outubro de 2014, recuo é de 11,2%, a maior desde abril de 2009.
Maior pressão negativa entre os setores analisados partiu dos veículos.

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Anay Cury e Cristiane CaoliDo G1, em São Paulo e no Rio
03/12/2015 09h00 - Atualizado em 03/12/2015 11h42
Postado às 13h30m
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A indústria nacional mostrou sua quinta queda mensal seguida em outubro e a pior, para o mês, desde 2011. Na comparação com setembro, o recuo foi de 0,7%, segundo informou nesta quinta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Carros novos em montadora em Taubaté (SP) em março de 2015. (Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio)Carros novos em montadora em Taubaté (SP) em março de 2015. (Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Em relação ao ano anterior, a queda foi de 11,2%  – a 20ª taxa negativa consecutiva. Se considerar todos os meses,esse resultado é o pior resultado desde abril de 2009, quando o recuo foi de 14,1%.

“Nível mais baixo de confiança das famílias, no que se refere à disposição para consumir, retração da demanda doméstica, aumento da taxa de desemprego, renda menor... a questão do crédito é importante também, no que se refere a bens duráveis, são fatores que vão o tempo inteiro justificar esse comportamento de queda mais intenso de bens de consumo duráveis, e que a indústria toda vem mostrando”, explicou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.


VARIAÇÃO DA PRODUÇÃO
comparação com mês anterior, em %
Created with @product.name@ @product.version@-1,3-1,80,2-1,4-0,9-1,40,4-1,1-1,6-1-1,5-0,7Nov/14Dez/14Jan/15Fev/15Mar/15Abr/15Mai/15Jun/15Jul/15Ago/15Set/15out/15-2-1,5-1-0,500,51
Fonte: IBGE
No ano, a atividade fabril acumula baixa de 7,8%, a mais intensa para outubro desde 2002, início da série histórica. Em 12 meses, o recuo foi de 7,2% - o maior, nessa base de comparação, desde novembro de 2009, quando a retração foi de 9,4%.

De acordo com o IBGE, a indústria segue em "menor ritmo produtivo", com a disseminação de  taxas negativas. "Com o resultado de outubro, o total da indústria encontra-se 17% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013."

De setembro para outubro, caíram as produções de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,7%), indústrias extrativas (-2,0%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,0%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,4%).

“O contexto dos derivados de petróleo, gasolina e óleo diesel, tem relação importante com a retração da demanda doméstica, seja pelo lado das famílias ou do lado das empresas, tem relação direta da retração da econômica, da demanda doméstica”, disse o gerente.

Quedas acima de 30%
Na comparação com o outubro de 2014, mais uma vez, a maior pressão negativa entre os setores analisados partiu dos veículos automotores, reboques e carrocerias, que mostraram uma redução de 34,9%. 


Também contribuíram para esse resultado a queda na produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-35,8%), de máquinas e equipamentos (-18,6%), entre outros.

Os únicos dois ramos que mostraram aumento da produção nessa mesma base de comparação foram produtos do fumo (10,1%) e bebidas (0,7%).

"O fumo tem impacto ligeiramente maior do que bebidas. Os dois principais são o fumo processado e o cigarro. Eles mostram algum tipo de crescimento. A exportação de fumo processado tem um crescimento, pode ter tido algum tipo de influência de câmbio. Mas acho que vale esperar um pouco para se observar melhor”, disse o gerente.

“Outra observação que faço é que o fumo tinha queda na base de comparação, então pode ter ajudado no resultado positivo [de outubro].

Entre as categorias de produtos, bens de capital tiveram redução de 32,6% e bens de consumo duráveis, de 28,7%. 

Os setores produtores de bens intermediários recuaram 7,5% e o de bens de consumo semi e não-duráveis, 7,4%. A produção de bens de consumo semi e não-duráveis tiveram queda de 7,4% em outubro - a décima segunda taxa negativa consecutiva na comparação com igual mês do ano anterior.

De acordo com o gerente, nos últimos três meses, bens duráveis mostraram um recuo de 15,8%. “Tem muito da contribuição da redução da produção de automóveis, o que não ocorreu no mês de outubro. Embora a atividade tenha mostrado queda, a parte relativa da produção de automóveis mostrou resultado positivo para esse tipo de confronto, de setembro contra outubro”.

No entanto, segundo André Macedo, mesmo tendo mostrado resultado positivo de setembro para outubro no item automóveis, especificamente, “em nada reverte o comportamento de queda que esse produto especificamente teve no ano de 2015”.


O gerente acrescentou ainda que a queda de produção de caminhões e autopeças “pressionaram e justificaram essa queda de automotores”. “Em bens de consumo duráveis, vemos perdas importantes da linha branca e marrom, motocicletas também, e manutenção do comportamento de queda de fabricações de móveis.”

No ano
De janeiro a outubro, o principal impacto negativo partiu de veículos automotores, reboques e carrocerias (-24,6%), pressionado, em grande parte, pela redução na produção de aproximadamente 95% dos produtos investigados.

Também contribuíram os setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-29,2%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,3%), máquinas e equipamentos (-13,6%), metalurgia (-8,5%) e produtos alimentícios (-3,1%), entre outros.


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Marca rara de selo do rei bíblico Ezequias é encontrada em Jerusalém

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Reuters


Arqueólogos israelenses descobriram uma marca do selo do rei bíblico Ezequias, que ajudou a transformar Jerusalém em uma metrópole na antiguidade.

A inscrição circular em uma peça de argila de menos de um centímetro de comprimento pode muito bem ter sido feita pelo próprio rei, disse Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada.

Ezequias reinou aproximadamente no ano 700 a.C. e foi descrito na Bíblia como um monarca ousado –"... de modo que não houve ninguém semelhante a ele, entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele" (2 Reis, 18:5)– e que se dedicou a eliminar a idolatria em seu reino.

"Essa é a primeira vez que a impressão de um selo de um rei israelita ou da Judéia veio à luz em uma escavação arqueológica científica", afirmou Mazar.

A impressão na argila, conhecida como bula, foi descoberta junto ao pé da parte sul de um muro que cerca a Cidade Velha de Jerusalém, uma região rica em relíquias do período do primeiro dos dois templos judeus antigos.

O artefato estava enterrado em uma área de descarte de dejetos que remonta aos tempos de Ezequias, e provavelmente foi atirado de um edifício real adjacente, segundo Mazar, contendo escritos em hebreu antigo e o símbolo de um sol com duas asas.

A bula foi catalogada inicialmente e armazenada, juntamente com 33 outras, após uma primeira inspeção que não conseguiu detectar sua verdadeira identidade.

Só cinco anos mais tarde, quando um membro da equipe a examinou sob uma lupa e discerniu pontos entre algumas letras, é que seu significado ficou claro.

Os pontos ajudam a separar as palavras "Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá".

Mazar afirmou que a parte de trás da impressão na argila tem sinais de barbantes finos que eram usados para amarrar papiros.

"Sempre surge a pergunta 'quais são os fatos reais por trás das histórias bíblicas?'", disse. "Aqui temos a chance de chegar tão perto quanto possível da própria pessoa, do próprio rei".

(Por Ari Rabinovitch)

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