Total de visualizações de página

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Companhia aérea asiática ganha o prêmio de melhor do mundo em 2025; veja ranking

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


A Korean Air foi eleita a Companhia Aérea do Ano de 2025, superando a vencedora do ano passado, a Qatar Airways. Conforto do passageiro foi citado como uma das principais razões para o prêmio.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1

Postado em 09 de Fevereiro de 2.025 às 12h45m

#.* Post. - Nº.\  11.502*.#

Companhia aérea asiática é eleita a melhor do mundo em 2025 — Foto: Reprodução/Airline Ratings
Companhia aérea asiática é eleita a melhor do mundo em 2025 — Foto: Reprodução/Airline Ratings

A Korean Air foi eleita a Companhia Aérea do Ano de 2025, superando a vencedora do ano passado, a Qatar Airways. O prêmio é do AirlineRatings.com, site de segurança da aviação e classificação de produtos que análise companhias aéreas do mundo.

Um dos principais motivos para empresa de bandeira sul-coreana levar o prêmio para casa foi o "foco excepcional no conforto do passageiro, particularmente na Classe Econômica".

Ao contrário de muitos concorrentes, a Korean Air resistiu à redução do espaço dos assentos, garantindo uma experiência de viagem mais confortável, segundo a premiação.

Outro ponto importante é que a companhia aérea distribuí alguns "mimos" para os passageiros, como chinelos e porções generosas de refeição em voos de longa distância.

A recente fusão da companhia aérea com a Asiana Airlines — a maior consolidação da história da aviação asiática — também é um dos principais fatores que contribuíram para o primeiro lugar no topo.

"Os investimentos significativos em aeronaves modernas e com baixo consumo de combustível demonstraram seu comprometimento com a inovação e a prontidão para o futuro, solidificando sua vitória", afirma o site.

Além de reconhecer as melhores companhias aéreas de serviço completo e de baixo custo, este ano o site adicionou uma nova categoria: Melhores Companhias Aéreas Híbridas.

Segundo a CEO da AirlineRatings, Sharon Petersen, o objetivo é "celebra as companhias aéreas híbridas e seu impacto positivo significativo na indústria de viagens".

Veja as 25 principais companhias aéreas de serviço completo em 2025:

  1. Korean Air
  2. Qatar
  3. Air New Zealand
  4. Cathay Pacific
  5. Singapore Airlines
  6. Emirates
  7. Japan Airlines
  8. Qantas
  9. Etihad
  10. Turkish Airlines
  11. EVA Air
  12. Fiji Airways
  13. Virgin Atlantic
  14. ANA
  15. Aero Mexico
  16. Air Caraibes
  17. Thai Airways
  18. STARLUX Airlines
  19. Vietnam Airlines
  20. Sri Lankan Airlines
  21. Air France
  22. KLM (companhia aérea está testando um modelo híbrido em algumas rotas)
  23. Air Calin
  24. Air Mauritius
  25. Garuda Indonesia

Veja as 20 melhores companhias aéreas de baixo custo para 2025:

  1. Jetblue
  2. Westjet
  3. Virgin Australia
  4. Delta Airlines
  5. United
  6. American Airlines
  7. Lufthansa
  8. Air Canada
  9. LOT Polish Airlines (está sob mudança e em breve poderá ser serviço completo)
  10. TAP Portugal
  11. Alaska Airlines
  12. SWISS
  13. Avianca
  14. Iberia
  15. British Airways
  16. Finnair
  17. Austrian Airlines
  18. Hawaiian
  19. ITA
  20. SAS

Veja as 20 principais companhias aéreas híbridas para 2025:

  1. AirAsia
  2. Jetstar
  3. AirBaltic
  4. HK Express
  5. Easyjet
  6. FlyDubai
  7. Ryanair
  8. Scoot
  9. Breeze
  10. Southwest
  11. SKY Airline
  12. FlyNas
  13. TUI
  14. Norwegian
  15. Indi GO
  16. Air Arabia
  17. Volaris
  18. Jet2
  19. Wizz
  20. Vueling
Veja mais:

Você sabe quais são os melhores destinos culturais pra se turistar?

Melhores destinos para viajar sozinho em 2025, segundo turistas; veja único sul-americano

Veja os 10 destinos de viagem que serão tendência em 2025; só tem um brasileiro na lista

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++----

Manuscrito queimado pelo Vesúvio é decifrado com ajuda de IA

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Inteligência artificial, raios X e tomografias computadorizadas ajudaram no processo de compreensão do papiro carbonizado
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por www.msm.com 
História de Eduardo Lima  

o6 de fevereiro de 2.025 - Atualizadop há o2 dias
Postado em 09 de Fevereiro de 2.025 às 07h00m

#.* Post. - Nº.\  11.501*.#


'Pergaminhos de Herculano': Cientistas 'desenrolam' digitalmente documentos queimados pelo Monte Vesúvio



"Nojo". Essa foi uma das primeiras palavras que pesquisadores leram em um pergaminho antigo que foi carbonizado na erupção do monte Vesúvio – a mesma que destruiu a cidade de Pompeia, há quase 2.000 anos.

O pergaminho é só um de centenas que foram encontrados na biblioteca de uma mansão romana em Herculano, cidade vizinha a Pompeia que também foi enterrada sob as cinzas vulcânicas do Vesúvio no ano 79 d.C. Essa cidade foi descoberta um pouco antes de sua colega mais famosa, em 1709. Diferente de Pompeia, as cinzas que cobriram Herculano preservaram madeira e alguns materiais orgânicos, como alimentos e papiro.

Vários papiros foram encontrados na mansão, que pode ter sido do sogro de Júlio César. O problema é que a maioria deles estava tão carbonizada que a tinta preta tinha se tornado ilegível, e os pergaminhos viravam pó assim que os pesquisadores tentavam abri-los.

Um desses papiros, chamado de PHerc. 172 pelos arqueólogos, foi desvendado com a ajuda de imagens 3D de raio-x. O exame de imagem possibilitou que os pesquisadores desenrolassem o pergaminho digitalmente, sem abrir – e destruir – essa relíquia histórica. Em seu estado atual, ele mais parece um pedaço de pedra do que um papiro enrolado:

O artefato está armazenado na biblioteca Bodleian, na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Esse já é o quinto pergaminho desvendado virtualmente pelos pesquisadores do Vesuvius Challenge, uma competição que incentiva as pessoas a usarem inteligência artificial de aprendizado de máquina para conseguir ler os papiros.

Ajude a decifrar o pergaminho

O pergaminho PHerc. 172 é, por enquanto, o papiro com mais texto recuperável dos destroços de Herculano, mas ainda não foi lido completamente. A equipe está usando inteligência artificial e outros modelos computacionais para reconstruir o texto e realçar a tinta, que é tão preta quanto o carvão que o papiro virou. As primeiras informações sobre o pergaminho foram divulgadas pela equipe da biblioteca Bodleian.

Eles já conseguiram identificar algumas colunas de texto, com 26 linhas cada uma. Pesquisadores da Universidade de Oxford já estão trabalhando no assunto, mas a equipe do Vesuvius Challenge está chamando mais cientistas – profissionais ou cidadãos – que queiram ajudar.

A palavra "nojo", que já foi identificada duas vezes no espaço de algumas colunas de texto, é uma tradução do original em grego antigo διατροπή. 

Os pesquisadores conseguem enxergar a tinta desse pergaminho mais facilmente pelas imagens de raio-x. Ele é muito mais legível que os outros pergaminhos que já foram desvendados pelo Vesuvius Challenge. A hipótese é que essa tinta provavelmente tinha algum ingrediente mais denso, como chumbo, que ajuda o texto a aparecer mais nas imagens de raio-x.

Atualmente, os pesquisadores estão trabalhando em refinar as imagens do manuscrito PHerc. 172, para deixar as linhas de texto mais visíveis. A meta dos cientistas é chegar ao centro do pergaminho, onde o título da obra provavelmente está preservado.

O raio-x da relíquia e de vários outros pergaminhos foi feito num síncrotron – um acelerador de partículas circular – no Reino Unido. Os dados foram disponibilizados pelo Vesuvius Challenge, que já ofereceu prêmio de US$ 700 mil (R$ 4 milhões) para pessoas que decifraram 2000 letras gregas de outro pergaminho.

Esse outro papiro, que já foi desvendado, pode ter sido escrito pelo filósofo epicureu Filodemo. No texto, ele fala de fontes de prazer, como música e comida, e pergunta a si mesmo se as experiências prazerosas vêm da abundância ou da escassez, da pintura completa ou dos pequenos detalhes. Tópicos mais positivos que nojo, sem dúvida.

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++----