Total de visualizações de página

sábado, 27 de janeiro de 2024

Companhias aéreas enfrentam crise global de suprimentos para indústria da aviação

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Falta de peças atinge empresas do mundo todo e, segundo especialistas, vem se agravando.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Jornal Nacional

Postado em 27 de janeiro de 2024 às 23h05m

#.*Post. - N.\ 11.092*.#


Companhias aéreas enfrentam falta de peças para manutenção de aviões

Companhias aéreas em todo o mundo vêm enfrentando falta de peças para manutenção. O desabastecimento é um desafio para o crescimento do setor.

Há menos aviões no céu, porque aqui embaixo as companhias aéreas enfrentam o que descrevem como uma crise global da cadeia de suprimentos para a indústria da aviação.

A falta de peças e componentes atinge empresas do mundo todo e, segundo empresas e especialistas do setor, é algo que vem se agravando.

"Esse é um problema que já vem se arrastando desde da época da pandemia, que houve uma redução muito grande na capacidade produtiva do mundo todo. Se tornou um pouco mais crítico com essas crises geopolíticas que estão havendo no leste europeu e agora Oriente Médio, com várias consequências econômicas em diversos países produtores desse tipo de equipamento", afirma Antônio Campos, diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Manutenção Aeronáutica (MANTAER).

O alerta sobre esse gargalo para o setor foi da IATA, e veio em dezembro do ano passado.

Em comunicado, a Associação Internacional de Transporte Aéreo informou que a falta de peças impacta a manutenção de alguns tipos de aeronaves e motores, e limita a capacidade de expansão e renovação da frota.

O impacto da falta de peças e componentes é descrito como um desafio por todas, mas varia de empresa para empresa dependendo de fornecedores, estoques e capacidade das oficinas de manutenção.

A Gol informa que, além dessa oferta de voos, de 15% a 20% menor em 2023, cerca de 120 viagens a menos por dia, recebeu apenas um terço das novas aeronaves que consumiriam menos combustível, e que os custos de manutenção cresceram 35% acima do período pré-pandemia.

A Azul informa que tem atuado intensivamente junto a fabricantes e fornecedores para minimizar os impactos em suas operações.

A Latam também afirma que tem feito uma gestão minuciosa do estoque de peças para reduzir os impactos.

O trabalho para o reparo de peças sob rigorosa fiscalização das normas de segurança é intenso, mas oficinas como a de São José dos Campos, no interior de São Paulo, enfrentam ainda um outro problema: a falta de mecânicos. Muitos foram demitidos ou se aposentaram durante a pandemia e o treinamento para área é demorado.

A gente tem que se preparar para treinar nossa própria mão de obra. Existem algumas empresas na Europa, grandes empresas, que já desenvolveram as próprias escolas, diz Ricardo Vituzzo, gerente de vendas de manutenção aeronáutica da Digex.

"Para ter a formação básica, você está falando de 5 a 6 anos. Então, a gente vê que é um programa de longo prazo e que se a gente não começar vai ficar cada vez pior", completa Cel. Eng. RR Antônio Campos, diretor Vice-Presidente da Associação Brasileira de Manutenção Aeronáutica.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

Icon of The Seas: maior navio de cruzeiro do mundo parte neste sábado para sua viagem inaugural

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Jornada vai durar 7 dias, saindo de Miami com ingressos esgotados. Passagens disponíveis a partir de fevereiro custam de R$ 12 mil a até R$ 360 mil.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 27 de janeiro de 2024 às 06h30m

#.*Post. - N.\ 11.091*.#

Navio Icon of the Seas — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo - Associated Press
Navio Icon of the Seas — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo - Associated Press

O Icon of The Seas, maior navio de cruzeiro do mundo, partirá para a sua primeira viagem neste sábado (27). Com 365 metros de comprimento, ele é 5 vezes maior que o Titanic e tem o craque Messi como "embaixador" — o jogador participou de uma pré-viagem, para convidados, que terminou na última sexta.

A jornada inaugural vai durar 7 noites, partindo de Miami, nos Estados Unidos, às 19h (pelo horário de Brasília). O navio vai passar por alguns destinos no Caribe até chegar à ilha particular da Royal Caribbean, dona da embarcação, nas Bahamas.

Icon of Seas, considerado o maior navio do mundo, chega a Miami para sua estreia

Os ingressos (todos esgotados) custaram de R$ 10 mil a R$ 360 mil por passageiro – os preços variam de acordo com o nível da cabine e a posição dela no navio.

Os pacotes mais baratos para partidas em fevereiro já estão esgotados. Até meados de janeiro ainda era possível comprar ingressos de R$ 12 mil para viajar no navio no mês que vem e se hospedar em cabines com varandas e vista para o mar.

O navio tem sete piscinas com diferentes formatos. Há opções com hidromassagem exclusivas para adultos, além de um bar aquático e uma piscina que fica na borda da embarcação, oferecendo visão privilegiada para o mar.

Os passageiros ainda podem aproveitar o parque aquático: são 6 tobogãs, sendo que um deles chega a 14 metros de altura.

Além disso, o cruzeiro tem atividades para todos os gostos. São 40 opções entre bares e restaurantes temáticos. Balada, barzinho com jazz e karaokê são algumas opções, e o cardápio inclui comida mediterrânea, pratos mexicanos, entre outros.

Para relaxar, os passageiros poderão escolher entre 28 tipos de cabines que podem receber casais, grupos de viajantes e aventureiros solos.

A embarcação levou sete anos para ser construída no estaleiro Meyer Turku, um dos principais construtores navais da Europa, na cidade de Turku, na Finlândia. De lá, navegou até Porto Rico, onde chegou em dezembro, para passar por controles regulatórios e pelos últimos ajustes.

O navio atracou em Miami no último dia 10. A Royal Caribbean International diz que, apesar do tamanho, o Icon of The Seas Roy, vai emitir menos gases poluentes.

Comparação - Icon of The SeasFoto: Arte g1 | Luisa Rivas (infografia) e Max Francioli (Ilustração)

VEJA FOTOS
Lionel Messi na inauguração do Icon of The Seas — Foto: Divulgação
Lionel Messi na inauguração do Icon of The Seas — Foto: Divulgação


Lionel Messi batiza oficialmente o Icon of the Seas em Miami — Foto: Divulgação
Lionel Messi batiza oficialmente o Icon of the Seas em Miami — Foto: Divulgação


Lançamento do Icon of the Seas em Miami — Foto: Divulgação
Lançamento do Icon of the Seas em Miami — Foto: Divulgação


Ilustração de um dos tobogãs do cruzeiro  Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean
Ilustração de um dos tobogãs do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean


Icon of the Seas em Porto Rico, de onde partiu para Miami — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo - Associated Press
Icon of the Seas em Porto Rico, de onde partiu para Miami — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo - Associated Press


Ilustração de um dos ambientes temáticos do cruzeiro  Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean
Ilustração de um dos ambientes temáticos do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean


Ilustração de uma das piscinas do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean
Ilustração de uma das piscinas do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----