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terça-feira, 1 de abril de 2014

Ducati lança Hypermotard e Hyperstrada no Brasil


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Base dos modelos é motor de dois cilindros e 110 cavalos.
Motos são importadas da Itália e preços começam em R$ 51.900.

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01/04/2014 14h44 - Atualizado em 01/04/2014 15h55
Postado às 23h30m
Do G1, em São Paulo
ducati hyperstrada (Foto: Rafael Miotto/G1)Ducati Hyperstrada (Foto: Rafael Miotto/G1)

A Ducati anunciou nesta terça-feira (1) o lançamento da nova linha Hyper para o Brasil, que possui os modelos Hypermotard, Hypermotard SP e Hyperstrada. 

Revelada no Salão de Milão 2012, a nova geração da gama tem preços variando de R$ 51.900 a R$ 64.900. Com as vendas começando em abril, as motos são importadas da Itália e possuem como base motor bicilíndrico de 821 cc e 110 cavalos de potência. 

Veja preços das motos:
Hypermotard - R$ 51.900
Hypermotard SP - R$ 64.900
Hyperstrada - R$ 56.900


Os modelos se encaixam no segmento das supermotard ou supermotos, caracterizados por motos com visual off-road, mas desenvolvidas para ter grande performance no asfalto. No Salão Duas Rodas 2013, a empresa já havia apresentado as motos para o Brasil.
Ducati Hypermotard SP (Foto: Divulgação)
Ducati Hypermotard SP (Foto: Divulgação)

Controle de tração
Para controlar a força do motor de dois cilindros, batizado de Testastretta pela marca, a empresa equipou a linha Hyper com tecnologias de suas motos superesportivas. O "Pacote de Segurança Ducati" possui freios ABS (3 níveis), controle de tração (8 níveis) e modos de pilotagem integrados.


As opções de pilotagem são divididas em três ajustes: Urban, Touring e Sport. Na opção mais dócil, a Urban, a motor entrega 75 cavalos de potência. No Touring e no Sport, os 110 cavalos são alcançados, porém, a resposta do acelerador é mais branda no primeiro, ao passo que toda esportividade aparece no segundo.

Além disso, os modos de potência também interferem no funcionamento do ABS e do controle de tração, deixando-os mais ativos no Urban e progressivamente mais permissivos em Touring e Sport.

Ducati Hyperstrada (Foto: Divulgação)
Ducati Hyperstrada (Foto: Divulgação)

Hyperstrada, a mais estradeira
Quando foi revelada no Salão de Milão 2012, a nova geração da linha trouxe como grande novidade a adição da Hyperstrada. Até então, o modelo possuía apenas versões da Hypermotard, com características de uma supermotard clássica.

Com a chegada da Hyperstrada, a Ducati oferece uma opção mais estradeira para a linha. A moto possui guidão mais alto que o da Hypermotard, além de para-brisas para proteger do vento. Seu assento é mais amplo e o modelo traz de série duas maletas laterais para levar bagagens.


Com estas diferenças, a Strada se tornou a mais pesada da família, com 181 kg, enquanto a Hypermotard tem 175 kg e a SP 171 kg. Seu pneu pneu é o Pirelli Scorpion Trail.
Ducati Hypermotard (Foto: Raul Zito/G1)
Ducati Hypermotard (Foto: Raul Zito/G1)
SP tem pacote "racing"

Enquanto a Hyperstrada é indicada para longas viagens, a Hypermotard SP possui o pacote mais esportivo das três. Utilizando a sigla da Ducati reservada a modelos radicais para rodar em circuitos, a SP faz uso da base da Hypermotard, mas recebendo elementos mais requintados.

Os modos de pilotagem mudam para a SP e são Race (110 cv), Sport (110 cv) e Wet (75 cv). As suspensões foram alteradas, ganhando maior curso, e os garfos dos amortecedores dianteiros são Marzocchi. Na traseira, a empresa adotou monoamortecedor da marca Öhlins - ambos permitem vários tipos de ajustes.

A SP ainda possui para-lama dianteiro e as tampas da correia do comando em fibra de carbono, cilindro principal radial na dianteira, alavanca de ajuste de 5 pontos, assento exclusivo com superfície especialmente texturizada e painéis costurados na horizontal para maior aderência.

O pneu da Hypermotard SP é o Diablo Pirelli Supercorsa SP, mais esportivo que o Pirelli Diablo Rosso II.

Ducati Hypermotard (Foto: Divulgação)Ducati Hypermotard (Foto: Divulgação)

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Balança comercial tem pior primeiro trimestre em 21 anos


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Nos três primeiros meses do ano, houve déficit de US$ 6,07 bilhões.
Trata-se do pior resultado desde o início da série histórica, em 1994.

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01/04/2014 15h05 - Atualizado em 01/04/2014 16h21
Postado às 16h55m
Alexandro Martello Do G1, em Brasília
A balança comercial brasileira registrou um déficit (importações maiores do que vendas externas) de US$ 6,07 bilhões no primeiro trimestre deste ano, informou nesta terça-feira (1) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em igual período do ano passado, o saldo ficou deficitário em US$ 5,15 bilhões, de acordo com números oficiais. Segundo a série histórica do Ministério do Desenvolvimento, o déficit registrado nos três primeiros meses deste ano é o maior, para este período, desde o início da sua série histórica, em 1994. Até o momento, o pior resultado para o primeiro trimestre havia sido registrado em 2013.

No acumulado deste ano, as exportações somaram US$ 44,58 bilhões, com média diária de US$ 812 milhões, uma queda de 4,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. As importações, por sua vez, totalizaram US$ 55,66 bilhões, o equivalente a US$ 912 milhões em média por dia útil, com recuo de 2,2% sobre o mesmo período de 2013.

De acordo com dados do governo, as vendas ao exterior de produtos semimanufaturados recuaram 11,4% no trimestre, enquanto que as exportações de manufaturados caíram 9,5%. Já as vendas de produtos básicos subiram 2% nos três primeiros meses deste ano. 

Do lado das importações, houve queda nas aquisições de combustíveis e lubrificantes (-12%), de bens de capital (-2,7%) e de matérias-primas e intermediários (-0,2%), enquanto cresceram as compras de bens de consumo (+3,9%).

Pior março desde 2001
Somente no mês de março, ainda de acordo com informações do governo, a balança comercial registrou um superávit (exportações menos importações) de US$ 112 milhões. Trata-se do pior resultado, para meses de março, desde 2001 - quando foi registrado um déficit comercial de US$ 276 milhões. Em março de 2013, houve um saldo positivo de US$ 161 milhões.


No mês passado, as exportações recuaram 4%, contra o março de 2013, para US$ 17,62 bilhões. Ao mesmo tempo, as compras do exterior somaram US$ 17,51 bilhões, e registraram queda de 3,8% sobre o mesmo mês do ano passado.

Resultado de 2013
Em 2013, a balança comercial brasileira registrou superávit (exportações menos importações) de US$ 2,56 bilhões, o pior resultado para um ano fechado desde 2000 – quando houve déficit de US$ 731 milhões.


De acordo com o governo, a piora do resultado comercial do ano passado aconteceu, principalmente, por conta do serviço de manutenção de plataformas de petróleo no Brasil, que resultou na queda da produção ao longo de 2013, e pelo aumento da importação de combustíveis para atender à demanda da economia brasileira.

Os dados oficiais mostram, porém, que o saldo comercial do ano passado só foi positivo por conta da “exportação” de plataformas de petróleo que, na realidade, nunca deixaram o Brasil. Essas operações somaram US$ 7,73 bilhões em 2013.

As plataformas foram compradas de fornecedores brasileiros por subsidiárias (empresas que têm o capital de outras) no exterior de companhias como a Petrobras e, depois, "internalizadas" no país como se estivessem sendo "alugadas", mesmo sem saírem fisicamente do Brasil. Com isso, as empresas do setor recolhem menos tributos.

Expectativa para este ano
A expectativa do mercado financeiro para este ano, segundo pesquisa realizada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras, é de pequena melhora do saldo comercial. A previsão dos analistas dos bancos é de um superávit de US$ 4,25 bilhões nas transações comerciais do país com o exterior.


O BC, por sua vez, baixou na semana passada sua previsão para o superávit da balança comercial deste ano. Antes, a autoridade monetária projetava um saldo positivo de US$ 10 bilhões para 2014 - valor que caiu para um superávit de US$ 8 bilhões, com exportações em US$ 253 bilhões e compras do exterior no valor de US$ 245 bilhões.

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Para reforçar caixa, governo aumenta impostos de cerveja, refrigerante e água


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Aumento vai elevar a arrecadação em R$ 200 milhões em momento de gastos em alta por causa da crise do setor elétrico
BRASÍLIA - O setor de bebidas frias, como cervejas, refrigerantes e águas, vai passar a pagar mais impostos a partir desta terça-feira. Portaria publicada hoje pelo Ministério da Fazenda no Diário Oficial da União define as novas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de PIS/Cofins que vão incidir sobre esse segmento da economia.

O aumento da carga tributária para bebidas frias — setor que inclui ainda isotônicos e energéticos — já era esperado e vai reforçar a arrecadação num momento em que o governo precisa de mais recursos para socorrer o setor elétrico. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, a medida dará um reforço de R$ 200 milhões aos cofres públicos.

Em março, o governo anunciou aporte adicional de R$ 4 bilhões do Tesouro Nacional ao setor elétrico, dentro de um pacote de socorro de R$ 12 bilhões. Desses, R$ 8 bilhões dizem respeito a financiamentos que poderão ser contratados no mercado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para que as distribuidoras possam pagar as geradoras.

A proposta orçamentária fechada em agosto do ano passado destinava um aporte do Tesouro de R$ 9 bilhões na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). 

Com a promessa de um adicional de R$ 4 bilhões, o valor chega a R$ 13 bilhões. Mas o mercado estima que esse montante pode chegar a R$ 18 bilhões no fechamento do ano.

Em 2012, o governo mudou a tributação do setor de bebidas frias e determinou que haveria um reajuste anual na tabela que serve como base para a cobrança de impostos sobre esses produtos. 

De acordo com essas regras, um reajuste deveria ocorrer em outubro de 2013.
No entanto, as empresas pediram que esse aumento fosse adiado alegando que poderiam demitir funcionários caso isso não ocorresse. O governo, então, definiu que essa correção deveria ocorrer em 1 de abril de 2014.

Na semana passada, o Tesouro anunciou que o governo central, composto por Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, registrou um déficit primário de R$ 3,1 bilhões em fevereiro.

O resultado é bem inferior ao registrado em janeiro, quando a equipe econômica conseguiu realizar um superávit primário (economia para pagar juros da dívida) de R$ 13 bilhões. 

Já no acumulado do ano, o esforço fiscal do governo central soma R$ 9,9 bilhões, o que representa uma queda de quase 50% em relação ao mesmo período no ano passado. O resultado do primeiro bimestre é o pior desde 2009.

Segundo o relatório, as receitas acumuladas em 2014 somam R$ 168,3 bilhões. Isso equivale a um crescimento de 7,3% em relação ao ano passado. Já as despesas estão em R$ 158,5 bilhões, com uma elevação bem mais forte — de 15,5% sobre 2013.

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