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quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cientistas encontram dois anfíbios pré-históricos no Piauí e no Maranhão

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Fósseis dos animais com 278 milhões de anos ajudam a entender evolução.
Animais estavam próximos a restos de réptil da mesma época.

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Da France Presse
05/11/2015 11h11 - Atualizado em 05/11/2015 15h07
Postado às 21h40m
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A "Timonya anneae", que habitava o nordeste do Brasil há 278 milhões de anos (Foto: Andru Atuchin)
A "Timonya anneae" (esq.) e o Procuhy nazariensis (dir.) com 278 milhões de anos (Arte: Andru Atuchin)

Uma equipe de internacional de cientistas encontrou no Piauí e no Maranhão duas espécies de anfíbios extintas e restos de um exemplar de réptil que é o mais antigo de sua espécie na América do Sul.

Os dois anfíbios, similares às modernas salamandras, viveram há 278 milhões de anos e seus fósseis estão descritos em um estudo publicado nesta quinta-feira (5) pela revista "Nature Communications".

Os fósseis, que se encontram agora preservados na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, foram analisados por uma equipe de especialistas que incluiu o Museu Field, de Chicago, e o Museu de História Natural de Londres.

A descoberta, segundo comunicado dos pesquisadores "preenche uma importante lacuna geográfica em nossa compreensão sobre a evolução e adaptação dos anfíbios". A espécie Timonya annae era um animal de 40 centímetros que "parecia um cruzamento entre uma salamandra mexicana moderna e uma enguia".

A outra espécie descoberta é a Procuhy nazariensis, próxima à Timonya, e de um porte similar. Até agora, o conhecimento sobre o vertebrados quadrúpedes desse período pré-histórico se limitava à América do Norte e Europa Ocidental, sem informações sobre os animais que viviam no sul do Trópico.
O fóssil da "Timonya anneae" encontrado pelos cientistas no Nordeste do Brasil (Foto: Juan Cisneros)
O fóssil da "Timonya anneae" encontrado pelos cientistas no Nordeste do Brasil (Foto: Juan Cisneros)

"Agora que sabemos que seus parentes distantes habitavam um vasto sistema de lagos na região tropical do supercontinente da Pangeia, em zonas que hoje correspondem ao nordeste do Brasil, podemos saber mais sobre sua abundância, paleobiologia e sobre a amplitude de sua distribuição longe do equador", explicou Martha Richter, do museu londrino.

Os pesquisadores também descobriram a mandíbula de um réptil similar ao Captorhinus aguti, um lagarto que se encontra na América do Norte, que é o fóssil de réptil mais antigo achado na América do Sul, com cerca de 280 milhões de anos.

"Mais de 90% de todas as espécies da Terra se extinguiram no final do período Permiano, o último da era Paleozoica, porque as condições se tornaram muito inóspitas", explicou Richter, explicando que aquela foi a pior extinção em massa até hoje.

"Entender a composição de faunas extintas como estas encontradas no nordeste brasileiro e saber como elas mudam com o tempo pode nos ajudar a predizer melhor hoje em dia como evoluíram os sistemas de lagos e suas complexas comunidades de animais em resposta às amplas mudanças do meio ambiente", disse.

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Brasil vive 'momento crítico' e economia deve encolher, diz OCDE

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Para 2015 e 2016, entidade prevê retração de 3,1% e 1,2% no PIB.
Entidade vê desemprego em 6,7% este ano, e em 7,2% em 2016.

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Alexandro Martello Do G1, em Brasília
04/11/2015 10h08 - Atualizado em 04/11/2015 10h41
Postado em 05 de novembro de 2015 às 10h25m 
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Documento foi apresentado nesta quarta-feira no Ministério da Fazenda (Foto: Alexandro Martello/G1)Documento foi apresentado nesta quarta-feira no Ministério da Fazenda (Foto: Alexandro Martello/G1)

O Brasil vive um "momento crítico" pois a situação fiscal (das contas públicas) é um "desafio", a inflação está alta e os "ventos favoráveis dos altos preços das commodities [produtos básicos com cotação internacional, como minério de ferro, petróleo e alimentos] e de uma população jovem estão sumindo", diz a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por meio do relatório econômico do Brasil.

Segundo a entidade, todos estes fatores estão pressionando a economia que deve registrar contração de 3,1% neste ano e de 1,2% em 2016. Por meio do relatório, a OCDE recomenda que o Brasil avance com o ajuste das contas públicas planejado que, em sua visão, será "fundamental" para fortalecer as finanças públicas, restaurar a confiança do mercado e se preparar para o "intenso envelhecimento da população".

ESTIMATIVAS DA OCDE
Para 2015 e 2016, em %
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Fonte: OCDE
A OCDE também projetou inflação no final de 2015 em 9,4%, mas vê que ela cairá com força a 4,9% no ano seguinte. Pesquisa Focus do Banco Central junto a uma centena de economistas mostra que a expectativa é de contração do PIB de 3,05% este ano e de 1,51% em 2016, com a inflação medida pelo IPCA em respectivamente 9,91% e 6,29%. Para o desemprego, a previsão é de que chegue a 6,7% este ano, e em 7,2% em 2016.

De acordo com o documento, o Brasil vai precisar controlar a expansão dos gastos públicos, sobretudo tornando as despesas mais efetivas e, também, reformar o sistema previdenciário. "O melhor direcionamento dos benefícios sociais - gastar mais com os menos favorecidos, e menos em benefícios para aqueles que se juntaram com sucesso à classe média - poderia reduzir a desigualdade e fortalecer, simultaneamente, as finanças públicas", avaliou a OCDE.

"A estabilidade macroeconômica foi um fator crucial por trás do êxito passado do Brasil. O progresso deve continuar nas frentes fiscal [de controle dos gastos públicos] e monetária [de determinação dos juros pelo Banco Central para controle da inflação]. 

Reformas estruturais ambiciosas são urgentemente necessárias para diminuir as lacunas de produtividade com outras economias emergentes, assegurando, ao mesmo tempo, que todos os brasileiros possam compartilhar os frutos da prosperidade", disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.

Ainda de acordo com avaliação da entidade, o aumento da produtividade será "essencial" para o futuro do crescimento econômico do Brasil, particularmente do setor industrial, que ainda apresenta "significativo potencial largamente inexplorado". 

"Reformas do sistema de tributação indireta, que está muito fragmentado, uma infraestrutura melhorada, o aumento da concorrência e uma maior integração ao comércio internacional são essenciais para aumentar a produtividade e reforçar o estímulo à inovação", acrescentou a OCDE no relatório.

Angel Gurría avaliou ainda que a questão principal, neste momento, é a sustentabilidade fiscal (equilíbrio das contas públicas), pois a atual deterioração leva o mercado a pedir juros altos - o que reulta em pagamentos anuais maiores em termos de dívida pública.

Para ele, o envelhecimento da população brasileira é um desafio, como a "diabetes, um inimigo silencioso". Segundo o secretário, aumentar a idade para a aposentadoria e mudar o mecanismo de indexação dos benefícios mínimos são importantes.

"A inflação será mais alta da meta que era 4,5%. Entretanto, se o governo ampliar seu esforço reformista, 2015 pode ser um ponto de inflexão. Reconquistar a solidez econômica exige primeiro a correção das bases, restaurar a reputação anterior do Brasil de seguir politicas macroeconômcias sólidas e robustas.

Mesmo nesse momento desafiador, em meio à recessão, é importante atingir as metas fiscais para evitar novos rebaixamentos pelas agencias de classificação de risco", declarou.

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VÍDEO: Yamaha quer fazer carro com emoção de moto

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Montadora exibe esportivo no Salão de Tóquio, que segue até domingo (8).
E recusa rotulo de marca só de moto: 'somos uma empresa de mobilidade'.

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Luciana de Oliveira Do G1, em Tóquio - A jornalista viajou a convite da Anfavea
05/11/2015 06h00 - Atualizado em 05/11/2015 06h42
Postado às 09h20m
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Yamaha é marca de... Aficionados por veículos responderão "motos". Mas a resposta poderia ser ainda "motor de barco", "quadriciclo", "carrinho de golfe", até "teclado" e "saxofone". A empresa japonesa se desdobra em diversas áreas e, no Salão de Tóquio, quer mostrar mais uma faceta: a de fabricante de carros.

Um lustroso superesportivo é a maior atração no estande da marca no evento que termina neste domingo (8). Há quem diga que o Sports Ride Concept está lá apenas para chamar a atenção. Mas a montadora diz que pretende entrar nessa briga e tem como meta o ano de 2020.
Yamaha Sports Ride Concept (Foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP)Yamaha Sports Ride Concept (Foto: YOSHIKAZU TSUNO/AFP)

Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)

Na verdade, este objetivo corresponde à data que a montadora colocou para começar a fabricar um compacto urbano chamado Motiv, também apresentado em Tóquio, em 2013.

O compacto e o esportivo são frutos de chassis criados por Gordon Murray, que desenhou para a McLaren na Fórmula 1.

Exibida ao lado do carro, a estrutura do esportivo, de fibra de carbono, é chamada de novo iStream e "estabelece novos padrões de leveza, rigidez e segurança para chassis", disse o designer ao site "Autocar".

Assim, o carro pesa apenas 750 kg, de acordo com a Yamaha. Com espaço para dois ocupantes, tem 3,90 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,17 m de altura.

Masato Suzuki, gerente de desenvolvimento de veículos-conceito, disse ao G1 que, com essa estrutura e a do Motiv, a Yamaha poderá produzir diversos tipos de carros, não necessariamente um superesportivo cupê, mas minivans e SUVs, que estão em alta no mercado mundial, além de compactos.
Chassi de fibra de carbono do Yamaha Sports Ride (Foto: Divulgação)Chassi de fibra de carbono do Yamaha Sports Ride (Foto: Divulgação)

O desafio de fabricar
Segundo Murray, esse chassi também é mais barato e rápido de ser produzido. E seria lucrativo mesmo em volumes de produção considerados não tão altos, como 1.000 a 350.000 carros/ano. Além dele, Murray e sua parceira, a empresa japonesa Toray, continuam trabalhando em outros tipos de estrutura, como a de fibra de vidro, do iStream original, que é a do compacto Motiv.


Suzuki afirma que ainda há muito a ser definido para que a Yamaha entre no ramo dos carros: será necessária criar uma estrutura complexa para a fabricação em diversos estágios. "Temos a tecnologia para criar a estrutura, mas não temos, por exemplo, a estamparia", explica.
Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)

Ainda assim, a Yamaha se recusa a ser chamada de marca "de moto". "Nós somos uma empresa de mobilidade", corrige Kenji Otsuki, gerente de comunicação global.

O namoro da Yamaha com o mundo dos carros não é novo. Além da longa história na Fórmula 1, a empresa produziu o Toyota 2000GT e forneceu motores para modelos como o Ford Taurus SHO e o Volvo XC90. 

O sonho de colocar um carro com sua marca nas suas chegou a sobreviver com o OX99-11, projeto dos anos 90 engavetado em meio à crise econômica no Japão.

'Cockpit' de moto
No entanto, ao ser questionado sobre como a Yamaha pretende atrair clientes em um segmento tão competitivo quanto o de carros, Otsuki afirmou que a montadora pretende levar para os veículos de quatro rodas a emoção da moto.


Tanto que o interior do esportivo desenhado por Dezi Nagaya, ex-Toyota, tem o banco do motorista dividido por uma estrutura que lembra um tanque e permite que ele "monte" no assento (assista no vídeo acima).

O painel de instrumentos imita o de moto e é "coberto" por uma bolha. O escapamento alto também lembra esses veículos. Não foram divulgadas informações sobre o motor do superesportivo. O compacto Motiv utilizaria um 1.0 de 3 cilindros, que desenvolve de 70 a 82 cavalos.
Yamaha Motiv foi um conceito mostrado em 2013 (Foto: Divulgação)Yamaha Motiv foi um conceito mostrado em 2013 (Foto: Divulgação)

Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)

Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)Yamaha Sports Ride Concept (Foto: Divulgação)

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