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terça-feira, 25 de novembro de 2014

Petrobras foi a que mais perdeu valor de mercado no governo Dilma

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Empresa encolheu R$ 200,6 bilhões entre 2010 e 2014, diz Economatica.
AmBev e Bradesco foram as companhias que mais ganharam valor.

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Do G1, em São Paulo
25/11/2014 10h47 - Atualizado em 25/11/2014 11h06
Postado às 17h20m
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A Petrobras foi a empresa que mais perdeu valor de mercado no governo de Dilma Rousseff. Em 31 de dezembro de 2010, a companhia tinha valor de mercado de R$ 380,2 bilhões, caindo para R$ 179,5 bilhões no dia 24 de novembro de 2014 - encolhimento de R$ 200,6 bilhões. 

A segunda empresa com maior queda é a Vale, de R$ 159,3 bilhões. A OGX Petróleo, criada por Eike Batista, perdeu R$ 64,3 bilhões. Os setores de petróleo & gás e siderurgia & metalurgia são os que mais têm empresas com registros de perdas, com três empresas cada um. O setor bancário tem dois representantes. O levantamento é da consultoria Economatica.

Entre as empresas que mais ganharam valor de mercado no período do governo Dilma estão AmBev e Bradesco, com crescimento de R$ 120,4 bilhões e R$ 55 bilhões, respectivamente. Entre elas estão três empresas do setor de alimentos & bebidas, três do setor de telecomunicações e dois do setor bancário. 



Veja as listas das empresas abaixo.


Veja as 15 empresas que mais ganharam valor de mercado:

Ambev
Bradesco
Cielo
ItaúUnibanco
BRF-SA
Telefônica Brasil
Kroton
JBS
Ultrapar
Tim
Weg
CCR
Pão de Açúcar
Embratel
Embraer



Veja as 15 empresas que mais perderam valor de mercado:


Petrobras
Vale
OGX Petróleo
Santander
Companhia Siderúrgica Nacional
Eletrobras
Usiminas
Gerdau
Bradespar
PDG Realt
Banco do Brasil
HRT Petróleo
BM&F Bovespa
ALL
Natura

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Cai distância entre pior e melhor IDH de 16 regiões metropolitanas do país

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Desenvolvimento humano é composto por renda, educação e longevidade.
Estudo foi feito pelo Pnud, Ipea e Fundação João Pinheiro em 2010.


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Isabella Formiga Do G1 DF
25/11/2014 10h00 - Atualizado em 25/11/2014 16h14
Postado às 15h40m
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IDH de capitais (Foto: Editoria de Arte/G1)
A diferença entre São Paulo e Manaus, respectivamente o maior e o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre 16 regiões metropolitanas do país, diminuiu de 22,1% para 10,3% entre 2000 e 2010. O IDHM é um índice composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras foi divulgado nesta terça-feira (25). Ele foi produzido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.

O IDHM vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor.

O quadro total
Como em 2000, Manaus obteve o pior índice e São Paulo, o melhor. Mas a disparidade entre as duas regiões metropolitanas foi reduzida. Em uma década, a região paulista cresceu 11,2% e chegou ao IDHM de 0,794. Manaus teve o maior crescimento do país no período, 23% – foi do índice 0,585, classificado como "baixo", para 0,720, faixa "alta".


As outras 14 regiões metropolitanas analisadas no atlas tinham pontuação entre 0,6 e 0,699 em 2000, considerada "média". Em 2010, todas as capitais cresceram e passaram a ter índice entre 0,7 e 0,799, classificada como "alta". Em 2000, Manaus estava abaixo da primeira faixa (0,585) e São Paulo, acima (0,714).
Longevidade (Foto: Editoria de Arte/G1)
Das 16 regiões metropolitanas analisadas pelos pesquisadores, nove mantiveram a posição inicial. Curitiba, que estava em 2º lugar em 2000, foi para 3º, ultrapassada por Brasília (Região Integrada de Desenvolvimento do DF). A capital federal e municípios ao redor ocupavam o 6º lugar uma década antes e cresceram 16,4%.

Belo Horizonte subiu de 5º para 4º. O Rio de Janeiro, que estava em 3º, foi para o 6º lugar. Porto Alegre, que ocupava a 4ª posição, desceu para a 9ª.

(Correção: na publicação desta nota foi informado que a região metropolitana de Belo Horizonte caiu no ranking de 2010 em relação a 2000. Essa informação estava incorreta. A nota foi alterada às 15h38)

Atualmente, Manaus, que tem o menor IDHM, tem índice 3,15% maior do que tinha Curitiba em 2000, quando a capital paranaense ocupava a 2ª melhor posição no ranking.

Longevidade
De acordo com o levantamento, a expectativa de vida ao nascer varia, em média, 12 anos dentro das regiões metropolitanas. O melhor índice corresponde a 82 anos. A menor expectativa foi de 67 anos.


A longevidade é medida pela expectativa de vida ao nascer e é calculada por método indireto a partir de dados do IBGE. Esse indicador revela a idade média que uma pessoa nascida em determinado lugar viveria a partir do nascimento, nos mesmos padrões de mortalidade.Veja ao lado os índices de destaque nessa área.
  •  
IDHM Renda 2010 (Foto: Arte/G1)

Renda
Na análise dentro de cada região, a desigualdade de renda per capita média mensal nas principais capitais do país continua grande. A diferença salarial entre os segmentos mais abastados e os mais carentes em uma mesma região metropolitana chega a 39 vezes dentro de São Paulo e 47 vezes na região metropolitana de Manaus.


De acordo com o atlas, a renda per capita mais alta de Manaus é de R$ 7.893,75, enquanto a menor é de R$ 169,1.
Em São Paulo, o maior valor chega a R$ 13.802, o maior do país, ao passo que o menor é 37 vezes inferior – R$ 351,85.

Embora São Paulo tenha a maior renda média mensal, Brasília ocupa o primeiro lugar no IDHM em padrão de vida porque o índice é medido pela soma da renda média de todos os moradores. O valor total é dividido pelo número de habitantes da localidade, incluindo os sem registro de renda.
IDHM Educação 2010 (Foto: Arte/G1)

Educação
Nas unidades com melhor desempenho entre as 16 regiões metropolitanas, o percentual de pessoas de 18 anos ou mais de idade com ensino fundamental completo varia de 91% a 96%. Nas de pior desempenho, a variação fica entre 21% e 37%.


Para o pesquisador Olinto Nogueira, da Fundação João Pinheiro, o índice na região metropolitana de São Luís, que registrou médias baixas em longevidade e renda, foi alto em educação porque a área analisada abrange um espaço pequeno, sem os municípios do entorno. O contrário acontece em Porto Alegre.

“Como região metropolitana, São Luís é muito pequena. Às vezes o que está ruim é o entorno da região, não a capital”, afirmou. “Como lá é uma ilha, um espaço pequeno, às vezes quem mora ali são os mais privilegiados. Em Porto Alegre não, a região metropolitana é enorme, por isso conseguimos pegar tudo, o que leva a média para baixo.”

Regiões metropolitanas analisadas: 
Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Brasília (Distrito Federal), Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.

O atlas foi produzido com base no Censo Demográfico do IBGE de 2010 e apresenta mais de 200 indicadores de desenvolvimento humano, como renda, longevidade, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade em 5.565 municípios brasileiros.

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Primeiras Impressões: Porsche Macan Turbo

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Menor SUV da marca quer ser o mais vendido da casa no mundo.
Modelo oferece desempenho de 911 e conforto de Panamera.

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André Paixão Do G1, em São Paulo
25/11/2014 06h00 - Atualizado em 25/11/2014 06h00
Postado às 10h50m
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A história já é conhecida: quando a Porsche lançou o Cayenne, primeiro utilitário da marca, em 2002, os puristas bateram o pé e reclamaram. 

Fato é que o modelo vendeu tanto que ajudou a salvar a marca da falência, e de quebra, ajudou a financiar o desenvolvimento das gerações seguintes do 911 e o superesportivo híbrido 918 Spyder, calando os críticos mais vorazes. 


Agora, 12 anos depois, o "irmão" menor do Cayenne, o Macan, chega sem a obrigação de salvar a montadora, mas com a "ambição" de se tornar o mais vendido da marca em todo o mundo.

No Brasil, ele já atingiu sua meta, com 4 meses cheios de venda. Em setembro, ultrapassou o Cayenne, e, em outubro, de acordo com o relatório da Fenabrave, a federação dos concessionários, havia aberto vantagem, com 204 unidades emplacadas, contra 152 do SUV maior.

Lançado mundialmente há um ano, o utilitário esportivo estreou no Brasil em maio passado, nas versões S e Turbo. As duas são equipadas com motor V6. No Macan S, ele tem 3 litros e 340 cavalos e sai por R$ 399 mil, enquanto o Macan Turbo o motor é de 3.6 litros, 400 cv e custa R$ 499 mil. 

O G1 avaliou a mais cara e potente, em um teste de aproximadamente 120 km na Grande São Paulo, por trechos urbanos e rodoviários.
Tabela de concorrentes do Porsche Macan (Foto: Arte/G1)
Ao volante
Apesar do porte nada modesto, com 4,70 m de comprimento e 1,92 m de largura, o Macan roda com desenvoltura, mesmo em vias onde as faixas são mais estreitas. 


Como comparação, o Chevrolet Camaro tem medidas semelhantes na largura, e parece muito maior do que o Porsche, mesmo sendo consideravelmente mais baixo. Ajudam a fazer manobras em locais mais apertados os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)

Com o motor ligado, o isolamento acústico é tão refinado que, para ouvir o som do V6 é preciso andar com os vidros abertos. Com eles fechados e o carro parado, as vezes é possível duvidar que o Macan esteja em funcionamento, tamanho silêncio na cabine.

Outro desafio para o motorista é perceber a real velocidade em que o carro está. O ponteiro do velocímetro se descola com tanta vontade, que superar os 120 km/h é tarefa das mais fáceis. Basta um descuido para ultrapassar a velocidade permitida em qualquer tipo de via – um convite para alcançar os 20 pontos na carteira em pouquíssimo tempo.

De acordo com dados de fábrica, o Macan Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. É a mesma marca do Camaro citado acima com seu gigantesco V8 6.2. A máxima é 266 km/h. Além da considerável cavalaria sob o motor (dianteiro), há 56,1 kgfm de torque para ajudar em arrancadas. 

Eles estão disponíveis integralmente entre 1.350 e 4.500 rpm, faixa ideal para aproveitar o fôlego do motor. O câmbio, assim como nos demais Porsche, é o prestigiado PDK, automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.

Durante o teste, boa parte dos 120 km foram em estrada, cuja máxima era de 120 km/h. Nessas condições, o consumo de gasolina ficou em 6,7 km/l, índice razoável, considerando o tamanho do motor.

SUV pronto para as pistas
Além da competência do propulsor, o Macan conta com outros assistentes eletrônicos que o aproximam de um esportivo nato. A suspensão é a ar, pode ser ajustada em até 15 milímetros mais baixa e conta com sistema que regula a força de amortecimento de acordo com o estilo de pilotagem, entre Komfort (conforto), Sport e Sport Plus.


Nas curvas, entra em ação o Porsche Torque Vectoring Plus, ou PTV Plus. Quando necessário, em curvas, ele controla o torque da roda interna, para ela não patinar em falso, e envia mais força para a roda externa, melhorando o desempenho do veículo.
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)

Equipamentos
Falar da lista de equipamentos do Macan é ter assunto para um longo tempo. Ar-condicionado de duas zonas, oito airbags, controles de tração e estabilidade, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de veículos em ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, partida sem chave, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento e teto solar panorâmico são apenas os principais itens da extensa lista da versão Turbo.


A central multimídia, chamada de Porsche Communication Management, ou PCM, para os íntimos, é recheada de funcionalidades. Há um disco rígido com capacidade de 40 GB, 42 posições de memória para estações de rádio, reprodutor de CD e DVD, com disqueteira para até seis discos, navegação GPS com possibilidade de exibir os mapas, tanto na tela da central como no quadro de instrumentos e conexão Bluetooth. 

Além da série de recursos, a qualidade do som no Macan é invejável. O sistema é da prestigiada marca Bose, e possui 14 alto-falantes espalhados pela cabine.
Lanternas do Macan lembram às do 918 (Foto: Flavio Moraes/G1)
Lanternas do Macan lembram às do 918
(Foto: Flavio Moraes/G1)

Estilo
Legítimo Porsche, o Macan mescla o estilo de outros modelos. A dianteira lembra muito o próprio Cayenne, com a grande entrada de ar e faróis auxiliares abaixo. Na traseira, a inspiração é o superesportivo 918 Spyder, com as lanternas afiladas.


Visto por qualquer ângulo, o Macan transborda esportividade, com um ar mais "parrudo". A impressão é reforçada por alguns detalhes, como as gigantescas rodas de 21 polegadas e as duas saídas duplas no escapamento.
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)

Interior
A cabine do Macan é um local onde o motorista poderá passar horas e horas dirigindo sem se cansar. Os bancos de couro possuem formato esportivo e oferecem ótimo apoio lateral, com regulagens (elétricas) precisas.


Se por um lado preza pela racionalidade nas linhas, por outro lado a cabine tem altíssimo padrão de acabamento, desde as soleiras das portas até o teto, que é forrado com Alcantara, um material (caro) que normalmente é restrito aos bancos e volante dos veículos mais refinados.

Haja botões
Em todo o interior do Macan, há muito mais botões do que os controles da televisão e do home theater do futuro dono. 


Tudo que é configurável no modelo pode ser ajustado pelas teclas espalhadas pelo alto console central: temperatura, intensidade e fluxo do ar-condicionado, aquecimento dos bancos, modo off-road, altura da suspensão, modos Sport e Sport Plus, controle de tração, assistente de rampas e ligar ou desligar o star-stop (sistema que desliga o motor do carro temporariamente, como no semáforo, por exemplo).
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)

Acima do console, no painel, mais botões, desta vez do rádio. Apesar da tela de 7 polegadas sensível ao toque, há teclas para controlar volume, navegação, mapas, conexão Bluetooth e mídias auxiliares.

Mesmo com tantas teclas, o Macan é fácil de "usar", já que todos os botões são intuitivos, e não será necessário passar um tempo considerável para ler o manual de instruções.

Espaço menor
Talvez o único problema de toda a cabine seja o espaço interior. Apesar do entre-eixos de 2,80 metros, o espaço para as pernas fica comprometido quando há ocupantes de 1,80 metro nos bancos dianteiro e traseiro.


A falha fica mais perceptível ao comparar o porte do Macan com o do Cayenne. O primeiro SUV da casa de Stuttgart tem 4,86 m de comprimento, 2,90 m de entre-eixos, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura.

Conclusão
O Macan tem importância vital para a Porsche, de aumentar as vendas e se estabelecer no segmento dos utilitários esportivos de luxo. Em julho e outubro, ele emplacou 182 unidades, de acordo com o ranking da Fenabrave (a associação das concessionárias), desbancando “figurões” do segmento, como Volkswagen Touareg (103 unidades) e Audi Q5 (152 veículos).


Por isso, não deve demorar muito para tomar a frente entre os Porsche mais vendidos no país. Para isso, aposta na tradicional esportividade da marca. É a medida certa entre poder levar mais de dois passageiros como o Cayenne, ter parte do desempenho do 911 e custar bem menos do que o sedã-cupê Panamera.

A concorrência, nesse caso, não é tão específica. Há modelos maiores, mais potentes, mas com preço semelhante. Outros menores, mas que compartilham plataforma e são mais baratos. 

Nesse “balaio”, entram Range Rover Sport, em sua versão mais potente, HSE V8, Audi SQ5, irmão de plataforma e Mercedes ML 63 AMG, que apesar de ostentar um grande V8 biturbo sob o capô, possui números de desempenho semelhantes aos do Porsche.
Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)Porsche Macan Turbo (Foto: Flavio Moraes/G1)

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