Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Pesquisa desvenda segredo do cérebro para ouvir conversa em meio a barulho de festa

==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==
\..________-------------------- --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________../
 Gipope  - Intelligence & Informations®.
NOTÍCIAS  &  INFORMAÇÕES.
 Internacional  -.x.x.-> Ciências & Saúde - Estudos & Pesquisas - Laboratório & Projetos - {[> Documentos & Relatórios <]}

Objetivo dos cientistas americanos é aperfeiçoar tecnologia que auxilia pessoas com dificuldades de audição e fala.

..________------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________..
/==---____--------------------__________________::__________________==..===..==..===___________________::________________----------------------____---==\


Pesquisadores observaram a atividade em áreas do cérebro (Foto: UC Berkeley)
Pesquisadores observaram a atividade em áreas do cérebro (Foto: UC Berkeley)

Registros feitos diretamente do cérebro de um grupo de pacientes revelaram o que acontece quando conversamos em um local barulhento. É o que os cientistas chamaram de "the cocktail party effect", algo como "o efeito festa" em tradução livre.

O fenômeno, comum em ambientes barulhentos, interessa aos cientistas que buscam melhorar a tecnologia dos aparelhos de reconhecimento de voz.

Para isso, neurocientistas americanos analisaram o que ocorre no cérebro humano no momento em que uma fala incompreensível subitamente faz sentido.

As descobertas da pesquisa, chefiada por Christopher Holdgraf, da Universidade da Califórnia, foram publicadas na respeitada revista científica Nature Communications.

Os pesquisadores mediram a atividade cerebral ocorrida quando palavras de uma frase ininteligível de repente se tornavam claras assim que a pessoa era informada sobre o significado do que antes era incompreensível.

Holdgraf e seus colegas trabalharam com sete pacientes epilépticos, que já tinham eletrodos implantados na superfície do cérebro para monitorar convulsões causadas pela doença.

Filtrando o som
Primeiro, os pesquisadores fizeram cada paciente escutar uma frase muito distorcida, incompreensível e que quase ninguém havia sido capaz de entender.

Em seguida, fizeram com que ouvissem uma versão da mesma frase fácil de entender e repetiram imediatamente a gravação anterior, que não tinha sido compreendida.

"Depois de ouvir a frase clara", explicaram os pesquisadores na publicação, todos os pacientes compreenderam a "versão com ruído".
O monitoramento dos pacientes mostrou que o momento do reconhecimento da frase produzia atividade nas áreas do cérebro associadas ao processamento do som e compreensão da fala.

Quando eles ouviram frases muito incompreensíveis, houve pouca atividade nestas partes do cérebro, segundo Holdgraf.
No entanto, quando ouviam frases que entendiam claramente, era observada atividade naquelas áreas cerebrais.

O estudo é inovador porque conseguiu mostrar como a resposta do cérebro é alterada quando o paciente ouve novamente a frase distorcida e incompreensível.

As áreas da audição e do processamento da fala se "acendem" e com o tempo mudam seu padrão de atividade, ficando sintonizadas nas palavras em meio à distorção.

"O cérebro muda a maneira como se concentra nas diferentes partes do som", explicam os pesquisadores.
"Quando os pacientes ouviram primeiro as frases claras, o córtex auditivo (a parte do cérebro associada ao processamento dos sons) melhorou o sinal da fala."

Implante cerebral
"Começamos a buscar mais relações sutis entre a atividade do cérebro e o som", disse Holdgraf.

"Estamos observando como a atividade cerebral muda com o tempo e qual a relação dessa atividade com o som."
Isso, acrescentou, permitiu que os cientistas desvendassem mais sobre os mecanismos da percepção humana.

"Ao entender a maneira como nosso cérebro filtra os ruídos do mundo, esperamos poder criar aparelhos que ajudem as pessoas com problemas de fala e audição a fazer o mesmo", concluiu.

"É inacreditável como o cérebro é rápido e maleável", acrescentou o professor Robert Knight, coautor do estudo.
"É a primeira vez que temos alguma evidência de como a filtragem dos ruídos realmente ocorre no cérebro humano."

Knight e sua equipe planejam utilizar as descobertas para desenvolver um implante cerebral capaz de interpretar o que se deseja falar. A ideia é beneficiar pacientes com doenças neurodegenerativas que comprometem sua capacidade de falar. 
 Post.N.\7.527 
.__-______________________________________________________________________________________-__.
               <.-.-.-    Atendimento Personalizado com recepção Vip!    -.-.-.>
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 02:00 
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.          ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
  Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946    
.__-______________________________________________________________________________________-__.

Feriados de 2017 devem gerar perda de R$ 10,5 bilhões ao varejo, prevê estudo

==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==
\..________-------------------- --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________../
 Gipope  - Mercados & Estratégia®.
NOTÍCIAS  &  INFORMAÇÕES.
 Brasil  -.x.x.-> Economia & Mercados - Recessão & Crise - Comércio & Varejo - ]]> Estatística & Levantamento <[[

Prejuízo é 2% maior que o projetado para 2016, devido ao maior número de feriados e pontes em dias úteis, diz FecomercioSP.

..________------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________..
/==---____--------------------__________________::__________________==..===..==..===___________________::________________----------------------____---==\


Segmento de supermercados deve ter prejuízos de R$ 3 bilhões. (Foto: Káthia Mello/G1)
Segmento de supermercados deve ter prejuízos de R$ 3 bilhões. (Foto: Káthia Mello/G1)

O comércio varejista brasileiro deve ter prejuízo de R$ 10,5 bilhões em 2017 devido aos feriados nacionais e pontes, prevê um estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A perda é 2% maior que a projetada em 2016, principalmente pelo fato de que este ano haverá uma ponte a mais que no ano anterior e um destes feriados cairá em dia de semana. O feriado de 1º de maio, em 2016, foi celebrado no domingo e agora será na segunda-feira.

O setor de vestuário, tecidos e calçados deve perder cerca de R$ 1,1 bilhão com os feriados e pontes de 2017, prejuízo 23% maior em relação a 2016. Em termos de faturamento, o segmento de "outras atividades" perderá cerca de R$ 3,9 bilhões, 8% a menos que em 2016, o único com variação negativa. Nesse grupo, destacam-se o comércio de combustíveis, joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros.

Já os setores ligados aos bens essenciais devem participar com pouco menos que 45% da perda no próximo ano. Segundo o estudo, o segmento de "supermercados" deve ter prejuízos perto de R$ 3 bilhões, 2% acima do calculado para 2016, enquanto "farmácias e perfumarias" tende a registrar perda de R$ 1,6 bilhão, 7% superior a 2016.

O estudo desconsiderou os feriados estaduais e municipais que também afetam a atividade comercial. Os estabelecimentos que desejam abrir nos feriados para tentar suavizar essas perdas terão custos adicionais (100% para trabalhos em feriados adicionados de cerca de 37% de encargos) o que pode inviabilizar essa opção, segundo a entidade. 
 Post.N.\7.526 
.__-______________________________________________________________________________________-__.
               <.-.-.-    Atendimento Personalizado com recepção Vip!    -.-.-.>
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 02:00 
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.          ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
  Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946    
.__-______________________________________________________________________________________-__.

E-commerce cresce 11% em 2016; vendas do Natal sobem 3,8%

==---____--------------------__________________::___________________==..===..==..===____________________::________________----------------------____---==
\..________-------------------- --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________../
 Gipope  - Mercado & Marketing®.
NOTÍCIAS  &  INFORMAÇÕES.
 Brasil  -.x.x.-> Economia & Negócios - Comércio & Varejo - Produtos & Serviços - {[> Estatística & Levantamento <]}

Black Friday representou 25% do faturamento do período. Categoria de eletrodomésticos liderou o número de pedidos.

..________------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________..
/==---____--------------------__________________::__________________==..===..==..===___________________::________________----------------------____---==\

Clientes aproveitam as promoções da Black Friday no Extra, unidade da Ricardo Jafet, em São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Clientes aproveitam as promoções da Black Friday no Extra, unidade da Ricardo Jafet, em São Paulo (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O e-commerce brasileiro faturou em 2016 o total de R$ 53,4 bilhões - crescimento de 11% em relação a 2015. Para 2017 a previsão é que o setor alcance R$ 59,9 bilhões, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para Mauricio Salvador, presidente da ABComm, a crise econômica não muda a trajetória de crescimento do setor, mas afeta seu potencial. Se por um lado a expansão e elevação da Classe C e D, para a classe média aumentou o poder de consumo dos brasileiros, por outro a crise econômica teve um efeito negativo que afetou essa nova camada social.

Natal
As vendas de Natal totalizaram R$ 7,7 bilhões no e-commerce em 2016, representando crescimento nominal de 3,8% ante o mesmo período do ano passado, aponta o monitoramento da Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico nacional.

O tíquete médio também foi maior, fechando em R$ 463, alta de 10,3% na comparação com o mesmo período de 2015. O volume total de pedidos ficou abaixo do apurado no ano anterior (-5,9%), com 16,6 milhões de encomendas, o que não chegou a impactar no faturamento total.

A Ebit considerou as vendas de bens de consumo realizadas em lojas virtuais no período de 15 de novembro a 24 de dezembro. As vendas da Black Friday, realizada em 25 de novembro, que totalizaram R$ 1,9 bilhão, estão, portanto, incluídas e correspondem a 25% do faturamento total.

As expectativas que se confirmaram positivas com relação à Black Friday não se estenderam para todo o período do Natal. As vendas natalinas foram mais concentradas nos dias da Black Friday e consequentemente esfriaram nas semanas seguintes. 

Outra questão relevante foram os indicadores macroeconômicos que apresentaram redução da confiança do consumidor nos últimos dois meses e, em contrapartida, o aumento da incerteza com relação à economia brasileira. Isso refletiu diretamente nas vendas do varejo restrito, incluindo o e-commerce, disse Pedro Guasti, CEO da Ebit.

O Natal é o principal período do ano para o varejo eletrônico, segundo a Ebit. As vendas da Black Friday corresponderam a 30% do total de novembro e foram 16 vezes maiores do que a média diária de 1 a 20 de novembro.

De acordo com o monitoramento Ebit, as categorias mais vendidas em volume de pedidos na época do Natal foram: eletrodomésticos; moda e acessórios; telefonia/celulares; cosméticos e perfumaria/cuidados pessoais/saúde e casa e decoração. 
 Post.N.\7.525 
.__-______________________________________________________________________________________-__.
                     <.-.-.-    Atendimento Personalizado com recepção Vip!    -.-.-.>
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 02:00 
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------
-----------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.          ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
  Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946    
.__-______________________________________________________________________________________-__.