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sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Califórnia libera delivery sem motorista e entregas podem começar em 2021

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Os veículos autônomos Nuro R2 usam um radar, imagens térmicas e câmeras de 360 ​​graus para direcionar seus movimentos. 
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TOPO
Por BBC  
25/12/2020 08h17 Atualizado há 4 horas
Postado em 25 de dezembro de 2020 às 12h25m


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Depois de testes, Califórnia vai liberar veículos autônomos para fazer entregas — Foto: NURO/BBC
Depois de testes, Califórnia vai liberar veículos autônomos para fazer entregas — Foto: NURO/BBC

A Califórnia acendeu a luz verde para um serviço comercial de entrega sem motorista pela primeira vez em sua história.

Nuro, a startup de robótica, planeja iniciar suas operações de entrega sem motorista já em 2021.

Ela já testou seus veículos autônomos R2 no Estado em abril, mas a licença permitirá que ela cobre das pessoas pelo serviço.

Os veículos da empresa terão uma velocidade máxima de 35 mph (56 km/h) e só poderão operar em condições de "bom tempo".

"A emissão da primeira licença de implantação é um marco significativo na evolução dos veículos autônomos na Califórnia", disse o diretor do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, Steve Gordon.

"Continuaremos mantendo a segurança do público automobilístico à medida que esta tecnologia se desenvolve."

A Nuro foi fundada por dois ex-engenheiros do Google e tem financiamento da empresa japonesa Softbank.

O R2 usa um radar, imagem térmica e câmeras de 360 graus para direcionar seu movimento — Foto: NURO/BBC
O R2 usa um radar, imagem térmica e câmeras de 360 graus para direcionar seu movimento — Foto: NURO/BBC

Seus veículos são projetados para operar sem motorista ou passageiros.

O R2 usa um radar, imagens térmicas e câmeras de 360 ​​graus para direcionar seu movimento. Ele não tem volante, pedais ou retrovisores laterais.

O veículo tem uma estrutura em forma oval menor do que a maioria dos carros nos Estados Unidos. Ele possui ainda dois compartimentos com temperatura controlada para entregas. As portas se levantam para revelar os itens assim que um código é inserido pelo destinatário.

Durante um teste anterior em Houston, no Texas, em fevereiro, o R2 entregou uma pizza para a Domino's Pizza, mantimentos da rede de supermercados Kroger e produtos para o Walmart.

Mesmo assim, um especialista em transporte disse que as questões de segurança continuariam sendo uma preocupação.

"No início, a operação será muito limitada enquanto a tecnologia é avaliada minuciosamente", disse o professor David Bailey, da Universidade de Birmingham.

"Desta maneira, por exemplo, os veículos só serão permitidos em 'ruas planas' com velocidade limitada a 35 mp/h (56km/h) e os robôs de entrega Nuro, menores, serão limitados a apenas 25 mp/h (40 km/h).

"É essencialmente um teste limitado, mas ainda assim um passo significativo em direção a um futuro sem motorista."

Em outubro, os táxis sem motorista começaram a operar em Phoenix, no Arizona, como parte do serviço Waymo do Google.

Um serviço semelhante, apoiado pela gigante da tecnologia e varejo online Alibaba, está atualmente sendo testado na maior cidade da China, Xangai.

Esses são apenas dois dos inúmeros testes envolvendo vários veículos autônomos em todo o mundo.

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Nasa divulga detalhes sobre pouso de sonda em Marte

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Vão ser sete minutos de tensão, ou de terror, como dizem os cientistas da Nasa. Controle remoto não vai funcionar para essa sequência complicada de manobras. O robô vai ter que fazer tudo sozinho.  
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Por Jornal Nacional  
24/12/2020 21h40 Atualizado há 14 horas
Postado em 25 de dezembro de 2020 às 11h45m


|        .      Post.N.\9.608     .      |
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NASA mostra como será próximo pouso em Marte
NASA mostra como será próximo pouso em Marte

Esta semana, a agência espacial americana divulgou detalhes sobre aquela que pode ser a mais complexa viagem de uma nave-robô ao planeta Marte. Os cientistas dizem que o pouso no planeta vermelho serão sete minutos de terror.

Alô, alô, marciano. Aqui quem fala é da Terra. A gente só quer avisar que, bom, mandamos mais uma sonda em direção a Marte. Na verdade, foi a agência espacial americana. A sonda está a caminho. Ela partiu em julho e, no dia 18 de fevereiro de 2021, ela vai aparecer nos céus por aí.

Essa semana, a Nasa até divulgou um vídeo mostrando como vai ser essa chegada triunfal. Vão ser sete minutos de tensão, ou de terror, como dizem os cientistas da Nasa. É que os humanos adoram controlar tudo. Mas dessa vez não vai dar.

Marte fica a 209 milhões de quilômetros daqui. Controle remoto não vai funcionar para essa sequência complicada de manobras. O robô vai ter que fazer tudo sozinho. Nada grave. É só que esse robô custou US$ 2,7 bilhões para ser fabricado.

Bom, quando a sonda Perseverance, que é a palavra em inglês paraperseverança, estiver a 100 quilômetros de Marte, ela vai ter cerca de sete minutos para diminuir a velocidade de milhares de quilômetros por hora para apenas um metro por segundo. Quando a cápsula entrar na atmosfera de Marte, ela vai esquentar muito, até mil graus célsius. Depois, ela vai ativar um paraquedas, e é aí que começam os momentos mais delicados.

Quando estiver a dois quilômetros do solo, a cápsula vai se dividir. E oito minifoguetes vão ligar para que o robô seja posicionado no lugar exato. Aí cordões de nylon vão aproximar o veículo do chão. E quando for a hora certa, eles serão cortados. É que se os foguetes chegarem muito perto do chão eles vão levantar poeira que pode danificar o robô.

Quando tudo tiver dado certo, esse carro-robô vai cavar o solo de uma cratera onde os cientistas acreditam que existiu um lago, para colher amostras de terra, areia, pedras e cascalhos. Uma outra missão em parceria com a agência espacial europeia vai trazer tudo para cá.

A gente quer achar vestígios biológicos. Só para ter certeza que, de fato, não estamos sozinhos no universo. E que bilhões de anos atrás existiu vida.

Daniel Nunes, astrônomo da Nasa, trabalhou no desenvolvimento do projeto Perseverance.

A gente não sabe como exatamente a vida se originou aqui na Terra, então como Marte preserva essas camadas geológicas de bilhões de anos, o que é muito mais difícil aqui na Terra, devido a todos os processos tectônicos e de clima, Marte realmente é uma grande possibilidade para gente voltar no tempo e aprender como a vida se origina na Terra, assim como em outros planetas, explica.

A cápsula já viajou mais de 150 milhões de quilômetros em direção a Marte. E, em um dia especial como esta quinta (24) na Terra, olha só o que a gente descobriu: a Perseverence percorre o espaço em uma velocidade de 20 mil quilômetros por hora. Mas o trenó do Papai Noel é ainda mais rápido: em Dyker Heights, no Brooklyn, o bom velhinho já chegou.

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