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sexta-feira, 26 de junho de 2015

O homem que descobriu novas espécies de tubarão em um mercado de peixes

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'Percebi que as pessoas estavam pescando e vendendo sem saber que peixe era', diz biológo Dave Ebert; ele identificou 24 novas espécies.

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Sara Lentati Do Serviço Mundial da BBC
26/06/2015 12h22 - Atualizado em 26/06/2015 12h22
Postado às 23h50m
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 Ebert com tubarão-cobra que pescadores pegaram no Taiwan  (Foto: Dave Ebert/BBC) Ebert com tubarão-cobra que pescadores pegaram no Taiwan (Foto: Dave Ebert/BBC)

Muitos já ouviram falar do grande tubarão-branco, do tubarão-martelo ou mesmo do tubarão-tigre, mas existem várias outras espécies – e, todo ano, são descobertas espécies novas.

Um dos grandes entusiastas desse tipo de descoberta é o biólogo americano Dave Ebert, um 'descobridor de tubarões' que já identificou 24 espécies de tubarão e outros peixes que antes eram desconhecidos.

E várias das espécies não foram encontradas pelo cientista no mar, mas, sim, em bancas de mercados de peixe na Ásia.
O mercado favorito dele é em Taiwan. Ele vai para lá desde que era estudante, há cerca de 30 anos.

É quente, úmido e barulhento – e repleto de variedades de peixes. Guarda-sóis trazem um pouco de alívio do sol, e o chão de concreto é marcado por poças d'água.

"Comecei a ver um monte de espécies e pensei: 'O que é isso??'. Em muitos casos, eram espécies conhecidas, mas que nós não sabíamos haver nesta região", contou. "Depois eu percebi que havia algumas espécies que nem tinham nomes, não eram conhecidas, que as pessoas daqui pescavam e vendiam sem saber", disse, lembrando da sua primeira visita.

"Eu coletei tantas espécies que acabei enchendo minhas malas com elas. Lavei todos (os peixes) com água e usei etanol para preservá-los. Eu enrolava eles em roupas para mantê-los úmidos. Depois, colocava eles em sacolas de plástico para não vazar."

Os pescadores ficavam apreensivos no começo, mas depois o acolheram bem. "Agora, quando volto lá, eles me conhecem e quando pescam algo pouco comum, eles me perguntam primeiro. Foi assim que encontrei muitas coisas legais."
 Tubarões no mercado encontrados por Dave Ebert  (Foto: Dave Ebert/BBC) Tubarões no mercado encontrados por Dave Ebert (Foto: Dave Ebert/BBC)

"É como um caos organizado…você pode ter de 50 a 70 barcos e eu apenas espero sentado até eles voltarem. Basicamente, eu tenho essa região inteira pescando para mim", conta.

Só nesse mercado de Taiwan, Dave Ebert encontrou 10 novas espécies. Ao todo, nas três últimas décadas, o 'descobridor de tubarões' nomeou 24 novas espécies, incluindo tubarões, arraias, peixes-serra e quimeras – todos esses peixes cartilaginosos estão relacionados.

Primeiras descobertas
Ele fez sua primeira descoberta quando viajava em um navio de pesquisa na costa da Namíbia no fim dos anos 1980.


Dezenas de espécies de tubarões foram encontradas por Dave Ebert no Taiwan
"Trabalhei bastante na Costa dos Esqueletos.

Quando saíamos de barco, a gente dizia que voltava em alguns meses e, se eles não ouvissem nada sobre nós em dez semanas, era para sair em nossa busca."
 Dezenas de espécies de tubarões foram encontradas por Dave Ebert no Taiwan  (Foto: Dave Ebert/BBC) Dezenas de espécies de tubarões foram encontradas por Dave Ebert no Taiwan (Foto: Dave Ebert/BBC)

Ele conta que, toda vez que voltavam à terra para pegar mantimentos, acabavam pescando nas águas costeiras só para ver o que conseguiriam pescar. Ninguém realmente tinha explorado aquelas águas", contou.

Foi em uma dessas viagens que ele encontrou uma quimera paddlenose, a quem ele carinhosamente se refere como "Paddlenose Pete".
Na mesma costa, ele também acabou encontrando outras espécies novas do tubarão-cobra, do sul da África.

"Eu estava no mar e pensei, 'Isso realmente parece diferente', mas naquele momento você pensa que você está ficando louco. Levou 20 anos, mas eu finalmente consegui identificá-lo e nomeá-lo como novo tubarão em 2009", conta.

Ele batizou outra espécie nova fazendo homenagem a Lana, sua sobrinha, apaixonada por tubarões, como um presente de formatura - ele chamou de 'tubarão-serra-de-Lana' a espécie com nome científico de Pristiophorus lanae.

Sem sair do trabalho
Ebert chegou a descobrir novas espécies sem sair do seu laboratório, na Califórnia. Uma vez, Dave e seu aluno estavam classificar uma nova espécies de quimera que tinham coletado na África.


Eles pediram a um museu para enviar um peixe de uma espécie semelhante de sua coleção para ajudar com a identificação.
 Dave encontrou o tubarão-cobra no sul da África  (Foto: BBC) Dave encontrou o tubarão-cobra no sul da África (Foto: BBC)

"Meu aluno abriu o pacote, olhou para ele e disse: 'Não acho que isso seja o que deveria ser, Dave'. E eu olhei e não fazia ideia do que era."

"Na verdade, era algo havia sido nomeado de maneira incorreta. E era uma espécie completamente diferente, então nós nomeamos aquela também. Foi a nova quimera-das-bahamas, Chimaera bahamaensis. Foi legal porque simplesmente bateu na nossa porta!"

Dave estima que tenha outras 30 espécies de tubarões, arraias e quimeras na sua coleção na Califórnia aguardando uma identificação formal.

Ele mantém todas em potes de vidro com um fluido para preservá-los em prateleiras no Centro de Pesquisa de Tubarões do Pacífico (Pacific Shark Research Center), onde é diretor de pesquisas.

"De vez em quando, você tem aquele momento 'eureka', quando sabe que descobriu algo novo. É mais frequente do que se possa imaginar você olhar para o tubarão e pensar: esse precisa de uma análise mais complexa. Normalmente, eu evito tomar qualquer conclusão de imediato", diz.
Dave encontrou uma quimera paddlenose, a quem ele carinhosamente se refere como "Paddlenose Pete" (Foto: BBC)Dave encontrou uma quimera paddlenose, a quem ele carinhosamente se refere como "Paddlenose Pete" (Foto: BBC)

Segundo Dave, identificar plenamente novas espécies pode levar meses ou anos. É preciso fazer comparações com espécies parecidas, tomar medidas e fazer descrições detalhadas sobre a aparência do peixe.

Ebert diz que a tecnologia não substitui os métodos tradicionais. "Hoje temos várias ferramentas moleculares à nossa disposição, mas você precisa ter cuidado porque pode fazer uma formiga e um orictéropo ter os mesmos resultados genéticos, se quiser".

Uma vez que as características físicas e genéticas foram identificadas, a nova espécie precisa de um nome. Este precisa ser registrado e aprovado pela Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica.

Ebert no deserto da Namíbia
Encontrar novas espécies não é algo tão incomum como pode soar. No ano passado, foram identificadas 18 mil novas espécies de animais e plantas.


"Existem alguns poucos lugares na Terra onde você pode ir e não ficar perto de espécies desconhecidas", diz Quentin Wheeler, do Instituto Internacional de Exploração de Espécies. 

"Mas até os cientistas determinarem onde (uma espécie nova) se encaixa na relação evolucionária e que nome ela terá, não os consideramos oficialmente conhecidos."

Até agora, os cientistas conhecem mais de 500 espécies de tubarão – um quinto delas foi identificado na última década.

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Casamento gay ganha apoio no Facebook; veja como mudar seu perfil

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Rede social criou ferramenta para aplicar filtro de arco-íris à foto do perfil.
Suprema Corte dos EUA aprovou casamento gay em todo o país.

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Do G1, em São Paulo
26/06/2015 16h55 - Atualizado em 26/06/2015 16h55
Postado às 22h00m
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Mark Zuckerberg troca foto de perfil no Facebook em apoio à aprovação do casamento gay nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook)Mark Zuckerberg troca foto de perfil no Facebook em apoio à aprovação do casamento gay nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook)

A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou nesta sexta-feira (26) o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Prontamente, uma legião de usuários do Facebook trocou as fotos de perfil para simbolizar apoio à decisão histórica. 

E é muito fácil aplicar o filtro de arco-íris ao seu avatar na rede social, já que o próprio Facebook criou uma ferramenta para isso. Basta clicar aqui.
A ferramenta detecta automaticamente sua foto de perfil atual e aplica o filtro por cima. Dá até para editar a legenda da imagem, se quiser, e depois é só clicar em "Use as profile picture".

A decisão na Suprema Corte dos EUA veio por cinco votos contra quatro. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos.

O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, afirmou o tribunal, "mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade". Ao excluir casais do mesmo sexo do casamento, explicou, nega-se a eles "a constelação de benefícios que os estados relacionaram ao casamento".

O tribunal acrescentou: "O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte". "Estaria equivocado dizer que estes homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento... Eles pedem direitos iguais aos olhos da lei. 

A Constituição lhes concede este direito", ressaltou, segundo a agência AFP.
A decisão não entrará em vigor imediatamente porque a Suprema Corte concede ao litigante que perdeu o caso aproximadamente três semanas para solicitar uma reconsideração, como informa a Reuters.

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Festival de Cannes: veja campanhas incríveis premiadas em 2015

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G1 lista 10 cases que conquistaram Grand Prix no festival de publicidade.
Cannes Lions distribui até sábado (27) premiações em 21 categorias.

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Do G1, em São Paulo
26/06/2015 08h40 - Atualizado em 26/06/2015 12h02
Postado às 16h45m
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O Cannes Lions, o mais prestigiado festival de publicidade do mundo, distribuiu prêmios para um total de 21 áreas. Confira a seguir alguns dos trabalhos que receberam o Grand Prix, o prêmio máximo, em suas categorias.

Espacate de Van Damme no meio de caminhões
Série para a Volvo incluiu vídeo com Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões  (Foto: Reprodução/YouTube)Série para a Volvo teve Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões (Foto: Reprodução/YouTube)

A série de vídeos feitos para a Volvo Trucks faturou o Grand Prix em Creative Effectiveness, categoria que premia campanhas com impacto comprovado sobre o comportamento dos consumidores e lucratividade da marca.

Criado pela agência sueca Forsman & Bodenfors, o case "Live Test Series" produziu uma série de vídeos incríveis, incluindo o que traz o ator Jean-Claude Van Damme realizando uma abertura de pernas do tipo "espacate" entre dois caminhões em movimento. 

A propaganda teve mais de 100 milhões de visualizações na internet e gerou uma série de memes. Assista aos videos

Campanha da Under Armour com Gisele Bündchen
Campanha da Under Armour, protagonizada por Gisele Bundchen, faturou Grand Prix em Cannes (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Under Armour com Gisele Bundchen faturou Grand Prix em Cyber (Foto: Reprodução/YouTube)

A campanha da marca esportiva Under Armour, protagonizada pela modelo brasileira Gisele Bundchen, faturou o Grand Prix em Cyber, categoria que premia a criatividade aliada a soluções digitais.

No case “I will what I want”, criado pela agência Droga5, de Nova York, a top surpreende ao aparecer esmurrando um saco de pancadas e mostrando suas habilidades com kung fu e ioga. Enquanto ela treina, comentários extraídos de redes sociais, tanto de fãs como de críticos, aparecem ao fundo, em projeções nas paredes.

Entre um ou outro elogio, aparecem frases como “Gisele é tãoooo fake”, “Ela é velha”, “Ela definitivamente não é especial”. Por fim, o slogan “I will what I want”, algo como “serei o que eu quiser”.

A campanha foi veiculada na televisão e ganhou continuidade na internet com o lançamento de uma plataforma e um filme interativo no qual era possível conferir comentários sobre a modelo em tempo real. Veja o site da campanha

'Tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas
Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)

Na categoria Design, o Grand Prix foi para o trabalho "Lifepaint", da Grey de Londres para a Volvo. 

A agência desenvolveu um spray de uma espécie de "tinta invisível", que é transparente durante o dia, mas brilha no escuro, desenvolvido para garantir visibilidade e segurança dos ciclistas à noite. O case faturou ainda o GP em Promo & Activation Assista ao vídeo

'Sequestro' de audiência da Volvo no Super Bowl
Ação feita pela Grey de NY fez a Volvo 'sequestrar' a audiência no Super Bowl sem investir em mídia na TV (Foto: Reprodução/YouTube) Volvo conseguiu 'sequestrar' audiência no Super Bowl sem comprar espaço na TV (Foto: Reprodução/YouTube)

A ação feita pela Grey de Nova York para a Volvo durante o Super Bowl nos Estados Unidos faturou o Grand Prix na categoria Direct, que premia criações com mecanismos de resposta direta dos consumidores.

A montadora não comprou nenhum espaço comercial nn TV no Super Bowl deste ano, mas conseguiu "sequestrar" a audiência com uma promoção via Twitter. Quem usasse a hashtag #volvointerception no momento da exibição de um comercial de um carro dos concorrentes na TV concorreria a um Volvo zero quilômetro.

Para participar, o internauta deveriam mencionar também alguém do seu círculo que merecia ganhar um Volvo. Com a ação, a marca conseguiu entrar na sessão de “trending topics” do dia e dominar as conversas sobre o setor automotivo para si, sem investir um tostão em compra de mídia no horário comercial considerado o mais caro do mundo. Assista ao video

Aplicativo secreto para mulheres sob ameaça
Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)

Um aplicativo "secreto" criado na Turquia para mulheres poderem pedir ajuda quando estão sob ameaça foi o grande vencedor da categoria Media, que premia o uso criativo e inovador dos meios de comunicação.

O case “Vodafone Red Light Application/Between Us”, da Y&R Team Red Istambul para a Vodafone, foi desenvolvido para auxiliar as mulheres que sofrem violência doméstica. 

Pela tecnologia, mensagens com pedido de ajuda com a localização do usuário são enviadas para três pessoas pré-definidas, bastando apenas que se balance o aparelho. 

Assista ao vídeo
A divulgação do aplicativo foi feita com cuidado: em etiquetas de roupas, em produtos exclusivamente femininos e em banheiros.

Campanha da Apple com fotos de iPhone
Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)

O grande vencedor da categoria Outdoor foi para o case "World Gallery", criada pela TBWA Media Arts Lab, de Los Angeles para o iPhone 6. 

Lançada em diversos países, a campanha da Apple espalhou pelas ruas fotos tiradas pelos usuários do smartphone da marca. Além de outdoors e mobiliário urbano, as imagens foram reunidas em no site apple.com/iphone/world-gallery

Campanha desconstrói ideia de 'fazer algo como uma menina'
Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)

A propaganda “Like a Girl”, lançada no Super Bowl 2015 e uma das mais vistas no ano no YouTube, faturou o Grande Prix na categoria PR, que destaca as melhores campanhas de relações públicas e conquista de mídia gratuita.

Criada pela Leo Burnett Toronto para o absorvente feminino Always, da Procter & Gamble, o comercial desconstrói as percepções negativas e machistas do que significa fazer algo "que nem menina". Assista ao video

'Never Stop Riding'
Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)

O esquilo corre atrás da noz, o bebê atrás do peito, as libélulas atrás de luz e o cachorro atrás do próprio rabo. Essas foram as ideias usadas pela  agência La Comunidad, de Miami, para promover a rede de ciclovias de Buenos Aires, que funciona 24 horas por dia.

O trabalho formado por 4 peças no formato de desenho faturou o GP na categoria Press, que premia criações voltadas para a midia impressa.

Peixinho de ferro para combater anemia
Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)

Um peixinho de ferro foi o grande vencedor da categoria que avalia o poder do design para gerar mudanças. O case "The Lucky Iron Fish Project” foi criado pela Geometry Global de Dubai para Lucky Iron Fish com o objetivo de combater a deficiência de ferro na população do Camboja.

Colocar um pedaço de ferro na panela, enquanto a comida está cozinhando, é uma forma simples de ajudar suprir as necessidades de ferro de uma família. 

Mas a ideia não foi bem recebida pelo cambojanos. Para reverter esta situação, foi criado então um ferro em formato de peixe, que é um símbolo de sorte no país. Assista ao vídeo

Palavras íntimas
Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)

Na categoria Health&Wellness, que contempla ações de comunicação ligadas à saúde, o Grand Prix foi para o trabalho “Intimate words”, da Leo Burnett do México para Always, da P&G.

O case mostra uma ação desenvolvida em uma comunidade na qual as mulheres não falavam os nomes de partes intimas, o que levava a muitos diagnósticos médicos errados.  

Não se dizia que a dor era na vagina ou no útero, por exemplo. "Uma grande ação precisa de poucas palavras", destaca a campanha que ajudou a criou um novo vocabulário para a comunidade. Assita ao vídeo

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