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G1 lista 10 cases que conquistaram Grand Prix no festival de publicidade.
Cannes Lions distribui até sábado (27) premiações em 21 categorias.
O Cannes Lions, o mais prestigiado festival de publicidade do mundo, distribuiu prêmios para um total de 21 áreas. Confira a seguir alguns dos trabalhos que receberam o Grand Prix, o prêmio máximo, em suas categorias.
Espacate de Van Damme no meio de caminhões
A série de vídeos feitos para a Volvo Trucks faturou o Grand Prix em Creative Effectiveness, categoria que premia campanhas com impacto comprovado sobre o comportamento dos consumidores e lucratividade da marca.
Criado pela agência sueca Forsman & Bodenfors, o case "Live Test Series" produziu uma série de vídeos incríveis, incluindo o que traz o ator Jean-Claude Van Damme realizando uma abertura de pernas do tipo "espacate" entre dois caminhões em movimento.
A propaganda teve mais de 100 milhões de visualizações na internet e gerou uma série de memes. Assista aos videos
Campanha da Under Armour com Gisele Bündchen
A campanha da marca esportiva Under Armour, protagonizada pela modelo brasileira Gisele Bundchen, faturou o Grand Prix em Cyber, categoria que premia a criatividade aliada a soluções digitais.
No case “I will what I want”, criado pela agência Droga5, de Nova York, a top surpreende ao aparecer esmurrando um saco de pancadas e mostrando suas habilidades com kung fu e ioga. Enquanto ela treina, comentários extraídos de redes sociais, tanto de fãs como de críticos, aparecem ao fundo, em projeções nas paredes.
Entre um ou outro elogio, aparecem frases como “Gisele é tãoooo fake”, “Ela é velha”, “Ela definitivamente não é especial”. Por fim, o slogan “I will what I want”, algo como “serei o que eu quiser”.
A campanha foi veiculada na televisão e ganhou continuidade na internet com o lançamento de uma plataforma e um filme interativo no qual era possível conferir comentários sobre a modelo em tempo real. Veja o site da campanha
'Tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas
Na categoria Design, o Grand Prix foi para o trabalho "Lifepaint", da Grey de Londres para a Volvo.
A agência desenvolveu um spray de uma espécie de "tinta invisível", que é transparente durante o dia, mas brilha no escuro, desenvolvido para garantir visibilidade e segurança dos ciclistas à noite. O case faturou ainda o GP em Promo & Activation Assista ao vídeo
'Sequestro' de audiência da Volvo no Super Bowl
A ação feita pela Grey de Nova York para a Volvo durante o Super Bowl nos Estados Unidos faturou o Grand Prix na categoria Direct, que premia criações com mecanismos de resposta direta dos consumidores.
A montadora não comprou nenhum espaço comercial nn TV no Super Bowl deste ano, mas conseguiu "sequestrar" a audiência com uma promoção via Twitter. Quem usasse a hashtag #volvointerception no momento da exibição de um comercial de um carro dos concorrentes na TV concorreria a um Volvo zero quilômetro.
Para participar, o internauta deveriam mencionar também alguém do seu círculo que merecia ganhar um Volvo. Com a ação, a marca conseguiu entrar na sessão de “trending topics” do dia e dominar as conversas sobre o setor automotivo para si, sem investir um tostão em compra de mídia no horário comercial considerado o mais caro do mundo. Assista ao video
Aplicativo secreto para mulheres sob ameaça
Um aplicativo "secreto" criado na Turquia para mulheres poderem pedir ajuda quando estão sob ameaça foi o grande vencedor da categoria Media, que premia o uso criativo e inovador dos meios de comunicação.
O case “Vodafone Red Light Application/Between Us”, da Y&R Team Red Istambul para a Vodafone, foi desenvolvido para auxiliar as mulheres que sofrem violência doméstica.
Pela tecnologia, mensagens com pedido de ajuda com a localização do usuário são enviadas para três pessoas pré-definidas, bastando apenas que se balance o aparelho.
Assista ao vídeo
A divulgação do aplicativo foi feita com cuidado: em etiquetas de roupas, em produtos exclusivamente femininos e em banheiros.
Campanha da Apple com fotos de iPhone
O grande vencedor da categoria Outdoor foi para o case "World Gallery", criada pela TBWA Media Arts Lab, de Los Angeles para o iPhone 6.
Lançada em diversos países, a campanha da Apple espalhou pelas ruas fotos tiradas pelos usuários do smartphone da marca. Além de outdoors e mobiliário urbano, as imagens foram reunidas em no site apple.com/iphone/world-gallery
Campanha desconstrói ideia de 'fazer algo como uma menina'
A propaganda “Like a Girl”, lançada no Super Bowl 2015 e uma das mais vistas no ano no YouTube, faturou o Grande Prix na categoria PR, que destaca as melhores campanhas de relações públicas e conquista de mídia gratuita.
Criada pela Leo Burnett Toronto para o absorvente feminino Always, da Procter & Gamble, o comercial desconstrói as percepções negativas e machistas do que significa fazer algo "que nem menina". Assista ao video
'Never Stop Riding'
O esquilo corre atrás da noz, o bebê atrás do peito, as libélulas atrás de luz e o cachorro atrás do próprio rabo. Essas foram as ideias usadas pela agência La Comunidad, de Miami, para promover a rede de ciclovias de Buenos Aires, que funciona 24 horas por dia.
O trabalho formado por 4 peças no formato de desenho faturou o GP na categoria Press, que premia criações voltadas para a midia impressa.
Peixinho de ferro para combater anemia
Um peixinho de ferro foi o grande vencedor da categoria que avalia o poder do design para gerar mudanças. O case "The Lucky Iron Fish Project” foi criado pela Geometry Global de Dubai para Lucky Iron Fish com o objetivo de combater a deficiência de ferro na população do Camboja.
Colocar um pedaço de ferro na panela, enquanto a comida está cozinhando, é uma forma simples de ajudar suprir as necessidades de ferro de uma família.
Mas a ideia não foi bem recebida pelo cambojanos. Para reverter esta situação, foi criado então um ferro em formato de peixe, que é um símbolo de sorte no país. Assista ao vídeo
Palavras íntimas
Na categoria Health&Wellness, que contempla ações de comunicação ligadas à saúde, o Grand Prix foi para o trabalho “Intimate words”, da Leo Burnett do México para Always, da P&G.
O case mostra uma ação desenvolvida em uma comunidade na qual as mulheres não falavam os nomes de partes intimas, o que levava a muitos diagnósticos médicos errados.
Não se dizia que a dor era na vagina ou no útero, por exemplo. "Uma grande ação precisa de poucas palavras", destaca a campanha que ajudou a criou um novo vocabulário para a comunidade. Assita ao vídeo
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Espacate de Van Damme no meio de caminhões
Série para a Volvo teve Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões (Foto: Reprodução/YouTube)
Criado pela agência sueca Forsman & Bodenfors, o case "Live Test Series" produziu uma série de vídeos incríveis, incluindo o que traz o ator Jean-Claude Van Damme realizando uma abertura de pernas do tipo "espacate" entre dois caminhões em movimento.
A propaganda teve mais de 100 milhões de visualizações na internet e gerou uma série de memes. Assista aos videos
Campanha da Under Armour com Gisele Bündchen
Campanha da Under Armour com Gisele Bundchen faturou Grand Prix em Cyber (Foto: Reprodução/YouTube)
No case “I will what I want”, criado pela agência Droga5, de Nova York, a top surpreende ao aparecer esmurrando um saco de pancadas e mostrando suas habilidades com kung fu e ioga. Enquanto ela treina, comentários extraídos de redes sociais, tanto de fãs como de críticos, aparecem ao fundo, em projeções nas paredes.
Entre um ou outro elogio, aparecem frases como “Gisele é tãoooo fake”, “Ela é velha”, “Ela definitivamente não é especial”. Por fim, o slogan “I will what I want”, algo como “serei o que eu quiser”.
A campanha foi veiculada na televisão e ganhou continuidade na internet com o lançamento de uma plataforma e um filme interativo no qual era possível conferir comentários sobre a modelo em tempo real. Veja o site da campanha
'Tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas
Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)
A agência desenvolveu um spray de uma espécie de "tinta invisível", que é transparente durante o dia, mas brilha no escuro, desenvolvido para garantir visibilidade e segurança dos ciclistas à noite. O case faturou ainda o GP em Promo & Activation Assista ao vídeo
'Sequestro' de audiência da Volvo no Super Bowl
Volvo conseguiu 'sequestrar' audiência no Super Bowl sem comprar espaço na TV (Foto: Reprodução/YouTube)
A montadora não comprou nenhum espaço comercial nn TV no Super Bowl deste ano, mas conseguiu "sequestrar" a audiência com uma promoção via Twitter. Quem usasse a hashtag #volvointerception no momento da exibição de um comercial de um carro dos concorrentes na TV concorreria a um Volvo zero quilômetro.
Para participar, o internauta deveriam mencionar também alguém do seu círculo que merecia ganhar um Volvo. Com a ação, a marca conseguiu entrar na sessão de “trending topics” do dia e dominar as conversas sobre o setor automotivo para si, sem investir um tostão em compra de mídia no horário comercial considerado o mais caro do mundo. Assista ao video
Aplicativo secreto para mulheres sob ameaça
Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)
O case “Vodafone Red Light Application/Between Us”, da Y&R Team Red Istambul para a Vodafone, foi desenvolvido para auxiliar as mulheres que sofrem violência doméstica.
Pela tecnologia, mensagens com pedido de ajuda com a localização do usuário são enviadas para três pessoas pré-definidas, bastando apenas que se balance o aparelho.
Assista ao vídeo
A divulgação do aplicativo foi feita com cuidado: em etiquetas de roupas, em produtos exclusivamente femininos e em banheiros.
Campanha da Apple com fotos de iPhone
Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)
Lançada em diversos países, a campanha da Apple espalhou pelas ruas fotos tiradas pelos usuários do smartphone da marca. Além de outdoors e mobiliário urbano, as imagens foram reunidas em no site apple.com/iphone/world-gallery
Campanha desconstrói ideia de 'fazer algo como uma menina'
Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)
Criada pela Leo Burnett Toronto para o absorvente feminino Always, da Procter & Gamble, o comercial desconstrói as percepções negativas e machistas do que significa fazer algo "que nem menina". Assista ao video
'Never Stop Riding'
Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)
O trabalho formado por 4 peças no formato de desenho faturou o GP na categoria Press, que premia criações voltadas para a midia impressa.
Peixinho de ferro para combater anemia
Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)
Colocar um pedaço de ferro na panela, enquanto a comida está cozinhando, é uma forma simples de ajudar suprir as necessidades de ferro de uma família.
Mas a ideia não foi bem recebida pelo cambojanos. Para reverter esta situação, foi criado então um ferro em formato de peixe, que é um símbolo de sorte no país. Assista ao vídeo
Palavras íntimas
Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)
O case mostra uma ação desenvolvida em uma comunidade na qual as mulheres não falavam os nomes de partes intimas, o que levava a muitos diagnósticos médicos errados.
Não se dizia que a dor era na vagina ou no útero, por exemplo. "Uma grande ação precisa de poucas palavras", destaca a campanha que ajudou a criou um novo vocabulário para a comunidade. Assita ao vídeo
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