Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Como transferir os dados do celular velho para o novo

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Veja como fazer a migração das informações de iPhones, Androids e entre as plataformas. Fique atento para o WhatsApp, para não correr o risco de perder mensagens na mudança.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Henrique Martin, g1

Postado em 26 de dezembro de 2024 às 10h00m

#.* Post. - Nº.\  11.444*.#

Pessoa usando celular — Foto: Liz Bravo/Pixabay
Pessoa usando celular — Foto: Liz Bravo/Pixabay

Ganhou um celular de presente de Natal e precisa transferir os dados para o novo aparelho? O processo costuma ser bastante direto.

📲 O Guia de Compras separou as dicas de como fazer essa migração seguindo informações fornecidas pela Apple e pelo Google.

⚠️ Apesar de tanto a Apple quanto o Google dizerem que incluem a cópia de mensagens do WhatsApp, é recomendável seguir alguns passos adicionais antes da migração para não perder as mensagens. Saiba como fazer.

🤖 É mais simples transferir dados na mesma plataforma – de iPhone para iPhone e Android para Android.

As migrações entre sistemas diferentes requerem alguns passos a mais.

Veja as dicas a seguir.

De um iPhone para outro iPhone

Tela de Início Rápido do iPhone — Foto: Reprodução
Tela de Início Rápido do iPhone — Foto: Reprodução

  1. Faça um backup do iPhone antigo em Configurações > Geral >Transferir ou Redefinir o iPhone. Desse modo, os dados não serão perdidos (a Apple promete deixar tudo pronto, mesmo se não houver espaço no iCloud para backup).
  2. Conecte o celular antigo a uma rede wi-fi e ative o Bluetooth.
  3. Ligue o novo aparelho. Uma tela com a mensagem Olá será exibida – siga as instruções até surgir a tela de Início Rápido.
  4. Coloque o iPhone antigo ao lado do novo e siga os passos apresentados no dispositivo antigo. Vai aparecer uma imagem animada (um círculo) para ser fotografado pelo aparelho novo – veja na imagem a seguir.
  5. Continue no aparelho novo quando solicitado e insira o código de acesso (senha de desbloqueio da tela) do dispositivo antigo.
  6. Quando estiver na tela Transfira Seus Dados, toque emBaixar do iCloud”.
  7. Após essa fase, a transferência será concluída.
Transferência de dados entre IPhone novo (à esquerda) e iPhone antigo (à direita) — Foto: Henrique Martin/g1
Transferência de dados entre IPhone novo (à esquerda) e iPhone antigo (à direita) — Foto: Henrique Martin/g1
De um Android para um iPhone

  1. No celular com sistema Android, baixe o aplicativo Migrar para iOS na Play Store.
  2. Ligue o iPhone novo e espere aparecer a tela de Início Rápido.
  3. Nessa tela, toque em "Configurar sem outro dispositivoe continue seguindo as instruções.
  4. Escolha a opção Migrar dados do Android.
  5. No celular Android, abra o app Migrar para iOS e siga os passos indicados pelo aplicativo.
  6. No iPhone, toque em continuar quando aparecer a tela Migrar do Android e aguarde até um código ser exibido – insira esse código no celular Android.
  7. O iPhone criará uma rede Wi-Fi temporária. Quando solicitado, toque em Conectar para ingressar nessa rede no dispositivo Android. Em seguida, aguarde até que a tela "Transferir Dados" seja exibida.
  8. No celular com Android, selecione o conteúdo que deseja transferir e toque em "Continuar".
  9. Em seguida, mesmo que o Android indique que o processo acabou, não mexa nos celulares até que a barra de progresso do iPhone esteja concluída – a transferência completa pode demorar por conta da quantidade de conteúdo.
  10. Segundo a Apple, serão transferidos: contatos, histórico de mensagens, fotos e vídeos da câmera, álbuns de fotos, arquivos e pastas, configurações de acessibilidade, configurações de exibição, favoritos da web, contas de e-mail, mídia e mensagens do WhatsApp e calendários. Arquivos de música, livros e PDFs precisam ser transferidos manualmente.
  11. Aplicativos gratuitos que estejam disponíveis na Play Store e na App Store serão transferidos, mas não baixados – é preciso depois visitar a App Store no iPhone para baixar manualmente.
De um Android para outro Android

  1. Basta carregar a bateria e ligar os dois aparelhos.
  2. Siga os passos mostrados na tela do celular novo, conecte-se à rede wi-fi e digite seu e-mail e senha da conta Google.
  3. Quando aparecer a opção de migração, escolha Copiar apps e dados do dispositivo antigo. Essa cópia deve ser feita por cabo USB-C ou restaurando de um backup do celular (faça em Configurações > Contas e Backup > Fazer backup dos dados (no Google Drive).
  4. Para terminar o processo, basta seguir as informações exibidas na tela.
De um iPhone para um Android
Samsung Galaxy S24 Ultra e iPhone 15 conectados por um cabo USB-C — Foto: Henrique Martin/g1
Samsung Galaxy S24 Ultra e iPhone 15 conectados por um cabo USB-C — Foto: Henrique Martin/g1

  1. O Google, que desenvolve o sistema operacional Android, recomenda usar o cabo do iPhone (Lightning ou USB-C) para transferir os dados.
  2. Desative o iMessage no iPhone, que combina mensagens de um sistema próprio da Apple com o SMS (mensagem de texto). Desse modo, os SMS recebidos durante a migração não serão perdidos.
  3. Ligue os celulares e conectar o iPhone antigo ao Android novo usando o cabo.
  4. Selecione os dados a serem transferidos, seguindo as instruções na tela. A transferência será feita automaticamente.
  5. Cheque o aplicativo Play Store (loja de apps do Google) para baixar aplicativos que podem não ter sido transferidos na migração.
  6. Em celulares da Samsung, o app Smart Switch é uma opção para a transferência dos dados.
  7. A migração, segundo o Google, inclui: contatos, fotos e vídeos, agenda, mensagens e conversas do WhatsApp, aplicativos e música.
📲 Antes de passar o celular antigo para a frente

Com os dados restaurados no novo smartphone, não se esqueça de apagar todos os dados do aparelho antigo, restaurando ao padrão de fábrica antes de repassar a um amigo, parente ou revender o celular.

Nos smartphones com Android, vá a Configurações > Gerenciamento Geral > Restaurar Dados de Fábrica e siga os passos indicados.

No iPhone, ao final da migração para um novo aparelho, o sistema iOS mostra uma opção para formatar o aparelho e deixá-lo pronto para o próximo dono.

A opção de restaurar o iPhone depois está em Configurações > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone.

Ainda está pensando em trocar de celular? Veja abaixo uma lista de telefones celulares de três categorias (intermediários, dobráveis e topo de linha).

Os smartphones custavam de R$ 1.800 a R$ 7.300 nas lojas da internet pesquisadas na última quinzena de dezembro.

Celulares intermediários

Infinix Note 40
Infinix Note 40 5G
Motorola Moto G54
Motorola Moto G54
Oppo Reno 11F
Oppo Reno 11F
Samsung Galaxy A55
Samsung Galaxy A55
Xiaomi Redmi Note 13 4G
Xiaomi Redmi Note 13 4G
Celulares dobráveis

Motorola Razr 50 Ultra
Motorola Razr 50 Ultra
Galaxy Z Flip6
Samsung Galaxy Z Flip6
Celulares topo de linha

iPhone 16
Apple iPhone 16
Moto Edge 50 Ultra
Motorola Moto Edge 50 Pro
Samsung Galaxy S24 Ultra

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 

----++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------------------====-++---- 

Queda de avião da Embraer no Cazaquistão foi causada por sistema de defesa russo, diz agência

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Fontes de investigação em curso no Azerbaijão disseram à Reuters que sistema russo disparou contra aeronave. Avião fabricada pela Embraer caiu na quarta-feira (25) após sair de Baku, capital do Azerbaijão, em direção a Grózni, na Rússia. Vídeo registrou momento da queda.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1

Postado em 26 de dezembro de 2024 às 11h40m

#.* Post. - Nº.\  11.443*.#










Vídeos mostram momento exato da queda de avião em Aktau, no Cazaquistão

Um sistema de defesa russo foi o responsável pela queda do avião fabricado pela Embraer na quarta-feira (25) no Cazaquistão, afirmou nesta quinta-feira (26) a agência Reuters com base em quatro fontes da investigação sobre o caso.

A aeronave, da Azerbaijan Airlines, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão (veja no vídeo acima o momento da queda). O voo ia para a cidade de Grózni, na Rússia. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram.

Segundo a Reuters, quatro integrantes da investigação que está sendo feita pelo Azerbaijão, de onde o voo saiu, afirmaram à agência que um sistema de defesa russo fez disparos que atingiram o avião — na quarta, quando a aeronave caiu, havia relatos de que drones militares ucranianos sobrevoavam a região onde houve a queda, perto do sul da Rússia.

Segundo resultados preliminares da investigação, o avião foi atingido Pantsir-S, um sistema de defesa aéreo russo, disseram ainda as fontes à Reuters. Além do choque, o GPS do avião também foram paralisados por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny, também de acordo com a agência.

As fontes afirmaram ainda que o ataque ao avião não foi intencional, e que militares russos achavam se tratar de drones ucranianos.

Questionado sobre a hipótese, o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão disse que seu governo "não confirma nem nega" que o míssil russo tenha sido a causa da queda.

Imagens do avião divulgadas na quarta-feira mostraram orifícios na cauda, e um site de monitoramento de voos indicu também que a aeronave sofreu interferência no GPS que a fez oscilar de altitude por mais de uma hora.

Nenhum dos três países que investigam o caso — Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão — haviam comentado a informação até a última atualização desta reportagem. Nesta manhã, o porta-voz do Kremlin disse que Moscou não vai especular e que esperará as conclusões de uma investigação própria.

Na quarta-feira, a Rússia chegou a dizer que o avião se chocou contra pássaros e, depois, que enfrentou forte neblina.

O chefe do Parlamento do Cazaquistão, Ashimbayev Maulen, também afirmou nesta quinta-feira que as causas da queda seguiam desconhecidas, mas prometeu que nenhum dos três países ocultará informações.

"Nenhum desses países está interessado em esconder informações. Todas as informações serão disponibilizadas ao público," afirmou Maulen. 
O que se sabe sobre a queda
Especialistas periciam no dia 26 de dezembro de 2024 destroços do avião da Embraer que caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão — Foto: Ministério de Emergências do Cazaquistão/Reuters
Especialistas periciam no dia 26 de dezembro de 2024 destroços do avião da Embraer que caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão — Foto: Ministério de Emergências do Cazaquistão/Reuters

➡️Do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação. Entre eles, havia cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, informou a agência de notícias russa Interfax.

➡️De acordo com o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Bozymbaev, ao menos 38 pessoas morreram no acidente.

➡️ O avião havia saído de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. A companhia aérea declarou que a aeronave Embraer 190, que realizava o voo J2-8243, foi forçada a realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade cazaque de Aktau.

A aeronave havia saído de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. — Foto: Arte/ g1
A aeronave havia saído de Baku, capital do Azerbaijão, e tinha como destino a cidade russa de Grózni, capital da Chechênia. — Foto: Arte/ g1

O órgão regulador de aviação da Rússia disse, em comunicado, que informações preliminares apontam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro.

Preliminarmente: após uma colisão com pássaros, devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo – Aktau foi escolhido, afirmou o órgão, no Telegram.

Apesar disso, a queda ocorreu pouco depois que ataques de drones atingiram o sul da Rússia. Inclusive, o aeroporto russo mais próximo da rota de voo do avião havia sido fechado na manhã desta quarta-feira.

As autoridades do Cazaquistão informaram que uma comissão governamental foi criada para investigar o ocorrido, e que seus membros foram designados para voar até o local e garantir que as famílias das vítimas e dos feridos recebam apoio. O Cazaquistão afirmou que cooperaria com o Azerbaijão na investigação.

Após a queda, a Azerbaijan Airlines suspendeu todos os voos para Grozny, na Rússia, até que a investigação sobre o acidente seja concluída.

O site de monitoramento Flighradar24 mostrou que a aeronave chegou a oscilar de altitude por 74 minutos. Veja o gráfico abaixo:

Avião oscilou de altitude antes de cair no Cazaquistão — Foto: Flighradar24/Reprodução
Avião oscilou de altitude antes de cair no Cazaquistão — Foto: Flighradar24/Reprodução

Os passageiros que ficaram feridos foram vistos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta.

Um vídeo mostrou o avião pegando fogo antes de atingir o solo. O Ministério de Emergências do Cazaquistão informou em comunicado que os bombeiros controlaram o incêndio e que os sobreviventes foram levados para um hospital próximo.

Em nota, a Embraer informou que lamenta o acidente e que está apoiando as autoridades.

"Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes", escreveu a empresa.

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters


Drone mostra o local da queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024 — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Drone mostra o local da queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024 — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters

Putin prestou condolências

O presidente russo Vladimir Putin expressou suas condolências a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pela perda de vidas no acidente, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"Infelizmente, o presidente do Azerbaijão, Aliyev, foi forçado a deixar São Petersburgo (onde participava de uma cúpula). Putin já ligou para ele e expressou suas condolências em relação ao acidente do avião azeri em Aktau", disse Peskov, do Kremlin.

"Simpatizamos profundamente com aqueles que perderam seus parentes e amigos neste acidente aéreo e desejamos uma rápida recuperação a todos que conseguiram sobreviver."

Cazaquistão divulga imagens iniciais do resgate após queda de avião em Aktau

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024 — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters
Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024 — Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters

Avião de passageiros cai no Cazaquistão

----++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------------------====-++----