Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2016

A magia da medicina: as 20 finalistas de concurso de fotos de pesquisadores

 Gipope  - Intelligence & Logística®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional -.x.x.-> Ciências & Tecnologia - Concursos & Fotografias - Fatos & Fotos - ][> Prêmios & Reconhecimento <][

Prêmio anual Wellcome escolhe melhores imagens colhidas por pesquisadores em várias instituições e universidades do mundo.

\\.=.|$|.__________=.=.=________ ______________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
<.|%|__========================......=======           =========......===========================___|%|.>
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Da BBC
07/03/2016 13h24 - Atualizado em 07/03/2016 13h25
Postado às 21h30m

O prêmio anual de fotografia de medicina Wellcome Image Awards anunciou os finalistas de 2016.

As imagens de criaturas e partes do corpo humano colhidas em detalhes microscópicos com lentes especiais trazem espetáculos de formas, luzes e cores.

O vencedor do prêmio será anunciado no dia 15 de março.
O prêmio anual de fotografia de ciências Wellcome Image Awards anunciou os finalistas de 2016. Entre as 20 fotos escolhidas estão imagens caleidoscópicas de exames e criaturas minúsculas clicadas com lentes especiais. A imagem térmica acima é um exemplo:  (Foto: Matthew Clavey, Thermal Vision Research)
O prêmio anual de fotografia de ciências Wellcome Image Awards anunciou os finalistas de 2016. Entre as 20 fotos escolhidas estão imagens caleidoscópicas de exames e criaturas minúsculas clicadas com lentes especiais. A imagem térmica acima é um exemplo (Foto: Matthew Clavey, Thermal Vision Research)

Um caleidoscópio de cores mostra um mapa dos caminhos dentro do cérebro de um jovem adulto e saudável. Partes diferentes do cérebro se comunicam com outras através de fibras nervosas. Usando uma técnica ligada a ressonância magnética, a imagem foi criada  (Foto: Alfred Anwander, Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences)
Um caleidoscópio de cores mostra um mapa dos caminhos dentro do cérebro de um jovem adulto e saudável. Partes diferentes do cérebro se comunicam com outras através de fibras nervosas. Usando uma técnica ligada a ressonância magnética (Foto: Alfred Anwander, Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences)

'Aqui você pode ver uma tatuagem em henna negra no antebraço de uma jovem que teve uma reação alérgica à tinta", explicou Dirk Pilat, diretor médico de aprendizado virtual no Royal College para clínicos-gerais, na Grã-Bretanha. "Com uma bela iluminação mo (Foto: Nicola Kelley, Cardiff and Vale University Hospital NHS Trust)'Aqui você pode ver uma tatuagem em henna negra no antebraço de uma jovem que teve uma reação alérgica à tinta', explicou Dirk Pilat, diretor médico de aprendizado virtual no Royal College para clínicos-gerais, na Grã-Bretanha (Foto: Nicola Kelley, Cardiff and Vale University Hospital NHS Trust)

'Esta é uma varredura eletrônica de uma célula-tronco retirada da medula óssea do osso do quadril de uma pessoa saudável', disse Robin Lovell-Badge, um dos juízes do Wellcome Awards e chefe de biologia de células-tronco e desenvolvimento genético no Insti (Foto: Sílvia A Ferreira, Cristina Lopo e Eileen Gentleman, King's College)'Esta é uma varredura eletrônica de uma célula-tronco retirada da medula óssea do osso do quadril de uma pessoa saudável', disse Robin Lovell-Badge, um dos juízes do Wellcome Awards (Foto: Sílvia A Ferreira, Cristina Lopo e Eileen Gentleman, King's College)

O padrão circular mostra os estágios diferentes de uma célula-tronco se dividindo em duas dentro do cérebro de um peixe-zebra. A foto foi feita por Paula Alexandre, do University College, de Londres. O círculo tem apenas cerca de 250 micrômetros (0,25 mm) (Foto: Paula Alexandre, University College London)
O padrão circular mostra os estágios diferentes de uma célula-tronco se dividindo em duas dentro do cérebro de um peixe-zebra. A foto foi feita por Paula Alexandre, do University College, de Londres. O círculo tem apenas cerca de 250 micrômetros (0,25 mm) (Foto: Paula Alexandre, University College London)

'Esta ilustração (de David S. Goodsell, do Banco de Dados de Proteínas RCSB) mostra a estrutura interna de uma partícula do vírus ebola, com o centro em três dimensões para que você possa ver as estruturas internas mais claramente', disse o artista visual (Foto: David S Goodsell, RCSB Protein Data Bank)'Esta ilustração (de David S. Goodsell, do Banco de Dados de Proteínas RCSB) mostra a estrutura interna de uma partícula do vírus ebola, com o centro em três dimensões para que você possa ver as estruturas internas mais claramente', disse o artista visual (Foto: David S Goodsell, RCSB Protein Data Bank)

'Esta foto mostra uma imagem rara dentro da única unidade de isolamento de alto nível da Grã-Bretanha e foi feita dias antes de uma enfermeira ser internada depois de contrair ebola', disse Rob kesseler, do painel julgador do prêmio. 'Captura perfeitament (Foto: David Bishop, Royal Free Hospital, Londres)'Esta foto mostra uma imagem rara dentro da única unidade de isolamento de alto nível da Grã-Bretanha e foi feita dias antes de uma enfermeira ser internada depois de contrair ebola', disse Rob kesseler, do painel julgador do prêmio (Foto: David Bishop, Royal Free Hospital, Londres)

Esta foto de uma borboleta feita por Daniel Saftner 'foi escolhida pois mostra claramente as partes da boca e os olhos de uma borboleta com muitos detalhes', disse Eric Hilaire, um dos juízes e editor  de ciência, ambiente e desenvolvimento global do jorn (Foto: Daniel Saftner, Macroscopic Solutions)
Esta foto de uma borboleta feita por Daniel Saftner 'foi escolhida pois mostra claramente as partes da boca e os olhos de uma borboleta com muitos detalhes', disse Eric Hilaire, um dos juízes(Foto: Daniel Saftner, Macroscopic Solutions)
  •  
'A cor aqui, na verdade, é uma ilusão de ótica', disse o juiz Eric Hilaire. 'As escamas não têm muito pigmento, é a forma como a luz atinge as curvas que dá a elas a aparência de cor.' As escamas são de uma mariposa de Madagascar, que é frequentemente con (Foto: Mark R Smith, Macroscopic Solutions)
'A cor aqui, na verdade, é uma ilusão de ótica', disse o juiz Eric Hilaire. 'As escamas não têm muito pigmento, é a forma como a luz atinge as curvas que dá a elas a aparência de cor' (Foto: Mark R Smith, Macroscopic Solutions)

'Aqui estamos olhando dentro de vasos sanguíneos no fundo do olho humano, que também fornecem (sangue) para a retina', disse o juiz Robin Lovell-Badge a respeito desta imagem em 3D. 'O sangue se move rápido demais para ser visível, criando este labirinto  (Foto: Peter Maloca, University of Basel)'Aqui estamos olhando dentro de vasos sanguíneos no fundo do olho humano, que também fornecem (sangue) para a retina', disse o juiz Robin Lovell-Badge a respeito desta imagem em 3D (Foto: Peter Maloca, University of Basel)

'O que é fascinante é que, quando você vê, você não pensa automaticamente no olho", disse o juiz Rob Kesseler. 'Parece uma vista área de uma cidade à noite ou uma imagem de uma galáxia distante.' A imagem feita por Kim Baxter foi criada com fotos dos vaso (Foto: Kim Baxter, Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust)
'O que é fascinante é que, quando você vê, você não pensa automaticamente no olho', disse o juiz Rob Kesseler. 'Parece uma vista área de uma cidade à noite ou uma imagem de uma galáxia distante' (Foto: Kim Baxter, Cambridge University Hospitals NHS Foundation Trust)

Este exame feito por Nicholas Evans, da Universidade de Cambridge, mostra, em verde, um vaso sanguíneo bloqueado no pescoço de uma pessoa. Este vaso leva sangue para o cérebro. Se bloqueado, ele pode danificar partes do cérebro. E o nome do foto não poder (Foto: Nicholas Evans, University of Cambridge)
Este exame feito por Nicholas Evans, da Universidade de Cambridge, mostra, em verde, um vaso sanguíneo bloqueado no pescoço de uma pessoa. Este vaso leva sangue para o cérebro. Se bloqueado, ele pode danificar partes do cérebro (Foto: Nicholas Evans, University of Cambridge)

'Esta imagem é impressionante em sua aparência tridimensional, uma escultura, especialmente quando você sabe que o coração é, na verdade, uma amostra em um pote', disse Catherine Draycotta respeito da imagem que mostra o coração de uma vaca. 'Uma bela ilu (Foto: Michael Frank, Royal Veterinary College)'Esta imagem é impressionante em sua aparência tridimensional, uma escultura, especialmente quando você sabe que o coração é, na verdade, uma amostra em um pote', disse Catherine Draycotta respeito da imagem que mostra o coração de uma vaca (Foto: Michael Frank, Royal Veterinary College)

Este pequeno pedaço de um fígado humano foi colocado em um camundongo que tinha um problema no fígado. O fígado humano começou a crescer com a ajuda do sangue do camundongo (Foto: Chelsea Fortin, Kelly Stevens e Sangeeta Bhatia, Koch Institute, MIT)
Este pequeno pedaço de um fígado humano foi colocado em um camundongo que tinha um problema no fígado. O fígado humano começou a crescer com a ajuda do sangue do camundongo (Foto: Chelsea Fortin, Kelly Stevens e Sangeeta Bhatia, Koch Institute, MIT)

Bactérias em óxido de grafeno na foto de Izzat Suffian, Kuo-Ching Mei, Houmam Kafa e Khuloud T Al-Jamal, do King's College, em Londres. O grafeno, visto aqui na cor púrpura, é uma folha extremamente fina de carbono e um dos materiais mais finos e fortes j (Foto: Izzat Suffian, Kuo-Ching Mei, Houmam Kafa e Khuloud T Al-Jamal, King's College London)Bactérias em óxido de grafeno na foto de Izzat Suffian, Kuo-Ching Mei, Houmam Kafa e Khuloud T Al-Jamal, do King's College, em Londres. O grafeno, visto aqui na cor púrpura, é uma folha extremamente fina de carbono e um dos materiais mais finos e fortes j (Foto: Izzat Suffian, Kuo-Ching Mei, Houmam Kafa e Khuloud T Al-Jamal, King's College London)

Este bebê nasceu mais cedo do que o previsto e tem icterícia, condição que torna a pele e os olhos amarelos. A criança está sendo tratada em uma incubadora no Hospital de Barnet, norte de Londres (Foto: David Bishop, Royal Free Hospital, London)
Este bebê nasceu mais cedo do que o previsto e tem icterícia, condição que torna a pele e os olhos amarelos. A criança está sendo tratada em uma incubadora no Hospital de Barnet, norte de Londres (Foto: David Bishop, Royal Free Hospital, London)

A clatrina é uma proteína encontrada em células e há moléculas que se juntaram para formar esta estrutura que parece uma gaiola, que ajuda a mover as coisas dentro das células', explicou o juiz Eric Hilaire (Foto: Maria Voigt, RCSB Protein Data Bank)
'A clatrina é uma proteína encontrada em células e há moléculas que se juntaram para formar esta estrutura que parece uma gaiola, que ajuda a mover as coisas dentro das células', explicou o juiz Eric Hilaire (Foto: Maria Voigt, RCSB Protein Data Bank)

Parasitas que causam a toxoplasmose foram fotografados por Leandro Lemgruber, da Universidade de Glasgow. 'Parece fora de foco por causa do aumento deste minúsculo parasita que causa a toxoplasmose', disse o juiz Robin Lovell-Badge (Foto: Leandro Lemgruber, University of Glasgow)Parasitas que causam a toxoplasmose foram fotografados por Leandro Lemgruber, da Universidade de Glasgow. 'Parece fora de foco por causa do aumento deste minúsculo parasita que causa a toxoplasmose', disse o juiz Robin Lovell-Badge (Foto: Leandro Lemgruber, University of Glasgow)

'Aqui a tecnologia moderna é usada para restos históricos. As imagens foram feitas com tomografia microcomputadorizada que mostram como a estrutura interna do osso evolui enquanto um bebê se desenvolve no útero e depois do nascimento', disse Catherine Dra (Foto: Frank Acquaah)'Aqui a tecnologia moderna é usada para restos históricos. As imagens foram feitas com tomografia microcomputadorizada que mostram como a estrutura interna do osso evolui enquanto um bebê se desenvolve no útero e depois do nascimento', disse Catherine Dra (Foto: Frank Acquaah)

'Esta imagem lembra o trabalho de Gustav Klimt, um belo visual que lembra um mosaico', disse Anne Deconinck, do Instituto Kock. Esta micrografia confocal feita por Fernan Federici, da Pontifícia Universidade Católica do Chile e a Universidade de Cambridge (Foto: Fernan Federici, Pontificia Universidad Catolica de Chile))'Esta imagem lembra o trabalho de Gustav Klimt, um belo visual que lembra um mosaico', disse Anne Deconinck, do Instituto Kock. Esta micrografia confocal feita por Fernan Federici, da Pontifícia Universidade Católica do Chile e a Universidade de Cambridge (Foto: Fernan Federici, Pontificia Universidad Catolica de Chile))

 Post.N.\6.885 
.__-______________________________________________________________________________________-__.
        .<<.<<.. |||::|||       Atendimento Personalizado com recepção Vip!         |||::||| ..>>.>>.
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.         ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
|||::||| Celular.-:) 075 -  99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946 |||::||| *
.__-______________________________________________________________________________________-__.

Ateísmo 'engraçadinho' existe desde a Antiguidade, diz historiador britânico




Intelectuais com status de celebridade e língua afiada, que dominam a ciência de ponta e não perdem a oportunidade de ridicularizar a crença em Deus com tiradas que viram memes. A descrição bate com a de figuras do século 21, como o físico Stephen Hawking ou o biólogo Richard Dawkins, mas também vale para pensadores que já estavam na ativa uns 2.500 anos antes de Cristo.

Pelo visto, quando o assunto é o ateísmo militante, quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas. Essa talvez seja a principal mensagem de "Battling the Gods: Atheism in the Ancient World" (Lutando contra os Deuses: Ateísmo no Mundo Antigo), novo livro do historiador britânico Tim Whitmarsh.

Professor de cultura grega da Universidade de Cambridge, Whitmarsh resolveu recuperar a longa tradição de ceticismo em relação à religião do antigo Mediterrâneo, que parece ter surgido com os primeiros filósofos da Grécia, a partir de 600 a.C., e só desapareceu quase mil anos mais tarde, quando o cristianismo virou a religião oficial do Império Romano, em 380 d.C.

Para o especialista de Cambridge, a análise da obra desses pensadores demonstra que a descrença não é um fenômeno recente na história ocidental. Em vez de ter surgido apenas com o Iluminismo, há "meros" 200 anos, o ateísmo seria uma opção possível em qualquer ambiente onde houvesse alguma liberdade de pensamento.

BAGUNÇA ORGANIZADA
O historiador argumenta que a Grécia antiga era um ambiente desse tipo justamente por causa de sua natureza algo caótica e descentralizada.

Em vez de ser uma nação unificada, como a Grécia de hoje, o território helênico estava dividido em centenas de cidades-Estado modestas. Sem governo central, cada cidade era livre para ter suas próprias formas de culto aos deuses, com inúmeras divindades e sacerdotes sem grande poder político. Em resumo, seria impensável o surgimento de uma "Inquisição" helênica.

Os gregos também não tinham um equivalente da Bíblia hebraica. A analogia mais próxima eram os textos épicos do poeta Homero, que eram admirados como literatura e manual de conduta aristocrática, mas retratavam deuses muito parecidos com mortais: briguentos, ciumentos e com poderes limitados, apesar de imortais.

Conforme várias das cidades gregas foram crescendo economicamente e ficando culturalmente sofisticadas, por meio do comércio com o Egito e o Oriente Médio, surgiram pensadores que estão entre os primeiros do mundo a tentar explicar os fenômenos da natureza e a origem do Universo de maneira racional, sem recorrer à ação divina.

Apesar de não serem muito afeitos a fazer experimentos para testar suas hipóteses, tais filósofos podem ser considerados precursores da ciência moderna - um de seus "chutes" mais bem dados é a ideia de que a matéria do Cosmos é composta de átomos.

Alguns desses sujeitos (veja uma galeria deles no infográfico) até falavam de forma vaga numa Inteligência cósmica ou Deus único que teria ordenado o Universo de maneira racional, mas Whitmarsh argumenta que, em muitos casos, essas vagas referências a divindades parecem metáforas que, na verdade, descrevem um princípio cósmico impessoal. De qualquer modo, eles não poupavam críticas à crença nos deuses gregos, como Zeus, Atena e Afrodite, considerando que as histórias sobre seus casos de amor e brigas eram ridículas.

Ideias ousadas contra a religião tradicional teriam ganhado fôlego ainda maior com o surgimento da democracia em Atenas, por volta de 500 a.C. A liberdade política e de expressão na cidade mais famosa da Grécia - todo cidadão podia participar diretamente da votação de leis e do julgamento de crimes, por exemplo - criou uma cultura essencialmente laica, e o ateísmo passou a ser tema até de comédias, como as de Aristófanes.

Em sua obra "Os Cavaleiros" (encenada em 424 a.C.), dois escravos conversam justamente sobre a falta de fé. "Tu acreditas mesmo em deuses?", diz um deles. "Claro", responde o outro, "a prova de que eles existem é que fui amaldiçoado por eles".

Nas décadas que se seguiram, os questionamentos contra a religião se tornaram elementos importantes no surgimento de duas correntes filosóficas que acabaram virando meros adjetivos na nossa linguagem de hoje, os céticos (que duvidavam da possibilidade de comprovar qualquer afirmação, inclusive as feitas sobre supostos deuses) e os cínicos (a palavra vem do termo grego para "cão", porque eles defendiam uma vida totalmente "natural", sem as restrições impostas pelos hábitos sociais - como a vida de um cachorro, portanto).

Embora vários dos ateus da Antiguidade tenham sido criticados e até processados, Whitmarsh diz que raramente eles sofriam consequências sérias porque a religião dos gregos e romanos valorizava principalmente os rituais (sacrifícios de animais aos deuses, por exemplo) e não se preocupava tanto com o que as crenças das pessoas. Como a maioria dos ateus não defendia que se interrompessem os sacrifícios, por exemplo, eram deixados em relativa paz.

A coisa teria mudado de figura com a ascensão do cristianismo, diz o pesquisador - a ideia de que uma única crença era a verdade absoluta pode ter aberto caminho para a perseguição aos descrentes.

"BATTLING THE GODS"
AUTOR Tim Whitmarsh
EDITORA Faber & Faber
QUANTO 304 págs., R$ 50,93
AVALIAÇÃO bom 

 Post.N.\6.884 
.__-______________________________________________________________________________________-__.
        .<<.<<.. |||::|||       Atendimento Personalizado com recepção Vip!         |||::||| ..>>.>>.
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.         ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
|||::||| Celular.-:) 075 -  99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946 |||::||| *
.__-______________________________________________________________________________________-__.

Vendas de Páscoa devem cair 3,4%, estima CNC

 Gipope  - Mercado & Logística®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
 Brasil  -.x.x.-> Economia & Mercados - Recessão & Crise - Comércio & Varejo - ]{> Estatística & Levantamento <}[

Cesta de itens de Páscoa estão em média 13,6% mais caros.
Chocolates em barra e bombons subiram 13,3%.

\\.=.|$|.__________=.=.=________ ______________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
<.|%|__========================......=======           =========......===========================___|%|.>
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Do G1, em São Paulo
07/03/2016 11h09 - Atualizado em 07/03/2016 11h11
Postado às 16h30m
A Páscoa deve ser pouco doce para o varejo brasileiro – e para os consumidores. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas do setor devem ter queda de 3,4% este ano, na comparação com o mesmo período de 2015. Já os preços estão bem mais salgados.
Ovos da páscoa, Cacoal, RO (Foto: Magda Oliveira/G1)
Natal nada doce para o varejo e os consumidores
(Foto: Magda Oliveira/G1)

Se a previsão se confirmar, será o segundo ano seguido de queda nas vendas do período. Será, também, o pior resultado desde a retração de 5,3% registrada na data em 2004. A melhor Páscoa do varejo brasileiro foi em 2010, quando as vendas cresceram 9,3%, diz a entidade.

A estimativa é que o único setor a registrar alta nas vendas no período seja o de supermercados e hipermercados, com fatuamento R$ 2,8 bilhões maior que em 2015.

Preços
A CNC constatou ainda que a cesta de bens e serviços típicos desta data teve alta média de 13,6% nos preços, a maior desde a Páscoa de 2003, quando subiu 26%. Da cesta pesquisada, apenas os preços das passagens aéreas caíram em relação a 2015.


A alta mais acentuada veio do azeite de oliva, que ficou em média 28,3% mais caro. Também tiveram fortes altas os preços dos combustíveis (21,1%), chocolate em barra e bombom (13,3%), bolo (12,7%), outras bebidas alcoolicas (12,6%) e refrigerantes e água mineral (12,5%).

 Post.N.\6.883 
.__-______________________________________________________________________________________-__.
        .<<.<<.. |||::|||       Atendimento Personalizado com recepção Vip!         |||::||| ..>>.>>.
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

     |||---------------________--_____________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.         ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
|||::||| Celular.-:) 075 -  99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946 |||::||| *
.__-______________________________________________________________________________________-__.