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quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Conheça novo 'navio de guerra' da Marinha, construído em SC com pista para aeronave e 3,5 mil toneladas; VÍDEO

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Navio recebe o nome de Fragata Tamandaré, sob inscrição F200. Inauguração ocorre nesta sexta-feira com a presença do presidente Lula.
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Por Caroline Borges, Morgana Fernandes, g1 SC e NSC TV

Postado em 08 de agosto de 2024 às 11h55

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Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC

A Marinha do Brasil lança, na sexta-feira (9), o primeiro navio do órgão construído em Santa Catarina. Com 107,2 metros de comprimento e 3,5 mil toneladas, embarcação de guerra tem pista para pouso de aeronave, espaço para abrigar uma tripulação de 130 militares e começou a ser fabricada em 2022.

Construído por um consórcio de Itajaí, no Litoral Norte, o navio receberá o nome de Fragata Tamandaré, sob inscrição F200. A inauguração no estaleiro catarinense terá a presença do presidente Lula.

A fragata, tipo de navio de grande porte, é a primeira de quatro embarcações do mesmo tipo que serão construídas no estado por meio de um programa nacional de defesa até 2029. O "Fragatas Classe Tamandaré" tem investimento de R$ 11 bilhões e uma transferência de tecnologia entre o Brasil e a Alemanha.

O navios vão participar da missão e marcar presença da Marinha na costa brasileira fazendo o controle de área marítima, a defesa das ilhas e a proteção das linhas de comunicações marítimas. A fragata também tem o poder de escoltar outros navios da Marinha.

Confira as medidas

  • ⚽ 107,2 metros de comprimento, o que equivale ao comprimento de um campo de futebol;
  • 🚁 pista para aeronave, hangar para helicóptero, radares, sensores e armamentos;
  • 🏢 altura de 20,2 metros, o que equivale a um prédio de seis andares;
  • 💨 velocidade de 25 nós (equivalente a cerca de 47 km/h);
  • 📡 autonomia de 5.500milhas náuticas.
Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Luiz Souza/NSC TV
Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Inauguração

Na inauguração de sexta a embarcação ainda não irá para a água. A cerimônia marcará o batismo do navio, que terá como madrinha Vera Brennand, esposa do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.

👷 Após o navio ser lançado ao mar pela primeira vez, que deverá acontecer nos próximos dias por meio de uma plataforma flutuante, ele passará por adaptações. A estrutura poderá receber equipamentos como radares, sonares, canhões e metralhadoras.

Conforme o Fernando Queiroz, Ceo da Águas Azuis, a fragata tem estrutura médica no interior, além de rampa para lançar tropas diretamente em praias. O empreendimento também tem espaço para carregar contêineres.

Por ser um projeto militar, a Marinha não permite a entrada de civis no interior.

Programa Fragatas Classe Tamandaré

O consórcio Águas Azuis, que constrói das embarcações, prevê a fabricação dos navios a partir de chapas de aço com baixa espessura, além da produção em blocos, para serem edificados posteriormente.

Conforme a empresa, se torna possível instalar acessórios e fundações de forma antecipada, além de facilitar a colocação de equipamentos a bordo e possibilitar trabalhos em diversos estágios de maneira segregada em cada unidade.

O processo também aumenta a segurança dos colaboradores, por manter espaços abertos por mais tempo durante a construção.

Polo náutico

Itajaí é a cidade catarinense com o maior Produto Interno Bruto (PIB), com R$ 47,7 bilhões, e tem grande polo de indústria náutica nacional. Leia os números, segundo a secretaria de Turismo.

  • 💰 Faturamento anual estimado em R$ 611 milhões;
  • 🔨 Maior número de empresas do segmento em SC, com 29 ativas e 1,1 mil empregos;
  • 🛥️ A cada 10 barcos fabricados no Brasil 7 saem de Itajaí, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí.
Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Luiz Souza/NSC TV
Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Luiz Souza/NSC TV


Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Luiz Souza/NSC TV
Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Luiz Souza/NSC TV


Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Morgana Fernandes/NSC TV
Conheça a Fragata Tamandaré, construída em SC — Foto: Morgana Fernandes/NSC TV

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Dupla foto de férias dá dimensão da destruição das geleiras

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Aumento das temperaturas está derretendo glaciares em todo o mundo. O dado não é novo, mas imagens de um casal britânico na Suíça são prova dramática de como a situação climática se agravou em apenas 15 anos.
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TOPO
Por Arnd Riekmann

Postado em 08 de agosto de 2024 às 06h00m

#.* Post. - Nº.\  11.295 *.#

Casal Porter na Geleira do Ródano em 2009 e 2024: "É de chorar". — Foto: Reprodução/Duncan Porter
Casal Porter na Geleira do Ródano em 2009 e 2024: "É de chorar". — Foto: Reprodução/Duncan Porter

Seja na China, Paquistão ou na região dos Andes, nas últimas semanas houve vários relatos sobre o derretimento de geleiras e suas consequências, às vezes dramáticas. Na Europa, também, algumas montanhas que antes eram cobertas por um escudo de gelo agora são apenas rochas nuas.

A Schneeferner do Sul perdeu seu status de quinta maior geleira da Alemanha; enquanto a Islândia já havia declarado cinco anos atrás a primeira "morte" de uma de suas geleiras: com uma espessura da camada de gelo de apenas 15 metros, a Okjökull, de 700 anos, havia se tornado leve demais para se deslocar como um glaciar.

Alarmante também tem sido o impacto das altas temperaturas no Glaciar do Ródano, na Suíça. Em si, nada de novo. Mas uma postagem de um casal britânico está causando alvoroço na plataforma X: a imagem de Helen e Duncan Porter durante as férias foi clicada mais de 4 milhões de vezes nos últimos dias.

Nela se vê o casal de Bristol sobre uma plataforma de observação da geleira, em agosto de 2009 e depois em agosto de 2024.

Apesar de sorridentes para a foto, a vontade dos dois ingleses foi de chorar com o novo cenário. Quinze anos depois de visitarem os Alpes Umer, no cantão suíço de Valais, Helen e Duncan decidiram repetir o roteiro, relata o diário britânico The Guardian.

Porém se depararam com algo muito diferente: onde imponentes camadas de gelo brilhavam ao sol no verão de 2009, agora se vê um lago na montanha com um pequeno término de geleira acinzentado ao fundo.

Casal Porter na Geleira de Ródano em 2009. — Foto: Reprodução/Duncan Porter
Casal Porter na Geleira de Ródano em 2009. — Foto: Reprodução/Duncan Porter

"Não estou mentindo: me fez chorar", escreveu Duncan Porter em seu canal de mídia social. Quando questionado pela DW, ele explicou assim o sucesso de seu último tuíte, apesar do fenômeno já ser há muito conhecido: "A gente pode realmente se identificar mais com as histórias quando há uma conexão pessoal."

A geleira na nascente do Ródano vem derretendo lentamente desde meados do século 19. Inicialmente, o recuo pode ser atribuído ao fim da Pequena Idade do Gelo, que havia garantido uma fase mais fria na atmosfera da Terra por 400 anos.

Casal Porter na Geleira de Ródano em 2024. — Foto: Reprodução/Duncan Porter
Casal Porter na Geleira de Ródano em 2024. — Foto: Reprodução/Duncan Porter

Mas de lá para cá, o término da geleira vem recuando rapidamente – sobretudo devido às mudanças climáticas provocadas pela ação humana.

Previsão pessimista

Em 2008, cientistas das escolas politécnicas federais ETH de Lausanne e Zurique, na Suíça, usaram simulações de computador para concluir que a geleira do Ródano poderia desaparecer completamente até o fim do século.

"Até 2060, a geleira do Ródano perderá metade de seu volume e, até 2100, apenas 5% da geleira ainda estará lá", alerta Matthias Huss, do Laboratório de Hidráulica, Hidrologia e Glaciologia em Zurique, há 16 anos.

No pior dos três cenários calculados na época, o Glaciar do Ródano poderá ter se derretido completamente até 2080. E prognóstico semelhantes, ameaçam outras geleiras nos Alpes.

E as perspectivas não são boas: o último relatório conjunto de abril do serviço europeu de mudanças climáticas Copernicus e da Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirma que 2023 foi o segundo ano mais quente da Europa desde o início dos registros meteorológicos. E isso teve um impacto correspondente nas superfícies de gelo nas montanhas.

"Após uma precipitação recorde de gelo em 2022, 2023 foi outro ano excepcional de perda nos Alpes", escrevem as organizações. Nesses dois anos, as geleiras da cordilheira da Europa Central perderam cerca de 10% de seu volume.

As iniciativas dos últimos anos, de cobrir a geleira do Ródano com lonas de cores claras para pelo menos reduzir o efeito da implacável radiação solar, parecem agora um tanto ingênuas.

Na opinião de Daniel Farinotti, da ETH Zurique, melhor seria controlar as mudanças climáticas. "Nosso maior poder de influência, na verdade, está nas emissões de CO2. Acho que isso é muito mais fácil do que qualquer outra medida técnica", comentou em 2023 o professor de glaciologia à DW.

Imagens mostram detalhes da maior cratera do mundo formada por derretimento de gelo

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