Total de visualizações de página

sábado, 29 de outubro de 2011

Tempestade de neve provoca apagões na Costa Leste dos EUA

GIPOPE - MERCADO.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
INTERNACIONAL -- E.U.A

Neve chegou antes do previsto em estados americanos.
Mais de 1,7 milhões de clientes ficaram sem energia.

Do G1, com agências internacionais*

]![#-=-#]![ A tempestade de neve antecipada que atingiu cidades da Costa Leste dos Estados Unidos neste sábado (29) deixou mais de 1,7 milhões de clientes sem luz. Cerca de 500 mil ficaram sem energia em Nova Jersey, incluindo o governador do estado, Chris Christie, que declarou estado de emergência.

Carros dirigem na neve no estado de Nova York neste sábado (29) (Foto: Peter Carr/ The Journal News/AP)Carros dirigem na neve no estado de Nova York neste sábado (29) (Foto: Peter Carr/ The Journal News/AP)

A companhia de luz da Pensilvânia disse que pelo menos 428 mil clientes ficaram sem luz no estado. Conforme a porta-voz da companhia, Lissette Santana, 200 equipes estão trabalhando neste sábado (29) para restaurar a energia. A empresa atende o nordeste e o centro da Pensilvânia. Na Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, mais de 160 mil clientes ficaram sem energia.

No estado de Nova York, o apagão atingiu 200 mil casas. Em Connecticut, foi relatado que mais de 370 mil ficaram sem os serviços de luz. No oeste do estado de Maryland, mais de 26 mil clientes sofreram interrupções. O apagão chegou a Massachusetts, onde cerca de 19 mil clientes perderam a energia.



A neve fora de época também provocou atrasos em voos em aeroportos das cidades de Filadélfia e Nova York. Pelos menos 1 mil voos foram cancelados. O Aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, chegou a fechar por um período, de acordo com o serviço de rastreamento FlightAware.com.

Bombeiros removem árvores caídas depois da tempestade de neve no estado de NY (Foto: Xavier Mascareñas/ The Journal News/AP)Bombeiros removem árvores caídas no estado de NY (Foto: Xavier Mascareñas/ The Journal News/AP)

* Com informações das agências AP e Reuters.
____________________________________________________________________________________________

A internet faz mal ao cérebro? (trecho)

GIPOPE - INTELLIGENCE.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
TECNOLOGIA & MÍDIA

Um grupo cada vez maior de pesquisadores acha que estamos nos tornando mais distraídos - e mais burros - por causa do uso excessivo de aparelhos digitais


ALBERTO CAIRO, PETER MOON E LETÍCIA SORG

























 


 


  
   

PREÇO ALTO O biólogo Hebert Campos, em Campina Grande. A internet abriu seus horizontes e acabou com sua concentração. “Perco de um lado, mas ganho do outro”  (Foto: Kleide Teixeira/ÉPOCA)

O escritor americano Nicholas Carr sentiu que algo estranho ocorria com ele há uns cinco anos. Leitor insaciável, percebeu que já não era capaz de se concentrar na leitura como antes. 


Na verdade, sua ansiedade disparava diante de qualquer tarefa que exigisse concentração – seus olhos procuravam a tela do computador ou do celular. O impulso de espiar na internet era quase incontrolável, diz ele. “Sentia que estava forçando meu cérebro a voltar para o texto”, afirma. “A leitura profunda, antes tão natural para mim, tinha se transformado numa luta.” Tal afirmação abre o livro The shallows – What the internet is doing to our brains (Os superficiais – O que a internet está fazendo com nossos cérebros, ainda sem tradução no Brasil). Nele, Carr faz uma acusação seriíssima: a exposição constante às mídias digitais está mudando, para pior, a forma como pensamos. Ele e um punhado de autores respeitáveis acreditam que, por causa do uso excessivo de computadores e de outros aparelhos digitais, nosso cérebro é alterado e estamos nos tornando menos inteligentes, mais superficiais e imensamente distraídos – o inverso de tudo aquilo que fez de nós a espécie mais bem-sucedida do planeta Terra.


“Em vez de mentes juvenis inquietas e repletas de conhecimento, o que vemos nas escolas é uma cultura anti-intelectual e consumista, mergulhada em infantilidades e alheia à realidade adulta”, afirma Mark Bauerlein, autor de The dumbest generation (A geração mais estúpida). No livro, ele antecipa uma nova Idade das Trevas, quando os indivíduos que hoje são crianças e adolescentes chegarem à maturidade.


Bauerlein, professor na Universidade Emory, na Geórgia, supervisiona estudos sobre a vida cultural americana. Ele acredita que as novas gerações, educadas sob a influência das mídias digitais, são formadas por narcisistas despreparados para pensar em profundidade sobre qualquer assunto. Ele diz que uma pesquisa de 2006 com mais de 81 mil estudantes americanos de ensino médio detectou que 90% deles “leem ou estudam” menos de cinco horas por semana – embora passem “pelo menos” seis horas navegando na internet e um período equivalente assistindo à TV ou jogando videogame. “Indivíduos que não sabem praticamente nada de história, que nunca leram um livro nem visitaram um museu não têm mais do que se envergonhar. Tornaram-se comuns”, afirma.


Carr e Bauerlein não estão sozinhos. A jornalista Maggie Jackson, outra autora crítica da tecnologia, sugere que os mais jovens estão acostumados, por culpa da internet e do uso de celulares, à leitura desatenta de textos cada dia mais breves e estilisticamente mais pobres. Os 140 caracteres que se podem escrever no Twitter, ela acredita, geram pensamentos máximos de 140 caracteres. Parece exagero, mas alguns estudos mostram que há motivos para preocupação. Uma consultoria chamada Genera divulgou um estudo alarmante sobre os efeitos do uso da internet entre os jovens. A empresa entrevistou 6 mil pessoas da geração que cresceu usando a internet e concluiu que as coisas estão mudando radicalmente. “A imersão digital afetou até mesmo a forma como eles absorvem informação”, afirmam os pesquisadores. “Eles não leem uma página necessariamente da esquerda para a direita e de cima para baixo. Pulam de uma palavra para outra, atrás de informação pertinente.” Um efeito disso já foi notado por um professor da Universidade Duke. Ele reclamou com o autor de The shallows que não consegue mais que seus alunos leiam um único livro do começo ao fim, mesmo nos cursos de literatura.
____________________________________________________________________________________________


Há 100 anos, piloto italiano realizava o primeiro ataque aéreo. Alvo foi a Líbia

HISTÓRIA

GIPOPE - GARIBA'S.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
CIÊNCIA

Flávio Henrique Lino 

Giulio Gavotti inaugurou a era do avião como arma de guerra

*!!-=::=-!!* RIO - Aquela estranha máquina voadora deve ter deixado incrédulos os soldados do Exército turco acantonados no pequeno oásis de Ain Zara, a leste de Trípoli, na manhã de 1 de novembro de 1911. 

Zumbindo a uma velocidade de cerca de 100 km/h, ela sobrevoou duas vezes o campo militar antes de iniciar sua verdadeira missão. Na cabine da primitiva geringonça de madeira e lona, lá em cima, a 180 metros de altitude, o jovem tenente italiano Giulio Gavotti, de 29 anos, preparava-se para escrever seu nome na posteridade. Na terceira passagem, pegou uma granada de 1,5 quilo, tirou o pino com os dentes e deixou cair sobre os inimigos, dando início ao primeiro ataque aéreo da História.

Por uma dessas estranhas coincidências do destino, exato um século depois pilotos italianos, sob o comando da Otan, novamente bombardearam do céu a Líbia. E, como em 1911, quando o ataque significou o encerramento de séculos de domínio otomano no então território da Tripolitânia, a intervenção internacional da qual a Itália fez parte em 2011 marcou o fim de décadas da ditadura de Muamar Kadafi. E se, no primeiro, o poder aéreo ainda engatinhava, no segundo foi a principal arma de guerra da Aliança Atlântica.

- Meu avô tinha consciência da importância histórica do que estava fazendo - contou ao GLOBO, de Roma, Paolo de Vecchi, de 73 anos, neto de Gavotti. - No próprio dia 1º de novembro de 1911, ele escreveu a seu pai dizendo que ia tentar lançar bombas do avião, na primeira tentativa de se fazer algo do gênero, e que, se tivesse sucesso, ficaria feliz de ser o pioneiro.

Nascido em 1882 em Gênova, Gavotti estudou engenharia e tirou seu brevê em 1910. Quando estourou a guerra turco-italiana no ano seguinte, foi enviado ao Norte da África como um dos 11 pilotos do Batalhão de Aviadores. No comando de uma das aeronaves que compunham o poderio aéreo da expedição militar italiana, Gavotti ficaria surpreso se soubesse que, 100 anos depois, mais de 250 aviões seriam enviados contra as forças do sultão de plantão em Trípoli. E mais ainda se pudesse imaginar que as quatro granadas lançadas em seu ataque aéreo inaugural - uma delas tirada do bolso de sua jaqueta - pareceriam inofensivos estalinhos se comparadas aos 110 mísseis Tomahawk que caíram sobre alvos líbios apenas no primeiro dia da ofensiva contra Kadafi.

- Na época, três anos antes da Primeira Guerra Mundial, a aviação era vista com muita suspeita em relação à sua possível eficácia como arma de guerra - explica Alexandre Galante, especialista militar e editor da revista "Forças de Defesa" e do site "Poder Aéreo". - O avião ainda era muito rudimentar e mais perigoso para os aviadores do que para os inimigos. Muitos pilotos morriam em acidentes.

Tal desconfiança era de se esperar - apenas oito anos haviam se passado do pioneiro voo dos Irmãos Wright nos Estados Unidos, e cinco do de Santos Dumont na França. De fato, mais do que arma de combate, pensava-se no avião naqueles primeiros dias da aviação como instrumento de reconhecimento das linhas inimigas, um substituto para os balões. E coube a outro membro do Batalhão de Aviadores, o capitão Carlo Piazza, a primazia de fazer o voo inédito para bisbilhotar as posições adversárias, apenas nove dias antes da estreia do Taube de Gavotti como arma de guerra. E de novo ao jovem genovês, em 4 de março de 1912, a ousadia de fazer a primeira missão noturna.

- A Itália foi precursora no desenvolvimento das estratégias de poder aéreo - diz Galante.
Uso militar ou não, para a família de Gavotti é o pioneirismo daqueles primeiros e corajosos homens que arriscavam suas vidas para dominar os ares que deve ser ressaltado.

- O fato de que os bombardeios depois tenham sido causa de matança de civis não pode ser debitado ao meu avô. Mais cedo ou mais tarde isso aconteceria - pondera de Vecchi.
Gipope..--_________________________2.011  ____________.___________ 2.012 ________________s'abiraG

Lula 'está ótimo', diz médico após tumor ser detectado em ex-presidente

GIPOPE - INFORMATIONS.

NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL -- POLÍTICA

Ex-presidente foi diagnósticado com um tumor na laringe.
Ao G1, Paulo Hoff disse que quimioterapia deve começar nesta semana.

*** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011
       TUDO PARA SUA CONSTRUÇÃO COM O MELHOR PREÇO DA CIDADE!
Xx._______ ___ __..._____________......._____________ ... ____ ___ _______.xX

Do G1, em São Paulo



*-=-||-=-* O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "está ótimo", segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor que foi detectado em sua laringe. Em entrevista ao G1, Hoff, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que levou a fazer os exames e detectar o tumor.


O hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Lula, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe. "Gostaríamos de começar o tratamento na próxima semana", disse Hoff.


Lula estava apresentando "rouquidão acima do normal", segundo o médico. "Ele fez os exames, detectou o tumor e agora vai tratar", disse. Segundo Hoff, o presidente pediu que sua doença fosse tratada "com transparência", mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.
    Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.
    A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.


    De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.


    O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.


    Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.


    Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
    "BOLETIM MÉDICO
    29/10/2011
    11h00

    O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.


    Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.


    A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.


    Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
    Diretor Técnico Hospitalar

    Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
    Diretor Clínico"

    ____________________________________________________________________________________________

    Confira medalhas e brasileiros do 15º dia de Pan

    Guadalajara \ México 2011

    GIPOPE - SOLUTIONS.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    ESPORTES -- JOGOS PANAMERICANOS - 2.011
     
    DE SÃO PAULO

    Jogos Pan Americanos
    *-\\o//.\\0//-* O 15º e penúltimo dia de competições do Pan de Guadalajara reserva 27 ouros. A principal esperança de medalha brasileira é o vôlei masculino, que tenta, como o feminino, subir ao posto mais alto.


    Outro destaque dos esportes coletivos é o polo aquático, que decide o bronze com Cuba. O rúgbi, por sua vez, estreia com uma maratona de três partidas no mesmo dia.

    Daniel Marenco/Folhapress
    Leandro Cunha mostra a medalha de ouro conquistada no Pan-Americano, na última sexta
    Leandro Cunha mostra a medalha de ouro conquistada no Pan-Americano, na última sexta

    O judô, que até agora só não levou medalha em um das onze categorias, terá a chance de superar os números de Santo Domingos-2003 e Indianápolis-1987 -- cinco ouros. No boxe, Robson da Conceição e Yamaguchi Florentino disputam as finais.
    Confira as disputas de medalha e os brasileiros em ação:
    10h30
    Atletismo: marcha de 50 km (M) - Jonathan Riekmann e Mario Santos Júnior

    11h30
    Esgrima: quartas da espada por equipe (F) - Brasil x Argentina

    12 às 13h45
    Canoagem: finais
    - K2 500 m (F) - Ana Paula Vergutz e Naiane Pereira
    - K1 200 m (M) - Edson da Silva
    - C1 200 m (M) - Nivalter de Jesus
    - K1 200 m (F) - Ariela Pinto
    - K2 200 m (M) - Gilvan Ribeiro e Givago Ribeiro

    13h
    Saltos ornamentais: preliminar da plataforma de 10 m (M) - Hugo Parisi e Ruy Marinho

    14h
    Judô: preliminares
    - até 52 kg (F) - Erika Miranda
    - até 60 kg (M) - Felipe Kitadai
    - até 48 kg (F) - Sarah Menezes

    14h25
    Rúgbi: preliminar (M) - Brasil x Canadá

    15h
    Esgrima: decisão do bronze na espada por equipe (F)

    16h10
    Rúgbi: preliminar (M) - Brasil x EUA

    16h20
    Esgrima: quartas do sabre por equipe (M) - Brasil x Chile

    16h45
    Caratê: preliminares
    - até 55 kg (F) - Valeria Kumizaki

    17h30
    Hipismo: final dos saltos individuais - Álvaro Miranda Neto, Bernardo Alves, Cosme César Almeida, Karina Johannpeter e Rodrigo Pessoa

    18h
    Hóquei sobre a grama: decisão do bronze (M)

    18h30
    Polo aquático: decisão do bronze (M) - Brasil x Cuba

    18h40
    Rúgbi: preliminar (M) - Brasil x Chile

    19h10
    Esgrima: decisão do bronze no sabre por equipe (M)

    20h
    14h
    Judô: finais
    - até 52 kg (F) - Erika Miranda
    - até 60 kg (M) - Felipe Kitadai
    - até 48 kg (F) - Sarah Menezes
    * Brasileiros dependem da classificação, às 14h
    Polo aquático: final (M)

    20h15
    Caratê: finais
    - até 55 kg (F) - Valeria Kumizaki
    * Brasileira depende das preliminares, às 16h45

    20h30
    Basquete: decisão do 5º lugar (M) - Brasil
    Caratê: finais
    - até 61 kg (F)
    - até 67 kg (M)
    - até 75 kg (M)
    Hóquei sobre a grama: final (M)

    21h
    Vôlei: decisão do bronze (M)

    22h às 23h30
    Boxe: finais
    - 52 kg (M)
    - 60 kg (M) - Robson da Conceição
    - 69 kg (M)
    - 81 kg (M) - Yamaguchi Florentino
    - 91 kg (M)
    - 51 kg (F)
    - 60 kg (F)

    22h
    Esgrima: final na espada por equipe (F)

    22h20
    Saltos ornamentais: final do sincronizado no trampolim de 3 m (F) - Andressa Mendes e Natali Cruz

    23h
    Vôlei: final (M) - Brasil

    23h40
    Esgrima: final do sabre por equipe (M)

    0h
    Saltos ornamentais: final da plataforma de 10 m (M) - Hugo Parisi e Ruy Marinho

    *Brasileiros dependem da preliminar das 13h



    X.x--    Raul Material de Construção...__-__-- O melhor Preço da Cidade!...Visite-nos e Comprove!..._   _-__X.x

    Trânsito mata mais de 40 mil e bate recorde

    Estatística

    GIPOPE - ESTRATÉGIA.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    BRASIL -- COTIDIANO

     
    ALENCAR IZIDORO
    ENVIADO ESPECIAL AO RIO

    #[<-.=.->]# Os acidentes de trânsito deixaram 40.610 mortos no país em 2010, média de 111 por dia e uma alta de 8% sobre o ano anterior, informa Alencar Izidoro. É o maior número em 15 anos, segundo o Ministério da Saúde. A reportagem está disponível para assinantes da Folha e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.


    As internações cresceram 15%, beirando 146 mil.
    Para o ministro Alexandre Padilha, a elevação se deve principalmente ao aumento da frota de motos. Pelo 2º ano, morreram mais motociclistas que pedestres.
    Juca Varella/Folhapress
    Movimento de motociclistas na avenida Rebouças; trânsito matou mais de 40 mil pessoas no ano passado
    Movimento de motociclistas na avenida Rebouças; trânsito matou mais de 40 mil pessoas no ano passado
    Técnicos incluem também um provável relaxamento da lei seca. O ministro da Saúde admite que a embriaguez é uma das principais causas de acidentes, mas argumenta que fiscalizar é atribuição dos Estados.


    Especialistas listam ainda ações do governo federal, como a lei, sancionada por Lula, que regulamentou a profissão de mototaxista e os incentivos a motos e carros, em detrimento do transporte coletivo.
    Editoria de Arte/Folhapress
    Gipope..--______________ Marketing ______ .&. ______ Logística ______________s'abiraG

    Vettel domina treino na Índia, faz a 13ª pole no ano e se aproxima de recorde

    GIPOPE - LOGÍSTICA.

    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    ESPORTES -- AUTOMOBILISMO -- F-1

    Alemão da RBR igualou Ayrton Senna e Alain Prost e está a apenas uma
    de empatar com Nigel Mansell em 1992. Massa bate no fim larga em sexto

    *** PUBLICIDADE || Gipope - Garibas. 2.011














           15 anos de bom atendimento e qualidade de combustível shell.
    Xx.____ __________..____________.......____________.._________ _____.xX

    Por GLOBOESPORTE.COM Nova Déli, Índia

    ||*.-#-.*|| Após perder a pole no GP da Coreia do Sul e ver sua série interrompida em 2011, Sebastian Vettel entrou no primeiro treino classificatório da Fórmula 1 na Índia mordido. O alemão dominou todos os trechos da sessão no Buddh International Circuit e vai largar na primeira posição pela 13ª vez no ano. Com uma excelente volta, de 1m24s178, o bicampeão antecipado retomou a hegemonia dos sábados nesta temporada. Ele ficou apenas nove milésimos à frente de Jenson Button, o segundo.


    De quebra, Vettel chegou à 28ª pole da carreira e está a apenas uma de igualar a marca de 14 em uma temporada, estabelecida pelo "Leão" Nigel Mansell na temporada de 1992 com a Williams. Em 2011, ele igualou as marcas de Ayrton Senna em 1988 e 1989, quando o brasileiro fez 13 poles, e do francês Alain Prost em 1993. Segundo colocado, Hamilton vai largar apenas em quinto, após ter sido punido com três posições nos treinos livres de sexta-feira por ter ignorado as bandeiras amarelas e não ter diminuído durante um período de perigo na pista.


    A largada do GP da Índia está marcada para as 7h30m (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.


    Felipe Massa sofreu uma quebra na suspensão no fim do treino e vai largar apenas em sexto. Ele acertou uma "tartaruga" na zebra e acabou batendo. O brasileiro da Ferrari escapou ileso, mas não teve a oportunidade de fazer sua volta mais rápida.


    Schumacher escapa no último segundo no Q1
    A primeira parte do treino classificatório (Q1) viu o drama de Michael Schumacher no fim. Após errar em uma de suas tentativas, o alemão viu sua classificação para o Q2 ser decidida apenas com o cronômetro zerado. Mesmo atrapalhado por uma Hispania, ele conseguiu um bom tempo e conseguiu a vaga com folga. Outro que quase viu a zebra passear no Buddh International Circuit foi Jenson Button, da McLaren. Mas o inglês arrancou o terceiro tempo no primeiro trecho.


    Quem não resistiu à eliminação foi o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. Ele se juntou aos pilotos das equipes nanicas entre os eliminados. Timo Glock, da MVR, teve problemas de câmbio e não conseguiu um tempo suficiente para largar. Ele depende agora da decisão dos comissários na Índia. Já Daniel Ricciardo, da Hispania, teve de trocar o câmbio e caiu para a última posição.


    Senna e Barrichello caem na segunda parte
    Após conseguirem bons desempenhos no Q1, Bruno Senna e Rubens Barrichello não conseguiram avançar à superpole. O brasileiro da Renault-Lotus ainda tentou uma volta no fim, mas teve de se contentar apenas com a 14ª posição. Já o piloto da Williams teve problemas de desempenho com o carro da equipe inglesa e foi o 15ª. Ambos subiram um posto após a penalização a Vitaly Petrov, que perdeu cinco postos no grid por um acidente na Coreia do Sul.


    Michael Schumacher, da Mercedes, tentou arriscar uma volta no fim, assim como no Q1, mas não obteve sucesso. Quem se deu mal nesta parte foi o mexicano Sergio Pérez, da Sauber. Após ter sido punido pelo mesmo motivo de Hamilton na sexta-feira, ele caiu da 17ª para a 20ª posição.
    F-1..__________ .. _________ --- _________ .. __________..1-F