Total de visualizações de página

domingo, 5 de julho de 2020

Geleiras no Peru recuaram 51% em 50 anos devido às mudanças climáticas

=======.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____--------------______---------   -----------____---.=.=.=.= ====


Aquecimento global causou o derretimento de geleiras nos Andes, segundo agência peruana. País tem mais de 8 mil lagoas formadas pelo gelo das montanhas.    
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +==== 
Por France Presse  
05/07/2020 16h20  Atualizado há 3 horas
Postado em 05 de julho de 2020 às 19h30m

            .      Post.N.\9.378     .        
    |||.__-_____    _________    ______    ____--_|||
Montanhas do Peru — Foto: Arquivo TGMontanhas do Peru — Foto: Arquivo TG

O aquecimento global causou o derretimento de 51% da superfície das geleiras do Peru nos últimos 50 anos, o que causou a formação de novas lagoas, informou a Autoridade Nacional da Água (ANA).
"O Peru perdeu 51% de sua superfície glacial nos últimos 50 anos devido aos efeitos das mudanças climáticas nessas reservas de água sólida", indica um relatório da ANA.
O setor de Avaliação de Geleiras e Lagoas da ANA (1948-2019) revela no relatório que novas lagoas relacionadas ao recuo das geleiras foram identificadas.
"As geleiras são ecossistemas altamente sensíveis às mudanças climáticas. Nas últimas décadas, os efeitos foram mais evidentes, gerando uma redução notável na massa das geleiras e a formação de novas lagoas", diz a ANA.
O Peru tem mais de 8 mil lagoas em suas 18 cadeias de montanhas cobertas de neve no país.

O Glaciar Pastoruri, com 5.200 metros de altura e localizado na região de Ancash (norte), uma das joias do turismo no Parque Nacional Huascarán, é o mais afetado, com mais de 50% de sua superfície derretida pelas mudanças climáticas.
"Entre 1980 e 2019, recuou mais de 650 metros, formando uma nova lagoa que tem contato glacial e continua a crescer", acrescentou o relatório.
As geleiras de Uruashraju e Yanamarey, também localizadas em Ancash, recuaram em média um quilômetro entre 1948 e 2019.

Geleiras nos trópicos
O Peru possui um total de 2.679 geleiras que cobrem cerca de 2 mil quilômetros quadrados. Em nível nacional, a ANA rastreia 13 geleiras localizadas no centro e sul do país.

O país sul-americano possui a maior cadeia de montanhas tropicais, 71% das geleiras tropicais do mundo, segundo a ANA.
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------

Tecido capaz de eliminar coronavírus em dois minutos chega ao mercado

=======.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____--------------______---------   -----------____---.=.=.=.= ====


Tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da UFSCar, em São Carlos (SP), e já está sendo utilizada por, pelo menos, cinco empresas no interior paulista. Material pose ser usado na confecção de qualquer peça de roupa.  
===+===.=.=.= =---____---------   ---------____------------____::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::____-------------______---------   ----------____---.=.=.=.= +==== 
Por G1 São Carlos e Araraquara  
05/07/2020 14h24  Atualizado há 37 minutos
Postado em 05 de julho de 2020 às 15h00m

            .      Post.N.\9.377     .        
    |||.__-_____    _________    ______    ____--_|||
Pesquisadores de universidade desenvolvem roupa à prova de coronavírus Pesquisadores de universidade desenvolvem roupa à prova de coronavírus

Um tecido formado por nanopartículas de prata e sílica capaz de eliminar o novo coronavírus em dois minutos já está sendo utilizado para a fabricação de roupas e, em especial, jalecos para profissionais da saúde.

A tecnologia foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a empresa de tecnologia Nanox, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Tecnologia
Substância é aplicado ao tecido durante a produção — Foto: Marlon Tavoni/EPTVSubstância é aplicado ao tecido durante a produção — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

A tecnologia é invisível a olho nu e está presente em um tecido composto por nanopartículas mil vezes menores do que um grão de areia.

Segundo o pesquisador e professor do Instituto de Química da UFSCar Elson Longo, os cientistas já sabiam que a substância era capaz de matar fungos e bactérias e, agora, descobriram também a eficiencia no combate à Covid-19.
Esse composto matou 99,9% do coronavírus e a vantagem deste produto é que ele tem durabilidade de dois anos, aguenta pressão e aguenta temperatura, explicou Longo.
Segundo o diretor de tecnologia da Nanox, Gustavo Simões, o composto provoca uma reação química que produz um tipo de água oxigenada, capaz de eliminar o vírus.

Com algumas tecnologias você pode reduzir o tempo de contaminação e a contaminação cruzada, que muitas vezes a gente se contamina por tocar numa superfície e levar a mão aos olhos ou a boca, disse.

Testes em laboratório
Ilustração mostra os fios do tecido com partículas de prata agindo contra o coronavírus — Foto: Ênio LongoIlustração mostra os fios do tecido com partículas de prata agindo contra o coronavírus — Foto: Ênio Longo

Para testar a eficácia, a tecnologia também foi analisada pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), que separaram amostras do tecido com e sem nanopartículas de prata e sílica em tubos que continham grandes quantidades do vírus.

Ao fim do estudo, os pesquisadores concluíram que nas amostras em que os tecidos com nanopartículas foram colocados 99,9% das cópias do novo coronavírus presentes nas células foram inativadas após dois a cinco minutos de contato. O material ainda passou por testes para avaliar o seu potencial alérgico, fotoirritante e fotossensível.
É um método totalmente novo na literatura, eficaz para a eliminação de bactérias, fungos e vírus. De certa forma, é uma tecnologia simples, que age por meio da oxidação, explicou Longo.
Os pesquisadores ainda devem estudar a duração do efeito antiviral do tecido, já que no caso da ação antibacteriana e fungicida a propriedade dura em torno de 30 lavagens.

Como o material apresenta essa propriedade bactericida mesmo após 30 lavagens, provavelmente mantém a atividade antiviral por esse mesmo tempo, disse o diretor da Nanox, Gustavo Simões.

Longo também informou que as pesquisas devem continuar em parceria com institutos na França e Espanha para testar o combate de superbactérias.

Comercialização
Tecnologia desenvolvida em São Carlos pode ser aplicada em qualquer tipo de tecido — Foto: Marlon Tavoni/EPTVTecnologia desenvolvida em São Carlos pode ser aplicada em qualquer tipo de tecido — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

De acordo com o Simões, o tecido criado pelos pesquisadores está sendo usado por pelo menos cinco empresas do interior de São Paulo e é uma proteção barata contra o vírus. O custo de produção do tecido especial para um normal é apenas 5% maior.
Esse material é aplicado na linha de produção do tecido, então as tecelagens podem vender para as confecções poderem fazer qualquer tipo de peça de vestuário com esse tipo de material , explicou.
A procura atual é voltada principalmente para a produção de jalecos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde. Uma confecção de São Carlos, também encomendou o tecido para a produção de máscaras.

As empresas que estão trabalhando com a tecnologia são Ebraz, em Itu; Saltorelli Têxtil, em Americana; Textil PBS, em Nova Odessa; Delfim, em Sorocaba; e Marco Pólo Têxtil, em Guarulhos.
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1





































Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1

CORONAVÍRUS


------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------