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sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

VÍDEO: carro da Mercedes anda sozinho e tem 'supertablet' na porta

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G1 mostra como funciona o conceito exibido na CES e em Detroit.
Funções do carro podem ser comandadas somente com gestos.

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Luciana de Oliveira Do G1, em Detroit (EUA) - A jornalista viajou a convite da Anfavea
23/01/2015 06h00 - Atualizado em 23/01/2015 17h17
Postado às 23h35m
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A Mercedes-Benz reservou para o Salão de Detroit, que abriu o calendário do setor automobilístico e termina neste domingo (2), a estreia do SUV GLE Coupé. Mas quem roubou a cena foi um modelo que a montadora alemã preferiu revelar uma semana antes, na CES, em Las Vegas.

Foi na feira de tecnologia, cada vez mais tomada pelas montadoras, que a fabricante alemã exibiu pela primeira vez o F015, que anda sozinho e tem outras modernidades, como obedecer a comandos por gestos ou pelo olhar e, ao colocar telas nas portas, fazer da paisagem das janelas em algo menos interessante.

Ainda se trata de um carro-conceito, mas esse tipo de tecnologia é estudado pela maioria das marcas, que vivem uma "corrida" para saber quem será o primeiro a colocar um modelo autônomo nas ruas, nas mãos de pessoas comuns. 

A Mercedes planeja que, daqui a 5 anos, oferecerá veículos com tecnologia de automação, para dar um "descanso" ao motorista, ao menos em determinadas situações, como congestionamentos.
Mercedes-Benz F 015 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Mercedes-Benz F 015 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

Hoje sabemos que a percepção
de luxo é diferente da que se
tinha 20, 30 anos atrás. Hoje o tempo é um luxo"
Jens Thiemer, que diretor mundial de marketing da Mercedes-Benz
"Hoje sabemos que a percepção de luxo é diferente da que se tinha 20, 30 anos atrás. Hoje o tempo é um luxo", diz Jens Thiemer, que diretor mundial de marketing na marca, ao G1, em Detroit.

E o objetivo com um carro como o F015 - Luxury in Motion (luxo em movimento, em inglês) é permitir usar o tempo de deslocamento para outras atividades, com muito conforto.

"Além de tempo, a pessoa tem espaço, porque os transportes públicos muitas vezes são cheios, apertados", completa Wolfgang Ungerer, também do marketing da montadora alemã.

Como a sala de casa
Em nada o carro-conceito lembra um ônibus ou metrô lotados. Quando as portas se abrem, após um toque (não há maçaneta), deslizando uma para a parte de trás e outra para a parte da frente, há largura de sobra para entrar sem esforço em qualquer um dos quatro bancos, que mais parecem cadeiras e giram levemente na direção das portas, para facilitar a vida dos que estão chegando.

Interior do carro autônomo parece uma sala de estar (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Interior do carro autônomo parece uma sala de estar (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

Enquanto o carro dirige sozinho, os assentos da frente podem se virados para trás, permitindo uma "rodinha" de bate-papo como se fosse a sala de casa. Uma sala luxuosa, é claro. Mas minimalista. A cor clara do interior, inclusive dos bancos e do volante, ajuda a dar sensação de espaço e de casualidade.

Há detalhes em madeira, carpete, alumínio e luzes de LED azuis. Os pedais são quase transparentes. E as "paredes", quase totalmente digitais. Isso porque os quatro assentos estão circundados por grandes telas coloridas, de alta resolução e sensíveis ao toque, que ocupam o espaço interno das portas, logo abaixo dos vidros.

Além delas, o painel frontal também é um virtual. Ou seja, quase toda a parte interna do carro é uma grande tela, deixando claro o que importa no veículo: esquecer das preocupações banais do trânsito como aguardar o sinal abrir, dar seta, acelerar, frear e conectar-se com o mundo além dele.
Supertablets
Conceito tem telas na parte interna das portas (Foto: Luciana de Oliveira/G1)Conceito tem telas na parte interna das portas (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

As telas são como grandes tablets: oferecem tudo o que os modernos sistemas de entretenimento dos carros atuais fazem, reproduzem música, vídeo, dão informações sobre quanto tempo vai demorar para chegar ao destino, etc.
Porém, vão além. A "playlist" é adaptada à duração do trajeto e ao tipo de percurso. "Se for com mais curvas, ele aumenta o ritmo", diz o engenheiro Peter Lehmann especialista em carros-conceito da marcam, que apresentou o F015 ao G1 no salão.

O sistema tem acesso à biblioteca e aos aplicativos do usuário (músicas, vídeos, fotos), armazenados na nuvem, e faz a seleção a partir dali. Uma foto pode ser reproduzida em todas as telas, inclusive no painel frontal, em 360 graus, mudando o "cenário" do carro. Também é possível fazer videoconferências.

Do banco, motorista e o carona podem comandar funções apenas com gestos, por meio de sensores, como no videogame. Primeiro, é feita a leitura dos olhos do usuário e, então, o gestual é interpretado pelo sistema (a Hyundai levou a Detroit, em 2012, um carro com essa novidade).

Na tela aparecem imagens em tempo real do trânsito, onde se pode dar zoom, e se destacam os carros próximos que estiverem na mesma rede da Mercedes e é possível se comunicar com eles. "Você viu que tem um amigo seu perto, pode chamá-lo para jantar por ali", sugere Lehmann.
Mercedes-Benz F015 (Foto: Divulgação)
Se a grade está azul, é sinal de que o carro
está no modo autônomo; veículo também emite
mensagens para outros carros e projeta faixa
para pedestres atravessarem (Foto: Divulgação)

Exterior também 'fala'
O exterior carro também "fala" com outros veículos e com pedestres. A grade frontal mostra, a partir da cor, se o veículo está no modo autônomo (luz azul) ou se o motorista está guiando (branca).


Câmeras e sensores percebem a aproximação de pedestres e, além de parar e atestar segurança para que eles atravessem, com uma luz que desliza pela grade e uma mensagem sonora de "vá em frente", o carro consegue projetar uma faixa de pedestres no chão.

Para os "coleguinhas" que vêm atrás ele exibe mensagens como "pare" ou "devagar", avisando sobre o que acontece no trânsito à frente.
A montadora não deu detalhes sobre performance. Lehmann diz que o projeto é de um carro elétrico, mas é adaptável a célula de hidrogênio, combustível não poluente que a Mercedes deverá utilizar em modelos comerciais daqui a 2 anos. 

Segundo ele, o conceito, que já foi testado em Los Angeles, tem autonomia para rodar até 1.200 km.
A qualquer momento o motorista pode recobrar o controle do carro: mas é preciso pará-lo primeiro, para que o modo autônomo seja desligado. Então, o volante é projetado na direção do condutor "e o carro sabe que você quer dirigir por sua conta", completa Lehmann.

Vai existir ou não?
Este não é o primeiro carro que a Mercedes-Benz desenvolve com o sistema de dispensa o motorista.

Há dois anos, a montadora colocou um protótipo feito a partir do Classe S, para rodar por conta própria por 100 km na Alemanha, fazendo o mesmo trajeto que Bertha Benz, a mulher do co-fundador da Mercedes, Karl Benz, realizou com um dos primeiros carros movidos a gasolina, em 1888 (veja o S 500 Intelligente Drive em ação no vídeo ao lado).

A diferença é que o F015 aprimora a experiência dos passageiros num 2015 em que ninguém desgruda um minuto do celular -alguns, nem ao volante. Mas virar o banco do motorista de costas para a estrada e engatar um papo animado com os amigos do banco de trás ainda está longe de ser realidade, com uma longa estrada a ser percorrida entre questões tecnológicas, de infraestrutura e legais.

"Temos um plano para dar o grande salto que é sair da tecnologia factível para a viabilidade comercial", disse Dieter Zetsche, presidente da Daimler, dona da Mercedes. "O F 015 mostra aonde isso pode nos levar."
Mercedes-Benz F 015 (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz F 015 (Foto: Divulgação)

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Criação de empregos formais cai 64% em 2014, para 396,9 mil vagas

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Trata-se do pior resultado, para um ano fechado, desde 1999, diz governo.
Somente em dezembro, foram fechados 555,5 mil empregos com carteira.

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Mariana de Ávila Do G1 SC
23/01/2015 14h06 - Atualizado em 23/01/2015 16h05
Postado às 16h10m
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CRIAÇÃO DE VAGAS FORMAIS
Em milhares
Created with @product.name@ @product.version@973,6821,71.747,31.514,71.485,61.893,61.669,71.296,22.543,21.944,61.301,81.117,2396,9200520100500100015002000250030002009 em nº: 1.296,2
Fonte: MTE
O país gerou 396.993 vagas de empregos formais em 2014, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira (23).

O número de empregos criados em todo ano passado representa uma queda de 64,4% em relação às vagas abertas em 2013 – que somaram 1,11 milhão. O recorde de geração de empregos formais, para um ano fechado, aconteceu em 2010, quando foram criadas 2,54 milhões de vagas.

O resultado de 2014 foi o pior para um ano, considerando a série ajustada do Ministério do Trabalho, que tem início em 2002. Na série sem ajustes, é o pior resultado desde 1999, quando foram fechadas (demissões acima de contratações) 196 mil vagas formais de trabalho, segundo números do Ministério do Trabalho.

Vagas ficaram abaixo da expectativa
O número do ano passado também ficou bem distante da estimativa do ministro do Trabalho, Manoel Dias, divulgada até meados de 2014. A previsão do ministro era de que seriam abertas, pelo menos, um milhão de vagas formais no último ano.


"Foi um ano atípico. Um ano de Copa, um ano de eleições. Um ano de crise mundial. Isso tudo certamente influenciou na criação de novos empregos", afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias, nesta sexta-feira em Florianópolis (SC).

Foi um ano atípico. Um ano de Copa, um ano de eleições. Um ano de crise mundial. Isso tudo certamente influenciou na criação de novos empregos"
Manoel Dias, ministro do Trabalho
Para este ano, Dias afirmou que o resultado será positivo: "Em 2015, não haverá queda no emprego. Pode haver flutuações, mas o saldo será positivo", apontou.

Ele descartou, ainda, reflexos por conta da crise da Petrobras, afetada por denúncias de corrupção: "O Brasil não vai parar, e os empregos não vão cessar pela questão da Petrobras. Eu, se tivesse ações para investir agora, investiria na empresa, para longo prazo", afirmou.

Mês de dezembro
Somente no mês de dezembro, ainda de acordo com dados oficiais, houve o fechamento (demissões superaram contratações) de 555,5 mil empregos com carteira assinada. O mês de dezembro tradicionalmente registra demissões.

Foram fechados 555 mil empregos formais em dezembro de 2014 (Foto: G1)
O ano passado, porém, registrou o pior resultado para um mês de dezembro desde 2008 – quando houve o fechamento de 655 mil postos formais de emprego. Naquele momento, a economia enfrentava a crise financeira internacional, "inaugurada" em setembro de 2008 com o anúncio de concordata do banco norte-americano Lehman Brothers.

Ano de 2014 por setores
O setor de serviços foi o que mais gerou postos de trabalho no ano passado. Foram 476.108 vagas, o que representa uma queda de 13% em relação ao número de empregos gerados em 2013 (546.917 vagas).


O comércio, por sua vez, gerou 180.814 vagas em 2014, o que representa um recuo de 40% em relação às vagas abertas em 2013 (301.095 empregos), enquanto que na administração pública foram 8.257 novos postos em 2014 – o que representa uma queda de 63,8% em relação ao patamar do ano anterior (22.841 vagas).

Na outra ponta, a indústria de transformação foi a que mais demitiu: o setor cortou 163.817 postos de trabalho. Em 2013, a indústria havia aberto 126.359 empregos com carteira assinada. Foi a primeira vez, pelo menos, desde 2002 que a indústria registrou demissões líquidas (acima do volume de contratações).

Segundo Manoel Dias, os cortes na indústria foram resultado da globalização e da falta de modernização das indústrias do país.
Construção civil cortou 106 mil empregos em 2014 (Foto: G1)
Houve cortes de emprego também na construção civil (-106.476) em 2014, algo que não acontecia desde 2003, contra a abertura de 107.024 em 2013. A indústria extrativa mineral também registrou 2.348 demissões em 2014, contra a abertura de 2.680 vagas no ano anterior. 

A agropecuária demitiu 370 trabalhadores no ano passado, enquanto que, em 2013, tinha aberto 1.872 vagas. Pelo menos, desde 2002, a indústria extrativa mineral e a agropecuária não faziam demissões no Brasil.

"Esse comportamento demonstra a continuidade na redução do ritmo de crescimento de postos de trabalho formal, iniciada em anos anteriores. De fato, a partir de 2010, o nível de emprego formal vem apresentando um arrefecimento no ritmo de expansão de postos de trabalho", informou o Ministério do Trabalho.

Regiões do país em 2014
Segundo números oficiais, o emprego formal cresceu em todas as regiões do país no ano passado. Entretanto, o ritmo de abertura de vagas também desacelerou (cresceu menos) em quatro das cinco regiões do país em 2014.


Em 2014, a Região Sudeste 121.689 empregos com carteira assinada, em comparação com 476.495 no ano anterior. Ao mesmo tempo, a Região Sul abriu 257.275 no último ano (contra 234.355 em 2013).

A região Centro-Oeste foi responsável pela abertura de 39.335 postos formais de emprego de em 2014, em comparação com a criação de 127.767 vagas no ano anterior, enquanto que a Região Norte teve a abertura de 17.652 postos de trabalho com carteira assinada no ano passado (contra 62.318 em 2013).

A Região Nordeste, por sua vez, registrou a abertura de 99.522 empregos com carteira em 2014, contra 193.316 vagas abertas no ano anterior. 

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