Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cientistas apontam que núcleo da Terra se divide em 2 regiões distintas

Gipope - Intelligence & Informations®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional -.->.$:$.-> Ciências & Tecnologia - Estudos & Pesquisas - Laboratório & Projetos - ][ Teorias & Opinião ][

Cristais de ferro no centro do planeta se formaram em sentidos diferentes.
Pesquisadores analisaram ecos de terremotos para determinar estruturas.

\\.=.|$|.__________=.=.=________ ____________________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
.|%|__=========================......================......============================___|%|.
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _______________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Da EFE
10/02/2015 13h34 - Atualizado em 10/02/2015 16h01
Postado às 16h45m
]:[ --**.*.**  -----  **.*.**-- ]:[

O núcleo interno da Terra possui um núcleo próprio com cristais alinhados em direções diferentes (Foto: Divulgação/Universidade de Illinois)
O núcleo interno da Terra possui um núcleo próprio com cristais de ferro alinhados em direções diferentes (Foto: Adaptação sobre imagem de divulgação/Universidade de Illinois/Nature)


Cientistas chineses e americanos publicaram um estudo que indica que o núcleo interior da Terra é uma região sólida composta por duas partes distintas -- uma interna e outra externa --, o que pode trazer novas informação sobre a origem de nosso planeta, segundo o artigo publicado nesta terça-feira (10) pela revista "Nature Geoscience".

A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Illinois (EUA) e de Nanquim (China), sugere que o núcleo interior é subdividido, diferentemente do que se pensava até então. A equipe de geofísicos acredita que as estruturas dos cristais de ferro existentes nessas duas regiões sejam diferentes entre si. 

No núcleo interior externo, os cristais ficam no sentido dos polos (norte-sul), enquanto no núcleo interior interno, estão no sentido leste-oeste (veja ilustração acima).

Para chegarem a essa conclusão sem perfurar o centro da Terra, a equipe liderada por Xiaodong Song, professor da Universidade de Illinois, escutou as vibrações causadas por terremotos e analisou as alterações que elas sofriam na medida em que viajavam através de nosso planeta. 

A descoberta pode apresentar uma nova informação sobre a origem de nosso planeta, segundo cientistas.

"O fato de estarmos descobrindo diferentes estruturas de distintas regiões do núcleo interno pode acrescentar algo para nós sobre a longa história da Terra. Poderia ser a chave para a evolução do planeta", disse Song.

A descoberta aponta que o núcleo interno contém cristais de diferente escala, que se formaram em condições distintas. Isso indica que nosso planeta pode ter sofrido uma mudança dramática durante esse tempo.

A esfera central da Terra, que se está a mais de 5.000 quilômetros abaixo do solo, começou a se solidificar há cerca de um bilhão de anos, e continua crescendo aproximadamente 0,5 milímetro por ano.

.:. ]:[ -*****  --:--  *****- ]:[           :                      :                    :                    :                    :            ]:[ -*****  --:--  *****- ]:[ .:
|||---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|||
|||::||| Celular.-:) 075 - 9830 - 7582 -.- 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117 -.- 9163 - 9259 |||::||| *
|||=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|||
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 05:00 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

|||----------------_______________________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar &  Lanches.    ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
|||=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|||
.<<.<<.. |||::|||     Atendimento Personalizado com recepção Vip!      |||::||| ..>>.>>.
|||--------------------------------------- -------------------------------- ---------------------------------------------------|||

Montanhistas chilenos encontram avião perdido nos Andes há 54 anos

Gipope - Informations & Mídia®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional -.->.$:$.-> Aviação & Transportes - Acidentes & Incidentes - Fatos & Fotos - }{ Alpinismo & Descobertas }{

Avião sumiu em 1961, matando os 24 passageiros a bordo.
Grupo disse ter encontrado fuselagem em área a 3 mil metros de altura.


\\.=.|$|.__________=.=.=________ ____________________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
.|%|__=========================......================......============================___|%|.
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _______________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Do G1, em São Paulo
10/02/2015 10h40 - Atualizado em 10/02/2015 13h59
Postado às 15h40m
]:[ --**.*.**  -----  **.*.**-- ]:[

Foto de 26 de janeiro mostra grupo de alpinistas chilenos com o que eles dizem ser os destroços de um avião que caiu nos Andes há 54 anos (Foto: Leonardo Albornoz/AP)
Foto de 26 de janeiro mostra grupo de alpinistas chilenos com o que eles dizem ser os destroços de um avião que caiu nos Andes há 54 anos (Foto: Leonardo Albornoz/AP)

Depois de uma escalada cansativa por causa do ar rarefeito das montanhas dos Andes, uma equipe de expedição anunciou ter localizado a fuselagem de um avião de passageiros que desapareceu mais de meio século atrás no Chile.

O Douglas DC-3 da LAN Chile foi dado como desaparecido em 3 de abril de 1961, perto da cidade de Linares, cerca de 300 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago. Oito jogadores e o treinador do time de futebol Green Cross, bem como três árbitros, estavam entre os 24 passageiros a bordo do avião. Todos morreram.

A "tragédia do Green Cross" não deve ser confundida com a queda da aeronave que transportava jogadores de rúgbi uruguaios, em 1972, deixando-os 72 dias isolados na cordilheira. Esse outro acidente teve 16 sobreviventes e virou filme e livro.

A LAN Chile, agora parte da Latam Airlines, maior companhia aérea da região, era estatal na época do acidente do Green Cross.
Eliseo Mouriño, jogador argentino que está entre as vítimas do desastre aéreo de 1961 (Foto: Wikimedia Commons)
Eliseo Mouriño, jogador argentino que está entre as
vítimas do desastre aéreo de 1961
(Foto: Wikimedia Commons)

Equipes de resgate encontraram a parte final da cauda da aeronave e alguns restos humanos uma semana depois do acidente, disse à Reuters um funcionário que pediu para não ser identificado. Mas o esforço de recuperação dos corpos foi abandonado por causa de sua localização perigosa e remota, perto dos picos nevados.

A redescoberta do avião está lançando nova luz sobre a tragédia, e reacende as esperanças de uma despedida muito aguardada por alguns dos parentes ainda vivos dos passageiros.

Escalada
Para chegar ao local do acidente, 3 mil metros acima do nível do mar, a equipe de montanhismo de nove membros viajou dois dias a cavalo, atravessando riachos e barrancos, e depois passou mais dois dias escalando as montanhas. Levou mais dois dias para voltar.


A equipe de expedição já havia feito outras duas tentativas de localizar o avião no ano passado, sem sucesso, segundo o líder do grupo, Lower López. Para ele, a terceira tentativa foi um grande êxito.

O período de janeiro a abril normalmente é a melhor época do ano para subir os Andes chilenos ao sul da capital.
DC-3 da Lan Chile, similar ao que caiu com a equipe do Green Cross em 1961 (Foto: Museo Aeronautico de Chile/Wikimedia Commons)
DC-3 da Lan Chile, similar ao que caiu com a equipe do Green Cross em 1961 (Foto: Museo Aeronautico de Chile/Wikimedia Commons)

Sua equipe localizou peças do avião, incluindo uma hélice, espalhadas sobre uma encosta rochosa. "Nós também encontramos restos humanos", disse López à Reuters nesta segunda-feira (9).

Cerimônia de despedida
Vários membros da família querem fazer a viagem para o local por conta própria para uma cerimônia de despedida.

"Eles querem ir lá em cima, encerrar um capítulo em suas vidas, ver onde o avião e os restos mortais de seus entes queridos estão", disse López, acrescentando que alguns familiares o cumprimentaram pessoalmente.

A reportagem não conseguiu entrar em contato com parentes dos ocupantes do avião. "Se eles não tiverem condições físicas para irem lá, não vou subir com eles... é muito perigoso", acrescentou López.
Linares, Chi
  • Avião foi encontrado ao sul da capital chilena Santiago...

.:. ]:[ -*****  --:--  *****- ]:[           :                      :                    :                    :                    :            ]:[ -*****  --:--  *****- ]:[ .:
|||---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|||
|||::||| Celular.-:) 075 - 9830 - 7582 -.- 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117 -.- 9163 - 9259 |||::||| *
|||=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|||
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 05:00 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

|||----------------_______________________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar &  Lanches.    ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
|||=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|||
.<<.<<.. |||::|||     Atendimento Personalizado com recepção Vip!      |||::||| ..>>.>>.
|||--------------------------------------- -------------------------------- ---------------------------------------------------|||

Primeiras impressões: Yamaha MT-07

Gipope - Marketing & Opinião®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil -.->.$:$.-> Motociclismo & Lançamentos - Indústria & Produção - Status & Design - [[ Fatos & Fotos ]]

Com motor de 74,8 cavalos, naked é acertada e tem dose de esportividade.
Custo-benefício a torna rival da CB 500F pela liderança do segmento.

\\.=.|$|.__________=.=.=________ ____________________________________________=.=.=___________.|$|.=.//
.|%|__=========================......================......============================___|%|.
\\.=.|$|._____  ____=.=.=__________ _______________________   __________________=.=.=___________.|$|.=.//

Rafael Miotto Do G1, em Piracicaba (SP)
10/02/2015 06h00 - Atualizado em 10/02/2015 09h33
Postado às 09h40m
]:[ --**.*.**  -----  **.*.**-- ]:[


Por muito tempo a Yamaha foi assunto por sua falta de agressividade no mercado brasileiro, afinal, enquanto compete de igual para igual ou até superar a Honda em emplacamentos em outros países, por aqui, sua maior rival a vê de longe, como se fosse apenas um pontinho no retrovisor.

Enquanto a Honda fechou 2014 com 87,01% do total de motos vendidas no país, a Yamaha, 2ª colocada, obteve só 12,69%. A chegada da MT-07 ao Brasil, no final de março é outra "arma" para reduzir tamanho desequilíbrio.

A ofensiva da Yamaha começou com a nova linha 150, composta por Fazer e Crosser, e continuou com a MT-09 e, agora, segue com a MT-07. Não vai parar aí: “Vamos seguir com o planejamento de lançar ao menos um produto a cada 6 meses”, afirmou Márcio Hegenberg, diretor de marketing da Yamaha, durante a apresentação da MT-07. “Em 2014, enquanto o mercado de motos caiu, conseguimos crescer 8,6%”, disse Hegenberg.

Menos 'coxinha'
Com características de sua “irmã maior”, a nova moto tem uma proposta menos pragmática, ou seja, menos “coxinha” do que algumas rivais. Outro ponto positivo é a cilindrada extra de seu motor um atrativo e isso cobrando um pouco mais que outras do nicho.

Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)

Com projeto 100% novo, a MT-07 parte de R$ 26.990, com motor de 2 cilindros e 689 cc capaz de gerar 74,8 cavalos de potência, o que a torna a mais potente entre as nakeds de 2 cilindros nesta faixa de cilindrada. O G1 avaliou a pretensa esportividade da moto em circuito fechado (assista no vídeo acima), em Piracicaba (SP).

Concorrentes
Exatamente por esta exuberância em seu motor, aliada a sua leveza – a moto também é a mais “magrinha” da categoria, com 179 kg -, o modelo pode atacar em duas pontas, também sendo uma opção para rivalizar com nakeds de 4 cilindros com desempenho contidos, como o caso da recém-lançada Honda CB 650F (R$ 28.990), de 87 cavalos, e da própria XJ6 da Yamaha (R$ 28.990), com 77,5 cavalos.


Yamaha MT-07 (Foto: G1)
Comparada às bicilíndricas, as vantagens são grandes por seu desempenho e o custo-benefício. No entanto, é valido ressaltar que a política de preços da Yamaha para a MT-07 é ainda mais agressiva no exterior, onde a moto chega a custa o mesmo que a CB 500F. Na Itália, por exemplo, ambas custam cerca de 5,7 mil euros, valor equivalente a R$ 17,9 mil (na cotação da última segunda, 9).

Ágil e leve
A proposta esportiva da MT-07 já fica nítida em seu desenho, com traseira alta de lanterna com luzes de LED, assento em 2 níveis. Na dianteira, um farol sem muito “frufru” deixa a moto com o ar de naked tradicional. Mas a modernidade está presente no tanque, envolto por carenagens, e em conjunto com os detalhes exposto de chassi e motor deixam a moto com caráter musculoso.

Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)Dianteira 'básica' deixa a moto com cara tradicional, mas lateral ressalta 'músculos' (Foto: Renato Durães / G1)

Seu acabamento é bem feito e a moto possui detalhes especiais em toda a sua superfície, como a tampa do tanque de gasolina e tampas laterais de alumínio. Completamente digital, o painel tem computador de bordo que mostra consumo instantâneo, indicador de marcha e também conta com o indicador “ECO”. Quando este sinal aparece, significa que o motociclista está em uma zona de giros econômica.

Apesar de exalar esportividade, ao subir na moto, o que se nota é um posicionamento confortável para o motociclista, que combina com a proposta da moto de uso tanto em vias urbanas como na estrada. Seu banco, mais largo atrás e fino na frente proporciona bom encaixe para as pernas juntamente ao tanque, além de possuir textura firme e confortável.

O posicionamento do guidão também não é excessivamente esportivo, apesar de manter dose deste DNA, e deixa os braços em posição relaxada, nem muito esticados e nem muito flexionados. Devidamente acomodado na moto, os movimentos são bastante naturais no comando da MT-07.

Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)Traseira é esportiva (Foto: Renato Durães / G1)

Apesar de a moto não ter sido desenvolvida para competir em circuitos, ela demonstrou comportamento interessante ao ser levada ao limite. Destaque para a leveza do conjunto, obtida em grande parte pelo chassi tubular, feito de aço, e a balança assimétrica “vazada”, que ajuda a eliminar peso.

Seu conjunto é todo compacto, o que também ajuda na agilidade, tornando as trocas de direção bem rápidas. Outro destaque positivo é o seu bom ângulo de esterço, que ajudará em deslocamentos urbanos.

Motor é 'apimentado'
Não é preciso muito esforço para que a roda da frente saia levemente do chão durante acelerações com a MT-07. Basta girar o acelerador com força, que o motor responde de maneira contundente, algo que pode ser feito com segurança em circuito. Apesar de os quase 75 cavalos chamarem atenção, o melhor da moto está em seu torque, de 6,9 kgfm com pico máximo em 6.500 rpm.

Isso garante fôlego suficiente para subidas, como as existentes na pista, o que deve resultar em um bom desempenho em serrinhas, por exemplo. 


De acordo com a marca, o segredo dessa característica está no motor de 2 cilindros paralelos do tipo crossplane, tecnologia utilizada na superesportiva R1, que estabelece um intervalo de 270° entre os giros dos pistões. Seu funcionamento está bem casado com o suave câmbio de 6 marchas.
Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)Motor de 2 cilindros gera 74,8 cavalos (Foto: Renato Durães / G1)

O ímpeto do motor é tanto, que é necessário certo cuidado nas saídas de curvas para não desestabilizar a moto, ou seja, o controle do acelerador deve ser feito de maneira sutil. Claro que isto ocorreu em um pilotagem extrema em circuito e não deve se repetir durante uma condução moderada nas ruas.

Para controlar essa força, as suspensões estão calibradas de maneira firme, o que para o asfalto em bom estado da pista é um bom sinal, mas não houve oportunidade de analisar o seu desempenho em local de pavimento ruim.

Na dianteira, a MT-07 conta com garfo do tipo simples sem possibilidade de regulagem, enquanto na traseira o monoamortecedor é fixado ao chassi e à balança por meio de links e possui ajustes de pré-carga. Sua calibragem também resiste bem a frenagens fortes, como as que foram realizadas na avaliação.


A impressão é de que a moto poderia "mergulhar" ainda mais em curvas, mas a inclinação fica contida pelos limitadores nas pedaleiras, mas é um fato que não preocupa para cidade e estrada, mas apenas para pista.
Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)Moto tem posicionamento confortável (Foto: Renato Durães / G1)

Os freios têm uma dosagem fácil, sem comportamento estúpido, mas com eficácia suficiente para diminuir a velocidade com segurança. O sistema de freios é composto dois discos na dianteira, de 282 mm cada, e um disco na traseira, com 245 mm, oferecendo o ABS como opcional.

Por sinal, o ABS da MT-07 tem bom funcionamento, não sendo muito invasivo, mesmo em condução mais esportiva.

Custo-benefício é atraente
Sem pensar nas rivais, a MT-07 já é muito atraente para o consumidor por causa do seu preço e desempenho. Mas ao se pensar nos rivais, o cenário continua bom para a Yamaha, pois a marca oferece um produto “top” para este segmento das nakeds médias de 2 cilindros.


O grande trunfo da CB 500F, que seria o seu preço mais em conta, muitas vezes se esvai, pelo sobre-preço cobrado em muitas revendas, a aproximando do valor da Yamaha. Assim, a MT se torna uma escolha mais sensata também pelo valor.

A expectativa é de que entre 350 e 450 unidades sejam vendidas nos 3 primeiros meses e depois números mais baixos são esperados. Se mantivesse a média, poderia chegar à liderança do segmento, superando a CB 500F, mas a marca afirma que não brigará pela ponta, apesar de ter conjunto para isso.

Mesmo que o circuito não seja a melhor dos mundos para um veredicto sobre o comportamento da moto, com certeza a MT-07 terá bom comportamento em vias urbanas e garantirá boas viagens. Pode ser uma moto para “tudo”, tanto no dia a dia, como final de semana.

Uma versão mais aventureira ou crossover, como a CB 500X, também seria bem-vinda aumentando seu raio de ação. Sua irmão maior já a ganhou, e se chama MT-09 Tracer, resta esperar se será estendida para a MT-07.


.:. ]:[ -*****  --:--  *****- ]:[           :                      :                    :                    :                    :            ]:[ -*****  --:--  *****- ]:[ .:
|||---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|||
|||::||| Celular.-:) 075 - 9830 - 7582 -.- 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117 -.- 9163 - 9259 |||::||| *
|||=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|||
Rua Décio Monte Alegre, 20 
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 05:00 às 00:30 
----------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------

|||----------------_______________________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar &  Lanches.    ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
|||=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=|||
.<<.<<.. |||::|||     Atendimento Personalizado com recepção Vip!      |||::||| ..>>.>>.
|||--------------------------------------- -------------------------------- ---------------------------------------------------|||