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Com motor de 74,8 cavalos, naked é acertada e tem dose de esportividade.
Custo-benefício a torna rival da CB 500F pela liderança do segmento.
Enquanto a Honda fechou 2014 com 87,01% do total de motos vendidas no país, a Yamaha, 2ª colocada, obteve só 12,69%. A chegada da MT-07 ao Brasil, no final de março é outra "arma" para reduzir tamanho desequilíbrio.
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A ofensiva da Yamaha começou com a nova linha 150, composta por Fazer e Crosser, e continuou com a MT-09 e, agora, segue com a MT-07. Não vai parar aí: “Vamos seguir com o planejamento de lançar ao menos um produto a cada 6 meses”, afirmou Márcio Hegenberg, diretor de marketing da Yamaha, durante a apresentação da MT-07. “Em 2014, enquanto o mercado de motos caiu, conseguimos crescer 8,6%”, disse Hegenberg.Menos 'coxinha'
Com características de sua “irmã maior”, a nova moto tem uma proposta menos pragmática, ou seja, menos “coxinha” do que algumas rivais. Outro ponto positivo é a cilindrada extra de seu motor um atrativo e isso cobrando um pouco mais que outras do nicho.
Yamaha MT-07 (Foto: Renato Durães / G1)
Concorrentes
Exatamente por esta exuberância em seu motor, aliada a sua leveza – a moto também é a mais “magrinha” da categoria, com 179 kg -, o modelo pode atacar em duas pontas, também sendo uma opção para rivalizar com nakeds de 4 cilindros com desempenho contidos, como o caso da recém-lançada Honda CB 650F (R$ 28.990), de 87 cavalos, e da própria XJ6 da Yamaha (R$ 28.990), com 77,5 cavalos.
Ágil e leve
A proposta esportiva da MT-07 já fica nítida em seu desenho, com traseira alta de lanterna com luzes de LED, assento em 2 níveis. Na dianteira, um farol sem muito “frufru” deixa a moto com o ar de naked tradicional. Mas a modernidade está presente no tanque, envolto por carenagens, e em conjunto com os detalhes exposto de chassi e motor deixam a moto com caráter musculoso.
Dianteira 'básica' deixa a moto com cara tradicional, mas lateral ressalta 'músculos' (Foto: Renato Durães / G1)
Seu acabamento é bem feito e a moto possui detalhes especiais em toda a sua superfície, como a tampa do tanque de gasolina e tampas laterais de alumínio. Completamente digital, o painel tem computador de bordo que mostra consumo instantâneo, indicador de marcha e também conta com o indicador “ECO”. Quando este sinal aparece, significa que o motociclista está em uma zona de giros econômica.
Apesar de exalar esportividade, ao subir na moto, o que se nota é um posicionamento confortável para o motociclista, que combina com a proposta da moto de uso tanto em vias urbanas como na estrada. Seu banco, mais largo atrás e fino na frente proporciona bom encaixe para as pernas juntamente ao tanque, além de possuir textura firme e confortável.
O posicionamento do guidão também não é excessivamente esportivo, apesar de manter dose deste DNA, e deixa os braços em posição relaxada, nem muito esticados e nem muito flexionados. Devidamente acomodado na moto, os movimentos são bastante naturais no comando da MT-07.
Traseira é esportiva (Foto: Renato Durães / G1)
Seu conjunto é todo compacto, o que também ajuda na agilidade, tornando as trocas de direção bem rápidas. Outro destaque positivo é o seu bom ângulo de esterço, que ajudará em deslocamentos urbanos.
Motor é 'apimentado'
Não é preciso muito esforço para que a roda da frente saia levemente do chão durante acelerações com a MT-07. Basta girar o acelerador com força, que o motor responde de maneira contundente, algo que pode ser feito com segurança em circuito. Apesar de os quase 75 cavalos chamarem atenção, o melhor da moto está em seu torque, de 6,9 kgfm com pico máximo em 6.500 rpm.
Isso garante fôlego suficiente para subidas, como as existentes na pista, o que deve resultar em um bom desempenho em serrinhas, por exemplo.
De acordo com a marca, o segredo dessa característica está no motor de 2 cilindros paralelos do tipo crossplane, tecnologia utilizada na superesportiva R1, que estabelece um intervalo de 270° entre os giros dos pistões. Seu funcionamento está bem casado com o suave câmbio de 6 marchas.
Motor de 2 cilindros gera 74,8 cavalos (Foto: Renato Durães / G1)
Para controlar essa força, as suspensões estão calibradas de maneira firme, o que para o asfalto em bom estado da pista é um bom sinal, mas não houve oportunidade de analisar o seu desempenho em local de pavimento ruim.
Na dianteira, a MT-07 conta com garfo do tipo simples sem possibilidade de regulagem, enquanto na traseira o monoamortecedor é fixado ao chassi e à balança por meio de links e possui ajustes de pré-carga. Sua calibragem também resiste bem a frenagens fortes, como as que foram realizadas na avaliação.
A impressão é de que a moto poderia "mergulhar" ainda mais em curvas, mas a inclinação fica contida pelos limitadores nas pedaleiras, mas é um fato que não preocupa para cidade e estrada, mas apenas para pista.
Moto tem posicionamento confortável (Foto: Renato Durães / G1)
Por sinal, o ABS da MT-07 tem bom funcionamento, não sendo muito invasivo, mesmo em condução mais esportiva.
Custo-benefício é atraente
Sem pensar nas rivais, a MT-07 já é muito atraente para o consumidor por causa do seu preço e desempenho. Mas ao se pensar nos rivais, o cenário continua bom para a Yamaha, pois a marca oferece um produto “top” para este segmento das nakeds médias de 2 cilindros.
A expectativa é de que entre 350 e 450 unidades sejam vendidas nos 3 primeiros meses e depois números mais baixos são esperados. Se mantivesse a média, poderia chegar à liderança do segmento, superando a CB 500F, mas a marca afirma que não brigará pela ponta, apesar de ter conjunto para isso.
Mesmo que o circuito não seja a melhor dos mundos para um veredicto sobre o comportamento da moto, com certeza a MT-07 terá bom comportamento em vias urbanas e garantirá boas viagens. Pode ser uma moto para “tudo”, tanto no dia a dia, como final de semana.
Uma versão mais aventureira ou crossover, como a CB 500X, também seria bem-vinda aumentando seu raio de ação. Sua irmão maior já a ganhou, e se chama MT-09 Tracer, resta esperar se será estendida para a MT-07.
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