NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
TECNOLOGIA & MÍDIA
Aparelho terá 'assistente inteligente', controlado por voz.Modelo com câmera de 8 MP substitui o iPhone 4, no mercado há 15 meses.
Phil Schiller mostra o novo iPhone 4S (Foto: Paul Sakuma/AP)
Evento da Apple em Cupertino, no Vale do Silício,
nos EUA (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
nos EUA (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
O novo iPhone 4S é duas vezes mais rápido que a versão anterior, segundo a Apple, com os gráficos sendo processados 7 vezes mais rapidamente com um novo chip gráfico. O iPhone 4S tem bateria que suporta 8 horas de conversa em 3G, 14 horas em Edge, 9 horas de conexão wi-fi e pode baixar dados duas vezes mais rapidamente do que a versão anterior.
A nova bateria é capaz de reproduzir 10 horas de vídeo e 40 de música. Além das capacidades de armazenamento de 16 e 32 GB, presentes no iPhone 4, o smartphone terá um modelo com 64 GB. Nos EUA, os aparelhos custarão US$ 200 (versão de 16 GB), US$ 300 (32 GB) e US$ 400 (64 GB). O iPhone 4 seguirá no mercado: uma versao de 8 GB será vendida a US$ 100.
É possível enviar mensagens de texto por meio de voz.
Quando o usuário recebe um torpedo, ele pode falar "leia minha mensagem" para que o iPhone leia o texto. A resposta pode ser feita da mesma forma, falando para responder e falando em voz alta a mensagem.
A conexão à internet pelo celular utiliza tecnologia HSDPA, uma evolução do chamado padrão 3G. O modelo atinge até 14,4 Mbps de velocidade de download, contra 7,2 Mbps do iPhone 4. O mesmo aparelho é capaz de funcionar tanto em redes de telefonia com sistema GSM, como a maioria das utilizadas no Brasil, e CDMA, tecnologia ainda em voga nos Estados Unidos.
A empresa também anunciou que fez um atualização no sistema de antenas do aparelho --após o lançamento do iPhone 4, muitos usuários tiveram problemas com o aparelho por causa disso e o caso ficou conhecido como 'Antenagate'. O iPhone 4S tem um sistema wireless que permite que ele alterne entre duas antenas para melhorar a qualidade das ligações.
Imagens do iPhone 4S, publicadas em site da Apple
antes de lançamento (Foto: Reprodução)
antes de lançamento (Foto: Reprodução)
Os vídeos serão gravados em resolução Full HD (1080p de definição), e a câmera tem estabilizador de imagem e redutor de ruído.
Lançamento
O aparelho chega no dia 14 de outubro para consumidores de 8 países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. No dia 28, ocorre o lançamento nos seguintes países: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, México, Holanda, Noruega, Cingapura, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça. Até o final do ano, serão 70 países com o iPhone 4S. A Apple não confirmou oficialmente, mas o Brasil deve estar nesta lista.
Nos Estados Unidos, o iPhone 4S estará disponível na operadora Sprint pela primeira vez. Além disso, ele será vendido pela AT&T e pela Verizon.
Estreia
A apresentação foi feita pelo novo CEO da companhia, Tim Cook, que assumiu o cargo no final de agosto após o afastamento definitivo de Steve Jobsx. O ex-comandante e fundador da companhia deixou a Apple por problemas de saúde.
"Este é meu o primeiro lançamento de produto desde que assumi o cargo. Muitos de vocês não sabiam disso", brincou Cook. Ele também comentou o fato do evento ser realizado em uma sala na sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia. “Aqui é como se fosse uma segunda casa para nós. Então, o evento aqui é como receber vocês em nossos lares”.
A sala recebeu o lançamento do primeiro iPod, em 2001, e do primeiro MacBook Air, em 2008. Normalmente, a empresa faz seus lançamentos no Yerba Buena Center, em San Francisco.
Cook deu números para mostrar a importância do iPhone no mercado de smartphones, que cresceu 74% entre 2010 e 2011. "Nosso crescimento foi maior, de 125%", disse. A Apple é dona de 5% do mercado mundial de telefones celulares. Sobre o iPhone, Cook destacou a satisfação de seus clientes. "As pessoas amam seus iPhones, 70% delas estão muito satisfeitas", disse.
Este é meu o primeiro lançamento de produto desde que assumi o cargo. Muitos de vocês não sabiam disso"
Tim Cook, CEO da Apple
Por ano, usuários de iPhone, iPad e iPod Touch, outro integrante da família móvel da Apple, baixam 14 bilhões de aplicativos por ano, mais de 1 bilhão por mês. São 500 mil aplicativos criados para o ecossistema --sendo que 140 mil apenas para o iPad. O volume é responsável pela criação de uma economia de aplicativos que já gerou US$ 3 bilhões para desenvolvedores.
Músicas na nuvem
Já na loja virtual de mídia da Apple, o iTunes, foram baixadas mais de 16 bilhões de músicas desde sua criação em 2003. Os tocadores digitais iPod já passaram da marca de 300 milhões de unidades vendidas.
O iTunes, agora, deve migrar para a chamada "nuvem" da internet. Pelo sistema "iTunes Match", será possível relacionar os arquivos mp3 de seu computador com as músicas disponíveis nos servidores da Apple. Caso um disco ou uma música não sejam encontrados, o usuário poderá, então, fazer o upload do arquivo para o sistema na nuvem.
O iTunes Match irá enviar músicas da biblioteca do usuário por meio de streaming em todos os aparelhos com iOS 5 ou computadores com iTunes que tiverem conectados com a conta do usuário.O sistema chega ao final de outubro nos EUA.
Também será possível ainda manter sua biblioteca de livros do iBook sincronizada com a nuvem.
Novo sistema operacional
Usuários do iPhone 4 e do 3GS também terão acesso a algumas das novidades presentes no novo celular, já que poderão fazer o upgrade para o novo sistema operacional iOS 5 a partir do dia 12 de outubro. O upgrade também será compatível com os dois modelos do iPad, além do iPod touch de terceira e quarta gerações.
Tim Cook, presidente da Apple, fala sobre números
da empresa (Foto: Paul Sakuma/AP)
da empresa (Foto: Paul Sakuma/AP)
Scott Forstall, responsável pelo desenvolvimento do sistema, revisou as funções do iOS5, que foram originalmente apresentadas em junho de 2011. Entre as revisões feitas no sistema operacional está a centralização das notificações para incomodar menos os usuários, a integração direta dos aplicativos com o Twitter e o iMessage, um serviço de mensagens semelhante ao BlackBerry Messenger, da concorrente RIM.
O Safari, navegador utilizado no iPhone, iPad e iPod Touch, terá navegação por abas, permitindo ter vários sites abertos ao mesmo tempo e trocá-los ao tocar nas abas. Na versão atual do Safari, o usuário deve navegar por meio de janelas que são abertas para diferentes endereços da web.
O executivo também lembrou do lançamento do Newsstand, uma nova plataforma para comprar e organizar assinaturas de jornais e revistas, e mostrou a nova versão do Gamecenter, rede social que integra os jogos para iPhone e iPad, que permite adicionar fotos de amigos, ver pontos de conquistas e ler recomendações de amigos sobre os jogos.
O iOS 5 também fez mudanças no aplicativo da Câmera e no de Fotos. Agora, o usuário tem acesso imediato à câmera a partir da tela de bloqueio e o botão de volume pode ser usado para tirar uma foto de maneira mais rápida. Além disso, uma grade serve de opção para ajudar no enquadramento das imagens.
Scott Forstall fala sobre o novo aplicativo chamado
‘Cards’ (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
‘Cards’ (Foto: Robert Galbraith/Reuters)
Forstall apresentou também um novo aplicativo para iPhone e iPad chamado Cards. Ele permite criar e enviar cartões postais - impressos, de verdade, pelos correios - com a ajuda dos aparelhos. O download será gratuito e estará disponível no dia 12 de outubro.
O Cards permitirá ao usuário a enviar cartões postais com imagens ou fotos. O usuário escolhe uma imagem, escreve um texto e pode enviar o cartão pelo correio. O custo do serviço será de US$ 3 dentro dos EUA e US$ 5 em qualquer lugar do mundo. O aplicativo permite rastrear onde está o cartão por meio de avisos no sistema de Notificações.
Eddy Cue, vice-presidente de software de internet da Apple, falou sobre o novo aplicativo da Apple, o Find My Friends, que permite que os usuários usem o sistema de localização para encontrar amigos e familiares. O programa tem a opção de compartilhar a localização apenas por um período de tempo e a de controle de pais.
Game específico para o novo hardware
Um dos carros-chefe em termos de games no novo iPhone é a sequência de "Infinity Blade". O jogo, que apresenta um dos melhores gráficos no aparelho, rendeu US$ 20 milhões para a produtora Epic Games. A empresa afirma que estão sendo usadas técnicas do game "God of War 3", do PS3, nos gráficos do jogo, e será lançado em 1º de dezembro na App Store. Ele só rodará com os gráficos no "máximo" no iPhone 4S.
Novos iPods
Phil Schiller, vice-presidente sênior de produtos da Apple, subiu ao palco para falar sobre iPods. "Nós ainda amamos música e ainda vamos fazer iPods", afirmou, seguindo com uma apresentação do novo iPod Nano.
"As pessoas amam o Nano por causa do design e da tela", disse. Segundo ele, agora o iPod tem novas interfaces para quem quer usar o aparelho como relógio.
O novo Nano vem em duas versões, de 8 GB e 16 GB, que saem por US$ 129 e US$149, respectivamente. Os aparelhos estão disponíveis nos Estados Unidos já nesta terça-feira (4).
O novo iPod Touch ganhou versão na cor branca. Ele será vendido por US$ 200, modelo com 8 GB, US$ 300 com 32 GB e US$ 400 com 64 GB.
Tim Cook comemora vendas do novo sistema
operacional OS X Lion (Foto: Paul Sakuma/AP)
operacional OS X Lion (Foto: Paul Sakuma/AP)
Mac
Na abertura do evento, Cook comemorou os números de venda do novo sistema operacional para computadores Macintosh, o OS X Lion. Desde julho, foram vendidas 6 milhões de cópias do programa, de acordo com Cook. O número é 80% maior do que no Snow Leopard no mesmo período.
De acordo com Cook, a Apple tem crescido consistentemente mais que os concorrentes no mercado de computadores pessoais. Hoje, existem 58 milhões de usuários de Mac em todo o mundo, e um em cada quatro PCs vendidos atualmente é fabricado pela Apple.
O MacBook Pro e o iMac são o notebook e o desktop mais vendidos dos Estados Unidos, segundo Cook, um crescimento de 23% entre 2010 e 2011. O crescimento dos outros vendedores de PC, no período, foi de apenas 4%. “Mas ainda há 77% de pessoas que estão comprando outra coisa”, disse.
“Isso significa que temos um longo caminho pela frente”.
___________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário