Previsto para começar em janeiro, roteiro da SPTuris vai funcionar das 9h às 18h diariamente; serviço hoje é explorado só por agências de turismo...
O maior ônibus de 2 andares do mundo! |
## = $$ A região da Luz, no centro de São Paulo, será a primeira de nove paradas do roteiro criado pela São Paulo Turismo (SPTuris) para atender turistas na capital e paulistanos que queiram conhecer melhor a cidade. O serviço de city tour, hoje explorado apenas por agências de turismo, está previsto para começar a funcionar diariamente em janeiro, das 9h às 18h, ao custo de R$ 40 por pessoa.
O passeio será feito em ônibus panorâmicos de dois andares, conhecidos como double decker. O serviço é comum em várias cidades do País, da América do Sul e da Europa (veja ao lado). Durante o trajeto, um guia de turismo bilíngue vai explicar as características arquitetônicas das construções e a importância histórica de cada uma delas e das regiões onde estão situadas.
A liberdade para definir o tempo dedicado a cada uma das atrações escolhidas é a principal característica do serviço. O ingresso do passeio terá validade de um dia e dará direito de embarque e desembarque em todos os locais definidos no roteiro. Assim, o turista poderá, por exemplo, descer no Pátio do Colégio e aproveitar para fazer outros passeios nas proximidades. Depois, bastará entrar no próximo ônibus e escolher outra atração.
As paradas do passeio vão seguir a ordem Luz, Mercado Municipal, República, Estádio do Pacaembu, Avenida Paulista, Ibirapuera, bairro da Liberdade, Pátio do Colégio e Teatro Municipal. "É um roteiro tradicional, muito procurado por quem vem de fora e vive na cidade. Em cada uma das paradas, o turista tem diversas opções de passeio. São Paulo demorou para ter um city tour. Tem tudo para dar certo", afirma Maria José Giaretta, turismóloga e professora da PUC-SP.
Projeto. A diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, afirma que o projeto é discutido há dois anos. "Não adotamos ainda, porque precisávamos preparar São Paulo para o turismo", afirma. Segundo ela, os pontos turísticos foram escolhidos para atender às necessidades da maioria dos visitantes.
A previsão é de que sete ônibus operem a linha turística. O intervalo entre eles será de uma hora. O percurso dos ônibus ainda não foi definido, mas deverá durar cerca de 3 horas e 20 minutos e a velocidade média será de 15 km/h.
"O itinerário está sendo estudado em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans). Queremos montar o melhor trajeto levando em consideração o trânsito da cidade e a questão de fiação", explica Luciane.
Os turistas aprovam. Pelo menos uma vez por mês, o advogado mineiro Irineu Vieira Bueno Júnior, de 29 anos, desembarca em São Paulo a trabalho. Conhece pouco a cidade e algumas vezes tentou se programar para visitar alguns pontos turísticos. "Um city tour como esse me interessaria muito. Acho um preço justo para conhecer a cidade mais a fundo e São Paulo tem muitos museus e parques que merecem ser visitados. Já fiz passeios como esse em Barcelona", conta. Um dos locais que ele diz ter vontade de conhecer é o Museu da Língua Portuguesa.
Operação. Em 60 dias, a São Paulo Turismo deve publicar no Diário Oficial da Cidade o edital para escolha da empresa que vai operar o city tour oficial da cidade. Nele, estarão todas as regras de funcionamento do serviço, além de itinerário e especificações dos ônibus, que deverão ser novos e garantir a acessibilidade para portadores de deficiências.
LÁ TEM...
Londres
São três roteiros, com passagem a 23 euros. Trajetos duram em média duas horas, se o turista não parar em nenhum dos pontos.
Paris
O Les Car Rouges tem nove paradas, com áudio em várias línguas. O passeio dura cerca de duas horas. A passagem custa 26 euros e vale por dois dias.
Curitiba
O roteiro tem 45 km e 24 pontos de parada, mas o turista pode escolher apenas quatro. A passagem custa R$ 25.
O passeio será feito em ônibus panorâmicos de dois andares, conhecidos como double decker. O serviço é comum em várias cidades do País, da América do Sul e da Europa (veja ao lado). Durante o trajeto, um guia de turismo bilíngue vai explicar as características arquitetônicas das construções e a importância histórica de cada uma delas e das regiões onde estão situadas.
A liberdade para definir o tempo dedicado a cada uma das atrações escolhidas é a principal característica do serviço. O ingresso do passeio terá validade de um dia e dará direito de embarque e desembarque em todos os locais definidos no roteiro. Assim, o turista poderá, por exemplo, descer no Pátio do Colégio e aproveitar para fazer outros passeios nas proximidades. Depois, bastará entrar no próximo ônibus e escolher outra atração.
As paradas do passeio vão seguir a ordem Luz, Mercado Municipal, República, Estádio do Pacaembu, Avenida Paulista, Ibirapuera, bairro da Liberdade, Pátio do Colégio e Teatro Municipal. "É um roteiro tradicional, muito procurado por quem vem de fora e vive na cidade. Em cada uma das paradas, o turista tem diversas opções de passeio. São Paulo demorou para ter um city tour. Tem tudo para dar certo", afirma Maria José Giaretta, turismóloga e professora da PUC-SP.
Projeto. A diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, afirma que o projeto é discutido há dois anos. "Não adotamos ainda, porque precisávamos preparar São Paulo para o turismo", afirma. Segundo ela, os pontos turísticos foram escolhidos para atender às necessidades da maioria dos visitantes.
A previsão é de que sete ônibus operem a linha turística. O intervalo entre eles será de uma hora. O percurso dos ônibus ainda não foi definido, mas deverá durar cerca de 3 horas e 20 minutos e a velocidade média será de 15 km/h.
"O itinerário está sendo estudado em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans). Queremos montar o melhor trajeto levando em consideração o trânsito da cidade e a questão de fiação", explica Luciane.
Os turistas aprovam. Pelo menos uma vez por mês, o advogado mineiro Irineu Vieira Bueno Júnior, de 29 anos, desembarca em São Paulo a trabalho. Conhece pouco a cidade e algumas vezes tentou se programar para visitar alguns pontos turísticos. "Um city tour como esse me interessaria muito. Acho um preço justo para conhecer a cidade mais a fundo e São Paulo tem muitos museus e parques que merecem ser visitados. Já fiz passeios como esse em Barcelona", conta. Um dos locais que ele diz ter vontade de conhecer é o Museu da Língua Portuguesa.
Operação. Em 60 dias, a São Paulo Turismo deve publicar no Diário Oficial da Cidade o edital para escolha da empresa que vai operar o city tour oficial da cidade. Nele, estarão todas as regras de funcionamento do serviço, além de itinerário e especificações dos ônibus, que deverão ser novos e garantir a acessibilidade para portadores de deficiências.
LÁ TEM...
Londres
São três roteiros, com passagem a 23 euros. Trajetos duram em média duas horas, se o turista não parar em nenhum dos pontos.
Paris
O Les Car Rouges tem nove paradas, com áudio em várias línguas. O passeio dura cerca de duas horas. A passagem custa 26 euros e vale por dois dias.
Curitiba
O roteiro tem 45 km e 24 pontos de parada, mas o turista pode escolher apenas quatro. A passagem custa R$ 25.
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