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terça-feira, 14 de julho de 2015

Vendas no comércio recuam 0,9%, a maior queda para maio desde 2001

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Restrição orçamentária impacta o consumo das famílias, aponta IBGE.
Frente ao mesmo mês de 2014, queda foi ainda maior, de 4,5%.

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Anay Cury e Cristiane Caoli Do G1, em São Paulo e no Rio
14/07/2015 09h00 - Atualizado em 14/07/2015 11h32
Postado às 12h50m

Pelo quarto mês consecutivo, o comércio brasileiro mostrou resultado negativo. As vendas do varejo recuaram 0,9% em maio, na comparação com abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa base de comparação, a retração do comércio é a maior para um mês de maio desde 2001.
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VENDAS DO VAREJO
em %
Created with @product.name@ @product.version@-1,31,50,311,5-2,80,2-0,6-1-0,5-0,9Jul/14Ago/14Set/14Out/14NOv/14Dez/14Jan/15Fev/15Mar/15Abr/15Mai/15-4-3-2-1012
Fonte: IBGE
Segundo Juliana Vasconcellos, gerente de Serviços e Comércio do IBGE, entre os motivos destacados para o resultado negativo de maio, estão a restrição orçamentária, “que impacta direta o consumo das famílias”, e um dia útil a menos em maio de 2015, em relação a 2014. “De certa forma, atinge as vendas do comércio”.

De abril para maio, a maioria das atividades pesquisadas pelo IBGE mostrou valores menores, por exemplo, móveis e eletrodomésticos recuaram 2,1%; material de construção 3,8%; veículos e motos, partes e peças, 4,6%, e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, 5,5%.

“A renda e o crédito que estavam incentivando o consumo está com uma desaceleração nesse ano de 2015”, afirmou Juliana Vasconcellos. De acordo com ela, a massa de rendimento real do trabalhador caiu 5% de maio de 2014 para 2015.
Em relação a maio do ano passado, as vendas do comércio caíram mais ainda: 4,5%, a maior, nessa base de comparação, para meses de maio desde 2003. Considerando todos os meses do ano, essa é maior baixa desde agosto de 2003, quando foi de 5,7%.

Nessa base de comparação, cinco das oito atividades registraram queda. As que mais contribuíram para o índice foram móveis e eletrodomésticos (-18,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), além de tecidos, vestuário e calçados (-7,7%).


VENDAS NO VAREJO
Meses de maio, em %
Created with @product.name@ @product.version@-0,90-0,41,40,30,510,90,60,71,1-0,60,20,5-0,9Ano 2001Ano 2002Ano 2003Ano 2004Ano 2005Ano 2006Ano 2007Ano 2008Ano 2009Ano 2010Ano 2011Ano 2012Ano 2013Ano 2014Ano 2015-1,5-1-0,500,511,52
Fonte: IBGE
De acordo com o IBGE, o maior impacto negativo, entre todas essas quedas, partiu das vendas de móveis e eletrodomésticos. "Este desempenho reflete não só à redução da massa de rendimento e o menor ritmo de crescimento do crédito, mas também o fraco desempenho das vendas em comemoração ao Dia das Mães na comparação maio 2015 com maio 2014."

No comércio varejista ampliado, que também inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a baixa foi de 10,4%, puxada principalmente pelo desempenho negativo de veículos, motos, partes e peças - na comparação anual, a baixa foi de 22,2%.

"A redução das vends no segmento foi decorrente, entre outros fatores, da gradual retirada dos incentivos via redução do IPI, do menor ritmo na oferta de crédito e da restrição orçamentária das famílias, diante da diminuição real da massa de salários", afirma o IBGE, em nota.

Por região
Das 27 unidades da federação, 25 recuaram na comparação anual, com destaque para Paraíba, com -13,6%; Goiás, -12,6%, e Amazonas, 11,1%.  Já a comparação mensal, os resultados negativos foram vistos em 22 estados, com as maiores retrações vindo do Sergipe, 3,9%, do Amazonas, -3,1%; de Rondônia, 2,7%, e da Paraíba, 1,8%.


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