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Montadora inicia as comemorações dos 50 anos do 'pony car'.
Avanti 1962, 1965 4 portas, Allegro II 1967 e Mach 2 1966 são
destaques.
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O projeto icônico Mustang completa 50 anos de lançamento no ano
que vem, mas a Ford já começou a campanha de exaltação do
“pony car”. A montadora agora divulga fotos de conceitos e protótipos do modelos
que não passaram da fase de estudos.
“Os técnicos da Ford construíram e testaram inúmeros carros que
tinham como meta ostentar o símbolo do cavalinho galopante. Mas só uma pequena
fração deles realmente entrou em produção”, diz a Ford em nota.
Confira os principais estudos da história
do Mustang
Avanti 1962
O Avanti foi uma das primeiras apostas de como seria um esportivo pequeno para os padrões norte-americanos. Com apenas quatro lugares, o cupê rebaixado foi apenas um dos inúmeros estudos de design avaliados até a direção da Ford aprovar a produção do Mustang.
Embora a forma final do Avanti não tenha sido a escolhida, o seu teto fastback foi adotado no Mustang 1965 de produção.
O Avanti foi uma das primeiras apostas de como seria um esportivo pequeno para os padrões norte-americanos. Com apenas quatro lugares, o cupê rebaixado foi apenas um dos inúmeros estudos de design avaliados até a direção da Ford aprovar a produção do Mustang.
Embora a forma final do Avanti não tenha sido a escolhida, o seu teto fastback foi adotado no Mustang 1965 de produção.
Avanti 1962 foi uma das primeiras
apostas de como seria um esportivo pequeno (Foto: Divulgação)
Mustang 1965 quatro portas
O Mustang usou como ponto de partida a plataforma do "compacto" Falcon de duas portas e uma versão de quatro portas do "pony car" foi pensada como forma de completar essa ideia.
O Mustang usou como ponto de partida a plataforma do "compacto" Falcon de duas portas e uma versão de quatro portas do "pony car" foi pensada como forma de completar essa ideia.
Mustang 1965 quatro portas usou como
ponto de partida a plataforma do Falcon (Foto: Divulgação)
Allegro II 1967
Em 1967, os designers da Ford resolveram retomar um dos conceitos originais do projeto do Mustang de 1962, adotando uma nova proposta de forma e de nome. Tendo como base o cupê Avanti, toda a área envidraçada foi removida e substituída por um para-brisa baixo, de estilo speedster, com nova traseira e para-lamas em formato de asa.
Em 1967, os designers da Ford resolveram retomar um dos conceitos originais do projeto do Mustang de 1962, adotando uma nova proposta de forma e de nome. Tendo como base o cupê Avanti, toda a área envidraçada foi removida e substituída por um para-brisa baixo, de estilo speedster, com nova traseira e para-lamas em formato de asa.
Como a Studebacker, hoje extinta, já tinha usado o nome Avanti em sua linha, o conceito retrabalhado foi chamado de Allegro II, remetendo a um dos primeiros estudos de design do carro.
Allegro II 1967 se destaca pela área
envidraçada (Foto: Divulgação)
Mach 2 1966
O Mustang já batia recordes de vendas após o seu lançamento em 1964 quando o chefe de design Gene Bordinat e a equipe de Veículos Especiais da Ford resolveram rearranjar as partes do conceito Mach 2. O motor V8 Hi-Po 289 foi transferido da frente para trás dos bancos, estudo que serviu para a sua avaliação como um possível sucessor do Shelby Cobra.
O Mustang já batia recordes de vendas após o seu lançamento em 1964 quando o chefe de design Gene Bordinat e a equipe de Veículos Especiais da Ford resolveram rearranjar as partes do conceito Mach 2. O motor V8 Hi-Po 289 foi transferido da frente para trás dos bancos, estudo que serviu para a sua avaliação como um possível sucessor do Shelby Cobra.
Mesmo com motor central, o Mach 2 manteve as proporções de
frente longa e traseira curta que caracterizam o Mustang.
Mach 2 1966 foi o estudo de um
possível sucessor do Mustang Shelby Cobra. (Foto: Divulgação)
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