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Mais vendida da marca, YBR 125 tem sutis mudanças e vira "2ª
geração".
Motor segue com carburador rendendo 10,2 cavalos de
potência.
Yamaha Factor ED 2014 (Foto:
Divulgação)
Moto mais vendida da Yamaha no Brasil, a Factor 125 chega com novo modelo
2014 ao mercado brasileiro, anunciou a empresa nesta quinta-feira (14). Além de
deixar a logo YBR de lado, a moto passou por sutis alterações em seu visual e
agora conta com nova versão de entrada, a K1, que custa R$ 5.390, a partir de
março. Segundo a fabricante, houve redução de até R$ 500 nos modelos K, E e ED -
veja tabela abaixo na reportagem.Lista de preços da Yamaha Factor 2014:
K1 – R$ 5.390 (básica)
K – R$ 5.690 (marcador de combustível)
E – R$ 6.120 (partida elétrica)
ED – R$ 6.490 (partida elétrica, rodas de liga-leve e freios a disco)
Além do propulsor, chassi e suspensão se mantiveram os mesmos da YBR 2013. Esta é a terceira alteração que a YBR recebe, desde seu lançamento, em 2000.
As principais alterações ocorreram no visual, que agora conta com grafismos mais límpidos. Segundo a empresa, o tanque foi alterado, proporcionando melhor encaixe para as pernas do motociclista. As carenagens que envolvem o recipiente de combustível e o para-lama dianteiro são novos, assim como o plástico protetor localizado entre o motor e o assento.
Yamaha Factor K1 2014 (Foto:
Divulgação)
Seu escapamento também foi alterado e tem novo protetor. A traseira está mais
afilada e o painel possui novo mostrador em branco. O tradicional logo “YBR” foi
extinto do modelo e apenas o "Factor", presente na moto desde 2009.Mesmo com a injeção eletrônica já fazendo parte da YBR 125 vendida na Europa, a marca optou por manter a versão carburada para o Brasil. "A intenção é oferecer um modelo de qualidade e acessível a realidade brasileira. Objetivando também os custos com a manutenção", declarou a Yamaha.
O rendimento do motor monocilíndrico de 124 cilindradas permanece o mesmo, com 10,2 cv a potência a 7.800 rpm e 1.0 kgfm a 6.000 rpm. De acordo com a Yamaha, o carburador da Factor tem acionamento a vácuo e sensores que permitem economia, sem perder eficiência.
Houve uma pequena de redução no conjunto, que passou a 105 kg (K1/K/E) e 107 kg (ED) - antes as versões E e ED tinham 112 kg, enquanto a K pesava 110 kg. O tanque segue com capacidade máxima de 13 litros.
Além das tradicionais opções K, E e ED, a Factor ganhou nova K1 que, segundo a empresa, trata-se de uma “versão de entrada para novos motociclistas” e é a mais básica de todas e possui cor com misto de vermelho e preto. Na sequência vem a K, que tem partida a pedal e freios a tambor, nas cores vermelho, preto e azul. Tanto K como K1 estão esquipadas com pneus Levorin, enquanto E e ED contam com Metzeler – marca da Pirelli.
Com partida elétrica e freios a tambor, a versão E custa R$ 6.120 (preto, vermelho e azul). A top de linha ED recebeu novo sistema de freio a disco, além de contar com rodas de liga-leve e partida elétrica. Custando R$ 6.490, o modelo ED tem variedades de cores branco, preto, vermelho e azul. Na linha 2013, a K custava R$ 5.890, a E R$ 6.520 e a ED R$ 6.990.
Painel da Yamaha Factor 2014 (Foto:
Divulgação)
Yamaha Factor E 2014 (Foto:
Divulgação)
Yamaha Factor ED 2014 (Foto:
Divulgação)
Lanterna traseira da Yamaha Factor 2014 (Foto:
Divulgação)
Yamaha Factor K 2014 (Foto:
Divulgação)
Versão anterior da Yamaha Factor, o modelo K 2013
(Foto: Divulgação)
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