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Primeiro sedã bicombustível da categoria foi 'amaciado' para
brasileiros.
Versão é completa, mas características de design e ergonômicas
atrapalham.
A versão Titanium 2.0 FWD sai por R$ 99.990 e a Titanium 2.0 AWD (tração nas quatro rodas), por R$ 112.990. A opção híbrida virá como topo de linha entre maio e junho, mas o preço ainda é mantido em segredo.
Internamente, o acabamento é o mesmo, com bancos e volantes de couro. Já o sistema de conectividade agora está com versão em português do Brasil, assim como o GPS.
Os principais itens de conforto são ajuste elétrico do banco do motorista, 3 memórias e aquecimento, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico, abertura das portas por código e grade frontal com fechamento ativo.
Como equipamentos de segurança, também de série, estão 8 airbags (inclui os de joelho), sistema de classificação do peso do ocupante para cálculo da abertura do airbag, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD e EBA, câmera e sensor de ré, chave programável MyKey e monitoramento da pressão dos pneus.
Impressões
O G1 avaliou o novo Fusion Flex por estradas e ruas de Florianópolis. O passeio começou com a avaliação dos bancos traseiros, já que a engenharia de produto da montadora ressaltou o ajuste da suspensão, que está 15% mais rígida do que a da geração anterior, permitindo "a otimização do espaço para ocupantes e bagagem", como afirmou o gerente de produto da Ford, Eduardo Barretto.
Linha de cintura baixa 'achata' ambiente
para
quem vai atrás (Foto: Divulgação)
Apesar dos ajustes, as vibrações são bem sentidas pelos passageiros na parte
de trás e, embora o assento seja confortável, os mais altos vão sofrer com o
rebaixamento do teto, comprometido pela linha de design do carro.quem vai atrás (Foto: Divulgação)
Outro ponto em que o desenho afeta o conforto é na linha de cintura mais alta, que "achata" o ambiente por causa da área envidraçada menor. Para quem tem motorista e possui o hábito de ir atrás, o Fusion não é a melhor opção na categoria.
Por outro lado, ao pegar o volante, a trepidação diminui bastante e não transmite para as mãos do condutor. Fora isso, a suspensão foi ajustada para ficar mais macia pelas ruas brasileiras. Para quem gosta de carro "mais mole", especialmente ao passar por lombadas e valetas, a dirigibilidade do Fusion Flex é ideal. Já para quem prefere mais rígida, as outras versões trazem outro comportamento, especialmente por ter pneus maiores - fazem diferença na estrada, por exemplo.
Independentemente do ajuste, a condução do sedã é prazerosa. Só não é melhor para o motorista porque a ergonomia do banco força a cervical, tencionando o pescoço - já o banco do passageiro da frente não tem ajuste de altura. Outro inconveniente notado é o para-lama, que esbarra facilmente em lombadas, mesmo com o veículo bem devagar. Como a frente é alongada, é preciso ter um cuidado maior ao passar por esses tipos de obstáculos.
Mini-espelho atrapalha dentro do
retrovisor
Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Em relação à visibilidade, o Fusion é bem confortável e não há
dificuldades para o motorista ter noção inicial das dimensões do carro. O que
atrapalha mesmo é a solução da Ford para diminuir o ponto cego dos retrovisores,
um mini-espelho convexo colocado no cantinho. Ele mais confunde do que ajuda, na
verdade.Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
O ideal seria aderir ao aviso eletrônico por meio de sinal de luz, como a Volvo faz. Encarece, mas faz toda diferença para este segmento premium.
Motor flex
Como o motor é a novidade desta versão, ele merece atenção especial. O modelo é um 2.5 Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas de admissão (iVCT) e bobina de ignição por cilindro. Segundo a Ford, estas características trazem o trunfo do modelo, que é a redução de consumo. O gasto não pôde ser avaliado em um teste de apenas uma manhã, mas o desempenho, sim.
Motor flex é feito nos EUA (Foto:
Divulgação)
O propulsor gera 175 cavalos de potência, quando abastecido com etanol, e 167
cv, com gasolina. São 24,1 kgfm de torque com etanol e 23,2 kgfm com gasolina.
Embora não seja um "emocionante" EcoBoost 2.0 de 240 cv, o desempenho do motor
Duratec dá conta do que o sedã precisa, que são retomadas e ultrapassagens
feitas com tranquilidade e bom desempenho na estrada.No caso da transmissão automática sequencial de seis velocidades (com opção de trocas manuais), os engates são levemente sentidos, mas não incomodam ao dirigir.
Conclusão
Ao considerar o conjunto, o Fusion Flex é uma excelente opção de sedã, com preço competitivo e gostoso de dirigir. De acordo com a Ford, o foco são as empresas que designam carros a seus executivos, um alvo que completaria a abrangência de seus clientes - fazendo com que as vendas ultrapassem 1 mil unidades por mês ao considerar todas as versões.
Mesmo assim, a montadora reconhece o peso da concorrência do segmento e, ao mesmo tempo que atrai consumidores do Toyota Corolla e Hyundai Sonata, ainda trabalha seu marketing no "escuro", à espera dos novos Chevrolet Malibu, cuja vinda ainda não foi confirmada pela General Motors, e Nissan Altima.
Contudo, ela almeja atrair também clientes de marcas alemãs, como Audi e BMW, quando considera configurações topo de linha. Neste caso, o sedã feito no México e com motor americano compete com desvantagem. Em luxo, tecnologia e conjunto mecânico, os alemães continuam superiores e, com bom argumento, cobram por isso.
Compare a antiga e a nova geração do Fusion:
Ford Fusion antes das mudanças (Foto:
Divulgação)
Ford Fusion 2013 (Foto: Divulgação)
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