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Alemão leva título no próximo GP se Alonso não for ao pódio. Button e Webber podem ficar até em terceiro. Em nono, Bruno Senna pontua pela primeira vez
|^|*-=-*|^| No GP de Cingapura, dia 25 de setembro. A cidade-estado asiática pode ser o ponto final da temporada 2011 após o triunfo de Sebastian Vettel na Itália, o oitavo do alemão neste ano. O alemão da RBR está muito próximo do bicampeonato: com 284 pontos, tem 112 de vantagem sobre Fernando Alonso, da Ferrari, terceiro em Monza e vice-lider do Mundial, e 117 sobre Jenson Button, da McLaren, e Mark Webber, companheiro. Ele leva o título por antecipação se vencer novamente e o espanhol chegar fora do pódio. O inglês e o australiano podem até chegar na terceira posição.
Em uma temporada que pode assistir o maior domínio de um piloto desde 2004, Vettel sobrou mais uma vez em Monza. Apesar de um início complicado, quando foi superado por Alonso na largada, ele deu sorte com a entrada precoce do safety car, por causa de um acidente com Vitantonio Liuzzi, da Hispania. Após o reinício, o alemão fez uma bela ultrapassagem por fora sobre o espanhol na Curva Biassono e ganhou a desejada tranquilidade na ponta.]
Em Monza, Sebastian Vettel vence a oitava em 2011 e fica muito próximo do bicampeonato (Foto: Reuters)
Felipe Massa teve problemas no início, quando rodou após um toque com Mark Webber, mas foi o melhor brasileiro, em sexto. Entretanto, a festa verde e amarela ficou por conta do nono lugar de Bruno Senna, da Renault-Lotus. Com o resultado, o substituto de Nick Heidfeld na equipe anglo-francesa marcou seus primeiros dois pontos em sua carreira na Fórmula 1. Com problemas de velocidade em reta, Rubens Barrichello acabou apenas em 12º com a Williams.
A corrida
Com sol e calor de 30ºC, os carros alinharam no grid. Na largada, o pole Vettel dividiu a primeira curva com Hamilton e Alonso e o espanhol assumiu a primeira posição. Lá atrás, Liuzzi se empolgou no início de sua corrida de casa, errou, escapou e acabou colhendo o carro de Petrov, que já fazia a Variante del Rettifilo. A batida acabou tirando Nico Rosberg, que estava próximo, e atrasou também Barrichello, que ficou preso atrás do alemão. Senna conseguiu desviar.
Fernando Alonso supera Sebastian Vettel e assume a liderança na largada do GP da Itália (Foto: Agência AP)
O acidente provocou a entrada do safety car, que voltou aos boxes na quarta volta. Em segundo, Vettel resolveu atacar Alonso para recuperar a liderança. Na quinta, em uma manobra sensacional, o alemão superou o espanhol por fora na Curva del Biassono, uma das mais rápidas da pista. Mais atrás, Webber e Massa se tocavam na primeira chicane. O brasileiro rodou e perdeu muito tempo. O australiano teve o bico quebrado e acabou saindo da pista na Parabolica, abandonando a prova.
Com Vettel disparando na liderança, a sétima volta marcou o início da maior disputa da corrida. Schumacher, que fez uma belíssima largada e pulou para terceiro, começava a ser pressiondo por Hamilton. Impaciente, o inglês tentava a ultrapassagem nas Variantes del Rettifilo e na Ascari, mas o heptacampeão defendia exemplarmente. Com isso, Button, o quinto, começou a se aproximar.
Na 13ª volta, Hamilton finalmente conseguiu passar Schumacher na primeira chicane. Só que o alemão deu o troco após a curva Biassono. E Button chegou na briga. Três voltas depois, o inglês, campeão da Fórmula 1 em 2009, passou os dois rivais, que continuavam a travar uma disputa acirrada, agora pela terceira posição. Em primeiro, Vettel já tinha perto dos dez segundos de frente.
A primeira rodada de pit stops começou na 16ª volta, quando Schumacher resolveu entrar nos boxes. Ele foi seguido por Button, na 18ª, e Hamilton, na 19ª. O alemão conseguiu se manter à frente do rival, enquanto que o companheiro da McLaren ficava tranquilo em terceiro e partia para cima de Alonso, o segundo. Alonso e Vettel fizeram suas paradas na 20ª e na 21ª, respectivamente.
Ainda atrás de Schumacher, Hamilton começou a reclamar pelo rádio de uma suposta mudança de direção do rival. O alemão foi avisado por Ross Brawn para tomar cuidado, mas não desistia da defesa de posição. Então, na 28ª volta, o inglês finalmente conseguiu concretizar a manobra, por fora, na freada para a Variante Ascari, antes da reta oposta. Mais à frente, Alonso e Button começavam a travar uma briga pela segunda posição na corrida.
Button fez sua última parada na 34ª volta, seguido por Alonso na seguinte. Com pneus médios, o inglês voltou colado no espanhol, que sofria com o aquecimento do composto mais duro. O inglês conseguiu a ultrapassagem na 36ª, entre as Variantes del Rettifilo e della Roggia. Na primeira posição, Vettel mantinha a tranquilidade, mais de 15 segundos à frente dos dois.
Após o atraso da largada, Massa se mantinha em sexto, longe de ter uma chance de atacar Schumacher, o quinto. Mais atrás, Bruno Senna vinha escalando o pelotão para tentar marcar pontos pela primeira vez na Fórmula 1. Após uma série de abandonos, o brasileiro fez três pit stops e mantinha a décima posição. Após uma disputa ferrenha por várias voltas com Buemi, ele subiu para nono na 47ª, na freada para a Variante del Rettifilo.
Hamilton se aproximava perigosamente de Alonso nas últimas voltas, enquanto Vettel se mantinha à frente, tranquilo. O inglês chegou no espanhol na 53ª, mas não conseguiu a ultrapassagem. Enquanto isso, o alemão da RBR cruzava a linha de chegada na primeira posição pela oitava vez na temporada 2011 da Fórmula 1.
Com muita vantagem, Vettel cruza a linha de chegada na frente pela oitava vez na temporada (Foto: Reuters)
Confira o resultado final do GP da Itália, em Monza (306,720km):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 53 voltas em 1h20m46s172
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 9s590
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 16s909
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 17s471
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 32s677
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s993
7 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
9 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1 volta
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
14 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
15 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
Não completaram:
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 14 voltas/correndo
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 21 voltas/mecânico
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 32 voltas/mecânico
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 44 voltas/mecânico
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 49 voltas/acidente
Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 52 voltas/mecânico
Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 52 voltas/acidente
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 52 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 52 voltas/acidente
Melhor volta:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s187, na 52ª
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