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domingo, 16 de fevereiro de 2025

Lecar mostra maquete do 459, que será o primeiro carro híbrido brasileiro; veja FOTOS

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SUV terá motor 1.0 turbo como gerador de energia e entregará 165 cv de potência. Bagageiro será maior que o do Toyota Corolla Cross.
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Por Vinicius Montoia, g1

Postado em 16 de Fevereiro de 2.025 às 06h00m

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O mock-up do Lecar 459 já está pronto e o protótipo deve ser testado no fim do primeiro semestre — Foto: Divulgação | Lecar
O mock-up do Lecar 459 já está pronto e o protótipo deve ser testado no fim do primeiro semestre — Foto: Divulgação | Lecar

A montadora brasileira Lecar revelou neste sábado (15), com exclusividade ao g1, o mock-up (maquete em isopor) do 459, modelo de estreia da marca e que será o primeiro carro híbrido brasileiro. Maquetes como essa ajudam os projetistas a identificar possíveis falhas no projeto.

O Lecar 459 será um SUV cupê, desenhado como uma versão menor do Tesla Model 3. São 4,35 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,52 metros de altura e 2,70 metros de distância entre-eixos. O porta-malas terá capacidade de 530 litros.

O tamanho é ligeiramente inferior ao do Toyota Corolla Cross, que tem 4,46 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,62 metros de altura e 2,64 metros de distância entre as rodas. O bagageiro do SUV japonês perde, com 440 litros.

Pelo tamanho, o Lecar 459 parece ser um carro que vai competir com os SUVs compactos e os quase extintos sedãs médios.

Lecar 459 será cerca de 10 cm menor que o Toyota Corolla Cross — Foto: Divulgação | Lecar
Lecar 459 será cerca de 10 cm menor que o Toyota Corolla Cross — Foto: Divulgação | Lecar

Com mais esse passo da Lecar, o 459 deixa de ser apenas uma projeção 3D. Mas ainda há um porção de detalhes que devem sair do papel.

O interior, por exemplo, ainda não foi revelado, mas a marca informou que o couro dos bancos será fornecido pela JBS, empresa conhecida pelo comércio de proteína animal.

Já o conjunto mecânico vai dispor de 165 cv de potência e, segundo a marca, promete acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.

Novamente abrindo o comparativo com o Toyota Corolla Cross, outro híbrido, o Lecar 459 deva ter 43 cv a mais de potência. Isso fará com que a aceleração de 0 a 100 km/h seja 2 segundos mais rápida que a do competidor japonês.

459 terá caída cupê bastante acentuada — Foto: Divulgação | Lecar
459 terá caída cupê bastante acentuada — Foto: Divulgação | Lecar

Veja a ficha técnica do 459:

  • Motor: 1.0 turbo;
  • Combustível: flex;
  • Potência: 122 cv a 5.000 rpm;
  • Torque: 22 kgfm;
  • Potência combinada: 165 cv;
  • Torque combinado: 26 kgfm;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos;
  • Comprimento: 4,35 m;
  • Largura: 1,82 m;
  • Altura: 1,52 m;
  • Entre-eixos: 2,70 m;
  • Porta-malas: 530 litros;
  • Rodas: 18 polegadas;
  • Pneus: 225/50;
  • Preço: R$ 147.900.
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Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar

Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar


Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar

Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar
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Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar
Lecar 459
Lecar 459
Lecar 459
Lecar 459

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Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar

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Lecar 459 — Foto: Divulgação | Lecar
Lecar 459

Lecar 459

Lecar 459

Lecar 459

Lecar 459

Lecar 459

Lecar 459

Carro brasileiro com fabricação chinesa

Em entrevista exclusiva ao g1 em novembro de 2024, o proprietário da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, afirmou que as primeiras unidades do Lecar 459 serão fabricadas na China devido à facilidade de produção

O chinês é muito especialista em carro elétrico, são imbatíveis. Mas, a gente aqui no Brasil domina os processos, domina a língua e estamos acostumados com o Custo Brasil, comentou Assis.

Segundo ele, o 459 será um híbrido de entrada. Após a nacionalização, 83% das peças do veículo serão produzidas no Brasil. Isso ajudará na reposição de peças e reduzirá os custos logísticos, facilitando o pós-venda.

"Os chineses são imbatíveis em carros elétricos", diz CEO da Lecar

Fornecedores nacionais

Buscando a neutralidade de carbono, a montadora pretende utilizar etanol, uma matriz energética brasileira, em todos os seus veículos, incluindo a picape Campo.

O Lecar 459 terá um motor híbrido flex, semelhante aos modelos híbridos flex da Toyota, como o Corolla e o Corolla Cross, mas como uma diferença fundamental: o motor a combustão não vai tracionar as rodas.

O 1.0 turbo, fabricado no Paraná, servirá apenas como fonte de energia para a bateria. O Lecar 459 será tracionado exclusivamente por motores elétricos. O propulsor a combustão do Lecar 459 será fornecido pela Horse, uma empresa do grupo Renault.

O propulsor flex alimenta o gerador de 50 kW, que transfere a carga para a bateria. Esse motor pode carregar a bateria de 30% a 90%. Veja no vídeo:

Funcionamento do sistema híbrido do Lecar 459 é semelhante ao do BWM i3

Segundo Rodrigo Rumi, vice-presidente da Lecar, o 459 está com boa parte do conjunto motriz definido e o processo de estruturação do carro está bastante adiantado.

"Para estrutura e monobloco e estrutura também já temos parceiro definido, mas ainda falta definir os fornecedores para acessórios e acabamentos. Devemos ter um carro rodando no primeiro semestre", revela Rumi.

Lecar 459 terá motor 1.0 turbo de 122 cv que vai gerar energia para o conjunto elétrico — Foto: Vinicius Montoia | g1
Lecar 459 terá motor 1.0 turbo de 122 cv que vai gerar energia para o conjunto elétrico — Foto: Vinicius Montoia | g1

A bateria tem capacidade de 18,4 kWh e contém 96 células. Para comparação, o Jeep Grand Cherokee 4xe, um dos híbridos mais potentes e caros do Brasil, tem bateria de 17,3 kWh.

Para completar o conjunto híbrido, a WEG, empresa brasileira de equipamentos elétricos, fornecerá geradores e inversores para a Lecar. A empresa será responsável pelo desenvolvimento do motor elétrico, do gerador de energia e do inversor, que ajuda a recuperar energia para a bateria.

Lecar 459 terá 96 módulos de bateria — Foto: Vinicius Montoia | g1
Lecar 459 terá 96 módulos de bateria — Foto: Vinicius Montoia | g1

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