NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil -.x.x.-> Economia & Negócios - Indústria & Lançamentos - Veículos & Design - }}> Fatos & Fatos <{{
SUVs grandes são referência em tecnologia e conforto.
Alemão tem roda traseira que vira; sueco traz modo semi-autônomo.
..________------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------________..
/==---____--------------------__________________::__________________==..===..==..===___________________::________________----------------------____---==\
Mas é claro que inovar tem um custo. No caso dos SUVs grandalhões, a conta fica na casa dos R$ 400 mil, inacessível para 99% do público brasileiro.
- saiba mais
- XC90: veja como anda
- Q7: veja como anda
O Volvo veio na versão mais completa, Inscription, de R$ 403,9 mil, enquanto o Audi é vendido em configuração única, Ambition, de R$ 399.990. Apesar de ter preço de partida levemente menor, o Q7 cedido pela marca alemã era equipado com três opcionais, que elevam a conta em R$ 69,5 mil (o valor de um Renault Duster).
Pelo valor de tabela de cada um, uma lista de equipamentos extensa era item obrigatório. É possível até dividir os itens de série por áreas.
Entre os voltados ao conforto, os dois contam com ar-condicionado com ajustes em 4 zonas, bancos de couro com regulagens elétricas e memória, teto solar panorâmico, head-up display (que projeta informações no para-brisa), abertura elétrica do porta-malas, start-stop e quadro de instrumentos configurável com tela de 12,3 polegadas.
Falando nelas, nas versões consideradas, só o Volvo leva 7 passageiros (com conforto). O Q7 cobra mais R$ 20 mil pelos dois assentos adicionais. Também é exclusivo do Volvo o assistente On Call, quer permite travar, destravar ou ligar o carro por meio de um aplicativo e, caso o veículo seja roubado, localizar e bloquear por meio de uma central de atendimento.
A Volvo também diz que seu sistema simula a acústica da Ópera de Gotemburgo, na Suécia.
O dono do carro pode nunca visitar a cidade para atestar se a informação é verídica, mas certamente irá perceber que a qualidade do som é bem acima da média até na comparação com carros premium.
Roda traseira que vira
Para garantir a boa dirigibilidade dos dois modelos, há modos de direção, suspensão adaptativa a ar, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360º e assistente de partida em rampas.
O Audi ainda tem (como opcional) o eixo traseiro dinâmico, que movimenta as rodas em até 6 graus para ajudar o carro a contornar curvas com mais facilidade.
Isso pode parecer pouco, mas no uso cotidiano ajuda em diversas situações, como estacionar o veículo de mais de 5 metros de comprimento (veja ficha técnica) a entrar em vagas apertadas.
Quando o assunto é segurança, os dois são muito bem equipados. Nas configurações consideradas, eles saem de fábrica com controles de tração e estabilidade, 6 airbags. E uma série de alertas, como de colisão frontal e traseira, de mudança de faixa e ponto cego e de tráfego cruzado.
Se o Audi oferece câmera de visão noturna, o Volvo vai um pouco além, com frenagem automática a partir detecção de objetos à noite. Nem é preciso dizer que ambos são considerados referência em segurança para o Euro NCap, que atribuiu nota máxima de 5 estrelas para os dois.
Tanto XC90 quanto Q7 oferecem potência acima dos 300 cavalos e torque de mais de 40 kgfm. Mas a fonte da força dos modelos é bastante distinta. A Audi aposta em um motor V6 de 3 litros turbo. São 333 cv e 44,9 kgfm.
Já a Volvo utiliza um 2.0 de quatro cilindros, com 320 cv e 40,8 kgfm. O câmbio dos dois é automático de oito marchas com tração integral.
Com um pouco mais de potência e torque, o Q7 é ligeiramente mais veloz. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 segundos, tempo 0,4 s melhor do que o XC90. A máxima é de 250 km/h contra 230 km/h do Volvo.
A diferença de desempenho dos dois é bem pequena, quase imperceptível. Mas a faixa de torque máximo do XC90 começa antes, em 2.200 rotações por minuto – contra 2.900 mil rpm do Q7.
Curiosamente, o Volvo oferece um som do motor mais agradável, inusitado para uma unidade de quatro cilindros. O ruído do Audi é bem característico de um V6, mais metálico. Ao volante, os dois agradam, com posição de dirigir correta e suspensões bem ajustadas.
Como não poderia ser diferente, sobra conforto a todos os ocupantes. E isso vale para os cinco passageiros que o Audi leva e os sete que podem ir no Volvo. O acesso à terceira fileira de bancos do XC90 é bom e o espaço para os dois passageiros que lá viajam também agrada.
Outro passo à frente do XC90 é o sistema semiautônomo. O carro é capaz de seguir o veículo a frente em velocidades de até 130 km/h. Isso vale para acelerações, freadas e até curvas.
Para completar o pacote, a cabine tem desenho moderno e de bom gosto, que ofusca o interior do Q7. Além das peças bem desenhadas, de materiais nobres e com encaixes perfeitos, o visual passa maior sensação de luxo.
A central multimídia está entre as melhores do mercado, com uma tela com sensibilidade na medida certa e comandos intuitivos e simples. Vale lembrar que a cabine do Audi também tem acabamento impecável, mas a central poderia ter a tela sensível ao toque.
Normalmente, um cliente que compra um carro de R$ 400 mil já tem em sua cabeça qual modelo irá escolher. Então, é provável que, se ele estiver pensando em um Q7, dificilmente irá mudar de opinião e levar para casa um XC90 e vice-versa.
Comparando os dois produtos, o XC90 leva a melhor em praticamente todos os quesitos. A começar pelo preço. Considerando o Q7 com os opcionais “bacanas”, o Audi fica praticamente R$ 65 mil mais caro. É uma quantia considerável, ainda que para um milionário.
Apesar de custar menos, o Volvo ainda oferece mais. Bem mais. Dois lugares, mais itens de segurança, som de melhor qualidade e cabine com acabamento superior. Isto não quer dizer, nem de longe, que o Audi é um veículo ruim, pelo contrário. Mas ele deu "azar" de ter um concorrente como o XC90.
Post.N.\7.475
.__-______________________________________________________________________________________-__.
.-.. Atendimento Personalizado com recepção Vip! ..-.
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Rua Décio Monte Alegre, 20
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia -Brasil.
Funcionamento:das 10:30 às 02:00
-----------------------------------------------
|||---------------________--_____________--------------------------__--------- ------------------------|||
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches. ._._._._._._|:|:|
|||--------------------------------------------------------_________________________________________------ ------_----------------------------------||| : =.=:=.=.|:|
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Celular.-:) 075 - 99913 - 4248 -.- 98299 - 8117 -.- 98262 - 7946
.__-______________________________________________________________________________________-__.
Nenhum comentário:
Postar um comentário