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Brasil
Modelos são os primeiros da categoria touring da marca no Brasil.
Chieftain custa R$ 99.990 e Roadmaster R$ 114.990.
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Indian Roadmaster (dir.) e Chieftain (esq) chegam ao Brasil (Foto: Rafael Miotto/G1)
Importados dos Estados Unidos, ambos modelos são da categoria touring, ou seja, destinados a longas viagens e prezando pelo conforto.
Veja os preços:
Chieftain: R$ 99.990
Roadmaster: R$ 114.990
O motor das duas motos é um V2 cilindros de 1.811 vc de cilindrada, que gera 16,47 kgfm de torque - a empresa não divulga a potência das motos.
Apesar do visual clássico, as motos possuem sistemas eletrônicos modernos, como freios ABS e para-brisa com regulagem elétrica.
Outro item de série é o sistema de som, com destaque para a Roadmaster, que traz alto-falantes traseiros, além dos dianteiros.
Indian Chieftain (Foto: Rafael Miotto/G1)
Já a topo de linha Roadmaster possui uma bolha dianteira mais alta e são três malas. Além das duas laterais, existe mais uma maleta traseira.
Outros itens mais luxuosos presentes na Roadmaster são aquecedores de manoplas e de assento.
Indian Roadmaster (Foto: Rafael Miotto/G1)
Indian Roadmaster (Foto: Rafael Miotto/G1)
BMW terá fábrica de motos no Brasil e montará a G 310 R
Modelo de baixa cilindrada está previsto para o 2º semestre de 2016.
Projeto foi aprovado em Manaus e terá investimento de US$ 25,8 milhões.
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BMW G 310 R (Foto: Divulgação)
De acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o projeto para fabricação de motocicletas da marca alemã foi aprovado e prevê investimentos de US$ 25,8 milhões.
Durante o Salão de Milão, o presidente mundial da BMW Motorrad, Stephan Schaller, havia dito ao G1 sobre a possibilidade de ter a própria unidade de produção no Brasil. Atualmente, a montagem dos modelos é feita com a Dafra.
Além da futura fábrica de motos, a BMW já possui unidade produtora de carros em Araquari (SC) no Brasil. A empresa prefere não fazer o anúncio oficial sobre a divisão de motos, apesar das informações divulgadas pela Suframa.
Questionada sobre o assunto, a empresa divulgou o seguinte comunicado: "A BMW Motorrad tem planos ambiciosos para os próximos anos, sustentados em sua estratégia global de motocicletas.
Como parte desta estratégia, o mercado brasileiro possui um importante papel para a marca. Por procedimento, a BMW Motorrad não comenta sobre seus parceiros de negócio, a exemplo da Dafra Motos", afirmou a fabricante alemã.
Segundo a Suframa, a BMW fabricará motocicletas acima de 450 cc cilindradas e também modelos acima entre 100 cc e 450 cc, faixa na qual se encaixa a G 310 R.
Está prevista a geração de 165 empregos na unidade da BMW Motorrad em Manaus.
G 310 R: conheça o modelo
Entre os modelos que incentivaram a nova estratégia, está a G 310 R, um dos principais lançamentos aguardados para o mercado brasileiro em 2016. O modelo começa a ser produzido mundialmente no 2º semestre e deve desembarcar por aqui no mesmo período.
O motor é um inédito monocilíndrico de 313cc, de refrigeração líquida, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica. De acordo com a marca, atinge até 34,4 cavalos de potência e 2,85 kgfm de torque.
Responsável por empurrar os 158,5 kg da motocicleta, o novo propulsor possui o cilindro inclinado para trás e cabeçote rotacionado a 180 graus, o que permitiu que a moto se tornasse mais ágil, segundo a fabricante.
Sua suspensão dianteira é do tipo invertida, comum em modelos de maior cilindrada, e os freios são a disco em ambos os eixos.
Os detalhes foram bem trabalhados e o modelo possui ambas carenagens laterais ao lado do tanque, dando a impressão de ser um modelo robusto.
Rivais
Como a marca indica, a G 310 R ficará um degrau acima de veteranas do segmento de 250/300 cc, como a Honda CB Twister (baseada na CB 300) e a Yamaha Fazer 250. Deve ficar mais próxima de Kawasaki Z300, KTM 390 Duke e Yamaha MT-03, que ainda não é vendida no Brasil.
BMW e Ducati vão investir em motos de baixa cilindradaBMW G310 R (Foto: Rafael Miotto/G1)
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