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Carro brasileiro está disponível para encomendas e terá versão elétrica.
Visitante do AutoEsporte Exposhow pode dar uma volta no Corvette.
Peter Fussy Do G1, em São Paulo
De um lado, o Nanico, um projeto 100% brasileiro de minicarro urbano. Do outro, um clássico esportivo, o Chevrolet Corvette.
O Nanico tem 1,90 metro de comprimento e foi criado pelo designer autodidata Caio Strumiello. Um motor de 125cc, herdado de um scooter, rende 12 cavalos de potência e empurra o carrinho de 242 kg até 80 km/h, mas obviamente velocidade não é seu forte.
Além de ser pequeno, ele é econômico, com consumo médio de 30 km/l. O tanque guarda até 4 litros de gasolina, o que permite uma autonomia de cerca de 120 km. Atualmente, versões a gasolina ou a gás natural (GNV) são produzidas artesanalmente em São Paulo, por um preço de R$ 15 mil e R$ 18 mil, respectivamente.
Já o Corvette é impulsionado por um V8 de 6.2 litros, que rende 500 cv e leva o modelo a atingir velocidades superiores a 300 km/h.
Embora não possa tirar tudo do carro, o visitante do AutoEsporte Exposhow pode ter um gostinho do potencial em um teste no Anhembi, por R$ 199,99 – outros modelos também estão à disposição, como Mustang, Dodge Challenger e Camaro.
Nanico Car tem versão elétrica esperando parceiros para produção em larga escala (Foto: Peter Fussy/G1)
FuturoO Nanico Car chamou a atenção do físico Paulo Roberto, que se tornou sócio de Strumiello para desenvolver uma versão elétrica. Os dois esperam parceiros para produção em grande escala. Segundo Roberto, a empresa já tem cerca de 100 encomendas pelo veículo, que será movido inicialmente por motor de 7,5 kW e bateria importados da China.
A ideia é fornecer um kit de painel solar ao comprador para instalação em casa, assim ele não terá mais gasto com combustível. De acordo com a Nanico, uma recarga levará até 5 horas e permitirá deslocamento de até 80 km. Para atender a legislação, ele terá freios ABS e airbag.
Nanico custa R$ 15 mil a gasolina; elétrico deve chegar aos R$ 20 mil (Foto: Peter Fussy/G1)
DisputaNa briga entre Davi e Golias, o Nanico ficou para trás em praticamente todos os quesitos. A posição de dirigir não é ideal e o conforto na cabine é mínimo – ainda mais em duas pessoas. No entanto, no quesito mobilidade e sustentabilidade, “Davi” venceu. Cerca de 2 metros são suficientes para manobrar e ele cabe em qualquer vaga.
Além disso, seja a gasolina, GNV ou eletricidade, o Nanico consome muito menos que o Corvette e é uma proposta “verde” para metrópoles como São Paulo. Se toda a frota da capital paulista fosse de Nanicos, imagine como seria o trânsito.
Visitantes podem alugar Corvette para uma volta no Anhembi (Foto: Reprodução/G1)
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Carro a hidrogênio, que solta água, está longe de ser produzido no país
Com design chamativo, Toyota FCV é exibido no Salão do Automóvel.
Não será fabricado no Brasil 'enquanto eu viver', diz CEO.
Peter Fussy Do G1, em São Paulo
31/10/2014 11h00 - Atualizado em 31/10/2014 11h00
Toyota FCV Concept no Salão de São Paulo 2014 (Foto: Alan Morici/G1)
Uma das principais atrações da Toyota no Salão do Automóvel de São Paulo 2014, o FCV movido a hidrogênio não tem a menor chance de ser produzido no Brasil, pelo menos nas próximas décadas, segundo o CEO da marca para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo. "Não deve ser feito no Brasil enquanto eu viver, pelo menos", afirmou o executivo de 59 anos.O primeiro automóvel comercial de grande escala que usa hidrogênio como combustível começa a ser vendido no ano que vem, primeiro no Japão e depois nos Estados Unidos, com preço estimado em US$ 70 mil (cerca de R$ 170 mil).
Como funciona? É semelhante aos híbridos que podem ser carregados na tomada (plug-in), mas em vez de energia elétrica, ele tem dois tanques de hidrogênio de alta pressão.
Em uma estação no assoalho no veículo, o hidrogênio é quebrado em 2 moléculas, o que gera uma descarga elétrica. Essa energia é direcionada a um conversor de tensão, que alimenta uma bateria. O resultado dessa reação é água, que sai pelo escapamento.
Um dos motivos que deixam o FCV distante do Brasil é a necessidade de uma infraestrutura de postos para abastecimento com hidrogênio - a rede já está sendo instalada no Japão. De acordo com a fabricante, uma recarga leva apenas 3 minutos.
Toyota FCV (Foto: Peter Fussy/G1)
Prius
Se o FCV está longe, o Prius está mais próximo. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o modelo será montado em São Bernardo do Campo (SP), com proposta já aprovada pelos trabalhadores.
O governo federal já reduziu o imposto para híbridos, mas a cúpula da Toyota ainda não confirmou oficialmente a decisão de fazer o Prius por aqui. A empresa tampouco divulgou os novos preços do híbrido, que estão sendo vendidos pelos mesmos R$ 120 mil com tributação "cheia".
Segundo Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente executivo da Toyota, a demora ocorre porque os modelos que estão nas lojas foram importados antes do incentivo - uma nova leva chegará em janeiro, aí sim com custos menores.
Conceito FT-1 é exibido no estande da Toyota no Salão de São Paulo 2014 (Foto: Alan Morici/G1)
ConceitosCom desenho criado especificamente para o jogo Grand Turismo 6, o Toyota FT-1 saiu dos consoles e ganhou uma versão no mundo real, mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit, em janeiro. Na ocasião, ele foi visto como um estudo para o futuro sucessor do Supra.
Outro vislumbre de como a marca japonesa vê a mobilidade daqui uns anos é o conceito FV2. Apresentado no Salão de Tóquio do ano passado, o veículo é não tem volante e o comando vem do movimento corporal do motorista. Além disso, ele se conecta com outros carros e reconhece o humor do condutor pela voz, de acordo com a empresa.
Realidade
Entre planos e tecnologias distantes do consumidor, o Salão tem poucas novidades práticas: apenas uma versão limitada da Hilux, um SW4 com motor flex para 7 pessoas e o RAV4 2015 que chega ao mercado em janeiro. Sucesso de vendas, o Corollax ganhou uma edição assinada pelo estilista Alexandre Herchcovich.
Salão do Automóvel de SP
Quando: de 30/10 a 9/11
Onde: Pavilhões de Exposição no Anhembi
Horários: de 30/10 a 8/11, das 13h às 22h (entrada até às 21h); dia 9/10, das 11h às 19h (entrada até às 17h).
Ingressos:
Inteira – R$ 40 (somente no dia 30/10); R$ 60 em dias de semana; R$ 80 fins de semana;
Meia-entrada para estudantes e crianças de 6 a 12 anos
O ingresso pode ser comprado pelo site http://premier.ticketsforfun.com.br , que cobra taxa de conveniência (10%). Ou nas bilheterias do Anhembi, sem taxa.
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BMW diz que aumentará produção do esportivo elétrico i8
Esportivo elétrico terá mais 880 unidades produzidas, diz executivo.
No Brasil, modelo foi lançado no mês passado e custa R$ 799 mil.
BMW i8 é exibido no Salão de Paris 2014 (Foto: Divulgação/Newspress)
As vendas de carros de passeio da montadora de carros de luxo BMW devem crescer entre 3% e 4% neste ano, disse o vice-presidente de vendas Ian Robertson à Reuters nesta quinta-feira. Mas um modelo especial, de pouco volume teve aceitação acima da esperada."O i8 foi totalmente vendido. Vamos fabricar mais alguns i8 pois o banco de pedidos é longo demais", disse ele, acrescentando que a BMW produzirá mais de 880 i8. No Brasil, os interessados podem encomendar um exemplar por R$ 799.950.
O executivo disse que o crescimento na Europa será desigual neste ano e que vai demorar mais de três anos até que os mercados se recuperem a níveis pré-crise.
Embora o crescimento esteja desacelerando na China, a expansão ainda será maior do que em outros países, afirmou Robertson, em uma entrevista no Salão do Automóvel de Paris, acrescentando que a BMW agora fabricará o Série 2 na China.
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Toyota espera que carro movido a hidrogênio repita sucesso do Prius
Sedã Mirai começa a ser vendido em dezembro no Japão.
Carro movido a hidrogênio custará cerca de R$ 150 mil.
Da Reuters
Toyota Mirai custará cerca de R$ 150 mil no Japão (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)
A Toyota vai lançar seu primeiro carro movido a célula combustível a hidrogênio para o mercado de massa no mês que vem, esperando reproduzir o sucesso de seu híbrido Prius com um veículo que funciona com hidrogênio em vez de gasolina.O sedã de quatro lugares, chamado de Mirai, palavra que em japonês significa "futuro", será lançado primeiro em quatro cidades no Japão em 15 de dezembro.
As vendas nos Estados Unidos e na Europa virão depois no quarto trimestre de 2015, disse a maior montadora do mundo, revelando o carro simultaneamente em Tóquio e no Estado norte-americano da Califórnia.
Os "carros verdes" perfeitos, veículos movidos a célula combustível funcionam com eletricidade gerada ao misturar combustível de hidrôgenio e o oxigênio do ar - uma tecnologia usada pela primeira vez no projeto Apollo na década de 1960.
Os únicos derivados são calor e água - uma água tão pura que os astronautas na Apollo a beberam.
Toyota Mirai (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)
A Toyota visa vender apenas 700 globalmente no ano que vem, principalmente devido à escassez de postos de combustível de hidrogênio, disseram executivos. A companhia espera que as vendas cumulativas nos Estados Unidos alcancem 3 mil até o final de 2017.
O presidente do Conselho da Toyota, Takeshi Uchiyamada, que liderou o desenvolvimento da primeira geração do Prius, disse esperar que as vendas globais cresçam para a casa das "dezenas de milhares" nos anos 2020.
Toyota Mirai (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)
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