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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Primeiras impressões: Mercedes-Benz A 45 AMG.


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Motor 2.0 de 360 cavalos tem desempenho 'nervoso'.
Valor de R$ 259,9 mil é competitivo, mas está ao alcance de poucos.

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24/02/2014 08h46 - Atualizado em 24/02/2014 09h21
Postado às 10h50m
Rafael Miotto Do G1, em Indaiatuba (SP)
Depois de lançar a nova geração do Classe A, seu modelo mais barato, a Mercedes-Benz traz ao Brasil o carro de entrada da divisão AMG, com preparações esportivas feitas pela própria fábrica alemã. 

Baseado no hatch premium, o A 45 AMG tem preço fixado em R$ 259,9 mil, uma novidade para os veículos da grife AMG, antes vendidos no país apenas com valores em dólares americanos.

Como o montante indica, o carro ainda é um sonho para poucos e a Mercedes espera vender 100 unidades até o final do primeiro trimestre de 2014.

O A 45 representa, junto com o CLA 45 AMG, confirmado pela empresa como novidade ao país para o 2º semestre de 2014, a ambição de expandir os modelos que carregam a sigla AMG no Brasil.

Com a ajuda do CLA AMG, que deve chegar a 100 unidades ao ano também, a fabricante pretende atingir 450 unidades da sua linha mais esportiva no próximo ano, frente aos 350 veículos de 2013.

Turbinado
O A 45 AMG tem como trunfo o pequeno, mas poderoso, motor 2.0 turbo, de quatro cilindros e injeção direta, que desenvolve 360 cavalos e 46 kgfm de torque. A diferença é tremenda quando comparada ao motor que equipa o Classe A "normal", um 1.6 turbo que rende 156 cavalos de potência máxima.

Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

No Brasil, o A 45 AMG não possui nenhum concorrente com características muito próximas, mas o BMW M 135i, com seu motor 3.0 de 6 cilindros e 320 cavalos, é o que mais se aproxima, custando R$ 209.950.

Outro provável modelo a aparecer na cabeça de quem procura um esportivo compacto é o Audi S3 Sportback, que acaba de chegar ao país por R$ 205.500, porém, com o "contido" desempenho de 300 cavalos em seu motor 2.0 turbo.

Apesar destes atuais competidores, o modelo que deverá se aproximar mais do A 45 será a futura geração do Audi RS 3, esperada para ter desempenho semelhante ao do Mercedes.
Concorrentes A 45 AMG (Foto: G1)
Visual mais radical
Assim como no Classe A, o visual do A 45 é um dos pontos altos do carro. A Mercedes conseguiu trazer um ar de jovialidade a estes modelos, algo que lhe fazia falta.


A imagem é de um modelo mais agressivo que o Classe A tradicional, como manda a cartilha AMG. O primeiro detalhe a chamar atenção são as duas lâminas na grade dianteira, mais próximas uma da outra no AMG do que no "irmão" mais comportado.

A esportividade continua com o parachoque com linhas mais agudas, saias laterais mais longas e rodas maiores. As rodas chegam a 19 polegadas, enquanto seu “irmão mais pobre” tem modelos menores, de 16 e 17 polegadas. Na traseira, o A 45 possui saídas duplas em cada um de seus dois escapes.
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

Por dentro, o carro também é "invocado": recebeu detalhes vermelhos nas saídas de ar e também uma costura especial. A parte média do console central tem acabamento que lembra fibra de carbono e as pedaleiras são cromadas.

Ao seguir as tendências presentes no interior de esportivos, a Mercedes pode agradar quem gosta deste estilo, mas também há um excesso de detalhes no acabamento interno.

O painel é simples, combinando elementos analógicos e digitais, sendo os mostradores de giros do motor e velocidade no tradicional formato redondo. O sistema de áudio e interatividade é separado em duas partes no console central. 

A primeira fica logo acima dos controles do ar-condicionado, onde estão os comandos do rádio, e acima das entradas de ar está a tela de informações e entretenimento. Por estar separado do console central, o item faz o carro perder um pouco de seu requinte.
Em parte, o charme é recuperado com o teto solar, que permite boa abertura para iluminar o interior do veículo.

Na pista
O G1 experimentou o modelo em circuito fechado, local apropriado para levar o esportivo ao limite. Ao pisar no acelerador, o A 45 AMG mostra que pouco sobrou do Classe A em seu conjunto. O “motorzinho” do esportivo é o 2.0 mais potente do mundo, segundo a Mercedes.


Traduzindo isso em sensações, ele é capaz de provocar arrancadas contundentes, como modelos de motores maiores, com desempenho "nervoso". Com 360 cavalos e um peso de 1.555 kg, o modelo apresenta ótima relação de peso-potência.

De acordo com a empresa, o A 45 AMG vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
Como opcional, é possível aumentar este número para 270 km/h.

Na prática, o A 45 AMG acelera com vigor e a sensação de grudar no assento é recorrente nas arrancadas. Além de ótimo desempenho em altos giros, também chama a força empregada pelo 2.0 também em baixos giros, não deixando o veículo fraco nesta situação.

O câmbio é o automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades chamado de Speedshift pela marca. Para a cidade é melhor utilizá-lo no modo mais ameno. Existem os modos C (eficiência controlada) e S (Sport). Como os próprios nomes indicam, o primeiro prioriza o consumo, fazendo trocas em giros mais baixos do motor, e aciona o sistema start-stop.

O esportivo, pedida certa para o autódromo, deixar o motor falar alto, ou seja, chegar a altas rotações antes de trocar de marcha, sempre de modo preciso.
Para conseguir ainda mais emoção, é possível trocar as marchas manualmente com os paddle shifters (borboletas) acomodados atrás do volante e que, por sinal, têm boa pegada.

Nos trilhos
A tração é do tipo integral, a 4MATIC, e é responsável por manter o carro com muita estabilidade, mesmo em curvas de alta velocidade, como foi possível realizar no circuito. Em momentos de uso normal, o A 45 AMG utiliza apenas força nas rodas dianteiras para se movimentar.

Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

Mas, ao passo que a coisa esquenta, a escalonamento pode chegar a se dividir igualmente entre ambos os eixos.
Além da tração integral, sistemas eletrônicos de estabilidade ajudam a manter o carro em um verdadeiro “trilho”. 

O ESP (controle de estabilidade) pode ser utilizado em três modos: um mais neutro, outro mais invasivo e completamente desligado.
Na pista, ao sentir algum dos eixos perdendo aderência, foi possível comprovar a eficácia do sistema, que pode frear automaticamente uma ou mais rodas, além de reduzir o torque do motor. 

É possível desligar o ESP, mas isso só é indicado a pilotos experientes em domar os 360 cavalos de potência.
A segurança ainda é completa por controle de tração, distribuição eletrônica de frenagem, freios ABS e mais uma série de siglas.

Em questão de dinâmica e estrutura, o A 45 AMG é um esportivo bem completo e, comparado a modelos semelhantes, tem um preço competitivo, apesar de ser uma realidade para poucos bolsos.

Ainda há uma extensa gama de acessórios -estes sim, ainda tabelados em dólares americanos. Há 3 opções de rodas, aerofólio traseiro, banco mais esportivo, entre outros, que podem chegar a adicionar mais US$ 30 mil ao A 45 AMG.
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

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