NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Brasil-.$:$.- Economia & Negócios - Automobilismo & Lançamentos - Superluxos & Superesportivos - ]{ Conforto & Segurança }[
Brasil
Tradicional SUV chega por preços que vão de R$ 185,9 mil a R$ 214,9 mil.
Conforto e valentia off-road contrapõem falta de diversão ao volante.
Jeep Grand Cherokee Limited (Foto: Divulgação)
Assim como o boxeador a cada filme da franquia que leva seu nome, o utilitário esportivo atravessou três gerações mantendo as características básicas, sem grandes inovações. Hoje, o Grand Cherokee está para os crossovers assim como Balboa está para os atletas do Ultimate Fighting Championship.
Vale dizer que nas gerações anteriores a Chrysler estava sob domínio da Daimler (controladora da Mercedes-Benz) e que atualmente a empresa norte-americana é gerenciada pela Fiat, que promete investimentos na marca.
O Grand Cherokee que começa discretamente a ocupar espaços nas grandes cidades – ao invés de se aventurar fora dela – é aquele apresentado um ano atrás, durante o Salão de Detroit: conjunto óptico mais delineado e com LEDs (presente também nas lanternas), painel de instrumentos anos-luz à frente dos anteriores e, o mais importante, câmbio automático de oito marchas. Em março, chega a versão equipada com motor a diesel.
O G1 avaliou o novo Grand Cherokee por cerca de 400 km, nas posições de motorista, passageiro dianteiro e ocupante do banco de trás. Nas duas últimas situações, espaço e conforto foram as características mais notórias do tradicional jipe.
E itens como ar-condicionado digital de duas zonas de atuação, bancos revestidos em couro e sistema de som com entradas USB, conexão Bluetooth, nove alto-falantes, subwoofer e amplificador de 506 Watts contribuíram para uma viagem confortável e sem rastros de cansaço.
Jeep Grand Cherokee Limited (Foto: Divulgação)
A lista de equipamentos ainda é composta por airbags dianteiros, laterais, do tipo cortina e para os joelhos do motorista e sensor de chuva.
A oferta cresce na configuração Limited, que traz memória para o banco do motorista, retrovisores e coluna de direção; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro (este com auxílio de câmera), retrovisores externos antiofuscantes, sistema de navegação com imagem em 3D e sistema de som com tela touch screen de 8,4” (de 5” na Laredo).
Na segurança, o Grand Cherokee se defende com controle eletrônico de estabilidade (ESC) com redução de rolagem da carroceria, Hill Start Assist e controle de oscilação de reboque.
On e off road
Nos trechos fora de estrada, o Grand Cherokee não encontrou dificuldade alguma para enfrentar obstáculos de dificuldade não mais do que mediana – salvo uma subida bem íngreme e altamente tortuosa.
Certamente o sistema Quadra Trac II (de tração 4x4 em tempo integral e que detecta as irregularidades do piso e distribui a força entre os eixos) sobrará nas mãos da avassaladora maioria dos proprietários, que raramente usará devidamente o recurso.
O controle do Selec-Terrain, por meio do qual é possível selecionar o modo de condução mais apropriado (areia, lama, neve ou pedra, além do automático) tem acionamento por um simples botão, mas tal facilidade será igualmente ignorada por quase toda a vida útil do carro.
Jeep Grand Cherokee Limited (Foto: Divulgação)
O motor Pentastar 3.6 V6, de 286 cv e 35,4 kgfm de torque, e o câmbio da alemã ZF são exemplo de eficiência e modernidade no papel (dados do fabricante apontam para 7 km/l na cidade e 12 km/l na estrada), mas suam demais para deslocar os 2.125 kg do SUV.
Nem com o modo Eco (novidade nesta atualização) ativado conseguimos passar dos 10 km/l na estrada. E além das acelerações e retomadas nada excitantes, a carroceria rola sensivelmente nas curvas. No mais, a sensação geral é de um carro “sedado”.
Pode ser típico de utilitários esportivos, mas há no mercado modelos com a mesma proposta e de dirigibilidade mais aguçada – ágeis e versáteis como os lutadores de UFC.
Que a quinta geração do Grand Cherokee, prevista para 2016, ensine novos golpes ao veterano SUV.
Jeep Grand Cherokee Limited (Foto: Divulgação)
Rua Décio Monte Alegre, 20
Bairro Santa Cruz -Valente - Bahia - Brasil.
Funcionamento:
das 05:00 às 00:30
das 05:00 às 00:30
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário